Buscar

Atividade Discritiva Probabilidade e Estastistica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A tendência central é um valor central ou um valor típico para uma distribuição de probabilidade. É ocasionalmente chamado de média ou apenas o centro da distribuição. As medidas mais comuns de tendência central são a média aritmética, a mediana e a moda. Uma tendência central pode ser calculada para um conjunto finito de valores ou para uma distribuição teórica, como a distribuição normal. 
Na estatística, a dispersão, também chamada de variabilidade, dispersão ou propagação, é a medida em que uma distribuição é esticada ou espremida. Exemplos comuns de medidas de dispersão estatística são a variância, desvio padrão e intervalo interquartil. A dispersão contrasta com a localização ou tendência central, e juntas são as propriedades mais utilizadas das distribuições.  Uma medida de dispersão estatística é um número real não negativo que é zero se todos os dados são iguais e aumenta à medida que os dados se tornam mais diversos. A maioria das medidas de dispersão tem as mesmas unidades que a quantidade a ser medida. Em outras palavras, se as medições são em metros ou segundos, assim é a medida de dispersão.
Na estatística vários índices são utilizados para descrever um conjunto de dados correspondente à sua tendência central ou dispersão que são as propriedades mais importantes que determinam a forma relativa da distribuição de um conjunto de dados. Portanto, gostaríamos de saber qual é a diferença entre tendência central e dispersão?
Diferença entre tendência central e dispersão.
A tendência central é o centro da distribuição, também chamada de média, visa mostra o valor mais comum, dentro de uma quantidade de valores a serem analisados. Já a medida de tendência dispersão é o comportamento de determinados valores, podendo ser uma variância ou um desvio padrão.
As medidas de tendência central mais comum são: média aritmética, moda e mediana. A média aritmética por exemplo é a divisão da soma total dos valores pelo número de valores.
Um exemplo de tendência de dispersão é desvio padrão, que consiste no resultado obtido através raiz quadrada da variância.
A estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, o processamento, a análise e a disseminação das informações, ela trabalha com dados, os quais podem ser obtidos por meio de uma amostra de uma população em estudo. Dentro da estatística existem vários ramos a ser estudados e trabalhados, dentre eles estão as medidas de tendência central e dispersão. 
As medidas de tendência central mostra qual o valor mais comum, dentro do conjunto de valores que está sendo analisado. As medidas mais comuns são: média aritmética, moda e mediana.
A média é o quociente entre a soma dos valores observados e o número de observações. A moda, é o valor ou variável que mais aparece e a mediana, é o valor que está no meio, (organizado de forma crescente).
 As medidas de dispersão são medidas que caracterizam a dispersão das observações de um determinado estudo. Dentre as medidas de dispersão estão, variância e desvio padrão.
A variância é a medida que se obtém somando os quadrados dos desvios das observações da amostra, relativamente à a média, e dividindo pelo número de observações da amostra menos um. O desvio padrão, mede a variabilidade dos valores em torno da média.
Portanto, a diferença entre ambas é que as medidas de tendência central tem como objetivo grupar uma série de valores que serão observado e as medidas de dispersão servem para avaliar a variabilidade dos valores observados, mostrando exatamente qual a margem de erro da pesquisa deixando a mais confiável.
As distribuições de repetição de dados contínuos são definidos por dois tipos de medidas ou parâmetros, medidas de dispersão e medida de tendência 
Central. As medidas de tendência centra l é chamado por esse nome, pois pelo fato dos da dos observados se uni em volta dos valores centrais, já as medidas de dispersão são diferentes são conhecidas pelas suas variações como variância e desvio padrão.
 
As medidas tendência central é a revelação por meio de só mente um valor ou central, demarcado por um grupo de informações que variam de acordo com o especifico. Existem vários tipos de medidas, cada uma dela tem suas vantagens ou não, que só vai depender dos dados e do propósito desejado.
 
O primeiro passo ao sondar a distribuição é verificar a tendência central das observações. A maior parte dos tipos de dados médicos tendem a se unir de tal maneira que a densidade dos valores observa dos é maior perto do centro da distribuição. O próximo desenvolvimento é designar a organização em maior detalhe e olhar para a moda, media não e a média, que são três medidas da tendência central. 
Moda é valor mais frequentemente observado, é aquele número que se mostra mais em um conjuntos de dados de uma sequência, por exemplo:(2,3,4,6 ,6,6,8 e 8). A moda é 6, pois é o número que se repete mais vezes. Assim o conjunto (2,3,4 ,5 e 6) não tem moda, pois não tem número que se repete é um conjunto numérico. Media na divide a distribuição dos números em duas partes, é do ponto central que também pode ser chamado de quartil, media não é a medida aritmética central da do dados ordenados, por exemplo:(2,3 ,4,5 e 6) a mediana é 4, outro exemplo é (2,3,4 ,5,6 e 7) a mediana é 4,5. 
Média pode ser adquirida pela soma de todos os valores observados, seu valor é calculado por meio da divisão dos números somados pela quantidade deles. Transformar em um conjunto de números em um único valor, essa é sua função, e dar uma vi são gera l dos dados.
As medidas de tendência central é pouco para se caracterizar a medidas de um conjunto de dados, por esse motivo é que necessita da medidas de dispersão, pode ser feito calculando medidas baseadas na média que são variações na natureza, que são dados que vem de uma mesma população não serão sempre iguais, e poderão variar dentro dos limites de precisão do Instrumento.

Continue navegando