Buscar

O que sao esteroides anabolizantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que são Esteroides Anabolizantes (Texto 2)?
Esteroides Anabolizantes (EAs) são hormônios de ação complexa, e entendê-los requer estudo minucioso e conhecimento prévio sobre o funcionamento do corpo humano (veja as postagens técnicas do perfil). No entanto, é possível adquirir uma noção geral sobre eles mesmo em um post curto como este.
Primeiro, vamos desmembrar o nome e analisar cada termo. Esteroide é o nome dado a qualquer molécula que contenha em sua estrutura  4 anéis de carbono organizados em uma configuração particular (três ciclohexanos e um ciclopentano, veja imagem do post). Dentre esteroides conhecidos, podemos citar a testosterona, o estradiol, o cortisol, alguns ácidos biliares (ácido cólico), e algumas formas da Vitamina D (colecalciferol, a vitamina D3, é um secoesteroide, isto é, um esteroide com um dos anéis abertos). Por serem lipossolúveis, esteroides conseguem atravessar a membrana celular e então se ligar a receptores em seu interior. Dessa forma, esteroides costumam ter efeito hormonal caso sejam liberados na corrente sanguínea.
Anabolizantes remetem ao termo "anabólico", que é usado para designar processos do metabolismo que constroem tecidos. A síntese de lipídeos, o armazenamento de glicogênio, e a síntese proteica são todos processos anabólicos. Podemos chamar as substâncias que estimulam esses processos de anabolizantes, sejam elas hormonais ou não. Suplementos de proteína e creatina podem ser considerados anabolizantes, e até mesmo os alimentos exercem esse papel, mas usamos em geral o termo anabolizantes quando falamos de fármacos. Esses fármacos, por sua vez, podem ter ação hormonal ou não, e os que têm ação hormonal podem ser esteroides, mas também podem ser peptídeos, como GH e insulina, eicosanoides--como prostaglandinas--ou até mesmo aminoácidos.
Os esteroides anabolizantes mais conhecidos são os esteroides anabolizantes androgênicos (EAAs), que são a testosterona e seus derivados. No entanto, já se sabe que estradiol e progesterona têm efeitos anabólicos ou ao menos efeitos que sinergizam com outras substâncias anabólicas [3,4]. Esses efeitos dependem de uma interação complexa entre as diferentes substâncias.
EAAs possuem diversos efeitos além do anabolismo muscular, como crescimento de pelos, elevação ou diminuição da libido, agressividade, acne, depressão, aumento da energia e motivação, etc. Diferentes drogas possuem diferentes capacidades de estimular o anabolismo, e também diferentes perfis de efeitos colaterais. O usuário de esteroides geralmente escolhe as drogas dependendo de quais desses efeitos ele deseja, o que pode variar dependendo das caracteísticas e objetivos de cada usuário.
Devido aos seus colaterais, os esteroides se tornaram um tabu na sociedade e são droga de uso controlado, sendo sua prescrição permitida apenas como tratamento de certas patologias. Realmente, essas drogas apresentam riscos, mas o Medicina do Aprimoramento defende que cabe aos indivíduos tomarem decisões sobre sua própria vida e saúde, e aos médicos orientar os indivíduos de forma imparcial, dando-lhes a informação mais acurada o possível e deixando que eles tomem as decisões e assumam a responsabilidade pela própria vida.
Graças ao tabu, há poucas pesquisas científicas acerca do assunto, e os profissionais de saúde se recusam a falar--ou até mesmoa estudar--sobre esteroides anabolizantes e outras drogas de performance. A ciência, no entanto, deve ser imparcial, e não deve deixar de explorar um tópico apenas por ele ser tabu. Muito pelo contrário, são os territórios mais obscuros que mais precisam ser explorados.
Finalmente, é direito de cada indivíduo de ter a informação necessária para tomar decisões acerca de sua vida, e portanto esteroides (e outros tipos de) anabolizantes serão tópico recorrente do Medicina do Aprimoramento. Reforçamos que não estimulamos o uso de nenhuma dessas drogas, e que o conteúdo aqui disposto possui apenas intuito educativo.
Referências:
1. http://www.chemistryexplained.com/St-Te/Steroids.html
2. https://en.wikipedia.org/wiki/Anabolic_steroid
3. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2873087/
4. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3879672/

Continue navegando

Outros materiais