Buscar

gestão financeira

Prévia do material em texto

A avaliação de projetos de investimento envolve um conjunto de técnicas que buscam estabelecer parâmetros de sua viabilidade. Esses parâmetros podem ser expressos pelo payback, TIR e VPL. O payback é o prazo de retorno do investimento inicial, a TIR é a taxa interna de retorno, e o VPL é o Valor Presente Líquido, que resumidamente, considera-se o resultado dos fluxos de caixas, descontados a data zero pelo custo de capital do projeto e subtraído do investimento inicial. Referente às diversas técnicas de avaliação de projetos de investimento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Payback.
II- TIR.
III- VPL.
(    ) Representa a diferença entre os fluxos de caixa futuros trazidos a valor presente pelo custo de oportunidade do capital e o investimento inicial. Se positivo deve ser aceito; e se negativo, rejeitado.
(    ) Representa o valor do custo de capital que torna o VPL nulo, sendo então uma taxa que remunera o valor investido no projeto.
(    ) Representa o prazo necessário para a recuperação do capital investido, podendo ser simples ou não.
(    ) Informa se o projeto de investimento aumentará o valor da empresa, bem como considera o valor do dinheiro no tempo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens; SIQUEIRA, Jose de Oliveira. Análise do risco na avaliação de projetos de investimento: uma aplicação do método de Monte Carlo. Caderno de pesquisas em Administração, v. 1, n. 6, p. 62-74, 1998.
	
	a) II - II - I - III.
	
	b) III - II - I - III.
	
	c) II - II - III - I.
	
	d) III - I - II - III.

Continue navegando