Buscar

Morfologia e Classes Gramaticais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SIMONE CESAR DE FARIAS - RU: 3464818 
Nota: 80
PROTOCOLO: 2020091434648183886015
Disciplina(s):
Morfologia e Classes Gramaticais
	Data de início:
	14/09/2020 12:41
	Prazo máximo entrega:
	-
	Data de entrega:
	14/09/2020 12:50
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Atente para a seguinte citação: 
“Chama-se derivação o processo de se formar um vocábulo pela junção de um ou mais sufixos ao semantema de uma forma simples. A derivação cria as formas secundárias, relacionadas semanticamente às primitivas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONTEIRO, José Lemos. O morfema zero no processo de derivação. Revista de letras, v. I, n. 02, p. 95-113, 1978. p. 98. 
Tendo em vista a citação acima e conforme os conteúdos da rota 5 de aprendizagem sobre derivação, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A palavra realmente é derivada do radical real- com o acréscimo do sufixo -mente.
Você acertou!
A derivação sufixal acontece quanto é acrescido um sufixo a um radical. Observe: real + mente = realmente” (rota 5 de aprendizagem, p. 5).
	
	B
	Inútil é uma palavra derivada por sufixação.
	
	C
	A palavra impaciente é derivada do radical -ciente com o acréscimo do sufixo im-.
	
	D
	A palavra realmente é derivada do radical -mente com o acréscimo do sufixo real-.
	
	E
	As palavras realmente e impaciente são derivadas por sufixação.
Questão 2/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Considere a seguinte afirmação: 
“São chamados substantivos coletivos aqueles que, no singular, fazem referência a um conjunto de seres de uma mesma espécie, ou a corporações sociais e religiosas agrupadas para determinado fim […]. Eles constituem uma categoria específica, porque se apresentam no singular, mas sempre fazem referência a uma ideia plural”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ABAURRE, M. L.; PONTARA, M. Gramática - Texto: Análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna, 2010. p. 174.
De acordo com os conteúdos da rota 3 de aprendizagem sobre a classificação dos substantivos, assinale a alternativa que contém apenas substantivos coletivos:
Nota: 10.0
	
	A
	acervo, cardume, pinacoteca
Você acertou!
a) é a alternativa correta. Coletivo significa aquilo que abrange ou pertence a várias pessoas ou coisas. Substantivos coletivos são termos que, escritos no singular, indicam um conjunto ou um agrupamento de coisas e de seres da mesma espécie. Exemplos:  Acervo de livros, cardume de peixes e pinacoteca de pinturas, quadros (rota 3 de aprendizagem, p. 17,18).
	
	B
	flora, fauna, frutas
	
	C
	assembleia; esquadra; soldados
	
	D
	colmeia, abelhas, revoada
	
	E
	manada, bois, bando
Questão 3/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“O que há de claro e característico nos verbos - e que nos permite identificar os verbos sem grande dificuldade - são seus traços morfossintáticos. Um verbo é um lexema que varia em número, pessoa e tempo […]. Chamamos de lexema um conjunto de palavras que se distinguem por meio da flexão; assim corro, correr, corríamos fazem parte de um lexema”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PERINI, M. A. Gramática descritiva do português. 4. ed. São Paulo: Ática, 2007. p. 320. 
Conforme o fragmento de texto acima e de acordo com os conteúdos da rota 4 de aprendizagem sobre a articulação do verbo nas sentenças, é correto afirmar que, se, na frase “Senadores encaminham votos sobre os processos dos parlamentares afastados.”, o verbo “encaminham” estivesse no singular (“encaminha”), estaria também, obrigatoriamente, no singular o termo:
Nota: 10.0
	
	A
	senador
Você acertou!
a) é a alternativa correta, pois verbo é a palavra capaz de receber marcas de tempo, modo, pessoa, número e aspecto, concordando em pessoa e número com o sujeito. Dessa forma, se o verbo estiver no singular, o sujeito também estará. “O verbo sempre será o predicado em uma oração, isto é, acompanhará o sujeito com o qual concorda” (rota 4 de aprendizagem, p. 2).
	
	B
	voto
	
	C
	processo
	
	D
	parlamentar
	
	E
	afastado
Questão 4/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Analise a citação:
“Cada povo tem seu modo especial de formar os nomes completos das pessoas. Nos primórdios, o povo português, do qual descendemos, distinguia na classe média e na fidalga os indivíduos juntando um sobrenome derivado do nome do pai, o patronímico. Assim, Afonso, filho de Henrique, chamava-se Afonso Henriques; Álvaro, filho de Rodrigo, chamava-se Álvaro Rodrigues. Com o tempo, o patronímico foi perdendo o valor, de modo que, hoje, só´ excepcionalmente e por acaso se aplicara´ com o rigor primitivo. Os Rodrigues não são filhos de nenhum Rodrigo nem os Fernandes de nenhum Fernando”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NASCENTES, Antenor. O idioma nacional. 2. ed. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1948. p. 108.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Teoria geral de classes de palavras e da rota 3 de aprendizagem sobre a classe dos substantivos, assinale a alternativa que contém apenas substantivos próprios:
Nota: 10.0
	
	A
	Maria, amor, mesa, São Paulo.
	
	B
	Pensamento, anjo, João, Pedro.
	
	C
	São Paulo, França, Maria, Gabriel.
Você acertou!
Comentário: c) é a alternativa correta, pois apresenta apenas substantivos próprios. Amor, mesa, pensamento, anjo, carinho, medo e cadeira são substantivos comuns. “[...] os substantivos comuns são aqueles que dão nomes às coisas corriqueiras, que são habituais […]. Os substantivos próprios nomeiam os seres que são particulares, únicos […]. Cadeira, mesa, rua, cidade, estrela são seres numerosos, há vários. Dessa forma, são substantivos comuns. Já, Maria, São Paulo, Tietê, Brasil são seres únicos, não há dois ‘brasiles’ no universo, daí são nomes próprios, substantivos próprios” (rota 3 de aprendizagem, p. 10).
	
	D
	João, carinho, medo, Clara.
	
	E
	Mesa, cadeira, amor, pensamento.
Questão 5/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia o seguinte fragmento de texto: 
Podemos afirmar que a flexão é um processo sistemático de formação de palavras onde o falante não tem opcionalidade em fazer essa concordância. Em outras palavras, a flexão é obrigatória, pois não existe outra opção no sistema da língua. Já a derivação faz o oposto e é assistemática, dando possibilidades criativas ao falante.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
De acordo com os conteúdos da rota 5 de aprendizagem sobre a formação de palavras, o tipo de processo morfológico encontrado nas palavras aluno e aluna ocorre também em:
Nota: 10.0
	
	A
	jacaré-macho e jacaré-fêmea
	
	B
	limo e lima
	
	C
	menino e menina
Você acertou!
c) é a alternativa correta, pois, para o substantivo mudar de gênero (menino-masculino/menina-feminino), ele passa por um processo conhecido como “flexão” (rota 5 de aprendizagem, p. 36).
	
	D
	cigarro e cigarra
	
	E
	oco e oca
Questão 6/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Atente para a tirinha abaixo: 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/7d/85/34/7d8534d68418204718a25ffe4167c01f.jpg Acesso em 26 jan. 2016.
Considerando os conteúdos da rota 2 de aprendizagem sobre a relação entre as palavras, a comicidade da tirinha quanto ao uso do termo vendo se dá pelo fato de:
Nota: 0.0
	
	A
	a interpretação pretendida pelo menino não ser a mesma do homem, por causa da homonímia existente entre vendo, do verbo vender, e vendo, do verbo ver.
A alternativa correta é a a). O menino usa
vendo no sentido de ver. Já, o homem interpreta vendo no sentido de vender. Isso ocorre, pois as duas palavras são homônimas perfeitas, apresentando o mesmo som e grafia. A “homonímia estuda termos com escrita ou sons iguais, mas com significados diferentes” (rota 2 de aprendizagem, p. 29).
	
	B
	a interpretação pretendida pelo menino não ser a mesma do homem, por causa da parônima existente na forma verbal.
	
	C
	o menino ter utilizado incorretamente a forma verbal de vender.
	
	D
	a interpretação pretendida pelo menino não ser a mesma do homem, por causa da flexão ocorrida entre as formas verbais dos dois verbos em questão.
	
	E
	o menino usar uma forma verbal desconhecida pelo homem.
Questão 7/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Considere a seguinte afirmação:
“São chamados substantivos coletivos aqueles que, no singular, fazem referência a um conjunto de seres de uma mesma espécie, ou a corporações sociais e religiosas agrupadas para determinado fim […]. Eles constituem uma categoria específica, porque se apresentam no singular, mas sempre fazem referência a uma ideia plural”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ABAURRE, M. L.; PONTARA, M. Grama´tica-Texto: análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna, 2010. p. 174.
Considerando essas informações e os conteúdos da rota 3 de aprendizagem, sobre a classificação dos substantivos, assinale a alternativa que contém apenas substantivo coletivo:
Nota: 10.0
	
	A
	acervo.
Você acertou!
Comentário: a) é a alternativa correta. “Coletivo significa aquilo que abrange ou pertence a várias pessoas ou coisas. [Substantivos coletivos] São termos que, escritos no singular, indicam um conjunto ou um agrupamento de coisas e de seres da mesma espécie”. Exemplo:  Acervo de livros (rota 3 de aprendizagem, p. 11).
	
	B
	frutífera.
	
	C
	soldado.
	
	D
	abelhas.
	
	E
	bois.
Questão 8/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia a seguinte afirmação:
“[Locução] maneira de articular ou pronunciar sílabas, palavras; conjunto de palavras que equivalem a um só vocábulo, por terem significado, conjunto próprio e função gramatical única. Pode der verbal, pronominal, adverbial, prepositiva”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOUASIS, Antonio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houasis da Língua Portuguesa. 1.ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. s. p.
Considerando essa citação e conforme os conteúdos da rota 4 de aprendizagem sobre locuções, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de “locuções pronominais”:
Nota: 10.0
	
	A
	São grupos de palavras que equivalem a pronomes indefinidos.
Você acertou!
Comentário: “Locuções pronominais: são grupos de palavras que equivalem a pronomes indefinidos. Ex.: cada um, seja quem for, cada qual, seja qual for, quem quer que...” (rota 4 de aprendizagem, p. 13).
	
	B
	São pronomes que equivalem a locuções verbais.
	
	C
	São grupos de palavras que exercem a função de preposição.
	
	D
	São pronomes que exercem a função de artigos.
	
	E
	São grupos de palavras que equivalem a verbos.
Questão 9/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia a afirmação a seguir:
“Existem vários tipos de morfemas na língua portuguesa, e um deles é a desinência. Este morfema é responsável por designar algumas características na palavra e, quando é adicionado a ela, ao contrário do afixo, não forma uma nova palavra, mas apenas faz a flexão da palavra de origem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARAÚJO, Ana Paula de. Desinências verbais e nominais. <http://www.infoescola.com/portugues/desinencias-verbais-e-nominais/>. Acesso em 12 ago. 2016.
Considerando os conteúdos da rota 1 de aprendizagem sobre os processos de formação de palavras, assinale a alternativa que apresenta apenas palavras formadas por morfemas de desinência pelo processo de flexão:
Nota: 0.0
	
	A
	vela – velejador – velório
	
	B
	menino – menina – crianças
	
	C
	feliz – infeliz – infelizmente
	
	D
	corre – correm – correram
Comentário: É correto afirmar que “corre” recebe desinência de 3ª pessoa do singular e presente do modo indicativo (ele corre); “correm” de 3ª pessoa do plural e presente modo indicativo (eles correm); “correram” de 3ª pessoa do plural e pretérito perfeito modo indicativo (eles correram). As demais opções tratam de substantivos que recebem apenas desinência de gênero e número. Como se pode constatar na rota 1 de aprendizagem: “Desinências verbais são morfemas que indicam a flexão de número (singular e plural), pessoa (1ª, 2ª e 3ª), tempo (presente, passado e futuro) e modo (indicativo, subjuntivo e imperativo) em verbos” (rota 1 de aprendizagem, p. 15).
	
	E
	humano – humana – humanidade
Questão 10/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A formação de verbos pode ser feita por sufixação e por derivação parassintética. As estruturas mais produtivas de formação de verbos por sufixação são as correspondentes à adição de -izar, -ar e -ear a substantivos e adjetivos […]. As formações em -ar […] concentram-se na denotação de ações definidas pelo substantivo base”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSA, M.C. Introdução à morfologia. São Paulo: Contexto, 2005. p. 35.
Considerando os conteúdos da rota 5 de aprendizagem, assinale a alternativa cujo verbo representa um exemplo de processo de derivação sufixal:
Nota: 10.0
	
	A
	folhear
Você acertou!
A alternativa a) é a alternativa correta, pois é a única em que o verbo foi formado por sufixação: folha + ear = folhear. Nas demais, os verbos são formas primitivas. “A derivação sufixal acontece quanto é acrescido um sufixo a um radical […]. Os sufixos modificam o sentido do radical e altera a classe gramatical as quais pertencem. Os sufixos nominais formam substantivos e adjetivos […]. Os sufixos verbais, como o próprio nome traduz, formam verbo […] -ear” (rota 5 de aprendizagem, p.14-15).
	
	B
	dar
	
	C
	ver
	
	D
	ter
	
	E
	ler
SIMONE CESAR DE FARIAS - RU: 3464818 
Nota: 90
PROTOCOLO: 2020091434648183886AF7
Disciplina(s):
Morfologia e Classes Gramaticais
	Data de início:
	14/09/2020 13:09
	Prazo máximo entrega:
	-
	Data de entrega:
	14/09/2020 13:21
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A formação de verbos pode ser feita por sufixação e por derivação parassintética. As estruturas mais produtivas de formação de verbos por sufixação são as correspondentes à adição de -izar, -ar e -ear a substantivos e adjetivos […]. As formações em -ar […] concentram-se na denotação de ações definidas pelo substantivo base”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSA, M.C. Introdução à morfologia. São Paulo: Contexto, 2005. p. 35.
Considerando os conteúdos da rota 5 de aprendizagem, assinale a alternativa cujo verbo representa um exemplo de processo de derivação sufixal:
Nota: 10.0
	
	A
	folhear
Você acertou!
A alternativa a) é a alternativa correta, pois é a única em que o verbo foi formado por sufixação: folha + ear = folhear. Nas demais, os verbos são formas primitivas. “A derivação sufixal acontece quanto é acrescido um sufixo a um radical […]. Os sufixos modificam o sentido do radical e altera a classe gramatical as quais pertencem. Os sufixos nominais formam substantivos e adjetivos […]. Os sufixos verbais, como o próprio nome traduz, formam verbo […] -ear” (rota 5 de aprendizagem, p.14-15).
	
	B
	dar
	
	C
	ver
	
	D
	ter
	
	E
	ler
Questão 2/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia a definição abaixo:
“Advérbios modificadores são advérbios que afetam o significado do elemento sobre o qual incidem, fazendo uma predicação sobre as propriedades desses elementos, isto é, modificando-os. Essa é a noção que está por traz da definição tradicional de advérbio como modificador”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NEVES, N. H. M. Gramática de usos do português. São Paulo: Unesp, 2000. p. 236.
Considerando os conteúdos do Capítulo II do livro-base Teoria geral de classes de palavras sobre a relação entre as classes de palavras na doutrina gramatical, de acordo com o autor do referido livro-base, a classe de advérbios refere-se:
Nota: 0.0
	
	A
	ao nome
	
	B
	à predicação
	
	C
	ao verbo
	
	D
	aos modificadores de predicadores
Na visão das gramáticas normativas, “os termos são reunidos num conjunto de nove classes, essencialmente discriminadas como: classes relacionadas ao nome: substantivo, adjetivo, pronome, artigo, numeral; classe relacionada à predicação: verbo; classe de circunstantes e modificadores de predicados: advérbio” (livro-base, p. 56).
	
	E
	ao valor gramatical
Questão 3/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia a passagem de texto a seguir: 
“Faz-se derivação prefixal acrescentando um prefixo à palavra primitiva. Essa operação sempre produz uma alteração no sentido do radical. […] Faz-se derivação sufixal acrescentando um sufixo à palavra primitiva. Como na derivação prefixal, o acréscimo de um sufixo sempre produz alguma alteração de sentido”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ABAURRE, M. L.; PONTARA, M. Gramática - texto: Análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna, 2010. p. 275.
De acordo com os conteúdos da rota 5 de aprendizagem sobre os processos de formação de palavras, assinale a alternativa que apresenta todas as palavras formadas pelo processo de derivação sufixal.
Nota: 10.0
	
	A
	infeliz - ilícito - impossível
	
	B
	papelada - infeliz - treinador
	
	C
	atemporal - desfazer - reaver
	
	D
	responder - reativar - retocar
	
	E
	casarão - amável - felizmente
Você acertou!
A alternativa correta é a e), pois apresenta apenas palavras formadas por sufixação: casa+r+ão; amar+ável; feliz+mente. Nas demais alternativas, há diversas palavras formadas por prefixação. Como afirma a rota 5 de Aprendizagem: “A derivação sufixal acontece quanto é acrescido um sufixo a um radical” (rota 5 de aprendizagem, p. 14).
Questão 4/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Atente para a seguinte informação: 
“As palavras podem ser classificadas de várias maneiras; mesmo na gramática, há várias classificações. […] Mas, o que se convencionou chamar de classes de palavras ou categorias lexicais corresponde a uma classificação específica, a partir de critérios semânticos e gramaticais”.         
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSA, M.C. Introdução à morfologia. São Paulo: Contexto, 2005. p. 21.
Considerando os conteúdos do Capítulo II do livro-base Teoria geral de classes de palavras sobre a concepção tradicional das classes de palavras, enumere, na ordem sequencial, a classe relativa a cada um dos seguintes elementos:
1. Substantivos, adjetivos, pronomes, artigos e numerais
2. Verbo
3. Advérbio
4. Preposição e conjunção 
(  ) Classes de valor gramatical.
(  ) Classe relacionada à predicação.
(  ) Classes relacionadas ao nome.
(  ) Classe de modificadores de predicadores. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	4 – 2 – 1 – 3
Você acertou!
“Os termos são reunidos num conjunto de nove classes, essencialmente discriminadas como: classes relacionadas ao nome: substantivo, adjetivo, pronome, artigo, numeral; classe relacionada à predicação: verbo; classe de circunstantes e modificadores de predicados: advérbio; classes de valor gramatical: preposição, conjunção” (livro-base, p. 56).
	
	B
	3 – 4 – 1 – 2
	
	C
	2 – 3 – 1 – 4
	
	D
	3 – 2 – 1 – 4
	
	E
	4 – 2 – 3 – 1
Questão 5/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Existem, na língua, alguns termos cuja função é criar vínculos entre orações diferentes, estabelecendo, entre elas, relações de sentido específico. […] Conjunções são palavras invariáveis que conectam orações, estabelecendo entre elas uma relação de subordinação (dependência) ou de simples coordenação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ABAURRE, M. L.; PONTARA, M. Gramática - texto: Análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna, 2010. p. 258.
De acordo com os conteúdos da rota 4 de aprendizagem sobre a classificação das conjunções, na sentença “Se a Maria chegar, me avise”, é correto afirmar que “se” trata-se de:
Nota: 10.0
	
	A
	uma conjunção coordenativa causal.
	
	B
	uma conjunção subordinativa condicional.
Você acertou!
Trata-se de uma conjunção subordinativa condicional, pois torna a segunda sentença “a Maria chegar” subordinada de forma condicional à primeira “me avise”. Como demonstra o quadro comparativo da rota 4 de aprendizagem: “condicionais: indica uma condição necessária para que o fato principal ocorra: se, caso, quando, contanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que, a menos que, a não ser que etc.” (rota 4 de aprendizagem, p. 36).
	
	C
	uma conjunção subordinativa final.
	
	D
	uma conjunção coordenativa adversativa.
	
	E
	uma conjunção coordenativa condicional.
Questão 6/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia o fragmento de texto abaixo: 
“Até por volta do século IX, a constituição da palavra é focalizada em termos de sílabas e letras. Não há unidades morfológicas envolvidas, como nos habituamos a ver no século XX. Somente por volta do século XII, os manuscritos começaram a exibir o que se pode considerar uma análise implícita em radical-terminação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSA, M.C. Introdução à morfologia. São Paulo: Contexto, 2005. p. 28. 
Considerando a dada citação e os conteúdos da rota 1 de aprendizagem sobre o radical das palavras, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Constituinte que designa a ideia básica da palavra e, a partir do qual, novos vocábulos são formados.
Você acertou!
“Raiz ou radical: Constituinte que designa a ideia básica da palavra e, a partir do qual, novos vocábulos são formados. Tem formas livres; estruturas morfossintáticas independentes” (rota 1 de aprendizagem, p. 11-13).
	
	B
	O radical é um constituinte que designa o significado completo da palavra, tem forma presa e se liga a formas livres.
	
	C
	O radical é um constituinte que designa a ideia completa do significado da palavra e, na maioria dos casos, apresenta estruturas morfossintáticas dependentes.
	
	D
	O radical é um constituinte que designa o significado completo da palavra e, em alguns casos, apresenta estruturas morfossintáticas independentes.
	
	E
	O radical é um constituinte que designa a ideia completa do significado da palavra, isto é, trata-se da palavra como um todo.
Questão 7/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia a seguinte definição: 
“Substantivos são as palavras que designam os serem em geral, reais ou imaginários. Do ponto de vista formal, os substantivos admitem flexão de gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo) e podem ser precedidos por artigos ou pronomes adjetivos, com eles formando um sintagma nominal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ABAURRE, M. L.; PONTARA, M. Gramática - texto: Análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna, 2010. p. 172. 
De acordo com a afirmação dada e os conteúdos do livro-base Teoria geral de classes de palavras 
sobre os traços básicos de cada palavra, assinale a opção que representa a classe [+N]:
Nota: 10.0
	
	A
	Comer uma maçã.
	
	B
	Maria feliz.
	
	C
	Casa.
Você acertou!
"Casa" é a alternativa correta, pois
casa é substantivo, a principal classe de traço [+N], pois “[+N] equivale exclusivamente aos termos que possam designar núcleo do operando da predicação; todos os termos que especifiquem propriedades determinativas ou qualitativas não são cobertos por esses traços, mas sim pelo traço [+A]” (livro-base, p. 98).
	
	D
	Viajar para Paris.
	
	E
	Somente hoje.
Questão 8/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia a seguinte citação: 
“Estamos lidando, pois, não apenas com um grande número de palavras, mas também com um número maior de afirmações que valem para todas ela. Como se vê, em tais casos, o estabelecimento de classes se torna imperativo. Só assim fica possível fazer afirmações relativamente simples”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PERINI, M. A. Gramática descritiva do português. 4. ed. São Paulo: Ática, 2007. p. 308. 
De acordo com os conteúdos do Capítulo II do livro-base Teoria geral de classes de palavras, a dificuldade na classificação do particípio e de outras palavras que parecem transitar entre diferentes classes revela que:
Nota: 10.0
	
	A
	A atual teoria de classes de palavras consegue explicar perfeitamente esses casos.
	
	B
	Uma nova teoria com mais classes de palavras do que já contém a atual deve ser desenvolvida.
	
	C
	A atual teoria de classes de palavras, apesar de não conseguir distinguir certas funções da mesma palavra, é suficiente como base para futuros estudos.
	
	D
	Uma nova teoria de classes de palavras deve rever os princípios empregados para conceber cada classe, refletindo a funcionalidade lógica da sentença.
Você acertou!
“O problema das palavras que, como os particípios e os nominais, participam de propriedades de mais uma classe gramatical assinala a necessidade de que se revejam os princípios empregados para conceber classes de palavras nas gramáticas modernas […]. Em face disso, seria possível desenvolver o potencial descritivo das classes gramaticais contemporâneas, incrementando seu componente nocional de modo que as classes pudessem melhor refletir a funcionalidade lógica da sentença” (livro-base, p. 54,55).
	
	E
	Não há necessidade de uma nova teoria de classes de palavras.
Questão 9/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Considere a seguinte afirmação:
Podemos afirmar que algumas palavras parecem transitar entre classes, podendo ser utilizadas em diferentes funções dependendo do contexto, como demonstram as sentenças abaixo:
(i).  A mulher bonita abriu a porta.
(ii). A recepcionista mulher abriu a porta.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão. 
Observando as sentenças dadas e considerando os conteúdos do livro-base Teoria geral de classes de palavras sobre termos que transitam em diferentes classes de palavras, considere as seguintes afirmativas:
I. A palavra “mulher” exerce a função de adjetivo nas duas sentenças.
II. A palavra “mulher” na sentença (ii) exerce a função de adjetivo.
III. A palavra “mulher” na sentença (i) exerce a função de substantivo.
IV. A posição da palavra na sentença não interfere na sua classificação como “substantivo” ou “adjetivo”.
São verdadeiras apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	II e III
Você acertou!
As sentenças são similares às sentenças utilizadas como exemplo na página 35 do livro-base: “O menino carteiro chegou” e “O carteiro menino chegou”. Com base na análise apresentada, menino e carteiro, dependendo da sua posição na sentença, podem, aparentemente, funcionar tanto como substantivos quanto como adjetivos. No caso das sentenças em questão, em (i), A mulher bonita abriu a porta, mulher exerce a função de substantivo, já, no caso da sentença (ii), A recepcionista mulher abriu a porta, a palavra mulher exerce a função de adjetivo (livro-base p. 34,35).
	
	D
	I e IV
	
	E
	II e IV
Questão 10/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Considere a seguinte afirmação:
“Do ponto de vista dos estudos gramaticais, que têm como objetivo a descrição dos sistemas linguísticos, é mais adequado falar em classes de palavras, para fazer referência à divisão das palavras na língua, de acordo com critérios morfológicos, semânticos ou sintáticos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ABAURRE, M. L.; PONTARA, M. Gramática - texto: Análise e construção de sentido. v. único. São Paulo: Moderna, 2010. p. 166.
Considerando os conteúdos do livro-base Teoria geral de classes de palavras e da rota 1 de aprendizagem sobre os critérios utilizados para a divisão das classes de palavras pelas gramáticas tradicionais normativas, analise as seguintes afirmativas:
I. O critério morfológico utilizado para analisar e classificar as classes de palavras diz respeito à função das palavras nas sentenças e abrange fenômenos como a flexão e a ortografia.
II. O critério semântico utilizado para analisar e classificar as classes de palavras se refere à sua forma e ao tipo de significados de que são portadoras, é o mesmo critério usado em dicionários.
III. O critério sintático utilizado para analisar e classificar as palavras diz respeito às funções que elas exercem nas sentenças.
IV. O critério morfológico para analisar e classificar as palavras trata da forma, o sintático da função e o semântico do significado das palavras.
São verdadeiras apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	II e IV
	
	B
	I e III
	
	C
	III e IV
Você acertou!
As afirmativas III e IV são verdadeiras. “Desta forma, para analisar e classificar uma palavra deve-se levar em consideração as competências morfológicas, sintáticas e semânticas. Morfológicas: é a estrutura e forma das palavras; Sintáticas: estuda o papel que determinada palavra desempenha dentro de uma oração’ Semânticas: estuda o significado das palavras, frases e textos de uma língua” (rota 1 de aprendizagem - p. 26). A afirmativa I é falsa, pois não envolve ortografia e o estudo dessa parte da gramática é direcionado às palavras isoladamente, sem função alguma, e a afirmativa II é falsa, pois não é um critério utilizado em dicionários.
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	I, II e III

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando