Buscar

caso marielle franco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Marielle Franco
Marielle Franco se tornou um nome bastante conhecido nos últimos anos do país. Marielle Francisco da Silva, conhecida como Marielle Franco, foi uma vereadora e socióloga do Rio de Janeiro que foi vítima do feminicídio em 14 de março de 2018, um crime bárbaro onde 2 anos após sua morte não foi solucionado. Marielle ao ser eleita mexeu com uma estrutura patriarcal e machista que sustenta a sociedade brasileira até hoje.
Parafraseando a ativista Angela Davis, “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela, porque tudo é desestabilizado a partir da base da pirâmide social onde se encontram as mulheres negras, muda-se a base do capitalismo”, a partir dessa citação percebemos a importância de Marielle já que a mesma foi e ainda é de extrema importância para mulheres, mas principalmente para mulheres negras que de acordo com o Levantamento do Atlas da Violência 2019 mostra que dos 4,936 casos de assassinatos de mulheres em 2017, em 66% dos casos as vítimas eram negras. A vereadora lutava todos os dias pelas minorias, lutou principalmente conta o machismo, mostrava diariamente que as mulheres tinham o seu lugar dentro da sociedade e principalmente na política, pois a mesma estava inserida dentro de um ambiente machista que ainda hoje não é aceito por mulheres.
A mesma fez um chamado para as mulheres para que elas ocupassem a política institucional, um chamado que tinha como objetivo o enfrentamento ao patriarcado que ainda impõe a submissão de mulheres aos homens. A vereadora não queria estar sozinha dentro do Parlamento, um espaço que é historicamente dominado por homens brancos.(isso) Marielle foi vítima do feminicídio político que basicamente consiste na execução sumária de uma mulher com carreira ascendente na política, uma mulher negra, da periferia e lésbica que que possuía um cargo de extrema importância na sociedade, embora sua voz tenha sido calada em um ato de execução, a sociedade brasileira não se calou e até hoje buscam por uma resposta quem mandou matar Marielle?

Outros materiais