Buscar

Comércio Exterior 3 discursiva

Prévia do material em texto

Nota da Prova:
	8,50
	1.
	Um bom domínio dos incoterms é indispensável, pois, qualquer interpretação errônea sobre direitos e obrigações do comprador e vendedor pode causar grandes prejuízos comerciais para uma ou ambas as partes. Eles auxiliam a resolver e a organizar as negociações internacionais, dessa forma, é importante o estudo cuidadoso sobre o termo mais conveniente para cada operação comercial, evitando incompatibilidade com cláusulas pretendidas pelos negociantes. Estas regras constituem toda a base dos negócios internacionais e objetivam promover sua harmonia. Os incoterms são representados por siglas em que o exportador e o importador respeitam as mesmas regras e possuem o mesmo conhecimento sobre eles. Disserte sobre os Incoterms EXW - Ex Works - Na origem (local de entrega nomeado) e FOB - Free On Board - Livre a Bordo (porto de embarque nomeado).
	Resposta Esperada:
EXW - Ex Works - Na origem (local de entrega nomeado): este termo pode ser usado para qualquer meio de transporte. O exportador cumpre a sua obrigação ao colocar a mercadoria disponível ao importador, no local da produção, na fábrica, no armazém etc. O comprador deve arcar com todos os custos e riscos a partir do ponto acordado de entrega. Os trâmites alfandegários, quando forem aplicáveis, tanto no país do exportador quanto no país do importador, são por conta do importador.
O FOB Free On Board - Livre a Bordo (porto de embarque nomeado) só deve ser usado no transporte marítimo ou fluvial. Este termo implica dizer que o vendedor entrega a mercadoria a bordo do navio no porto de embarque. Os trâmites alfandegários, referentes aos custos relacionados à movimentação da mercadoria no porto de embarque, são por conta do exportador.
	2.
	Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países-membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente, estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial. Nenhum país passa a fazer parte de um bloco econômico de um dia para outro, pois existem etapas para formação de um determinado bloco. Disserte sobre as etapas de formação dos blocos econômicos: Zona de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum e União Econômica, Política e Monetária. 
FONTE: Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/blocoseconomicos/>. Acesso em: 24 mar. 2017.
	Resposta Esperada:
Para que um país passe a fazer parte das etapas de formação, é preciso obedecer às etapas para o processo de junção que já estão predefinidas. Como os países não possuem as mesmas posições socioeconômicas e culturais, eles têm a necessidade do preparo para a junção. 
Zona de Livre Comércio: é a etapa inicial da formação de um bloco visando à redução e à eliminação de tarifas sobre produtos comercializados entre os países-membros e das barreiras alfandegárias, ou melhor, o imposto de importação existente dentro do bloco. 
União Aduaneira: é a segunda etapa de formação de um bloco. Os países-membros buscam eliminar as tarifas sobre os produtos de importação, existentes na comercialização entre si, e estabelecem uma taxa comum sobre os produtos importados de países que não fazem parte do bloco. 
Mercado Comum: no processo da formação de um bloco econômico, esta é a terceira etapa, permite-se a livre circulação sem restrições de mercadorias, bens e serviços entre os países-membros, ou seja, as pessoas e os produtos não precisam de autorizações especiais e nem pagar nada para cruzar as fronteiras entre dois ou mais países que fazem parte do mesmo bloco. Uma pessoa pode trabalhar em outro país do bloco como cidadão legalizado. 
União Econômica, Política e Monetária: na preparação dos países, buscando a uniformização das legislações. É a unificação das legislações econômicas e políticas, em que são padronizadas as legislações trabalhistas e de defesa do consumidor.

Continue navegando

Outros materiais