Buscar

pedagogia decolonial


Continue navegando


Prévia do material em texto

Érica Suane Brito de Freitas
PEDAGOGIA DECOLONIAL E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E INTERCULTURAL NO BRASIL
Luiz Fernandes de Oliveira, Vera Maria Ferrão Candau
Feira de Santana
09 de julho de 2020
Érica Suane Brito de Freitas
PEDAGOGIA DECOLONIAL E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E INTERCULTURAL NO BRASIL
Luiz Fernandes de Oliveira, Vera Maria Ferrão Candau
Atividade solicitada pelo docente Luiz Alberto Lima da disciplina Fundamentos de História, como avaliação parcial do Curso de Pedagogia da Faculdade Anísio Teixeira.
Feira de Santana
09 de julho de 2020
Olá turma, vocês deverão na leitura do texto, identificar e transcrever os seguintes conceitos: 
1. Colonialismo: Em concordância com o que Aníbal Quijano diz, Colonialismo é um padrão de dominação e exploração. Um controle total da política, recursos e do trabalho de uma população além de sua jurisdição territorial.
2. Colonialidade: É um padrão que surgiu com o colonialismo moderno, mas não é uma relação formal de poder. Através do mercado capitalista, da ideia de raça, da inserção de pensamentos, conceitos e discursos no mundo do colonizado, o trabalho, o conhecimento e a autoridade são articulados. Mas não para apenas no campo da política, militarismo ou administração, a colonialidadde influencia até mesmo os campos mais profundos da sociedade
3. Colonialidade do poder: A colonialidade do poder consiste em reprimir o imaginário e a produção de conhecimento do colonizado, bem como todos os seus saberes, o seu mundo simbólico, inferiorizando-os. A partir daí inicia-se uma naturalização da cultura e dos conceitos do colonizador.
4. Colonialidade do saber: Trata também da inferiorização e repressão do colonizado, mas direcionando-se para seu legado histórico, para seu saber pré estabelecido, muitas vezes o categorizando como primitivo ou irracional. Dessa forma o colonizador impõe como legítima apenas sua epistemologia. 
5. Colonialidade do ser: A colonialidade do ser é a negação da humanidade no colonizado, tornando-os sem valor, alheios aos direitos e a ética. 
6. Diferença colonial: A diferença colonial consiste em buscar conhecimento e pensar a partir das margens criadas pela colonialidade do poder, não para reafirmar seus conhecimentos, mas para buscar novos construídos a partir da forma de pensar moderna, em diálogo com a epistemologia da época.
7. Interculturalidade: Envolve um projeto de interação recíproca entre duas culturas, com conceitos ético e políticos voltados a decolonização, possibilitando convívio e integração com base no respeito pela diversidade, 	
8. Pedagogia decolonial: A pedagogial decolonial envolve uma práxis baseada na construção de novas condições sociais, políticas, culturais e de pensamento. Ela vai além da descolonização, visibiliza as lutas contra a colonialidade, mas também busca a construção de outras formas de viver, de poder e de saber. Uma pedagogia que vai além da transmissão do conhecimento, e se torna também uma política cultural.