A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
UNIP EAD ADS 2019 - PIM 1 - Nota 8 0

Pré-visualização | Página 1 de 3

UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
InfoPark – Projeto de terminal de computador para informações
sobre atividades em parques urbanos
Limeira/SP
2019
UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
InfoPark – Projeto de terminal de computador para informações
sobre atividades em parques urbanos
Joe Richard Gonçalves
RA: 0000000
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
1º Semestre
Limeira/SP
2019
Resumo
O presente projeto dispõe-se a fornecer terminais de autoatendimento para cidadãos presentes em parques urbanos, servindo para obter mais informações sobre atrações, pontos de lazer, esporte e alimentação, baseando-se nos seguintes conteúdos estudados: Fundamentos de sistemas operacionais, lógica, estatística e desenvolvimento sustentável.
Os terminais além de servir de grande ajuda para os usuários, são focados em sustentabilidade, acessibilidade e praticidade, com linguagem clara e objetiva, facilitando o entendimento de todos os públicos.
Visando desenvolvimento, haverá também coleta de opiniões com base na funcionalidade de produto, também gerando índice de interesse e fluxo. Essa coleta será feita após a utilização do terminal.
O InfoPark tem localização estratégica no parque com base nas localidades mais frequentadas do mesmo.
Palavras-chave: Terminais de autoatendimento, parques urbanos, sustentabilidade, acessibilidade, localização estratégica.
Abstract
This project is designed to provide self-service terminals for citizens present in urban parks, serving to obtain more information about attractions, leisure points, sports and food, based on the following contents studied: Fundamentals of operating systems, logic, statistics and sustainable development. 
The terminals, besides being of great help to the users, are focused on sustainability, accessibility and practicality, with clear and objective language, facilitating the understanding of all the publics. 
Aiming at development, there will also be collection of opinions based on product functionality, also generating interest and flow index. This collection will be done after using the terminal. 
The terminal is strategically located in the park based on the most frequented places of the same. 
Keywords: Self-service terminals, urban parks, sustainability, accessibility, strategic location.
Sumário
Introdução	6
1.	Dados sobre parques urbanos no Brasil	7
1.1.	Tamanho	7
1.2.	Atividades	9
2.	Especificações técnicas dos terminais	10
2.1.	Composição Física	10
2.1.1.	Componentes	11
2.1.1.1.	Acessibilidade	11
2.1.2.	Conservação	12
2.1.3.	Manutenção	12
2.2.	Composição Logica	12
2.2.1.	Sistema Operacional	12
2.2.2.	Ubuntu (Linux)	13
2.2.3.	Uso e operação	13
2.2.4.	Dados estatísticos	14
3.	Apresentação e funcionamento do sistema	14
3.1.	Apresentação do conteúdo informativo	14
4.	Energia e sustentabilidade	15
4.1.	Energias elétricas renováveis	15
4.2.	Energia solar	15
4.2.1.	Painel Fotovoltaico	15
4.2.2.	Material e conservação	16
Conclusão	17
Introdução
Os parques urbanos são áreas verdes que trazem qualidade de vida para a população, pois proporcionam contato com a natureza e qualidade ambiental, quando adequadas e atrativas, são determinantes para a realização de atividade física e lazer. Estas atividades trazem diferentes benefícios psicológicos, sociais e físicos a saúde dos indivíduos, como, por exemplo, a redução do sedentarismo e do estresse do cotidiano urbano. 
Assim, o planejamento correto e a conservação de parques públicos se revelam como uma estratégia significativa para uma política efetiva do projeto urbano e da saúde pública, já que também, a presença de árvores auxilia positivamente na vida das cidades, já que mantem o clima ameno e ajuda na absorção de gás carbônico, muito presente nas grandes metrópoles.
“Muito mais do que uma mancha verde em meio ao concreto, os parques nas grandes metrópoles trazem benefícios reais à população. Um exemplo positivo de investimento em arborização o caso de Nova York, nos Estados Unidos. “Na época do governo Obama (Barack) foi feito um levantamento a respeito das áreas verdes e foi constatado que cada US$ 1 investido no plantio de árvores gerava uma economia de US$ 2" em saúde”. (G1 - Em Movimento. Entenda a importância dos parques para o equilíbrio das metrópoles. Disponível em:< https://g1.globo.com/especial-publicitario/em-movimento/noticia/2018/07/23/entenda-a-importancia-dos-parques-para-o-equilibrio-das-metropoles.ghtml/> Acesso em: 15 de abril de 2019).
Tendo isso em vista, os parques urbanos se tornam cada vez mais populares, e consequentemente, há grande demanda por informação, por isso, criamos um projeto para o encaminhamento seguro por meio da tecnologia, com objetivo de se suprir as necessidades do público com informação rápida e objetiva, além de sustentável e econômica.
Dados sobre parques urbanos no Brasil
Os parques urbanos são um espaço livre e público, estruturado por vegetação e dedicados ao lazer da população urbana. Estão presentes nas grandes cidades brasileiras e fornecem além da apreciação da natureza, uma gama de atividades de lazer tanto esportivas quanto culturais.
A partir de pesquisas, chegamos à dez populares parques urbanos espalhados pelo pais, e analisamos o tamanho de suas áreas e suas principais atividades disponíveis.
1.1. Tamanho
A tabela a seguir apresenta uma amostra de dez parques urbanos organizados por tamanho decrescente. O tamanho foi padronizado em metros quadrados para fins de análise.
	Parque
	Cidade
	Área (m²)
	Parque Nacional da Tijuca
	Rio de Janeiro/RJ
	39.584.700
	Parque das Dunas
	Natal/RN
	11.720.000
	Ibirapuera
	São Paulo/SP
	1.584.000
	Parque da Serra do Curral
	Belo Horizonte/MG
	400.000
	Parque Farroupilha
	Porto Alegre/RS
	375.100
	Parque Tanguá
	Curitiba/PR
	235.000
	Parque Municipal Américo Renê Giannetti
	São Paulo/SP
	182.000
	Jardim Botânico
	Curitiba/PR
	178.000
	Lagoa do Taquaral
	Campinas/SP
	165.830
	Parque Flamboyant
	Goiânia/GO
	125.000
Tabela 1 – Parques e sua área de extensão em m²
Podemos observar que o maior parque é o Parque Nacional da Tijuca, que fica no Rio de Janeiro capital. Sua área é tão extensa devido ao fato de ser uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza. Logo em segunda posição vem o Parque das Dunas, que fica em Natal no Rio Grande do Norte, que é uma reserva de Mata Atlântica. Em terceiro vem o famoso Ibirapuera que fica na cidade de São Paulo capital.
Os três maiores parques têm uma diferença exorbitante em relação aos demais na lista, que ficam na faixa dos 125 a 400 mil metros quadrados (que ainda é uma área bem grande). Essa diferença fica ainda mais explícita no gráfico a seguir:
Gráfico 1 – Área em m² dos parques analisados
Devido ao tamanho tão grande dos parques é fácil se perder ou não saber tudo que podem oferecer.
1.2. Atividades
Além do tamanho dos parques foram analisadas as principais atividades praticáveis, que incluem desde de atividades físicas como caminha, corrida, ciclismo e esportes com bola, como atividades culturais como museus, exposições e shows.
Especificações técnicas dos terminais
2.1. Composição Física
Para atingir a proposta desse projeto, foi necessário, um hardware de fácil instalação, baixo consumo de energia, material resistente e funcionalidade touch screen com presença de autofalante e microfone.
Através de pesquisa de mercado, encontramos o conjunto de equipamentos adequado aos nossos critérios, e selecionamos as seguintes configurações mínimas, que podem sofrer alterações caso necessário.
	Sistema Operacional
	Linux Ubuntu 18.04.2 LTS
	Processador
	Intel i3
	Memória Ram
	2 GB DDR3
	Disco Rígido
	500 GB
	Vídeo
	Chipset Intel (onboard)
	Tela
	21,5” Full HD Touch Screen
	Sensor Ótico 
	6 toques
	Resposta
	< que 5 ms
	Rede
	Wireless
	USB 
	2 portas externas
	Dimensão
	180 cm x 70,3 cm x cm
	Peso
	75 Kg
	Precisão 
	0.3 ~ 0.9 mm
	Som