Buscar

Políticas sociais em habitação

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	Xxx
	
	Disciplina:
	Políticas Sociais em Habitação 
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Reposição ( Cod.:666982) ( peso.:1,50)
	Prova:
	×××
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A gestão de fato do planejamento urbano deve ser uma prática que supera o clássico planejamento oficial que se resume em uma ação meramente administrativa. A realidade cotidiana muitas vezes exige intervenção emergencial e técnica para deliberar sobre eventos sinistros. Sobre essa questão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A gestão do urbano deve prevenir tragédias decorrentes de desmoronamentos e enchentes.
(    ) O pensamento alienado dificulta o planejamento e a intervenção preventiva.
(    ) A materialização e administração das cidades é de responsabilidade do Poder Executivo.
(    ) As práticas de favorecer interesses particulares não interferem na gestão do urbano.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	2.
	O Brasil foi marcado pelo patrimonialismo, e com certeza isto comprometeu as características da política urbana. A urbanização foi marcada pelo modelo acelerado e concretado do desenvolvimento moderno, apresentando assim várias consequências negativas. Análise as afirmativas a seguir: 
I- O acesso a equipamentos e serviços também ficou submetido ao poder político da região.
II- O uso de recursos públicos em terras ocupadas compromete o dono das terras, que, por causa do apadrinhamento, consegue acessar as moradias irregulares.
III- Com o crescimento econômico a partir dos anos 80, teve sequelas negativas, como a baixa qualidade de vida, aumento das desigualdades sociais e da violência urbana. 
IV- Em 1808, foram decretadas novas normas para distribuição de terras brasileiras, levando em conta o tempo de ocupação ilegal da terra e a quantidade de filhos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	3.
	A reforma urbana em 1960 trouxe propostas de mudanças estruturais referentes às questões fundiárias, com grande foco na concretização da reforma agrária. Neste movimento, a Igreja Católica se faz presente no apoio e desenvolvimento de ações que apresentaram aspectos positivos. Analise as sentenças a seguir:
I- A participação da Igreja Católica foi de grande importância neste período, colaborando com o lançamento do documento Ação Pastoral.
II- A Igreja Católica não se posicionou com relação à reforma urbana, pois tem apoio contrário ao movimento.
III- O documento que a Igreja Católica lançou a favor da reforma tem como objetivo a função social da propriedade urbana.
IV- Os movimentos populares e pastorais lançaram o movimento pela constituinte em janeiro de 1990.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	4.
	Por via de uma análise nos registros imobiliários, constata-se a ilegalidade no uso do solo e nas construções urbanas. A percepção que se tem é que esta realidade é ignorada pela maioria dos governantes. Sobre essa questão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As construções edificadas de maneira ilegal podem superar 50% das construções nas cidades.
(    ) Os profissionais da área conseguem fazer uma análise crítica, pois há uma discrepância entre os fatos e as normas.
(    ) A burguesia é beneficiada pelas normas contrárias à penalização dos menos favorecidos quando estes não as cumprem.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	5.
	A realidade das cidades contemporâneas é resultado do processo histórico pelo qual a formação das cidades passou devido à migração das comunidades rurais dos campos para as cidades, em busca de melhores condições de vida. Esse crescimento desordenado contribuiu para originar o que hoje chamamos de favela. Sobre essa questão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A percentagem de crescimento da população das favelas em determinados períodos chegou a ser maior que das cidades. 
(    ) O processo de inchamento urbano causa a favelização, consequentemente o aumento da pobreza.
(    ) As políticas públicas são aplicadas para a retirada das pessoas da favela quando o mercado imobiliário possui interesse na área.
(    ) Os ambientalistas geralmente são favoráveis à permanência das famílias nas áreas irregulares.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	6.
	Ao propor uma reflexão sobre o ideário positivista, o processo de industrialização e urbanização apresentava como um propósito abrir caminho para a independência brasileira, que por muitos séculos teve a preponderância coronelista. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Com o desenvolvimento econômico e o processo de urbanização, a evolução da sociedade sofreu o aumento da pobreza nas regiões do país.
(    ) Quando refletimos sobre a habitação, devemos pensar que não discutimos apenas o acesso, mas, sim, sobre a qualidade na moradia, para que todos tenham acesso a moradias ilegais.
(    ) A política de habitação não é considerada um direito fundamental para a vida.
(    ) A sociedade como um todo passou a ser dependente do processo de urbanização e de progresso, deixando o modelo da República Velha.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	7.
	A segregação urbana e a favelização estão diretamente ligadas. Estes fatos são decorrentes das desigualdades socioeconômicas e também dos problemas de planejamento e gestão urbana. Também é resultante das contradições sociais, pois o desenvolvimento de favelas colabora para a ativação e a reprodução da segregação socioespacial. Referente à segregação urbana, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A segregação ambiental e a discriminação social não podem ser consideradas como uma forma de exclusão.
	 b)
	Para ocorrer mudanças neste cenário da segregação urbana, são necessários investimentos nas políticas públicas ambientais.
	 c)
	A ocupação em áreas irregulares não apresenta problemas ambientais, somente a questão de ilegalidade da construção.
	 d)
	As áreas mais concentradas de ocupação irregular estão nas cidades de médio porte.
	8.
	No Brasil, a área de ocupação irregular vem crescendo exageradamente. Cada vez mais famílias invadem áreas públicas com construções em área de risco. Isso acontece devido ao déficit habitacional e à desigualdade social. Famílias arriscam suas vidas em busca de moradias irregulares, com os mais diversos riscos sociais. Referente às áreas de ocupação irregular, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O poder público não consegue cadastrar todas as áreas irregulares, porém as famílias conseguem também a instalação de energia elétrica e água, facilitando, assim, sua permanência nestes locais de risco.
	 b)
	As ocupações em áreas de riscos são consideradas habitáveis, por conta da falta de programas habitacionais para a população de baixa renda.
	 c)
	Os militantes dos movimentos ambientalistas são a favor da urbanização e regularização das áreas ocupadas ilegais.
	 d)
	O poder público vem investindo em profissionais técnicos especializados, com intuito de levantar dados para evitar ocupações irregulares nas áreasconsideradas ilegais.
	9.
	As cidades vêm se desenvolvendo aceleradamente, com isso também avança os cadastros das ocupações irregulares, que identificam através do monitoramento onde fiscalizam as ocupações ilegais. Entretanto, muitas cidades brasileiras não possuem este controle, gerando assim uma cidade ilegal e inexistente. Referente às cidades e suas diversidades, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O mercado imobiliário tem investido cada vez mais no planejamento urbano, através de leis que regulamentam o uso e o zoneamento do solo.
	 b)
	O planejamento urbano é considerado viável quando não haver índice de ocupações irregulares nas cidades brasileiras.
	 c)
	Com as ocupações irregulares, não há o que fazer para que não ocorra mais estas situações, pois uma vez ocupada torna-se de direito.
	 d)
	Na década de 70, as cidades começaram a efetivar os planos diretores (PDs), objetivando uma totalidade do urbano.
	10.
	Ao sugerir uma reflexão sobre a violência urbana, salientamos que isso é reflexo do grande crescimento das cidades, sendo necessária uma ponderação de maneira crítica e reflexiva, para assim avaliar as políticas públicas desenvolvidas pelos governantes, com intuito de diminuir o índice desse tipo de violência. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A violência urbana é uma questão social que apresenta a realidade da sociedade neste milênio, sendo um reflexo do crescimento desordenado das cidades brasileiras.
(    ) A violência urbana só teve destaque no município de médio porte, pois os demais não há índice de violência urbana.
(    ) A partir do empobrecimento da classe média, causada pelos baixos salários e o aumento do desemprego, não vem apresentando índices de aumento ao longo da história do Brasil, nem mesmo aumento no número de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
(    ) A violência urbana é apresentada como uma questão social, que vem sendo generalizada pela mídia, passando a responsabilidade para a população de baixa renda e excluída. E também não leva em consideração todo o contexto social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando