Buscar

Ciclo Vida Produto Atari 2600

Prévia do material em texto

Atividade Prática Projeto de Fábrica e Instalações Industriais - U1 - Seção 2
Aluno: Fernando Rogério dos Santos - 367689067455
Ciclo de vida de um produto
Atari 2600
1 – Lançamento do Produto
A Atari, Inc. foi fundada por Nolan Bushnell e Ted Dabney em 1972. O seu principal produto Atari 2600, originalmente vendido como Atari Video Computer System ou Atari VCS até novembro de 1982, é um videogame projetado por Jay Miner e lançado em 11 de setembro de 1977 nos Estados Unidos. Considerado um símbolo cultural dos anos 80, foi um fenômeno de vendas no Brasil entre os anos de 1979 a 1986 e seus jogos permanecem na memória de muitos que viveram a juventude naquela época.
 Na tentativa de competir diretamente com o Fairchild Channel F, a Atari chamou a máquina de 'Video Computer System' (ou VCS abreviando), pois o Channel F era nessa época conhecido como o VES, de Video Entertainment System.
O preço inicial de seu lançamento era de 199 dólares e tinha 9 títulos. O 2600 também foi apelidado SVA de Sears Video Arcade e vendido pelas lojas Sears-Roebuck. Em 1977, a Atari vendeu apenas 250 000 VCSs. Em 1978, apenas 55 000 de uma produção de 800 000 foram vendidos, e foi preciso ajuda financeira da Warner para cobrir prejuízos. Isso causou discordâncias e causou a saída do fundador da Atari, Nolan Bushnell, em 1978.
2 – Crescimento no mercado e maturidade
Uma vez que o público descobriu que era possível jogar jogos diferentes e os programadores aprenderam a alcançar os limites do hardware, o 2600 ganhou popularidade. Dessa forma, a Atari pôde ocupar mais facilmente o então crescente mercado. Em 1979, o 2600 foi o presente de natal mais vendido, principalmente por seus jogos exclusivos. Milhões de consoles foram vendidos esse ano.
A Atari licenciou o grande sucesso de arcade Space Invaders da Taito, o qual aumentou ainda mais a popularidade do console quando foi lançado, em maio de 1980, dobrando as vendas novamente para mais de 2 milhões de unidades vendidas. O 2600 e seus cartuchos foram o maior fator por trás do gigantesco lucro da Atari, de mais de 2 bilhões de dólares em 1980. As vendas dobraram novamente pelos 2 anos seguintes, com venda de quase 8 milhões de unidades em 1982.
2 – Declínio
Durante este período, a Atari continuou a crescer até possuir uma das maiores divisões de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Vale do Silício. Grande parte do orçamento de P&D foi gasto em projetos que pareciam não se adaptar aos videogames (e mesmo ao computador) fabricados pela companhia. Muitos destes projetos nunca viram a luz do dia. Enquanto isso, várias tentativas de criar novos consoles falharam por uma razão ou outra, embora seu modelo de computador pessoal, a família Atari de 8 bits, tenha obtido vendas razoáveis, se não espetaculares.
Os programadores de muitos dos maiores sucessos do Atari começaram a ficar cada vez mais descontentes com a companhia, por essa não dar créditos aos desenvolvedores de jogos. Por exemplo, Rick Mauer, o programador do jogo Space Invaders, não recebeu nenhum crédito e ganhou apenas USD$ 11.000 por seus esforços, em compensação o cartucho arrecadou mais de USD$ 100 Milhões em vendas.
Muitos outros programadores deixaram a companhia e formaram suas próprias software houses independentes. A mais proeminente e duradoura dessas desenvolvedoras terceiras foi a Activision, a empresa conseguiu judicialmente o direito de produzir jogos para o console, os quais os títulos rapidamente se tornaram mais populares que os da própria Atari.
Apesar de não estar descontinuado formalmente, o 2600 não foi desenfatizado por dois anos depois da venda da Atari em 1984 pela Warner para Jack Tramiel (fundador da Commodore), que queria se concentrar em computadores pessoais.
Ele congelou todo o desenvolvimento de jogos de console, incluindo o jogo Garfield para o Atari 2600 e o port Super Pac-Man.
O Atari 2600 continuou a ser vendido nos EUA e Europa até 1990, e na Ásia até o começo de da década de 1990. A última versão licenciada do 2600 a ser lançada foi o KLAX em 1990.
O Atari 2600 foi oficialmente aposentado no dia 1º de janeiro de 1992.
Conclusão
Sem sombra de dúvida o produto ATARI 2600 foi de grande sucesso. Tornou-se o videogame de maior vida na história de jogos dos EUA. Ele teve uma vida útil de 14 anos e 2 meses - aproximadamente três vezes mais que a vida 'normal' de um console.
O console e seus velhos e novos jogos são muito populares entre colecionadores por causa de seu importante impacto na história dos vídeo games e eletrônicos e também por seu valor nostálgico em muitas pessoas.

Continue navegando