Buscar

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	De acordo com os princípios orientadores do direito da criança e do adolescente, em favor deles deve ser dada primazia em todas as esferas de interesse, seja no campo judicial, extrajudicial, administrativo, social ou familiar. Tal tratamento não comporta questionamentos ou ponderações, pois foi essa a escolha nacional por meio do legislador constituinte. De acordo com a doutrina, tal primazia corresponde ao princípio
		
	
	nenhuma das respostas acima.
	
	do interesse superior da criança e do adolescente.
	 
	da prioridade absoluta.
	
	da municipalização.
	
	da prevenção especial.
	
Explicação:
GABARITO: C - da prioridade absoluta.
PRINCÍPIO DA PRIORIDADE ABSOLUTA:
> Previsão legal: CF e ECA.
> Sentido: PRIORIZAR o antendimento dos direitos de crianças e adolescentes.
> Garantia de prioridade (ECA, 4°, p. único).
> Direito enumerados no art. 4°, caput, ECA: rol EXEMPLIFICATIVO.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O Estatuto da Criança e do Adolescente:
		
	
	substituiu a expressão ¿menor em situação irregular¿ presente no Código de Menores pela expressão ¿criança e adolescente em situação de risco pessoal e social¿.
	
	consagrou o princípio da proteção especial, segundo o qual os direitos fundamentais da pessoa humana em geral não alcançam crianças e adolescentes, cujos interesses são resguardados por direitos ajustados a sua condição peculiar de pessoas em 
desenvolvimento.
	
	deu nova institucionalidade ao Comissariado de Menores, cujas atribuições passaram a ser exercidas pelos Conselhos Tutelares.
	
	estabeleceu a responsabilidade primordial ao Poder Executivo Federal na formulação, financiamento e execução da política de proteção à criança e ao adolescente.
	 
	desjudicializou, como regra, o atendimento inicial das situações de violação e ameaça de violação aos direitos da criança e do adolescente e reduziu o âmbito da discricionariedade do juiz na proteção dos direitos da criança e do adolescente.
	
Explicação:
A) ERRRADA. O ECA adotou a teoria da proteção integral, na medida que reconheceu a infância como uma fase específica da vida humana e a condição peculiar da criança como pessoa em desenvolvimento.
B) ERRADA. O ECA substituiu a expressão ¿menor em situação irregular¿ presente no Código de Menores pela expressão "adolescente infrator".
C) CORRETA.
D) ERRADA. O comissário de menores é um servidor público do do quadro de pessoal do Tribunal de Justiça que exercem as suas atribuições, geralmente, na rua, na entrega de intimações, citações, etc. Já o conselho tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Assinale a assertiva que melhor retrata a doutrina da proteção integral:
		
	
	Os menores de dezoito anos deixam de ser responsabilizados penalmente, o que caracteriza inovação legislativa decorrente da adoção de tal doutrina
	 
	Crianças e adolescentes passam a ser vistos como sujeitos de direitos, havendo inovação na ordem jurídica, com novas garantias estabelecidas na legislação brasileira
	
	Apenas de forma excepcional se permite a adoção da doutrina da situação irregular no Brasil, considerando que a adoção da doutrina da proteção integral pelo ECA, fez com que crianças e adolescentes passassem a ser vistos como sujeitos de direitos
	
	Crianças e adolescentes passam a ser protegidos por legislação específica, sendo o Estatuto da criança e do adolescente a primeira legislação menorista no Brasil
	
	A justiça da infância e juventude passa a ter competência para aplicar as medidas de proteção integral, garantindo os direitos das crianças e adolescentes em situação irregular
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Com base no conhecimento adquirido com o estudo da parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, a fim de garantir o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade, das crianças e adolescentes, o Estado brasileiro tem o dever de garantir as necessidades destes. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que o ECA:
		
	
	aperfeiçoou a doutrina da situação irregular, adotada pelo Código de Menores, estendendo a aplicação das medidas socioeducativas destinadas à reabilitação física, moral e psíquica de crianças e adolescentes infratores.
	
	reconhece que as crianças e os adolescentes são sujeitos especiais, titulares de direitos absolutos e merecedores de atenção jurídica preferencial, posto que a CF, ao consagrar o princípio da proteção integral, impõe ao juiz que desconsidere a finalidade social, o bem comum e os direitos individuais e coletivos.
	
	baseou-se no princípio da indisponibilidade dos direitos fundamentais, por meio do qual foi estabelecido o critério cronológico da psicologia para diferenciar crianças e adolescentes. Assim, considera criança a pessoa entre 0 e 12 anos incompletos, e adolescente aquele entre 12 anos completos e 18 anos completos).
	 
	afastou-se da doutrina de situação irregular que caracterizou o antigo Código de Menores, haja vista este ser voltado apenas aos menores em situação irregular, isto é, àqueles que se encontram em conflito com a lei ou que se encontram privados de assistência, por qualquer motivo. O ECA, ao contrário, segue a doutrina da proteção integral, que se baseia no princípio do melhor interesse da criança.
	
	baseou-se no princípio da indisponibilidade dos direitos fundamentais, por meio do qual foi estabelecido o critério cronológico da psicologia para diferenciar crianças e adolescentes. Assim, considera criança a pessoa entre 0 e 12 anos completos, e adolescente aquele entre 12 anos completos e 18 anos incompletos).
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Segundo o ECA, ¿A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los.¿ Nesse sentido, entende-se por I castigo físico a ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente e que lhes cause sofrimento físico ou lesão. II tratamento cruel ou degradante a conduta ou forma cruel de tratamento em relação à criança ou ao adolescente que lhes humilhe, ameace gravemente ou ridicularize. III tratamento cruel ou degradante a alienação parental praticada por um dos genitores, por ser uma forma de humilhar a criança ou o adolescente. Assinale a opção correta.
		
	
	Apenas o item III está certo.
	
	Apenas os itens II e III estão certos.
	
	Todos os itens estão certos.
	
	Nenhum item está certo.
	 
	Apenas os itens I e II estão certos.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Com relação aos direitos fundamentais da criança e do adolescente, assinale a opção correta.
		
	
	O conceito de família extensa não abrange a figura da madrasta ou do padrasto.
	 
	O direito à liberdade conferido à criança e ao adolescente pelo ECA compreende o de buscar refúgio, sendo a eles garantido o acesso às diversões e espetáculos públicos classificados como adequados à sua faixa etária; crianças menores de dez anos somente poderão ingressar e permanecer nos locais de apresentação ou exibição de espetáculos quando acompanhadas dos pais ou responsáveis.
	
	A doutrina da situação irregular vigorou no ordenamento pátrio até a promulgação do ECA.
	
	Em face da aprovação do novo Código Civil, segundo o qual a maioridade civil é obtida aos dezoito anos de idade, não se aplica mais, no ordenamento brasileiro, a denominação jovem adulto, presente no ECA, sendo considerada criança a pessoa com até catorze anos de idade e adolescente, a que tenha entre quinze e dezoito anos de idade.
	
	É assegurado à gestante, por meio do SistemaÚnico de Saúde, o atendimento pré-natal, devendo a parturiente ser obrigatoriamente atendida pelo médico que a tenha acompanhado durante o período pré-natal.
	
Explicação:
ECA Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.
Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:
I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;
II - opinião e expressão;
III - crença e culto religioso;
IV - brincar, praticar esportes e divertir-se;
V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;
VI - participar da vida política, na forma da lei;
VII - buscar refúgio, auxílio e orientação.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Para o Estatuto da Criança e do Adolescente, considera-se:
		
	
	adolescente, a pessoa até dezoito anos de idade.
	 
	criança, a pessoa até doze anos de idade incompletos; e adolescente, aquela entre doze e dezoito anos de idade.
	
	criança, a pessoa até dezessete anos de idade incompletos.
	
	criança, a pessoa que ainda esteja sob a guarda dos pais biológicos ou adotivos; e adolescente, aquele que já tenha consciência dos seus próprios atos.
	
	criança, a pessoa até onze anos de idade completos; e adolescente, aquela entre onze e dezesseis anos.
	
Explicação:
Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa CORRETA: De acordo com a parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, o dever de assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, a efetivação dos seus direitos, é de responsabilidade:
		
	
	apenas do poder público.
	
	da própria criança ou do adolescente, não importa a idade.
	
	do próprio adolescente, a partir dos 16 anos de idade completos.
	 
	da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público.
	
	apenas do poder público, em parceria com a família.

Mais conteúdos dessa disciplina