Buscar

paper 4º semestre uniasselvi - PRONTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3
	PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL E SEUS CONCEITOS ESTRATÉGICOS 
 
 
Diego da Rocha Machado¹ 
Andrelise Hanna Huffel² 
 	 
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
 Insira no quadro abaixo, no mínimo cinco parágrafos de fundamentação teórica, devidamente articulados entre si. Esta escrita constitui parte do seu trabalho. 
	O planejamento organizacional é uma função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais conceitos estratégicos devem ser tomados. Também é responsável para definir objetivos, metas e planos para a organização.
Sabe-se que um planejamento organizacional é o processo chave para toda a gestão. Resumindo planejamento é o ato de planejar, onde planejar e como planejar é determinar objetivos e os meios de alcançá-los.
Estes conceitos organizacionais têm por objetivo ter uma gestão democrática que saiba aproveitar cada recurso, demonstrando os pontos fortes e aprimorando seus pontos vulneráveis dentro do planejamento.
Para inicializar um plano organizacional primeiramente precisa-se de objetivos, com esses objetivos estabelecemos metas.
É um processo onde se tenta definir o futuro e avaliar qual será o melhor plano de ação para que possam atingir os objetivos traçados.
 
No quadro abaixo, insira pelo menos uma citação direta curta devidamente citada com base no material utilizado para leitura (Por exemplo: livros, ebooks, artigos científicos, cadernos de estudos da Uniasselvi) 
	O processo de planejamento é a ferramenta para administrar as relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo de tomar decisões. “[...] o futuro, ou que serão colocadas em prática no futuro, são decisões de planejamento,’’ de acordo com Maximiano (2011, p. 112)
 
No quadro abaixo, insira pelo menos uma citação direta longa, com base no material utilizado para leitura (Por exemplo: livros, ebooks, artigos científicos, cadernos de estudos da Uniasselvi) 
	 O planejamento tático é desenvolvido em níveis organizacionais inferiores, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução dos objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientativas para o processo decisório da empresa (OLIVEIRA, 2012, p. 19)
 	
 
						 
Insira no quadro abaixo sua citação indireta utilizando como base o material utilizado para leitura (Por exemplo: livros, ebooks, páginas de internet, artigos científicos, cadernos de estudos da Uniasselvi). Nesta citação, você reescreve, a ideia do autor, com suas palavras. 
	 Por este motivo quando se pensa em administrar é preciso se ter em mente todas as etapas do planejamento, obedecendo todo processo de modelagem para se conseguir alcançar o sucesso do planejamento, por isso, Oliveira (2012, p. 19) recorda a importância de seguir todos os objetivos orientativos previamente fixados para o processo decisório.
 
 	 
 	 
 	 
 
 
Insira no quadro abaixo as três citações de livros, escritas de tal forma, que as ideias dos autores se articulem entre si, ou se complementem. 
	 “A atividade de planejamento é complexa em decorrência de sua própria natureza, qual seja, a de um processo contínuo de pensamento sobre o futuro, desenvolvido mediante a determinação de estados futuros desejados e a avaliação de cursos de ação alternativos a serem seguidos para que tais estados sejam alcançados. E tudo isso implica um processo decisório permanente, acionado dentro de um contexto ambiental interdependente e mutável’’ (OLIVEIRA, 2012, p.5)
 “Para que as organizações consigam alcançar seus objetivos elas precisam planejar suas ações, mapear seus planos, objetivos e metas em longo prazo’’ (BECKER, 2016, p.17)
 “O planejamento está focado na ação futura e projeta-se ao longo do tempo. E, acima de tudo, focaliza o alcance de certos objetivos ou resultados’’ (CHIAVENATO, 2009, p.34) 
 
 
 
 	 
 
 
 
 
 
Insira no quadro abaixo as duas citações de periódicos (exemplos de periódicos que podem ser acessados para pesquisa: Scielo , Portal de Periódicos da Capes, Biblioteca Nacional Digital, 
	 Segundo Rosa (2001), o planejamento estratégico é uma metodologia de pensamento participativo, utilizada para determinar a direção que a organização irá seguir, por meio da descoberta de objetivos válidos e não subjetivos.
 Lobato et al. (2003) salientam que uma organização decide elaborar e implementar um planejamento estratégico quando almeja mudança.
 
 
 
 
 
 
 
MATERIAIS E MÉTODOS 
 
Insira no quadro abaixo a descrição dos materiais, métodos, técnicas e procedimentos que utilizou para elaborar e escrever este material. O texto deve ser o mais detalhado possível, para permitir que alguém que se interessou por seu trabalho possa reproduzir os procedimentos empregados durante a realização do seu paper. 
	No presente trabalho, foi utilizada a pesquisa qualitativa, conforme abordagens de Maximiano (2011), como o site relacionado ao assunto: Portal ADM. Uma vez que este presente estudo Planejamento Organizacional utilizou-se, também da pesquisa exploratória, abordando a importância do planejamento organizacional nas empresas.
 
 
FIGURA 1: Níveis de objetivos e planos
	 
Fonte: https://www.cidademarketing.com.br/marketing/wpcontent/uploads/2018/07/estrategia_01.jpg
	 Na figura 1 podemos observar a divisão do planejamento organizacional em quatro etapas.
Na primeira etapa é formulada uma missão a ser alcançada.
Na segunda etapa, também chamada de estratégica é onde a alta administração faz o direcionamento de suas metas.
Já na terceira etapa, chamada de tática, a alta administração visualiza a divisão em setores e suas estratégias são montadas a um prazo médio.
Na quarta e última etapa, também denominada operacional, quem monta as estratégias são os supervisores. Diferente das duas primeiras etapas, suas estratégias são montadas de modo rotineiro e possuem objetivos específicos, tendo assim um foco em curto prazo.
 
REFERÊNCIAS 
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002. 
	ADM, Comunidade. A importância da estratégia e do planejamento para as organizações em tempos de crise. Disponível em: < https://administradores.com.br/artigos/a-importancia-da-estrategia-e-do-planejamento-para-as-organizacoes-em-tempos-de-crise> Acesso em: 03 jul. 2020.
BECKER, Keitty Aline Wille. Planejamento estratégico. UNIASSELVI, 2016. 
CHIAVENATO, Idalberto. SAPIRO. Arão. Planejamento estratégico. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
LOBATO, D. M. et al. Estratégia de empresas. Rio de Janeiro: FGV, 2003.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Administração pública: foco na otimização do modelo administrativo. São Paulo: Atlas, 2012.
MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Introdução à administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
¹ Acadêmico do curso de Gestão Pública. E-mail: drm_bra@hotmail.com
² Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (FLX2342) – Prática do Módulo IV - 05/07/2020

Outros materiais