Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Se, como afirma Rousseau, quando criança somos piedosos, analise, a partir de seus estudos: por que adolescentes cometem atos infracionais?
 No processo de desenvolvimento humano, onde à uma construção bio-psico-sócio-cultural, o ser humano passa por diversas fases em que se tem que lhe dar com várias formas de impulsos incluindo a agressividade, em uma sociedade em que a fragilidade de leis por diversos tipos de injustiça assolam, permanece a indagação: “Por que adolescentes cometem atos infracionais?”.
 A adolescência é tida como uma das fases de mais complexidade, já que nessa fase o indivíduo passa por diversas transformações em muitas arias da vida, incluindo uma transição entre a vida infantil e a adulta, o que gera um estado de confusão e muitas vezes a sensação de abandono. Segundo Rousseau, o homem nasce puro e posteriormente é corrompido pela sociedade, que os impõe regras as quais não apresentam solução para problemas como a desigualdade social, ou conflitos causados pela angustia não ser o padrão estético e comportamental que a sociedade os impõe.
 Muitos adolescentes buscando atenção e reconhecimento, tentam por meio de atos infracionais, fazer com que as outras pessoas percebam seus valores e poder de agir independente, como em uma espécie de contra condicionamento eles buscam fazer o oposto d que as leis pedem. Outros, se tornam delinquentes, justamente por medo de não serem aceitos em determinados grupos, ou classe de “prestigio” emposto pela sociedade. 
 Em virtude dos fatos mencionados, Não se pode haver interesse da legislação do país em apenas punir, mas o esforço para resgatar esses adolescentes entregues à delinquência enquanto ele ainda é passível de transformação efetiva. E isso só será possível se a família não negligenciarem afeto, suporte e educação, e com total engajamento das autoridades e de toda a sociedade.

Mais conteúdos dessa disciplina