Buscar

AGENCIAMENTO E TRANSPORTES ATIVIDADE 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AGENCIAMENTO E TRANSPORTES - ATIVIDADE 4
PERGUNTA 1
1. Iniciar um negócio baseado na mera vontade do empreendedor de oferecer determinado produto ou serviço, sem levar em conta as verdadeiras demandas existentes, sem colocá-las no centro do desenvolvimento do que será oferecido, é a ruína de qualquer negócio em qualquer área, inclusive no Turismo.
Para garantir o sucesso do negócio, se faz necessário criar um modelo ou sistema que: ITEM 2.1
	
	
	*** fabrique clientes felizes.
	
	
	mobilize o maior número possível de empreendedores.
	
	
	promova a expansão do mercado interno.
	
	
	atenda os objetivos propostos pelo governo.
	
	
	produza guias turísticos satisfeitos.
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
1. Os caminhos do turismo do século XXI influenciam o mercado das agências de viagens e transportes e das operadoras de turismo. A razão ou motivo da viagem pode ser um ponto de partida, assim como os sonhos que uma pessoa fantasia em seu imaginário de viagens.
As agências de viagens simplificam os equipamentos de turismo e o cliente final, sendo assim podemos dizer que as agências de viagem são verdadeiras: ITEM 1.1
	
	
	Concessionárias contratadas pelos governos.
	
	
	*** Intermediárias no processo de turismo.
	
	
	Catalizadoras da lucratividade no segmento.
	
	
	Terceirizadoras na área de turismo.
	
	
	Incentivadoras culturais de passeios turísticos.
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
1. No Turismo, comer, dormir, comprar e visitar são os principais atos do turista, estes são os verbos que um passageiro conjuga ao chegar a seu destino, na medida em que se utiliza da oferta gastronômica; da oferta hoteleira; da oferta comercial e da oferta lúdico-cultural ou natural. Fonte: CANDIOTO, M. F. Agências de Turismo no Brasil: embarque imediato pelos portões do desafio. Coordenador: Eduardo Sanovicz. Rio de Janeiro: Campus: Elsevier. Coleção Eduardo Sanovicz de Turismo; 9. 2012.
Considerando o texto apresentado, assinale a alternativa que descreve de forma adequada as ofertas as quais o texto se refere, oferta gastronômica (ele come fora de casa); da oferta hoteleira (ele dorme fora de casa); da oferta comercial (ele faz compras) e da oferta lúdico-cultural ou natural (ele vai visitar e conhecer o lugar). ITEM 1
	
	
	 A oferta lúdico-cultural ou natural refere-se ao conhecimento do local pelo turista, tomando contato com aspectos e hábitos sócio-culturais característicos. correta
	
	
	Oferta hoteleira seria o fornecimento de serviços de alimentação aos turistas, bem como a parte comercial da viagem.
	
	
	Os alimentos consumidos durante uma viagem fazem parte da chamada oferta comercial, já que os alimentos são consumidos sempre em estabelecimentos comerciais.
	
	
	*** Aspectos comerciais compreendem a hospedagem, alimentação e coisas relacionadas ao ambiente sócio-cultural do local.
	
	
	O turista não está exposto à todas as ofertas citadas no texto num momento de viagem. Apenas a oferta gastronômica e comercial está de fato presentes.
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
1. Para uma boa estratégia de vendas e comunicação no turismo, as agências de viagem necessitam de estratégias on-line, ou seja, a criação de website e landing pages para exibição dos produtos e serviços, manutenção de canais em redes sociais, investimentos inbound marketing, entre outros.
Considerando o texto acima e os conhecimentos obtidos na disciplina, como podemos denominar a publicação de conteúdo gratuitamente em plataformas como sites e blogs? Assinale a alternativa
	
	
	Inbound Marketing ITEM 2
	
	
	Land Pages
	
	
	*** Guest Post
	
	
	Link Building - gerar tráfego para seus canais a partir de parcerias com outras empresas, 
 canais ou influenciadores
	
	
	Merchandising
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
1. No turismo, as agências de viagem se comunicam diretamente com o cliente final, com as consolidadoras, que falam com os GSA (agente geral de vendas), as transações de vendas são geradas pelos BSP (forma centralizada e padronizada de administrar o processo de prestação de contas dos agentes de viagens ) e com os GDS (Global Distribution Systems), o que ajuda o turista em operações e consultas de reservas e voos, hotéis e atrações turísticas, sendo assim, podemos dizer, então, que as agências de viagem se diferenciam e se dividem mediante a necessidade do cliente.
Fonte: MANGUEIRA, M.R. Agenciamento e Transportes. Unidade 4. Infraestrutura e Operações em Agências de Viagens. EAD. Br. Disponível na Biblioteca Digital da Laureate. (Adaptado).
Nesse contexto, a rede de agências e sistemas de viagens possui qual principal função? Assinale a alternativa correta. ITEM 1.1
	
	
	Patrocinadoras para os clientes.
	
	
	Representantes dos locais turísticos.
	
	
	Intermediárias dos clientes. Correta
	
	
	Recepcionam os clientes.
	
	
	*** Facilitadores do trabalho dos agentes de viagens.
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
1. Na área de turismo, agentes de viagens, junto com os guias de turismo, são os verdadeiros embaixadores do turismo brasileiro, profissionais reconhecidamente bem informados, gentis, hospitaleiros, feras em geografia, história, apaixonados pelas culturas tradicionais, defensores do meio ambiente e do patrimônio cultural, conscientes sobre as expectativas de um turista e aptos a servir, sem subserviência. Combinar este papel fundamental às revoluções digitais é um dos grandes desafios para as agências de viagem no mundo todo.
A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Com a renovação tecnológica nos diferentes campos das atividades humanas, as agências de turismo têm um grande desafio de empreendedorismo pela frente para abarcar com as tecnologias o papel anteriormente designado aos guias de turismo.
PORQUE
II. Com a proeminência dos serviços tecnológicos, os turistas buscam cada vez mais autonomias em suas viagens, contando com as aparelhagens digitais e seus aplicativos para explorarem a cidade como poderiam fazer a partir dos serviços ofertados antes por guias e agências de turismo.
	
	
	*** As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I é uma justificativa correta da II.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	
	A asserção II é uma proposição falsa, e a I é uma proposição verdadeira.
	
	
	As asserções I e II são proposições falsas. correta
0,25 pontos   
PERGUNTA 7
“A legislação brasileira usa genericamente os termos agências de viagem ou agências de viagem e turismo para classificar todos os empreendimentos que realizam algum tipo de intermediação, incluindo, aqui, as operadoras.”Fonte: LAGO, R.; PELLIZZARO, E. L. Agências de viagens: desafios de um mercado em reestruturação. Turismo: Visão e Ação. Universidade do Vale do Itajaí. Camboriú/SC. v. 7 n.3 p. 495 - 502. 2005.
As agências de viagem têm a principal finalidade, portanto, de intermediar o caminho entre os equipamentos de turismo e o consumidor final. Considere as informações abaixo com relação às atribuições das agências de viagens:
I. A pesquisa e posterior consulta aos atrativos e atrações no destino. ***
II. Consulta e reserva dos meios de transporte dos quais o turista pode dispor ao longo de sua viagem. ***
III. A possibilidade de contratação de outros serviços turísticos, como city tour, ingressos para eventos, entre outros. ***
IV. A aquisição das passagens aéreas e/ou rodoviárias, bem como a consulta de meio de hospedagem e reserva das diárias ao turista. ***
É correto o que se afirma em: ITEM 1
	
	
	I, II e III.
	
	
	I, apenas.
	
	
	II e IV.
	
	
	*** I, II, III e IV.
	
	
	II, III e IV.
0,25 pontos   
PERGUNTA 8
1. No turismo, sabemos que o fato de empreender de forma correta faz com que as agências de viagem tenham um futuro promissor e vida duradoura, desenvolver um negócio e colocar o cliente no centro da estratégia, faz com que se ganhe mercado e vantagem competitiva sobreos concorrentes.
Para isso, o core business da empresa deve ter sempre: ITEM 2.1
	
	
	Forças e vantagens sobre o concorrente.
	
	
	A prática de fazer benchmarking com as referências.
	
	
	*** Foco principal no cliente.
	
	
	Pensar na lucratividade do negócio.
	
	
	O objetivo de beneficiar a área turística.
0,25 pontos   
PERGUNTA 9
Podemos dizer que na área de turismo para se ter sucesso no mercado é necessário a criação de estratégias empreendedoras para se obter sucesso dentro da área, o verdadeiro produto e serviço que se oferece é o próprio modelo de negócio que deve ser construído. Podemos dizer que um modelo de negócio funcional e sustentável, através de inúmeros experimentos que eliminem todos os riscos, é a chave do sucesso de um empreendimento.
Entre os objetivos de uma empresa de turismo, está ITEM 2.1
	
	
	o crescimento do turismo local a partir do poder público.
	
	
	*** a adequação de seus produtos às demandas dos clientes.
	
	
	o desenvolvimento de novas tecnologias para negócios.
	
	
	a ampliação dos lucros pelo aumento dos preços.
	
	
	a oferta de descontos com base no poder aquisitivo dos clientes.
0,25 pontos   
PERGUNTA 10
1. Diante da mudança no macro-ambiente das viagens e evoluções tecnológicas aceleradas, é incrível como retomamos um dos primeiros conceitos de consumo turístico, do economista suíço e fundador da AIEST, professor Kurt Krapf, traduzido nos produtos e serviços do século XXI. A análise tem o intuito de demonstrar que a modificação atual dos hábitos de consumo do turismo caminha de volta aos aspectos psicológicos e comportamentais transpassado ao conceito do suíço.
Fonte: MANGUEIRA, M.R. Agenciamento e Transportes. Unidade 4. Infraestrutura e Operações em Agências de Viagens. EAD. Br. Disponível na Biblioteca Digital da Laureate. (Adaptado)
Dentre os componentes básicos de um modelo de negócios, estão ITEM 3
	
	
	propostas de seleção.
	
	
	estratégias de ganho.
	
	
	*** parcerias principais. Outros: Segmentos de Clientes, Proposta de Valor, Canais,
 Relacionamento com os Clientes, Fontes de Receita
 Recursos Principais, Atividades-chave, Estrutura de Custo
	
	
	atividades primárias.
	
	
	ações colaborativas.

Continue navegando