Buscar

Apol Objetiva 2 Ética e Estética na Educação - Nota 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Apol Objetiva 2 – Ética e Estética na Educação – Nota 100
Questão 1/10 - Ética e Estética na Educação
Considere o extrato de texto:
“Se a felicidade é o bem da alma pautado na virtude, é necessário saber o que é virtude e quais são as virtudes que tornam o homem feliz. “A excelência moral, portanto, é algo como a equidistância, pois como já vimos, seu avo é o meio termo”(Aristóteles, 1991, p. 14) 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba. PR. Ed. Intersaberes. 2019. P. 76
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre o conceito de virtude e ato moral proposto por Aristóteles analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
A	Aristóteles insiste no fato de que o ato moral deve ser voluntário e consentido.
B	Para Aristóteles, a virtude pode ser adquirida independente da prática.
C	O ato moral existe a partir do momento da ação, seja ela livre ou coagida.
D	A virtude moral é inata, todo homem nasce virtuoso em Aristóteles.
E	Uma pessoa comete um ato moral ou imoral mesmo não sabendo.
Questão 2/10 - Ética e Estética na Educação
Atente para a citação:
“Platão reconhecia a influência dos poetas imitadores sobre a audiência – lembrando que a poesia era feita para ser declamada.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba. PR. Ed. Intersaberes. 2019. P.201
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a relação entre arte e educação, assinale a alternativa correta:
A	Platão refuta a arte em todas as suas formas e possibilidades educacionais.
B	Aristóteles, na Política, disse que a música não serve à educação.
C	O conceito tradicional de arte como educação e instrumento de aperfeiçoamento moral foi rejeitado durante toda a Idade Média.
D	Apesar de Platão, na República, refutar a arte imitativa, reconheceu e defendeu as formas artísticas nas quais viu instrumentos educacionais úteis
E	O conceito tradicional de arte como educação sofreu alterações significativas a partir do Renascimento e na Idade Média.
Questão 3/10 - Ética e Estética na Educação
Considere o extrato de texto: 
“Epicuro considera mais apropriado ser sábio e desafortunado do que possuir uma grande fortuna e ser tolo. Do mesmo modo, o filósofo considera melhor um bom projeto não concluído do que um ter êxito em um projeto concluído ruim”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba. PR. Ed. Intersaberes. 2019. P. 86
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a noção de felicidade e os remédios propostos por Epicuro, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
A	A felicidade consiste em se render aos desejos, viver bem é viver com prazer, sem nos aproximarmos da dor e do medo.
B	O mal supremo dura muito e nos causa sofrimentos maiores.
C	Segundo Epicuro devemos compreender que o bem supremo é muito complexo e difícil de captar.
D	Para Epicuro, controlar os desejos é o que nos faz mal.
E	Epicuro propõe não esperar nada de bom ou de mau dos deuses e ser indiferente perante a morte.
Questão 4/10 - Ética e Estética na Educação
Considere a seguinte afirmação:
“Estoicismo, cinismo e epicurismo são escolas filosóficas que buscam, cada uma à sua maneira, responder aos anseios humanos por uma vida de plena realização. Nesse sentido, um aspecto comum a ser mencionado [...] é um modo de vida proposto (e vivenciado) por seus adeptos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba. PR. Ed. Intersaberes. 2019. P. 78
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação a partir dos estudos feitos por Pierre Hadot sobre o estoicismo analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
A	Pode-se dizer que o estoico se sente preso, sem liberdade, na medida em que tem consciência que não existe outro bem a não ser o bem racional.
B	Pierre Hadot afirma que os estoicos são desprezíveis para nossos dias, em que as pessoas estão viciadas em seus celulares e redes sociais.
C	O estoicismo defende viver em plena consciência, em plena lucidez, dar toda sua intensidade a cada um de seus instantes e um sentido à toda vida.
D	O estoico é alguém que se sente o tempo todo agitado, ansioso e vulnerável.
E	O estoicismo defende viver distante do mundo, para não se envolver, sem intensidade e sem muita consciência.
Questão 5/10 - Ética e Estética na Educação
Atente para a citação:
“A boa vontade é essencial e inerente ao homem. Mas o que é a boa vontade? É avontade submetida à lei e ao dever moral, a necessidade de agir racionalmente segundo à lei”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba: Intersaberes. 2019. P. 88
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a ética kantiana, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:
A	Kant duvida da existência de uma obrigação moral.
B	Para Kant é o entendimento humano que cria os fatos e os fenômenos.
C	Para Kant existe uma obrigação moral que deve ser compreendida.
D	Kant fundou uma ética baseada em princípios teológicos preocupada com questões religiosas.
E	A moral, para Kant, não existe, e significa fazer uma metafisica dos costumes.
Questão 6/10 - Ética e Estética na Educação
Considere o extrato de texto: 
“Kant não sugere a existência da boa vontade: ele a coloca como dado inicial e indiscutível. Mediante esse pressuposto, ele examina em que condições ela existe, ou quais são as condições implicadas por ela – em outros termos, analisa o que significa a boa vontade ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba: Intersaberes. 2019. p. 87
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre os elementos conceituais da moral kantiana, marque a alternativa correta:
A	Para Kant as leis morais devem ser metafísicas e sobrenaturais, isto é, universais.
B	Segundo Kant a moral depende unicamente da razão, não pode depender das contingências históricas da humanidade.
C	Todas as coisas na natureza agem de acordo com leis, apenas o ser racional as questiona.
D	A Moral, para Kant, depende de nossos sentimentos.
E	Para Kant, todo princípio moral existe devido ao histórico dos indivíduos e do mundo.
Questão 7/10 - Ética e Estética na Educação
Atente para a citação: 
"Se o objetivo é a formação ética e moral dos alunos, também é necessário que os educadores conheçam as etapas da consciência moral propostas por Kohlberg, apresentadas em uma síntese feita por Habermas".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba. PR. Ed. Intersaberes. 2019. p. 47
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre os estágios morais de Kohlberg, assinale a alternativa correta:
A	O pré-convencional é onde o castigo e o poder das autoridades não são razões para se fazer o que é direito.
B	O nível-convencional é o estágio de objetivo instrumental individual e da troca.
C	Os princípios ético-universais referem-se à igualdade de direitos humanos e ao respeito pela dignidade.
D	O contrato social é o acordo
segundo o qual ninguém é obrigado a aceitar um contrato social que não elaborou.
E	De preservação do sistema social e da consciência é onde uma pessoa única mantém a instituição.
Questão 8/10 - Ética e Estética na Educação
Considere o extrato de texto:
"Conforme é possível perceber, a ética tem origem no saber ético, proveniente das primeiras civilizações. É ele que prescreve as principais categorias da ética filosófica.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba. PR. Ed. Intersaberes. 2019. P. 69
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação em relação aos elementos conceituais da moral socrático-platônica, assinale a alternativa correta:
A	Sócrates demonstrou que o Estado e a moral não devem se submeter às leis, mas sim à razão autônoma.
B	Antes de Sócrates a ética era baseada nas religiões e nos mitos vigentes nas sociedades, que ditavam valores e prescrições.
C	A ética era, pois, determinada pela tradição e pelos ensinamentos dos anciãos que a transmitiam em ritos de iniciação.
D	Na verdade, na sociedade de Sócrates não havia ética anda, esta teve inicio em Aristóteles, em Ética a Nicômaco.
E	Para Sócrates não deveria existir moral, pois ninguém deveria ditar normas a algum cidadão.
Questão 9/10 - Ética e Estética na Educação
Considere o extrato de texto: 
“Se você já estudou filosofia, deve lembrar do cínico Diógenes de Sinope (413 a.C – 323 a.C) e das histórias sobre ele. Discípulo de Antistenes ( 445 a.C a 365 a.C), Diógenes é considerado o emblema do cinismo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba: Intersaberes. 2019. P. 81
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre o conceito de cinismo e seus elementos teóricos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
A	O cinismo é um modo antigo de praticar a moral, dando ênfase às concepções práticas tradicionais.
B	Os cínicos prezavam pelos costumes sociais, pelas etiquetas e demais convenções, e viviam de acordo com o que a sociedade impunha.
C	Cínicos, no conceito de filosofia, são pessoas que prezavam pelos bens materiais, buscando acumular o máximo de bens possível.
D	O cinismo é uma ética de ascetismo, de despojamento, o que fazia com que os cínicos se opusessem de modo radical ao consumismo, a tal ponto de viverem como mendigos.
E	Essa linha filosófica, chamada cinismo, não possui ética.
Questão 10/10 - Ética e Estética na Educação
Leia o fragmento de texto: 
“A arte a favor da vida – eis a chave do pensamento de Nietzsche. A arte transfigura o ser existente, mas só a tragédia exprime a crença na eternidade da vida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSA, Maria D. Arte e vida no pensamento de Nietzsche. Cadernos Nietzsche, São Paulo, v.36 n.1, p. 227-244, 2015. p. 232. http://www.scielo.br/pdf/cniet/v36n1/2316-8242-cniet-36-01-00227.pdf. Acesso em 05 de jul. de 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação, apresente a alternativa que descreve a importância da música para Nietzsche:
A	Nietzsche viu na música a matriz apolínea do mito trágico.
B	Para ele, o impulso dionisíaco presente na música é capaz de romper com as formas do tempo, do espaço, da causalidade e com a individualidade apolínea.
C	A música, para Nietzsche, em vez de revelar a essência do mundo, revela suas nuances transitórias e contingentes.
D	O impulso apolíneo presente no mundo é capaz de romper com suas formas da realidade aparente.
E	Para Nietzsche, somente a poesia é considerada a maior de todas as artes, superando a música.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando