Buscar

Prévia do material em texto

1.
	Com a emergência da questão social, a sociedade e os trabalhadores tomaram consciência das condições de vida e trabalho, a reação do governo de Otto von Bismarck, na Alemanha, foi a promulgação de legislação de seguros sociais. O denominado Modelo Alemão de Seguro Social se expandiu rapidamente pela Europa. Nesse contexto, considerando ao que se destinava à legislação aprovada na época, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) À proteção contra acidentes de trabalho.
(    ) À cobertura de seguro social para acidente de trabalho e licença-maternidade.
(    ) À cobertura para seguro de vida dos trabalhadores das minas de carvão.
(    ) À cobertura para os eventos: auxílio-natalidade, pensão, aposentadoria e licença-maternidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	2.
	No Brasil, a partir dos anos 1930, Getúlio Vargas adotou, de forma mais sistemática, uma política positivista, paternalista, com relação à população menos favorecida, visando à continuidade do compromisso assumido de dominação da paz social. Para tornar isso possível, o então presidente fez alianças com a classe popular e a burguesia. Vargas valeu-se de influências e de combinações para a criação de Ministérios. Sobre o exposto, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, em 1930.
(    ) Ministério do Trabalho e Previdência Social, em 1932.
(    ) Ministério do Trabalho e Bem-Estar Social, em 1935.
(    ) Ministério da Integração Nacional, Trabalho e Renda, em 1937.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	3.
	É necessário interpretar a história do Brasil e a mudança do modelo agrícola para o modelo industrial. No modelo agrícola, as situações de saúde eram restritas aos núcleos familiares. Com a industrialização, as situações de saúde tomaram maiores proporções, considerando que mais operários ficavam concentrados nos espaços de trabalho, portanto, mais vulneráveis às epidemias. Com relação às epidemias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As epidemias são situações pontuais que atingem a maioria das pessoas que trabalham na área agrícola.
(    ) O trabalho sanitário de qualidade facilita a contenção das epidemias.
(    ) As epidemias começaram a aparecer no Brasil no início do século XIX.
(    ) A febre amarela e a varíola foram as principais epidemias no período Colonial e o desafio para a saúde pública no Período Imperial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F .
	4.
	No governo Vargas iniciaram-se debates para o reordenamento da Previdência Social, sendo que até então esta já era disponibilizada à população trabalhadora, mas carecia de mudanças. Assim, foram criados os Institutos de Aposentadorias e Pensões - IAPs - que, como as CAPs, estavam organizados por categorias de profissionais. Neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os IAPs eram mais abrangentes, não restringiam o atendimento por empresa, destinavam serviços e benefícios a toda uma categoria.
(    ) Surgiram no período os IAPs dos: Funcionários Federais (1931), Marítimos (1933), Industriários (1936), Bancários e Comerciários (1934), Trabalhadores de Transportes e Portuários (1938), todos integrantes de categorias profissionais representativas tanto econômica como politicamente no cenário nacional.
(    ) Os IAPs se caracterizavam por uma cobertura integral, estabelecendo direitos a todos os trabalhadores, independente de vinculação; para o trabalhador bastava provar que possuía uma ocupação vinculada às categorias profissionais mais importantes para acessar seus direitos.
(    ) As principais alterações das CAPs para IAPs se evidenciaram na cobertura previdenciária às classes trabalhadoras urbanas por categorias profissionais e não por unidades empresariais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	5.
	Entre os vários motivos que inflamaram os ânimos e revoltaram a população no início do período republicano, podemos citar a crise econômica pela qual o Brasil vinha passando em conjunto com a reforma urbana que expulsou a população pobre do centro da cidade, destruindo várias ocupações improvisadas e outras ocupações precárias. Assim, as manifestações populares ocasionaram conflitos, espalharam-se pelas ruas da capital brasileira. Referente à reação da população, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Destruíram transportes e prédios públicos e espalharam a desordem.
(    ) Mantiveram um enfrentamento com os policiais, sem destruir os patrimônios.
(    ) Aceitaram a ordem dada pelo governo, numa atitude extremamente pacífica.
(    ) Invadiram os hospitais públicos, com o intuito de retirar os doentes e levá-los para casa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	6.
	Até 1930 o Brasil vivenciava o Período da República Velha, o que predominava era a política do café-com leite nas regiões entre Minas e São Paulo. Era firmada na economia do café, que fortalecia os grandes donos de terra da época. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No ano de 1930, nas eleições para presidente, Júlio Prestes assume o cargo, mesmo com denúncias de fraude.
(    ) O vice-presidente do então presidente Getúlio Vargas, é assassinado de forma estranha.  
(    ) Com a crise econômica instaurada, muitos países necessitaram reorganizar suas economias.
(    ) As ações do governo de João Pessoa com relação à saúde, seguiram por duas frentes: a saúde pública e a medicina previdenciária.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	7.
	No início do século XX, o Estado não via como necessária sua intervenção política diante das expressões da questão social que demandavam por assistência à saúde. Essa era organizada pelas igrejas, como as Santas Casas de Misericórdia instauradas no Brasil ainda na sua fase Colonial. Com relação à dedicação do Estado e a política de saúde, analise as sentenças a seguir:
I- As questões de saúde recebiam dedicação pouco relevante.
II- A maior parcela do atendimento de saúde era realizada por ordens religiosas.
III- A maioria dos atendimentos eram de cunho filantrópico e/ou benemerente.
IV- Era garantido o direito de atendimento ao povo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	8.
	O assistente social atua nas múltiplas expressões da questão social. Desta forma, deve ser capacitado para elaborar, implementar, coordenar e executar políticas sociais. Com relação à atuação do assistente social no campo da saúde pública, analise as sentenças a seguir:
I- Todos os atendimentos primários nas unidades básicas de saúde devem ser realizados pelo assistente social.
II- O atendimento às famílias, as entrevistas e as visitas domiciliares devem ser executadas apenas pelo assistente social.
III- O assistente social pode realizar desde atendimentos individuais até funções administrativas nas unidades básicas de saúde e secretarias de saúde.
IV- Atendimentos específicos com os aprisionados adoentados devem ser realizados exclusivamente pelo assistente social.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)Somente a sentença II está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	9.
	No século XX, em decorrência da necessidade de saneamento rural, destacaram-se diversas iniciativas em prol do saneamento rural. Entretanto, o sucesso dessas iniciativas não foi capaz de consolidar o projeto mais importante e necessário da época: a formação do Ministério da Saúde. Sobre os principais avanços da segunda década do século XX, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A ampliação de postos do Serviço de Fiscalização Rural na região mais vulnerável do Rio Janeiro, de postos no bairro para o combate à ancilostomose e a criação do Serviço de Vistoria Rural em 1918.
(    ) Nas cidades, avançava a fiscalização na parte rural e não ocorria a parceria com o Instituto RockFeller para o combate à febre amarela.
(    ) A fundação de um código sanitário rural para o Estado de São Paulo, em 1917, e a criação dos Serviços de Medicamentos Oficiais.
(    ) Na área rural diminui a fiscalização sobre a Higiene da Indústria e de Alimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	10.
	A primeira metade do século XX foi um período  importante, pois foi marcado por desafios e transformações principalmente na capital. A reforma sanitária nesse período foi importante devido à alternativa de imigração europeia com a mão de obra de escravos. Com relação  à dedicação do Estado com a política de saúde, analise as sentenças a seguir:
I- Nesse período, o cenário da capital não era considerado importante e nem desafiador para os planos do governo.
II- O Rio de Janeiro estava com muitos problemas de estrutura e planejamento e com diversas epidemias, que dizimavam muitas vidas.  
III- Entre as epidemias que assolavam o país, a doença malária era a que mais preocupava e castigava a cidade do Rio de Janeiro.
IV- A cidade do Rio de Janeiro estava passando por um período difícil, mas seu desenvolvimento em todos os sentidos estava tendo bons resultados para o governo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.