Buscar

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO
CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Tainah Novaes
Mariana Abrahão
Renan Dierings
Lucas Stablowski
Lucas Faustino
Diego Alves
BRIEFING
CERVEJA BUDWEISER
SP
2019
Tainah Novaes
Mariana Abrahão
Renan Dierings
Lucas Stablowski
Lucas Faustino
Diego Alves
BRIEFING 
CERVEJA BUDWEISER
Trabalho apresentado a Universidade Cidade de São Paulo do curso de Publicidade e Propaganda do segundo semestre, período noturno.
SP
2019
SUMÁRIO
· Produto............................................................................... 05
· Origem................................................................................ 05
· Categoria............................................................................ 05
· Logotipo............................................................................. 05
· Web-Site............................................................................. 06
· Embalagem.........................................................................06
· Composição....................................................................... 06
· Imagem no Mercado.......................................................... 06
· Público Alvo....................................................................... 06
· Analise................................................................................ 07
· Analise de Macroambiente................................................07
· Concorrentes......................................................................12
· Psicográficos......................................................................12
 Produto: Cerveja Budweiser
Origem do nome
BUDWEISER foi inspirado em um tipo de cerveja proveniente de um lugar chamado Budweis, em uma região distante do Império Húngaro, da qual a atual República Checa fazia parte, fundada em 1876 fundada na cidade de St. Louis, estado americano do Missouri. Teve uma grande evolução no mercado premium, essa rápida evolução da marca pode esconder uma reviravolta na estratégia adotada pela Ambev para popularizar o rótulo no Brasil. Nos Estados Unidos, onde é produzida desde 1876, suas vendas, caíram pelo 23º ano consecutivo. Se a Budweiser parece não aplacar para os americanos, a história muda de figura no mercado Brasileiro, alavancada pela demanda na China, Rússia e Canadá, a cerveja cresceu 20% no exterior. Sua associação aos "valores americanos" e à "celebração do otimismo", como enfatiza a empresa em apresentação institucional, acabou reposicionando-a aos olhos - e bolsos - dos consumidores. Ancorada em atributos como esses, a bebida aterrissou no Brasil como cerveja Premium e de preço acima do mercado. "A Bud é um ícone, considerada a marca de cerveja mais valiosa do mundo. Isso dá sustento para o posicionamento de uma bebida Premium" que é 20% mais cara que a média de mercado. Segundo analistas, o gigantismo da Ambev também vitamina a exposição da bebida. Dominando 69,5% do mercado, a empresa maneja um portfólio variado em termos de preço e tipos de envase. A capilaridade junto aos varejistas abriria caminho para reforçar a presença da Budweiser
Categoria Cerveja: Lager tipo Premium
Logotipo - Ao longo dos anos a identidade visual da marca, identificada pela sua tradicional “gravata vermelha” (conhecida pelos americanos como Bowtie e que passou a fazer parte do logotipo em 1956), sofreu várias alterações sem perder suas fortes características. Aos poucos o tradicional símbolo foi ganhando um formato esticado e a atual tipografia de letra, nos últimos anos o logotipo ganhou uma coroa dourada acima da tradicional gravata com alusão ao slogan “O Rei das Cervejas” acima da tradicional gravata.
Website: www.budweiser.com
Embalagem: Com diferentes tipos de embalagens, podemos encontrar materiais como:
· Vidro
· Alumínio
· Rótulos plastificados 
· Metal
Geralmente consumida em pubs, bares, baladas e encontrada também em mercados super, hiper e mini, assim como em atacados e varejos. Frequentemente consumida na noite, com uso maior nos finais de semanas, porém com o mundo em constantes mudanças, o consumo em casa vem aumentando, trazendo mudanças à essa categoria.
Composição: Uma Budweiser leva 30 dias para ser produzida. É muito mais tempo que qualquer outra cerveja similar. E é o mais caro processo de produção de cerveja do mundo. São usadas lascas de beechwood (uma madeira especial) nos tanques de fermentação, uma propriedade exclusiva de Budweiser que resultam em uma bebida de qualidade excepcional e sabor único. Marcante no início e suave no final, sem deixar amargor residual. Além do Água, malte, cereais e lúpulo, utiliza arroz em sua composição.
Imagem no mercado: A “Bud” como é popularmente conhecida e é considerada uma marca de respeito, forte e de alta qualidade. Um produto jovem, bonito e dentre todas as outras é considerada uma cerveja mais encorpada, de sabor diferenciado e único. A marca tenta tornar seu produto visível nacionalmente, mas não abre mão de abordar sua diferenciação em relação às outras cervejas. 
Público Alvo: Jovens entre 18 à 25 anos.
Análises:
Como podemos observar no gráfico, o Market Share de Budweiser em relação à concorrência diminuiu com as inovações de marca e etc.
 A Share exposição de Budweiser teve grande aumento em fevereiro de 2019, mas manteve um share constante em sua categoria.
Análise Macro Ambiente: De acordo com as pesquisas Nielsen e Accera, o Brasil é o 3° maior mercado de cervejas no mundo, porém não tem o devido crescimento que poderia, mas com a expansão da categoria, aproveitando as oportunidades o mercado fluirá positivamente.
Independente da redução do crescimento do PIB este ano, a categoria de cerveja não está sendo afetada como era de se esperar, tendo uma probabilidade de expansão entre 2% e 2,5%, mostrando que este ramo só tende a evoluir.
Com as mudanças na economia, e o impacto da crise, a configuração sociodemográfica brasileira teve mudanças. Cerca de 40 milhões de indivíduos entraram na classe média, e a classe C também aumentou. Com isso a premunização se expandiu, deixando de ser somente algo particular da classe A.
Com a crise mudando a realidade do cotidiano dos brasileiros, a conscientização começa a se destacar nas preocupações da população. As pessoas deixam de sair comprando tudo pelo consumismo e indústria cultural, e começam a se policiar sobre como e com o quê gastar.
Com as tendências gourmet e o conforto sendo essencial para os chopes, todos os tipos de comércio estão se adaptando com o consumo em casa, proporcionando as melhores experiências, sem movimento até o PDV. 
Com a mudança de cenário no mundo consumista, as categorias devem se adaptar as novas necessidades de seus clientes, e no decorrer de 10 anos, as opiniões foram voltadas para legados como estabilidade, conveniência e acessibilidade.
Com as análises de mercado, três grandes tendências de consumo são ressaltadas na premiunização:
· Eu melhor- a saúde se torna riqueza, criando maior expectativa de vida, consequentemente priorizando a qualidade de vida. Os consumidores tem mais cuidado com os ingredientes ingeridos, etc.
· Consumo de Pensamento- O luxo inteligente, consumo consciente e estilo de vida minimalista aumentam como o símbolo de status, além de maior interesse na produção e soluções locais que minimizam o impacto ambiental.
· Eu mereço- Níveis de estresse elevado levamos consumidores à escolher o Premium como um presente ou recompensa. 
· Quantidade de vendas no final de semana após ao quinto dia útil do mês, quando a maior fatia da população trabalhadora recebe seu salário.
Com a análise de mercado, podemos criar uma estratégia de visibilidade e target com expectativa positiva de acordo com os dados levantados, tendo um vasto campo à ser explorado e aperfeiçoado, principalmente com previsão de crescimento de dois dígitos para 2020. 
Principais concorrentes: 
· Heineken - A Heineken é produzida no Brasil desde 1990, sob a supervisão
da Heineken de Amsterdã (Holanda). Foi com a aquisição do Grupo FEMSA Cerveja Brasil, em 2010, que se instalou no Brasil. Com sede em São Paulo é subsidiária da Heineken NV e gera no país cerca de 2,3 mil empregos. Características do produto Descrição Geral - Cerveja Premium extra, contendo malte lúpulo e água, possui levedura própria tipo A que foi desenvolvida pela Heineken.
· Stella - Stella Artois acumula tradição há mais de 600 anos, sendo que os primeiros relatos relacionados à história da Stella Artois datam de 1366, quando a cervejaria Den Hoorn se instalou na cidade de Leuven, na Bélgica. Em 1425 foi fundada na cidade a Universidade de Leuven, que ficou conhecida por suas descobertas envolvendo novas fórmulas de cervejas. Já em 1717, Sebastian Artois, um dos melhores mestres-cervejeiros de Leuven, comprou a cervejaria de Den Hoorn e a nomeou Artois. Finalmente em 1926, a Cervejaria Artois decidiu desenvolver uma cerveja especial para celebrar o período natalino. Quando o produto ficou pronto, surpreendeu por sua extrema claridade e por este motivo foi chamada de Stella ("estrela" em latim). Stella Artois é, atualmente, conhecida como a "Cerveja da terra da cerveja".
 Eisebahn – É uma cervejaria internacionalmente premiada localizada em Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Fundada em 2002, atualmente ela pertencente ao grupo Schincariol. Produz cerveja e chope seguindo a Reinheitsgebot, a lei alemã de pureza, e com uma grande variedade de sabores e tipos de fermentação. O nome, que significa "ferrovia" em alemão, é uma analogia a uma antiga estação ferroviária, localizada próxima ao edifício utilizado agora pela fábrica e pelo bar da mesma.
· Amstel - A Amstel Brewery é uma cervejaria holandesa fundada em 1870 na Mauritskade em Amsterdã, Holanda. Foi adquirida pela Heineken International em 1968, e a fábrica de cerveja foi fechada em 1982, com a produção passando para a principal fábrica da Heineken em Zoeterwoude.
 Principais psicográficos
· Mercado primário: Consumo majoritário nos estados onde é distribuída- CE, DF, ES, GO, MG, PE, PR, RJ, RS, SC, SP - tendo maior presença em capitais e grandes regiões urbanas/centros populacionais. Destaque para grandes centros onde há maior movimentação de vida noturna como pubs, bares e casas noturnas. 
· Mercado secundário Cidades aos arredores das grandes regiões metropolitanas.
.
 
1
13

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando