Buscar

A Estação Ecológica de Alto Maués

Prévia do material em texto

A Estação Ecológica de Alto Maués, localizada no município de Maués (AM) é um tipo de Unidade de Conservação que contempla áreas destinadas à preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites. A Reserva Biológica Atol das Rocas/ RN, é uma preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais. 
A reserva legal, por sua vez, não é uma unidade de conservação, mas é a área do imóvel rural que deve ser coberta por vegetação natural e que pode ser explorada com o manejo florestal sustentável. O percentual a ser registrado como Reserva Legal varia segundo o bioma e a região em questão, sendo, conforme consta no Código Florestal: 80% em propriedades rurais localizadas em área de floresta na Amazônia Legal; 35% em propriedades situadas em áreas de Cerrado na Amazônia Legal, sendo no mínimo 20% na propriedade e 15% na forma de compensação ambiental em outra área, porém na mesma microbacia; 20% na propriedade situada em área de floresta, outras formas de vegetação nativa nas demais regiões do país; e 20% na propriedade em área de campos gerais em qualquer região do país. A proteção da vegetação nos imóveis privados varia em percentual conforme os biomas, sem, contudo, congelar totalmente a propriedade para uso alternativo do solo.
Dentre as Áreas de Proteção Ambiental de Santa Catarina, segundo consta no site do ICMBio, destaca-se a APA da Baleira Franca. As finalidades da APA da Baleia Franca são proteger, em águas brasileiras, a baleia franca austral, ordenar e garantir o uso racional dos recursos naturais da região, ordenar a ocupação e utilização do solo e das águas, ordenar o uso turístico e recreativo, as atividades de pesquisa e o tráfego local de embarcações e aeronaves.
Em sua rota migratória reprodutiva, a baleia franca passa pela região entre os meses de junho e novembro. As riquezas naturais protegidas pela APA vão além da Baleia Franca, incluem outras espécies de animais e vegetais nativos, promontórios, costões rochosos, praias, ilhas, lagoas, banhados, marismas, área de restinga, dunas, além de sítios arqueológicos, como os sambaquis e as oficinas líticas. Essas áreas pertencem ao grupo de UCs de uso sustentável, em geral extensa, com certo grau de ocupação humana, com atributos bióticos, abióticos, estéticos ou culturais importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas.