Buscar

Atividade 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GRA0202 METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL GR2095202 - 202020.ead-11138.01
	Teste
	ATIVIDADE 4 (A4)
	Iniciado
	12/11/20 15:35
	Enviado
	12/11/20 17:06
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	1 hora, 30 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir. 
 
 “Na linguagem cartográfica, o que é considerado, para muitos, ação prática, fácil, para outros é tarefa árdua, de difícil compreensão, pela falta de instrumentos teóricos e práticos. Nesse contexto, a importância de uma alfabetização da linguagem cartográfica se consolida para possibilitar ao aluno a elaboração de relações entre seu ambiente e as demais localidades”. 
 
PEREIRA, D. S. Cartografia: linguagem da representação espacial e seu ensino-aprendizagem. 2016. 180 f. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade Federal de Goiás. Jataí, 10 jun. 2016, p. 16. Disponível em: <http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6301>. Acesso em: 23/08/2018. 
 
Considerando a leitura do excerto e os estudos no texto-base a respeito da linguagem espacial, avalie as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas. 
 
I. (   ) As noções espaciais para as crianças da Educação Infantil se desenvolvem a partir de relações e vivências junto ao meio com o qual interagem. 
II. (   ) Ao inserir o desenvolvimento da linguagem espacial para crianças da Educação Infantil, o professor deve evitar a exploração do espaço através da cartografia. 
III. (   ) A alfabetização cartográfica acontece na infância a partir da percepção da criança quanto a sua localização no meio em que está inserida. 
IV. (   ) Ao representar sua localização por meio de desenhos, as crianças desenvolvem a capacidade de analisar o espaço através de uma cartografia própria. 
 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	E. 
V, F, V, V. 
	Resposta Correta:
	E. 
V, F, V, V. 
	Feedback da resposta:
	Muito bem! A resposta está correta. É através da linguagem que os seres humanos se relacionam com o mundo. A linguagem cartográfica é um recurso que permite às crianças expressarem, através de suas percepções, o espaço no qual estão inseridas; para isto utilizam uma codificação própria que permite a construção de representações de seu lugar no espaço. 
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Resíduos sólidos podem trazer problemas de natureza ambiental, social e de saúde pública. Os resíduos demoram a se decompor, trazendo consequências e provocando impactos ambientais. É preciso urgentemente adotar medidas corretas em relação aos resíduos sólidos, sendo necessário acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e a disposição final, isto é, o aterro sanitário.
Marque a alternativa que apresenta os 5 Rs para reduzir a geração de resíduos:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Reduzir, repensar, reutilizar, recusar e reciclar.
	Resposta Correta:
	 
Reduzir, repensar, reutilizar, recusar e reciclar.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: o benefício é a reciclagem, que aumentou o número de empregos nas grandes cidades e reduziu custos com novos produtos, gerando economia para o bolso das pessoas e economizando recursos naturais. Essa ação pode disseminar, também, a ideia da conscientização para a economia ambiental.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com Lira e Cândido (2013), considera-se como princípio da sustentabilidade garantir às gerações atuais as possibilidades de utilização dos recursos naturais necessários à manutenção dos hábitos de vida da espécie humana, desenvolvendo formas e tecnologias que auxiliem na preservação do direito das futuras gerações de, também, usufruírem esses recursos.
 
LIRA, W. S.; CÂNDIDO, G. A. (Orgs.). Gestão sustentável dos recursos naturais: uma abordagem participativa. Campina Grande: EDUEPB, 2013. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/bxj5n/pdf/lira-9788578792824.pdf>.
 
A partir da leitura do trecho e do estudo no texto-base sobre a definição do termo sustentabilidade, analise as seguintes afirmativas:
 
I. As interações são a base do desenvolvimento da sustentabilidade; o que acontece com um elemento da natureza, repercute em todos os outros.
II. A sustentabilidade no âmbito escolar deve ir além de conscientizar as crianças sobre resíduos; deve-se trabalhar situações de intervenções sobre problemáticas reais.
III. A conscientização sobre a sustentabilidade na escola deve focar na degradação do meio ambiente escolar.
IV. A sustentabilidade é um conceito específico, que deve ser direcionado nas maneiras com que as escolas formais de educação básica procuram diminuir o consumo de materiais recicláveis.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e II, apenas.
	Feedback da resposta:
	Muito bem! A resposta está correta.  A sustentabilidade consiste na conscientização de todos os setores da sociedade sobre a responsabilidade coletiva de prezar pela organização e manutenção dos ambientes naturais e daqueles criados pelo ser humano, evitando desperdícios e preservando recursos.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com Fracalanza, Amaral e Gouveia (1986, p. 26-27), o ensino de Ciências, além dos “[...] conhecimentos, experiências e habilidades inerentes aos conteúdos, deve desenvolver o pensamento lógico e a vivência de momentos de investigação, convergindo para o desenvolvimento das capacidades de observação, reflexão, criação, discriminação de valores, julgamento, comunicação, convívio, cooperação, decisão e ação, encarados como objetivo do processo educativo”. 
 
FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A.; GOUVEIA, M. S. F. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1986. 
 
Considerando a leitura do excerto e os estudos no texto-base, proporcionar experiências e experimentações no ensino de Ciências contempla: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	E. 
Possibilidades de investigação e formulação de hipóteses de maneira intuitiva, para explicar os fenômenos observáveis.
	Resposta Correta:
	E. 
Possibilidades de investigação e formulação de hipóteses de maneira intuitiva, para explicar os fenômenos observáveis.
	Feedback da resposta:
	Muito bem! A resposta está correta. Ambientes que proporcionem possibilidades de experimentação podem colaborar para o ensino de Ciências contextualizado e estimulante, que possibilite às crianças o desenvolvimento do método científico, concentrado na questão da observação, formulação de hipóteses, experimentação e conclusões finais, quanto a objetos e fatos observáveis.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir. 
 
“As sensações de encantamento, estranhamento, espanto e curiosidade que sentimos diante das novidades e descobertas proporcionadas pelas experiências são condições favoráveis para despertar a imaginação. Essas sensações nos acompanham ao longo de toda a vida, mas a maior intensidade com que ocorrem se apresenta como uma especificidade de apreensão do mundo na infância”. 
 
CARVALHO, C.; LOPES, T. O público infantil nos museus. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 3, 2016, p. 3. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edreal/2016nahead/2175-6236-edreal-52329.pdf>. Acesso em: 23/08/2018. 
 
Considerando a leitura do excerto e os estudos no texto-base, assinale a alternativa que apresenta corretamente as situações de aprendizagem pertinentes ao ensino de Ciências Sociais e Naturais para crianças: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	B. 
A visita a museus difunde a cultura e o conhecimento, contemplando as dimensões cognitiva, afetiva e psicomotora.
	Resposta Correta:
	B. 
A visita a museus difunde a cultura e o conhecimento, contemplando as dimensões cognitiva, afetiva e psicomotora.
	Feedback da resposta:
	Muito bem! A resposta está correta. Proporcionar que as crianças visitem museus possibilita,
entre outros aspectos, o desenvolvimento dos processos criativos pelo contato direto com objetos e imagens diversificadas, expandindo possibilidades de imaginação, de investigação através dos sentidos e estimulando sentimentos. 
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Miranda (2010) nos explica que a alfabetização ecológica parte de dois pressupostos: o conhecimento dos princípios ecológicos básicos como contextualização para fundamentos morais; e a transferência desta moralidade na natureza, para as formações sociais humanas, como forma de redirecionar as posturas e padrões para a sustentabilidade.
 
MIRANDA, A. C. de B. et al. Alfabetização ecológica e formação de conceitos na educação infantil por meio de atividades lúdicas. Investigações em Ensino de Ciências, v. 15, n. 1, p. 181-200, 2010. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/320/207>. Acesso em: 08/08/2018.
 
Considerando a leitura do trecho e os estudos no texto-base sobre alfabetização ecológica, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. Para que se pratique a sustentabilidade é necessário que o indivíduo se reconheça como parte integrante de um todo chamado planeta Terra.
 
PORQUE
 
II. Por meio dos conceitos ecológicos, se pode compreender como ocorrem as relações de interdependência entre todos os seres vivos, e destes com o meio ambiente.
 
A respeito das asserções propostas, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	Feedback da resposta:
	Muito bem! A resposta está correta.  Pensar em um planeta interconectado, com diversas possibilidades de interações, permite a reflexão sobre de que forma cada integrante deste complexo sistema deva se responsabilizar pela preservação do todo.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Conforme Oliveira e Toniosso (2014), na Educação Infantil, as práticas da educação ambiental são fundamentadas em processos de transformações e não em ações pontuais sem a concepção de adoção de hábitos sustentáveis permanentes, frente às questões relacionadas ao meio ambiente. Segundo os Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil, a educação ambiental pode ser desenvolvida junto à área de Ciências Sociais e Naturais, no eixo temático Natureza e Sociedade.
 
OLIVEIRA, G. C. S.; TONIOSSO, J. P. Educação ambiental: práticas pedagógicas na educação infantil. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro – SP, v.1, n. 1, p. 30-43, 2014.   Disponível em: <http://unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/31/04042014073822.pdf>. Acesso em: 08/08/2018.
 
De acordo com a leitura do trecho e os estudos no texto-base, assinale a alternativa que apresenta corretamente as práticas pedagógicas mais apropriadas para o desenvolvimento da Educação Ambiental na Educação Infantil.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Observação e exploração do meio ao qual a criança pertence; abordagem de valores socioambientais a partir de contação de histórias, brincadeiras e canções.
	Resposta Correta:
	 
Observação e exploração do meio ao qual a criança pertence; abordagem de valores socioambientais a partir de contação de histórias, brincadeiras e canções.
	Feedback da resposta:
	Muito bem! A resposta está correta. Segundo a indicação da faixa etária de crianças da Educação Infantil, as atividades de Educação Ambiental devem priorizar a exploração do espaço natural pela criança, promovendo a exploração sensorial, manual e visual e proporcionando interações que representem a vivência real das crianças.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	O crescimento da população está associado ao consumo insustentável, que impõem pressões cada vez mais intensas sobre os recursos naturais. É necessário investir em tecnologias verdes e em educação ambiental, a fim de mudar os padrões de consumo e os valores do homem moderno.
Estes são os eixos norteadores do tripé do desenvolvimento sustentável:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Ambiental, econômico, social.
	Resposta Correta:
	 
Ambiental, econômico, social.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: apresentar formas e práticas que possam auxiliar em uma melhor atuação da sociedade na proteção do meio ambiente e conscientizá-la de que evitar danos e buscar a preservação do meio ambiente é um dever de todos. 
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Considere a seguinte situação: 
 
Uma criança da Educação Infantil, após observar um beija-flor na janela da sala de aula, indagou à professora sobre o porquê de os pássaros voarem, e ela não conseguir realizar tal feito. A professora, então, instigou as crianças da sala a sugerirem respostas ao questionamento do colega. Dentre as respostas apresentadas, surgiram justificativas como a presença das asas nos pássaros, e nas pessoas não; do peso das aves ser diferente do peso das pessoas; e um aluno apresentou como resposta a informação de que os pássaros haviam recebido de Deus um pó mágico que possibilitou a eles o voo, pó este que não foi atribuído a ele e aos colegas, pois estes não se comportaram muito bem antes de virem ao mundo. 
 
Considerando a situação apresentada e com base nos conhecimentos adquiridos em seus estudos sobre a construção do pensamento infantil através do sincretismo das ideias das crianças, analise as afirmativas a seguir. 
 
I. A explicação da última criança reflete a forma como se constrói o pensamento infantil para explicar os fenômenos que os cercam, a tendência natural da idade de apresentar uma visão egocêntrica, típica das crianças na faixa etária da Educação Infantil.  
II. O pensamento das crianças é construído sobre sua perspectiva da vivência dos fatos, sobre a observação direta e da forma de assimilação que estas atribuem a tudo que as rodeia; com isto se constituem em explicações simples e perceptivas do que veem. 
III. Devido ao grau de desenvolvimento cognitivo que as crianças na idade da Educação Infantil apresentam, seu pensamento é construído na forma de imitação e reprodução de tudo o que ouvem, independentemente do grau de complexidade das explicações. 
IV. As explicações dos alunos ressaltam a necessidade de o professor transferir os conhecimentos fornecidos através da linguagem científica utilizada pelas Ciências, de forma a contornar os erros conceituais dos pensamentos infantis. 
 
Está correto o que se afirma em: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	B. 
I e II, apenas. 
	Resposta Correta:
	B. 
I e II, apenas. 
	Feedback da resposta:
	Muito bem! A resposta está correta. As crianças apresentam um pensamento desenvolvido a partir de suas percepções e capacidades cognitivas, sendo capazes de resolver problemas por si e ainda com a ajuda de alguém; dessa forma conseguem construir, por seus próprios meios, explicações que muitas vezes refletem sua visão do mundo.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
 
“[...] o termo Ecopedagogia foi criado por Gutierrez, educador e pesquisador costa-riquenho no início da década de 1990, [...] o papel da Ecopedagogia é promover uma educação que leve o ser humano a reconstruir suas relações com a natureza, a repensar seu papel como um ser integrante do meio ambiente e assumir as responsabilidades de se fazer parte de um ecossistema vivo onde todos os seres são interligados e todas as formas de vida dependem de um equilíbrio harmônico para sobreviver”.
 
MIRANDA, P. K.; SILVA, R. B. C. da. Ecopedagogia: uma educação para a sustentabilidade. TCC (Graduação em Pedagogia), Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, Lins – SP, 2013, p. 38. Disponível em: <http://www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/56187.pdf>. Acesso em: 08/08/2018.
Nesse sentido, e considerando os estudos no texto-base sobre o papel da Ecopedagogia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para
as falsas.
 
I. (   ) A Educação Ambiental é uma das possibilidades de desenvolvimento da Ecopedagogia, que trabalha conceitos da realidade e do cotidiano do aluno para despertar posturas de responsabilidades socioambientais.
II. (   ) Na Educação Infantil a Ecopedagogia pode ser desenvolvida a partir de reflexões sobre como manter as formas de interferência da espécie humana junto à extração dos recursos naturais.
III. (   ) No âmbito da Ecopedagogia, pretende-se desenvolver um novo paradigma ambiental, fundamentado nas questões ecológicas, de forma que a espécie humana se considere parte do meio ambiente.
IV. (   ) Na Ecopedagogia, a Terra é vista como um organismo vivo onde todos os seres que a constituem têm o mesmo grau de importância, devendo ser responsabilizados igualmente por sua preservação.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, V.
	Feedback da resposta:
	Muito bem! A resposta está correta. O princípio da Ecopedagogia é a mudanças nos padrões de produção e consumo da espécie humana, com o objetivo de formar uma geração que preze pela manutenção das condições da Terra, inserindo-se com o mesmo grau de importância frente aos demais seres vivos do planeta e responsabilizando-se pela conservação dos recursos naturais.
	
	
	
Quinta-feira, 12 de Novembro de 2020 17h06min22s BRT

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais