Buscar

1463503_Recurso 2 Agravo de Instrumento (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Betim
Estágio Supervisionado – Recursos
Recurso 2
Professor André
Atividade em grupo, máximo de 5 alunos.
Alunos:_______________________________________________________________________________ ___/___/____.
			Roberto instaurou uma ação judicial cominatória com o objetivo de obter do Estado de Minas Gerais o medicamento Dimorf (sulfato de morfina) 30 mg, utilizado no tratamento de Neoplasia Maligna da Próstata e, que fora receitado pelo Dr. Domício (oncologista da rede pública de saúde – doc. 1). Diante da demonstração de negativa do fornecimento do respectivo medicamento (doc. 2), o paciente requereu tutela provisória, nos termos do art. 297 do CPC/15, juntamente com a pretensão principal, que fossem bloqueadas verbas públicas suficientes para o cumprimento da obrigação de entregar coisa, bem como fosse o ilícito estatal penalizado com a aplicação de multa diária. O autor ampara sua pretensão especialmente nos direitos fundamentais concretizados na Constituição de 1988, no direito à dignidade humana, no direito à saúde, vinculado ao princípio da universalidade que o aprimora e nos documentos acostados aos autos que demonstram a imprescindibilidade na utilização dos medicamentos.
			Recebida a petição inicial, o juízo da 5ª Vara da Fazenda Pública do Estado de Minas Gerais houve por bem indeferir a tutela provisória e se valeu principalmente dos seguintes fundamentos assinalados na decisão: Que em relação ao fornecimento do medicamento deve-se observar como contraponto ao princípio da dignidade humana, o princípio da equivalência e uniformidade dos benefícios e serviços de saúde e que, portanto, o fornecimento do medicamento poderia comprometer o sistema do qual o próprio paciente é beneficiado, fundamentou ainda que o autor não comprovara até aquele momento que o não fornecimento do medicamento poderia lhe acarretar risco de piora no seu quadro clínico, tampouco risco de morte. 
			Já no que tange ao bloqueio dos valores, o juízo singular fundamenta que o bloqueio de verbas públicas para aquisição de medicamentos causa transtornos imprevisíveis à Administração Pública e que, o deferimento de tal medida representaria um desvirtuamento em relação à ação proposta, uma vez que o Réu ao invés de prestar o tratamento médico pedido na inicial, tornar-se-ia obrigado à entrega de dinheiro, com possível descontrole financeiro do responsável.
			De acordo com o caso acima especificado, proponha o recurso adequado para solucionar o problema.

Outros materiais