Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZA DES II

Prévia do material em texto

Leia esses itens destacados no seu guia de estudos e escolha um dos aspectos a seguir para tecer suas reflexões, em 30 (trinta) linhas, no máximo!
* Como essas questões têm sido consideradas no cotidiano das escolas?
Nas instituições escolares o debate a respeito da formação continuada dos docentes nem sempre é algo corriqueiro ou primordial. Alguns acreditam que só a graduação já é suficiente para garantir que eles possam atuar de maneira satisfatória e benéficas para o desenvolvimento do professor de ensino e aprendizagem.
A formação continuada é extremamente necessária para uma profissão que tem suas atribuições ligadas diretamente ao ser humano e seu aprendizagem. Os alunos apresentam sempre com diferenças e particularidade que proporciona ao professor observar um mundo de possibilidades inseridos em sua sala de aula.
As instituições escolares, a gestão e o corpo docente por vezes não observam a importância de se manter atualizado e em constante processo de formação, alguns apresentam-se engessado por estratégias e métodos considerados antiquados frente a realidade das escolas atuais.
A formação continuada, assim como os cursos de capacitação são fontes onde os professores podem se deleitar em novos conhecimentos e atualizar-se almejando está sempre se requalificando para propor aos discentes, inovações nas metodologias e estratégias pedagógicas. A possibilidade de aplicar na pratica a teoria que está se sendo estudada propicia aos professores a visão de quais teorias e métodos são mais adequados a realidade de seus alunos. 
Assim como também é de suma importância que os professores se sintam e sejam verdadeiramente valorizados por seus esforços e desempenhos em sua formação continuada. Para que vislumbrem que estão no caminho correto e que os demais acreditam que a sua formação é a base para o desenvolvimento de mudanças que afetam direta e indiretamente a vida de todos os inseridos no cotidiano escolar. 
Para a Educação Especial é primordial que os professores realizem pós-graduação e cursos de capacitações na área, tendo em vista que no transcorrer dos cursos de licenciatura as disciplinas e conteúdos ligadas a Educação Especial é insuficiente e em alguns cursos inexistentes. Ocasionando dificuldades no desempenho das funções da docência quando se tem um aluno com necessidades educacionais especiais em sua sala de aula, o professor sente-se sem rumo e não sabe como proceder e desenvolver adequadamente o processo de inclusão e a adaptação curricular necessária.

Continue navegando