Buscar

Exercícios de anatomia dental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Se a face oposta à face cervical (virtual), limitada pelas bordas vestibular, lingual, mesial e distal, é denominada oclusal, por que a mesma superfície dos dentes incisivos e caninos é conhecida pelo nome de borda incisal?
Porque incisal é o nome dado para os dentes anteriores (incisivos e caninos), quando se trata se dentes posteriores (molares e pré-molares) chama-se oclusal.
2) Como você já sabe o que é colo do dente e linha cervical, responda: qual dos dois pode ser chamado de junção cemento-esmalte? E também: o colo fica na linha cervical ou a linha cervical fica no colo?
A linha cervical. A linha cervical fica no colo.
3) Como você já sabe qual é a diferença entre coroa anatômica e coroa clínica, responda: as coroais dentais da figura 1-7 são anatômicas ou clinicas? E as da figura 1-8? Responda também: em pessoa idosa, com dentes desgastados e retração gengival, a coroa clinica é maior ou menor que a coroa anatômica?
As da figura 1-7 são coroas anatômicas, e as da figura 1-8 são coroas clinicas. Menor.
4) Na notação de dentes permanentes e decíduos os números 18, 24, 32, 47, 51 e 74 representam quais dentes?
18- Terceiro molar superior direito.
24- Primeiro pré-molar superior esquerdo.
32- Incisivo lateral inferior esquerdo.
47- Segundo molar inferior direito.
51- Incisivo central superior direito decíduo.
74- Primeiro molar inferior esquerdo decíduo.
5) Qual é a diferença entre vertente e aresta de uma cúspide? Quais são as suas denominações?
Vertente: é o lado ou plano inclinado da cúspide. Como duas vertentes situam-se na face oclusal, elas são chamadas de oclusais ou triturantes. As outras duas situam-se na face vestibular ou na lingual e são chamadas de lisas, porque sobre elas não há sulcos secundários que as tornem rugosas.
Aresta: é o nome que se dá as margens que separam as vertentes de uma cúspide. A aresta longitudinal acompanha a longitude do arco dental e separa as vertentes lisas das triturantes. E a aresta transversal separa as vertentes mesiais das distais.
6) Sulcos e fissuras são sinônimos?
Sim.
7) Quanto a direção geral das faces das coroas dos dentes, responda: no sentido vertical, as faces livres convergem para a oclusal (ou incisal), para a cervical, para a mesial ou para a distal? E as mesmas faces no sentido horizontal? Se a convergência for para a distal, qual será a face mais larga: mesial ou distal?
Para a oclusal ou incisal. Convergem para a distal. A mesial será mais larga. 
8) E as faces de contato, convergem para que lado nos sentidos vertical e horizontal? Se a convergência for para a lingual, qual será a face mais larga: a vestibular ou a lingual? Responda também: as áreas de contato (nas quais dois dentes de um mesmo arco se tocam) das faces de contato ficam mais próximas de vestibular ou de lingual? Ficam no terço incisal ou no terço cervical dessas faces?
No sentido vertical convergem em direção cervical. Na horizontal convergem para a lingual. A vestibular. Ficam mais próximas da vestibular, e ficam no terço incisal.
9) Qual é a face mais alta, a mesial ou a distal? No incisivo central inferior (31) também? Qual face é maior, a vestibular ou lingual? No 18 também? As cristas marginais de um dente molar, vistas pela face oclusal, estão próximas de quais bordas dessa face?
A mesial. Não. A vestibular. Também. As cristas marginais de um dente molar localizam-se nos terços proximais da face oclusal e unem as cúspides linguais as vestibulares. 
10) Em que local a face mesial dos dentes é mais larga? No terço oclusal (ou incisal), médio ou cervical? A resposta é fácil porque a bossa vestibular faz aumentar a dimensão vestibulolingual da coroa, assim como o cíngulo dos incisivos e caninos. Certo? Como se chama a porção mais saliente do lobo lingual dos incisivos? Responda esta também: para melhor se ver as cristas marginais de um incisivo é preciso examina-lo por qual face?
No terço oclusal ou incisal. Cíngulo. Face lingual.
11) Que diferença existe no contorno dos ângulos mesioincisal e distoincisal dos incisivos superiores? Em vista disso, o incisivo da fugura 1-14 é direito ou esquerdo?
O ângulo mesioincisal é mais agudo e o ângulo distoincisal é mais arredondado. Ambos seguem uma proporção que, se o mesioincisal for um pouco arredondado, o distoincisal será mais ainda.
Esquerdo. 
12) O ângulo coronorradicular é mais fechado do lado distal por causa da conformação inclinada e arredondada da face distal e por causa da inclinação da(s) raiz(es) para a distal. Assim sendo, os dentes das figuras 1-14 e 1-15 são do lado esquerdo ou direito? E por falar em raízes, qual dente possui maior quantidade de cemento, o 16 ou 46?
Esquerdo. O 46, maior dente da boca.
13) Ponte de esmalte, crista marginal, tubérculo, bossa e cúspide são saliências ou depressões? Se forem depressões quais são as saliências anatômicas da coroa dental, e vice-versa?
São saliências.
14) A linha equatorial na face vestibular tem sua concavidade voltada para a oclusal (ou a incisal) ou para a cervical? E na face mesial? Nem será preciso conferir, mas se for veja a figura 1-11. A propósito, o primeiro dente (a esquerda) desta figura é o 36 ou 46?
Para a cervical. Para a oclusal. 46.
15) A curvatura da linha cervical é mais acentuada nos dentes anteriores ou nos posteriores? E também no lado mesial ou distal? Figura 1-6 se for necessário.
Nos anteriores. Igual em ambos os lados.
16) Eleja o nome apropriado para os ângulos diedros específicos que são descritos a seguir. Escolha uma destas siglas para dar cada resposta correta: MV, ML, DV, DL, MO, VO, DO, LO, MI, DI, VI e LI.
- o ângulo diedro do 37, em que a superfície mais próxima do plano mediano, aquele que corta o arco dental entre os dois incisivos centrais (deveriam se chamar incisivos mediais), une-se com a superfície mais próxima da bochecha: MV
- a linha do 12, em que o lado adjacente ao canino se une com a borda cortante: DV
- o ângulo diedro do 48, em que a superfície posterior da coroa se une com a superfície mais próxima da língua: DL
- o ângulo diedro do 25, em que a superfície oclusal se une com a superfície adjacente ao 26: DO
- o ângulo diedro do 14, em que a superfície de mastigação se une ao lado mais próximo da bochecha: VO
- o ângulo diedro do 45, em que a superfície triturante se une com o lado que fica mais próximo da língua: LO
17) Cada dente molar tem quatro ângulos diedros dispostos ao longo de suas faces axiais e quatro ângulos diedros contornando a face oclusal. Portanto, esse dente tem oito ângulos diedros. Quais são eles?
MV, ML, DV, DL, MO, VO, DO, LO.
18) Que ângulo triedro se encontra na união destes ângulos diedros: ML, MO, e LO?
MOL.
19) Mencione o ângulo triedro de um pré- molar que seja mais anterior e mais próximo do plano mediano.
MOL.
20) Pense em um canino. Qual é o nome do ângulo triedro formado pela união da superfície mais posterior, pela mais próxima dos lábios e pela superfície cortante.
VOD.

Continue navegando