Buscar

1MapaEmpreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso de Bacharelado em Serviço Social - NEAD
	NOME: Mayara Alessandra Alves de Deus
	RA: 17492335
	MÓDULO: 53/2020
	DISCIPLINA: Empreendedorismo Social
ATIVIDADE MAPA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO SERVIÇO SOCIAL E EMPREENDEDORISMO
Projeto: Empoderando Moradores em Situação de Rua
Objetivo geral: Realizar uma Horta Comunitária de Legumes, Verduras, Temperos e Chás para consumo próprio dos Abrigados e Moradores em Situação de Rua que ficam no Abrigo (Casa de Convivência), Buscando construir o seu empoderamento, com a sua plantação e colheita, além de serem servidos diariamente todos os dias nas suas refeições, uma parte será separada para a venda e lucros desses participantes. 
Objetivos Específicos: 1- Realizar Ações de Encontros com Palestras e Organizar uma Horta Comunitária no próprio Abrigo, com apoio da Prefeitura local, para que todos possam usufruir dos recursos que forem arrecadados com a venda desses produtos que serão plantados e colhidos por essa demanda. 2- Organizar e Realizar Palestras e Atividades Relacionadas aos Cuidados do Plantio de Legumes e Verduras em uma horta comunitária no Abrigo (Centro de Convivência) dos Moradores em Situação de Rua. 3-Ensinar e Contribuir Para a Prevenção de Doenças por falta de Vitaminas que as Verduras e Legumes possuem para o fortalecimento da Imunidade do Corpo, Ajudando-os na sua Saúde e Bem Estar com a Utilização desses itens de Verduras e Legumes. 4-Fortalecer e Valorizar essas Pessoas que estão em Situação de Rua e se utilizam do Abrigo para realizar suas alimentações, lavar suas roupas, tomar banhos e realização de várias atividades artesanais, onde os envolvidos se empenharão na organização, cuidados e plantios das Verduras, Legumes e chás juntamente com alguns funcionários do próprio Abrigo (Centro de Convivência).
Esse projeto será útil para essa demanda, pois é um negócio importante e de impacto social, econômico e de sustentabilidade, porque é importante e necessário para que essa demanda envolvida nesse processo, pois são pessoas que não possuem famílias e são de extrema pobreza e vulnerabilidade social. Pois, muito além de um prato de comida, um banho ou mesmo um local para lavar suas roupas, a Casa oferece aos moradores em situação de rua da cidade a oportunidade de colocar a mão na terra para o cultivo de legumes, verduras e ervas para chás. Tudo cem por cento livre de agrotóxicos, o que será melhor para a saúde. Será muito importante a iniciativa desse projeto, para ajudá-los, no nível de conhecimentos científicos sobre como organizar, arar, semear, plantar e cuidar da horta comunitária e também na utilização da colheita para a saúde e a venda de uma parte dos mesmos, pois irá gerar impacto social e econômico, com os lucros que serão divididos entre todos os participantes. Muito além de receberem palestras de saúde como utilizar todas as verduras, legumes e ervas para chás, para saber cuidar melhor da sua saúde. Justifica-se então, este Projeto pela necessidade desses moradores em situação de rua, ser de extrema pobreza e que estão em situação de vulnerabilidade social, realizando assim, o empoderamento dessas pessoas envolvidas e a internalização desses novos conceitos de conhecimentos que irão receber dos técnicos que são funcionários do próprio Abrigo e se mobilizarão para realizar benefícios a todos esses usuários do Abrigo (Centro de Convivência). Com base na situação atual financeira e econômica dessa demanda envolvida, apresentamos e pretendemos modificar e transformar a vida dessas pessoas que se engajarem nessa ação. Essas são as razões pelas quais, esse projeto merece receber investimento da prefeitura e ser apoiado por todos os funcionários desse Abrigo. Pois, mudará a situação e transformará a realidade desses participantes. A importância do impacto social e econômico gerado para esse público será de grandes melhoramentos na vida de todas essas pessoas por muito tempo, o que os incentivará a dar continuidade no projeto.
A instituição executora do projeto será o próprio Abrigo (Casa de Convivência) e a Prefeitura local desta comunidade. E o seu público beneficiário, que serão esses usuários desse Abrigo (Centro de Convivência). As pessoas que compõe a equipe técnica para executar as atividades do projeto são os funcionários do Abrigo, a parceira deste projeto será a prefeitura local. Esse projeto não terá custo financeiramente para ser executado. Somente o empenho dos funcionários do Abrigo e da Prefeitura da comunidade e o engajamento de todos nessas ações.
O Projeto terá início no ano letivo no dia primeiro de fevereiro às 08h00min e o término será no final do ano letivo no dia trinta de dezembro às 15:00horas. O Projeto terá duração entre dez meses a um ano e ou conforme tiver necessidade de duração para que se consigam atingir seus objetivos propostos nesse projeto. Cronograma das Ações a serem realizadas nesse Projeto intitulado: Empoderando Moradores em Situação de Rua
	
Ações a Serem Realizadas Nesse Projeto
	Mar
	Abr
	Mai
	Jun
	Jul
	Ago
	Set
	Out
	Nov
	Dez
	Reuniões com Orientações de Aulas Teóricas e Práticas para todos os participantes, com a equipe técnica do Abrigo que oferecerá instruções sobre o Cultivo da Horta Comunitária, desde arar, semear a terra até plantar as mudas de hortaliças e ervas de chás.
	X
	
	
	X
	
	
	X
	
	
	
	Reunião com os Todos os Envolvidos no Projeto para Feedback dos Trabalhos Realizados nesse Projeto.
	
	X
	
	X
	
	X
	
	
	X
	
O projeto contará com um espaço físico (terreno baldio cedido pela Prefeitura) a toda a comunidade que já são utilizados para o cultivo de outros tipos de plantações. Será separado um espaço comunitário para os canteiros de legumes e verduras, temperos caseiros e chás. 
Os objetivos propostos nesse projeto serão alcançados com as seguintes metas e estratégias. Primeiramente houve o desejo em realizar este projeto com essa temática para favorecer essas famílias. Depois nos reunimos com a maioria dos participantes e seus representantes para dialogarmos juntos sobre todos os andamentos e ações que serão praticadas. Levamos a idéia do projeto para os nossos parceiros do terceiro setor que é uma ONG aqui da comunidade, a qual nos incentivou com auxilio em dinheiro (verba) e com os funcionários técnicos que estão habilitados para realizarem essas orientações a essas famílias e aos técnicos do CRAS também. Realizaremos encontros com palestras e reuniões no CRAS. Faremos atividades teóricas e práticas no próprio local que serão plantados os temperos e plantas medicinais. Depois de colhidos, os alimentos têm destino certo: a cozinha da Casa, onde são preparados, diariamente, mais de 130 almoços, além de café da manhã. Com os legumes e verduras cultivados na horta comunitária, a equipe do abrigo já garante cinco dias de salada, por mês, para os freqüentadores, o que rende uma economia de R$ 200,00 (Duzentos Reais) no orçamento da Casa. Já os moradores em situação de rua ganham muito mais do que um prato de comida cultivada por eles mesmos. Ocupam-se, sentem-se úteis, aprendem um ofício e têm a oportunidade de fazer, de graça, uma das mais eficazes terapias do mundo: mexer na terra.
Todos os materiais que serão utilizados na realização desse projeto como compras de sementes e mudas de legumes e verduras, serão pagos com a ajuda da Prefeitura e do próprio CRAS. Receberemos algumas doações de mudas e materiais de trabalho como enxadas entre outras ferramentas que serão utilizados para arar a terra, capinar e plantar. A prefeitura também se dispôs a ofertar o terreno que é o espaço físico e alguns equipamentos e doação dos vales transportes e dinheiro para a compra de lanches que serão ofertados sempre que houver as reuniões para orientações e avaliações do andamento desse projeto intitulado: Idosos e Famílias Plantando o Futuro na Horta Comunitária Juntamente com o CRAS. 
REFERÊNCIAS:
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância; SIKORSKI, Daniela; CUNHA, Maria Cristina Araújo de Brito; COSTA, Valéria Cristina. Estágio Supervisionado:Serviço Social e Empreendedorismo. Daniela Sikorski; Maria Cristina Araújo de Brito Cunha; Valéria Cristina da Costa. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017. Reimpresso em 2019. 209 p. “Graduação - EaD”. 1. Social. 2. Empreendedorismo. 3. Serviço. 4. EaD. I. Título. ISBN 978-85-459-0638-4.
EDITORA CUBO: O cotidiano de pessoas em situação de rua: rupturas, sociabilidades, desejos e possibilidades de intervenção da Terapia Ocupacional.Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/0104-4931.ctoAO0541.Acesso em: 30 de ago. 2020.
EMPREENDEDORISMO ARTIGOS, Para se inspirar veja exemplos de empreendedorismo social no Brasil: Disponível em: https://meusucesso.com/artigos/empreendedorismo/5-exemplos-de-empreendedorismo-social-no-brasil-173/, Acesso em: 25 de aago de 2020.
RAZÕES PARA ACREDITAR. Moradores em situação de rua cultivam horta comunitária em abrigo de SP, Disponível em: https://razoesparaacreditar.com/moradores-em-situacao-de-rua-cultivam-horta-comunitaria-em-abrigo-de-sp/, Acesso em: 26 de ago. 2020.
5

Outros materiais