Buscar

Vias públicas e transporte coletivo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Vias públicas e transporte coletivo 
 
Aluno: Matheus Velozo, Guilherme Amorim Garnes, James e Leonardo Rezende
O que é vias públicas?
Superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a calçada, a pista, o acostamento, a ilha, o canteiro central e similares. É situada em áreas urbanas e caracterizada principalmente por possuir imóveis edificados ao longo de sua extensão.
O que é transporte coletivo?
O transporte coletivo público é aquele fornecido pelo estado, podendo ser prestado por órgãos públicos ou por empresas concessionárias.
Vias públicas
Vias públicas 
Transporte coletivo 
Lei da Acessibilidade Comentada
 
Artigo 1 da Lei nº 10.098
 Esta Lei estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação.
Artigo 2 da Lei nº 10.098
Acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Barreiras: qualquer entrave ou obstáculo que limite ou impeça o acesso, a liberdade de movimento e a circulação com segurança das pessoas, classificadas em:
 Normas Técnicas Brasileira NBR 9050
A principal norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que rege a acessibilidade em construções é a NBR 9050. Esta norma discursa sobre a acessibilidade a edificações, espaços e equipamentos urbanos. Nela, estão presentes medidas e cuidados a serem tomados ao se projetar uma edificação, como por exemplo, a implantação de dispositivos de acessibilidade (rampas, corrimãos, placas de sinalização, dentre outros), indispensáveis a toda construção.
Em segundo plano, existem normas que regulamentam requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores de passageiros e acessibilidade de pessoas com deficiência, como a NBR NM 313:2007 e a lei nº 10.098 de 19/12/2000.
O DESENHO UNIVERSAL
O conceito de "Desenho Universal", criado por uma comissão em Washington, EUA, no ano de 1963, foi inicialmente chamado de "Desenho Livre de Barreiras" por ter seu enfoque voltado à eliminação de barreiras arquitetônicas nos projetos de edifícios, equipamentos e áreas urbanas. Posteriormente, esse conceito evoluiu para a concepção de Desenho Universal, pois passou a considerar não só o projeto, mas principalmente a diversidade humana, de forma a respeitar as diferenças existentes entre as pessoas e a garantir a acessibilidade a todos os componentes do ambiente
Como calcular ou projetar uma rampa
O poder público ainda precisa dar mais atenção na construção de rampas, seja porque ainda não as implementou ou, quando as faz, muitas vezes não atendem às exigências técnicas e legais para garantir a acessibilidade.
Papel do fisioterapeuta na acessibilidade
A fisioterapia não só depende, mas é parceira da acessibilidade, pois temos a necessidade de que os pacientes tenham bem estar e possam usufruir de todos os recursos, edificações e mobiliários existentes em seu cotidiano. A terapia sozinha não traz os mesmos resultados do que a atuação em conjunto, cabe aos profissionais cobrar, entender e buscar a reabilitação não apenas dentro do consultório, mas sim em todos os ambientes frequentados e utilizados pelos pacientes. Por isso, é importante que este profissional tenha uma visão global, analisando o indivíduo como um todo, ou melhor, considerando-o não apenas como um sistema motor, mas sim um conjunto físico, emocional e ambiental.
Referência
VIAS PÚBLICAS - Prefeitura
www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/pessoa_com.
GUIA PARA MOBILIDADE ACESSÍVEL EM VIAS PÚBLICAS
https://www.fau.usp.br/arquivos/disciplinas/au/aut0579/Guia Mob.
Lei da Acessibilidade - Lei 10098/00 | Lei no 10.098
https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/103147/lei-da-acessibilidade-lei-10098-00
NBR 9050: como é regida a acessibilidade em ... - EMAS Jr
emasjr.com.br/nbr-9050-como-e-regida-a-acessibilidade-em-edificacoe

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando