Buscar

REDES_EXERCICIO_01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em uma rede de comunicação, são utilizados caminhos para permitir a comunicação entre elementos transmissores e receptores com o apoio de protocolos de comunicação. Esses caminhos são estabelecidos por meio de processos de comutação, sendo que os mais comuns são a comutação de pacotes e a comutação de circuitos. Cada tipo de comutação apresenta vantagens e desvantagens, porém, existe um recurso que apresenta algumas características de ambas, chamado de circuito virtual.
Realize uma pesquisa sobre tecnologias e protocolos que utilizem o conceito de circuito virtual descrevendo em formato de resenha, com até três laudas, suas principais características e como é realizada a identificação do circuito virtual para a determinação do caminho a ser utilizado na rede em uma comunicação. Indique também algumas aplicações que façam uso de circuitos virtuais. 
Resposta:
O circuito virtual é um tipo de tecnologia em que as máquinas de origem e de destino só transferem informações caso haja a garantia de que existe uma conexão segura entre ambas (por meio de um conjunto de enlaces e nós intermediários). Esse processo ocorre através da troca constante de mensagens, indicando a confirmação da chegada do serviço. Dessa forma, esse tipo de tecnologia é mais usado para a transferência de informações muito grandes, ou que são sigilosas de alguma forma. Os protocolos de comunicação são bastante importantes para que seja possível com que sistemas diferentes se comuniquem de modo efetivo um com o outro. Assim, consequentemente, é preciso haver um estudo específico sobre quais os tipos de protocolos utilizarem em cada caso como o UDP, UTP. Os circuitos eletrônicos são vastamente utilizados na atualidade dado que o uso dos computadores é frequente.
A comutação está relacionada à multiplexação, que foi originalmente usado nos primeiros sistemas de comunicação das redes de telefonia, como ainda não era automatizado dava se por meio de uma telefonista em uma central, onde ela fazia a troca (comutação manual) nos soquetes de entrada e saída numa central telefônica. Ao fazer isso a telefonista ligava dois pontos distintos para que esse “meio” na qual seriam interligados pudessem realizar a transmissão de sinais de comunicação. Porém, torna-se também uma desvantagem no requisito eficácia, pois mesmo que não haja informações a ser transmitido, o circuito continua estabelecido, desperdiçando recursos.
A tecnologia Frame Relay é baseada no uso de Circuitos Virtuais (VC's). Um VC é um circuito de dados virtual bidirecional configurado entre 2 portas quaisquer da rede, que funciona como um circuito dedicado. Existem 2 tipos de VC's, sendo que o PVC (Permanent Virtual Circuit) foi primeiro tipo de circuito virtual padronizado para o Frame Relay a ser implementado. Ele é configurado pelo operador na rede através do sistema de Gerência de Rede, como sendo uma conexão permanente entre 2 pontos. Seu encaminhamento através dos equipamentos da rede pode ser alterado ao longo do tempo devido à falhas ou reconfigurações de rotas, porém as portas de cada extremidade são mantidas fixas e de acordo com a configuração inicial. A configuração dos PVC's requer um planejamento criterioso para levar em consideração o padrão de tráfego da rede e o uso da banda disponível. Sua utilização é destinada a aplicações permanente e de longo prazo e são uma alternativa aos circuitos dedicados dos sistemas TDM com boa relação custo / benefício.
 O SVC (Switched Virtual Circuit) também foi padronizado para o Frame Relay desde o princípio, mas só foi implementado mais recentemente, quando surgiram novas demandas de mercado. Ele é disponibilizado na rede de forma automática, sem intervenção do operador, como um circuito virtual sob demanda, para atender, entre outras, as aplicações de Voz que estabelecem novas conexões a cada chamada. O estabelecimento de uma chamada usando o protocolo de sinalização do SVC (ITU-T Q.933) é comparável ao uso normal de telefone, onde a aplicação de usuário especifica um número de destinatário para completar a chamada, e o SVC é estabelecido entre as portas de origem e destino. O estabelecimento de SVC's na rede é mais complexo que os PVC's, embora seja transparente para o usuário final. As conexões devem ser estabelecidas de forma dinâmica na rede, atendendo as solicitações de destino e banda das diversas aplicações de usuários, e devem ser acompanhadas e cobradas de acordo com o serviço fornecido.
Enquanto o PVC oferece o ganho relativo ao uso estatístico de banda do Frame Relay, o SVC propicia a conectividade entre quaisquer pontos de origem e destino, o que resulta em flexibilidade e economia para o projeto da rede.

Outros materiais

Outros materiais