Buscar

Temas Recorrentes em Vestibulares de Biologia, Química e Geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BIOLOGIA 
1) Características dos seres vivos: a fisiologia humana, viral e bacteriana aparecem com frequência, além de assuntos em biologia celular, fisiologia vegetal e histologia animal.
2) Bioquímica: assuntos como metabolismo do DNA/RNA e lipídios, respiração celular e fotossíntese são corriqueiros.
3) Genética e Evolução: as questões costumam abordar os processos evolutivos de forma comparada e conceitos intrínsecos, bem como os processos hereditários e como o controle desses processos são feitos.
4) Ecologia: temas sobre poluição do meio ambiente e como remediar esses problemas são abordados. Assim, é importante que você tenha a capacidade de ter uma visão “macro“ da questão para que possa fazer links entre os diversos assuntos cobrados, como por exemplo, a relação entre o empobrecimento do solo com a má qualidade dos alimentos produzidos e as consequências de se alimentar com os mesmos. A atenção aos agravos ambientais (assunto de ecologia) e as novas descobertas na área de saúde (características dos seres vivos - fisiologia) que estão constantemente nos noticiários são opções interessantes de ver como os conhecimentos em Biologia estão presentes no dia a dia.
QUIMICA 
· Tabela Periódica 
Pede-se que o vestibulando saiba classificar um elemento como metal ou ametal, quais as características de cada grupo e quais compostos formam. Ainda dentro do tema “Tabela periódica”, é frequente a cobrança de propriedades periódicas, como raio atômico e potencial de ionização.  
· Termoquímica 
As questões de termoquímica, muitas vezes, envolvem entalpias de formação e estequiometria, trazendo uma equação química e o calor que ela libera ou absorve. Muitas vezes, podem pedir do aluno conhecimentos sobre reações exotérmicas e endotérmicas. 
· Equilíbrio Químico 
O aluno deve ter em mente qual a influência de fatores como temperatura, pressão e concentração de reagentes e produtos no contexto de um equilíbrio químico. 
· Soluções 
Além de cobrar relações numéricas e cálculos, as questões com o tema “Soluções” podem envolver os conceitos de dissolução endotérmica e exotérmica, a interpretação de curvas de solubilidade e a diferenciação de soluções saturadas, insaturadas e supersaturadas.
· Propriedades Físicas de Compostos Orgânicos 
Os alunos devem saber as polaridades das moléculas orgânicas, ou seja, saber classificá-las em apolar ou polar. As forças intermoleculares e as propriedades físicas (como ponto de fusão e de ebulição, solubilidade, estado físico etc.) de cada substância orgânica serão consequência de sua polaridade. 
· Isomeria 
É interessante que o aluno tenha domínio dos conceitos de isomeria plana e espacial, que saiba diferenciar cada caso de isomeria e quando esse fenômeno irá ocorrer. Os casos maior ocorrência de isomeria plana são de cadeia, de posição e de função, sem esquecer a metameria e a tautomeria. Para a isomeria espacial, relembre o que propicia a ocorrência dos fenômenos de isomeria cis-trans e óptica.
· Reações Orgânicas 
É comum a cobrança da previsão dos produtos das reações de esterificação e de oxidação, principalmente. Além disso, a questão pode pedir o reconhecimento das funções orgânicas envolvidas nas reações e, ainda, a nomenclatura dos reagentes e produtos.
GEOGRAFIA 
· Geografia Urbana
 
As modificações na cidade do Rio de Janeiro e os debates sobre o acesso à cidade tem provocado uma ênfase da UERJ sobre o tema. Vale a pena estudar as reformas urbanas do Rio de Janeiro no início do século XX, as atuais transformações (Porto Maravilha, Gentrificação, nova mobilidade urbana com os VLT) e os demais processos de atuação do estado frente à formação do espaço urbano.
 
· Cartografia
 
Praticamente todas as provas da UERJ possuem uma questão de cartografia. A importância geopolítica dos mapas e a visão de mundo, assim como suas projeções, são sempre uma possibilidade nas provas da UERJ. Ênfase em projeções, fusos horários e curvas de nível.
 
· Geografia Política
 
Aspectos de atualidades têm sido constantes em questões de geografia política. Reformas e mudanças na China, mudanças no Leste Europeu, fim da guerra fria e mudanças territoriais recentes são sempre assuntos com chance de cair quando se trata de UERJ.
 
· Geografia Econômica
 
Assuntos concernentes à globalização são uma constante nas questões da UERJ. Falar sobre o processo de conteinerização das mercadorias, medidas econômicas e fluxos de informação são típicas cobranças do conteúdo. Embora menos cobrados nos últimos anos, modelos produtivos e as fases da industrialização – inclusive no Brasil – são temas quentes.
 
· Fontes de Energia
 
As atuais preocupações com o modelo energético, insustentável e esgotando os recursos naturais, tem levado à questões sobre novos processos energéticos e recursos hídricos de uma maneira geral. Atentar à atualidades sobre acidentes ambientais e políticas energéticas.
HISTORIA 
Crise da República Oligárquica
A década de 1920, no contexto da crise da República Oligárquica, é marcada por uma série de ebulições sociais. Nesse cenário surgem novos atores sociais que vão levar a uma transformação político-econômica no Brasil como os tenentes, os operários e as mulheres. A compreensão do papel desses novos protagonistas da história brasileira é fundamental para a realização de uma prova da UERJ.
1968: O Ano que Sacudiu o Mundo
O ano de 1968 é marcado por uma série de acontecimentos que os vestibulandos que pretendem ingressar na UERJ precisam estar por dentro. A Ofensiva do Tet no contexto da Guerra do Vietnã, o assassinato de Martin Luther King nos Estados Unidos, o movimento de trabalhadores e estudantes em Maio na França, a Passeata dos Cem Mil no Brasil e a Primavera de Praga estão entre esses fatos que fizeram de 1968 o “ano que não acabou”.
Movimento Operário no Brasil
O Movimento Operário, tema recorrente na UERJ, é organizado no início do século XX no Brasil em razão das péssimas condições de trabalho existentes nas fábricas brasileiras. É fundamental a compreensão de que os imigrantes que chegam ao Brasil para trabalhar na indústria serão peças chaves para que os operários se aproximassem das ideias do Anarcossindicalismo, base ideológica do movimento.
O "Milagre Brasileiro"
O chamado Milagre Brasileiro ocorrido durante o governo de Emilio Garrastazú Médici foi um importante mecanismo de propaganda do Regime Militar (1964-85). Para a UERJ é importante que o vestibulando esteja atento às contradições existentes no modelo econômico implementado. Ao mesmo tempo em que, com a ajuda do grande volume de capital externo disponível, o país assistiu ao crescimento econômico, os trabalhadores sofreram com o congelamento dos salários.
Governo Juscelino Kubitschek
Um tema que é a cara da UERJ é o modelo econômico do governo de JK. Para a realização de uma boa prova, portanto, é necessário o conhecimento da presença de investimentos do capital estatal, do capital nacional-privado e do capital externo que compõe o chamado Modelo Tripé. A partir desse modelo, Juscelino estabeleceu no Plano de Metas a necessidade de investimentos no desenvolvimento industrial e em infraestrutura.
Proclamação da República
A crise monárquica que levou à Proclamação da República em 1889 no Brasil teve como protagonistas o grupo dos Republicanos Históricos, composto pela burguesia cafeeira de São Paulo – interessada em um regime federalista – e setores médios urbanos – que ansiavam maior participação política. Além destes, é fundamental para uma boa prova na UERJ, saber da centralidade dos militares no processo, uma vez que voltaram fortalecidos da Guerra do Paraguai, influenciados pelos ideais positivistas.

Continue navegando