Buscar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO - Espaços Não Escolares - 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
		FICHA DE ESTÁGIO- DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO 
Nome do (a) Estagiário (a):____________________________________________________________________
	Endereço: __________________________________________________
	
	Telefones: _________________________ R.A. _____________________
	
	Sexo: M ( ) F ( ) Data de Nasc.: ____ / ____ / _____
	 
	
	Natural de: ___________________________ Estado: _______________
	FOTO RECENTE
	Curso: _____________________________________________________
	
	Instituição ou Plataforma onde cumpriu o estágio:
	
 ___________________________________________________________
Tendo cumprido as horas de estágio:
DOCÊNCIA
· Educação Infantil (EI): _______ horas 
· Anos Iniciais (EF): _______ horas 
· Anos Finais (EF): 	 _______ horas
· Ensino Médio (EM): _______ horas
GESTÃO ESCOLAR
· Gestão Escolar: 
_______ horas em EI 
_______ horas em Anos Iniciais EF
_______ horas em Anos Finais EF
_______ horas em EM
ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES
· Espaços não escolares: _______ horas
	São Paulo, ______ / _______ / ________
(data do último dia de estágio)
 
	
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO GESTÃO ESCOLAR
INTRODUÇÃO
 A pedagogia, como foco organizacional vem, cada vez mais, conquistando novos espaços para atuação do pedagogo em contextos não escolares. A escolha da temática se justifica por se tratar de uma forma significativa na grade curricular do curso, logo, as disciplinas que estão ligadas à educação em espaços não escolares são ministradas nos últimos períodos da graduação, e, é a partir desse momento que boa parte dos alunos passam a compreender que a Pedagogia vai além da docência em sala de aula na escola.
 O profissional da educação ao longo de sua trajetória vem conquistando, cada vez mais, espaços não formais para a sua atuação, esta docência que o restringia apenas para as salas de aula das escolas vem se destacando com funcionalidade e êxito dentro das empresas. O pedagogo antes visto apenas como transmissor de conhecimento, passa a exercer a função de mediador, desenvolvendo atividades no âmbito empresarial, estimulando os funcionários, promovendo eventos, palestras ou formações continuadas, objetivando melhoria na produção e no bem-estar daqueles que são responsáveis pelo sucesso da empresa.
 O estágio proporciona o primeiro contato com a escola e seu cotidiano. A interação a compreender a direção, a coordenação pedagógica, e a escrituração escolar. Esse estágio visa fortalecer a relação entre a teoria e a prática se baseando nos princípios metodológicos, permitindo uma visão ampla da parte organizacional e a compreensão da estrutura escolar.
 Formar-se em pedagogia para crítica e autonomia na perspectiva de uma gestão democrática, é condição indispensável para as práticas pedagógicas emancipatórias, democráticas e focadas na operacionalização das leis educacionais brasileiras.
Por razões decorrentes ao novo corona vírus, esse estágio abordará análises sobre reflexões feitas por pedagogos e gestores entre outros profissionais graduados e pós-graduados na área da educação. As reflexões foram extraídas do canal youtube do programa Centro de Mídias SP (CMSP).
ANÁLISES DOS VÍDEOS
Programa exibido em 27/07/2020
 Assistido em 19/08/2020
Abertura do Programa Com a Cooperação Técnica e Pesquisa – EFAPE – Silene Kuin
Convidados:
Vera Maria Nigro de Souza Placco – Professora titular da PUC – SP
Marilce Ivama Freitas – Coordenadora Pedagógica – Rede Municipal de Educação de São Paulo
Simone Pannocchia Tahan – Diretora Pedagógica
Gabriela Argolo – Assistente Pedagógica
Kelly Szabo – Professora Prefeitura de Santo André
Dilma Antunes Silva – Docente EBTT / Reitoria Unifesp
Tânia Gomes – Técnica da EFAPE
Desafios da escola na atualidade: Qual escola para o século XXI?
Reflexão sobre o vídeo
 No vídeo as profissionais nos apresentam os desafios quanto ao que entendemos por finalidades da escola, e elencam os eixos temáticos a serem discutidos, sendo eles: Finalidades educativas escolares, Formação inicial e continuada, Condições de trabalho, Tecnologias, Vulnerabilidades e Políticas Públicas. De acordo com suas pesquisas as mesmas buscam identificar e analisar a percepção, dos atores da escola, sobre as finalidades educativas. Em formação inicial e formação continuada, os sujeitos evidenciam a necessidade de condições de trabalho dignas e condizentes com as responsabilidades da função, pois compreendem condições materiais de trabalho, remuneração, planos de carreira e valorização profissional como aspectos essenciais para que o trabalho do docente ocorra de acordo com as demandas atuais. Entre os eixos discutidos, estão a dificuldades do uso da tecnologia em salas de aula e o preparo para abordagem de temas dentro da vulnerabilidade dos alunos que possuem menores possibilidades de se movimentarem nas estruturas sociais e econômicas. As pesquisas ainda apontam para a necessidade da construção e efetivação de políticas públicas que visem à melhoria das condições materiais do trabalho docente, incluindo-as como componentes do plano de carreira (condições imateriais).
 Existe um grande desafio dos professores e escola dos novos tempos: assimilar as transformações; criar métodos para atrair a atenção dos estudantes, e agregar conhecimentos a eles, oferecendo algo além do que eles poderiam obter na internet.
 Programa exibido em 06/08/2020
Assistido em 20/08/2020
Abertura do Programa com a Coordenadora da EFAPE – Raquel Teixeira
Convidado: Ariovaldo Guinther – Supervisor de Ensino – De Osasco.
 Raquel inicia o programa falando sobre a sua reinvenção de ter aceito ser Coordenadora da EFAPE e chama a atenção sobre o dia 06 de agosto ser o dia de todos os profissionais da Educação e fala o quanto este ano todos estão se reinventando, fazendo tudo diferente. Em entrevista com o Supervisor Ariovaldo Guinther, falam sobre a necessidade de se reinventar para melhorar o ensino e aprendizagem.
 O supervisor Ariovaldo conta as experiências como diretor de escola, que no início enfrentou um problema que é comum em todas as escolas que possuem o ensino noturno, a evasão escolar nas sextas-feiras. Diante dessa problemática, ele se reuniu com um grupo de professores que desenvolveram projetos para motivar os alunos e tornar as sextas-feiras mais atrativas. O projeto foi voltado a princípio para o desenvolvimento da Arte com pinturas e Músicas na língua inglesa, com os professores de Arte e Inglês, porém houve a necessidade de envolver outros professores de outras disciplinas e os mesmos desenvolveram projetos significativos de acordo com suas didáticas e mais para frente o projeto se estendeu para os outros períodos da escola, onde ganharam visibilidade internacional, onde a escola participa de competições para intercâmbio, então diante da construção do projeto ele resolveu o problema de pertencimento daquela escola entre alunos e professores.
 Ariovaldo ressalta sobre a importância da escola na vida dos alunos, e diante dessa Pandemia, o quanto ela vem fazendo falta para o desenvolvimento deles. E fala sobre a recuperação para a retomada, ou seja, o trabalho focado no que o aluno aprendeu no formato remoto.
 Programa exibido em 13/08/2020
Assistido em 21/08/2020
Abertura do Programa Com a Coordenadora da Escola de Formação dos Profissionais da Educação (EFAPE) – Professora Raquel Teixeira
Entrevista Com Rafael Parente – CEO da BEI Educação
Reinventando
Reflexão sobre o vídeo
Neste vídeo a Coordenadora Raquel Teixeira, traz a importância de se reinventar, ou seja, o quanto o educador ou profissional escolar deve estar preparado para as mudanças, pois no atual momento que estamos vivendo, é necessário que os profissionais da educação,
busquem novas habilidades, competências, que estejam abertos ao novo, porém sem perder a essência de educar. O Doutor em Educação Rafael Parente, defende os benefícios das novas tecnologias digitais que podem personificar as aulas, porém ainda não é uma realidade para todos, existem barreiras a serem quebradas, como os problemas de estruturação dos prédios escolares, para que as plataformas digitais sejam eficazes a todas as escolas do país.
 
 Programa exibido em 20/08/2020
 Assistido em 24/08/2020
Abertura do Programa com a Coordenadora da EFAPE – Raquel Teixeira
Convidada: Especialista em Educação e Membro do CNE – Maria Helena Guimarães de Castro
Formação de Professores: Reinventando
Reflexões sobre o vídeo
Em entrevista com Maria Helena (Especialista em Educação e Membro do CNE) , Raquel Teixeira questiona sobre o Parecer 11, ou seja, Parecer CNE/CP n° 11/2020, aprovado em 07 de Julho de 2020, que foi organizado em colaboração com o Ministério da Educação(MEC), e contou com a participação de entidades nacionais como a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação(UNDIME), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), a União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), a FNCEM, o Fórum das Entidades Educacionais (FNE), além da interlocução com especialistas e entidades da sociedade civil. Maria Helena, explica em linhas gerais que este documento traz Orientações Educacionais para a realização de aulas e atividades pedagógicas presenciais e não presenciais no contexto da Pandemia (COVID-19), transcende decretos e normas que permitem flexibilizar o afastamento social.
Maria Helena ressalta que este parecer aborda questões referentes, advindas das autonomias do processo legislativo dos entes educacionais, ou seja, às perspectivas futuras de admissão da possibilidade de atividades escolares presenciais, isso sem, de forma alguma, admitir sua plenitude ou mesmo estimulá-las em relação às autonomias do sistema educacional. O objetivo deste parecer é, respeitando a autonomia das escolas e dos sistemas de ensino, apoiar a tomada de decisões para o retorno às aulas presenciais; oferecer diretrizes que orientem o planejamento dos calendários e dos protocolos específicos dos estabelecimentos de ensino, definidos pelas autoridades locais e regionais; oferecer sugestões e recomendações de cunho organizacional e pedagógico que podem ser desenvolvidos pelas escolas e sistemas de ensino. 
Contudo o retorno às atividades escolares, quando definido o cronograma de reabertura das escolas no contexto da crise da COVID-19, deverá enfrentar vários desafios. 
Programa exibido em 21/08/2020
 Assistido em 25/08/2020
Abertura do Programa Com Coordenador da Coordenadoria Pedagógica – Caetano Siqueira
Participação: João Freitas – Diretor da DEPEC.
Dia D da Recuperação e Aprofundamento
O Coordenador Caetano Siqueira fala sobre o Programa de Recuperação e Aprofundamento que foi construído para garantir o desenvolvimento das aprendizagens mais importantes para os estudantes avançarem em seu percurso educacional. Em linhas gerais o programa é um projeto integrado que olha para Currículo, focando em habilidades essenciais, Avaliação em diagnósticos e formativas, Recursos Didáticos em materiais impressos e digitais, Acompanhamento para não deixar ninguém para trás, Formação focada nos usos dos materiais e avaliações e Tecnologia no CMSP que continuará apoiando a aprendizagem.
O Programa visa que o aluno consiga aprender aquilo que é essencial para seguir sua trajetória para a seguinte série, ou seja, selecionar o que o aluno deve aprender ainda em 2020 em cada componente curricular para avançar para o ano/série seguinte. Neste modo o que foi trabalhado e precisa ser recuperado e o que ainda não foi trabalhado e precisa ser desenvolvido, haverá indicação de como trabalhar essas habilidades com os materiais no CMSP e aulas presenciais. O coordenador chama a atenção para a conscientização dos familiares e alunos que as avaliações que estão sendo realizadas, não são para punir o desenvolvimento e sim para auxiliar o educando em sua dificuldade ou aprendizagem, neste contexto em que estamos vivendo, diante desta Pandemia COVID-19, as avaliações estão sendo realizadas em modo remoto, onde não sabemos se o aluno realmente está fazendo de acordo com o que sabe, ou apenas copiando da internet as respostas ou sendo feitas por seus familiares, desta forma não há uma consistência na avaliação.
Caetano ainda apresenta as frentes para retomada, que são os Protocolos de Saúde, Higiene Pessoal, Comunicação, Distanciamento Social e Sanitização de Ambientes, além da Busca Ativa que é sobre a identificação dos estudantes, monitoramento compartilhado e engajamento, também o Acolhimento emocional dos estudantes e profissionais da educação.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
As reflexões aqui apresentadas do estágio supervisionado, estão diretamente relacionadas à formação docente e do pedagogo. O estágio é o momento de vivenciar os problemas e apresentar as soluções. É o momento de colocar em prática tudo aquilo que aprendeu durante o curso de pedagogia sobre a percepção de uma Gestão Escolar que não deve ser articulado para fins de resultados de apenas um grupo composto no ambiente escolar, mas sim para atender a todos os envolvidos da comunidade escolar, e o importante é que para isso, é de suma importância a participação dos secretários, coordenadores pedagógicos, supervisores e diretor, pois os mesmos pesquisam e trabalham e senso comum com objetivo de capacitar recursos para o pleno desenvolvimento da escola no âmbito da sociedade, além da busca de recursos pedagógicos e tecnológicos visando os desenvolvimento dos bens mais importantes da escola, que são os alunos. 
 O estágio supervisionado em gestão educacional me proporcionou um novo olhar perante a equipe gestora, mais democrático e participativo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
BRASIL. Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Centro de Mídias SP: CMSP. Disponível em:https://www.youtube.com/channel/UCH3p_wPirx69UZX5EhFRlyg
Links vídeos: https://youtu.be/tCJQHAlgMVQ - 27/07/2020 – Desafios da escola na atualidade: Qual escola para o século XXI?
 https://youtu.be/6XWafpFP5MO - 06/08/2020 - Reinventando
 https://youtu.be/_L9nNnqXC_4 – 13/08 - Reinventando
 https://youtu.be/65zL92pptjE - 20/08 – Reinventando
 https://youtu.be/xv02yosTHX4 - 21/08/2020 – Dia D Recuperação e aprofundamento

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando