Buscar

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	
	
	
	Disciplina:
	Sociologia (SOC30)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:650510) ( peso.:1,50)
	Prova:
	26432750
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O teórico Auguste Comte é considerado um dos fundadores da sociologia e arquitetou esse ramo do conhecimento como uma física social. Em sua teoria, o progresso era uma das metas fundamentais e irreversíveis da sociedade. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- Sua teoria exaltou a ideia de um estado ou uma condição ?positiva? da sociedade.
II- O pensamento de Comte foi centrado nas condições do pensamento da teologia cristã.
III- O estado ?positivista? da sociedade estava vinculado à ideia de progresso e evolução.
IV- Auguste Comte foi o seguidor de uma teoria social contrária ao pensamento científico.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	2.
	No mundo contemporâneo diversos fatores históricos revelaram atores e sujeitos que antes não eram valorizados pela sociedade ou pelas instituições políticas. Neste contexto, é possível dar exemplos como movimentos pacifistas, ambientalistas, antirracistas e feministas. Tais movimentos são indicados como responsáveis por promover, através de políticas sociais, soluções para problemas cada vez mais específicos. Que resultados se formaram a partir destes movimentos?
	 a)
	A partir das ações e atos públicos dos grupos excluídos que ganharam vez com a modernidade, abriu-se espaço também para que os regimes ditatoriais, movimentos de intolerância religiosa e cultural retornassem ao cenário social.
	 b)
	Com os atos de contestação dos grupos que até então se encontravam à margem dos espaços sociais, houve a depredação e a perda de diversos espaços públicos e de patrimônio histórico e cultural.
	 c)
	A partir destes movimentos, cada vez mais a sociedade se fracionou, criando partículas, nichos, segmentos, guetos, redutos e unidades específicas e circunscritos a uma causa somente, desagregando-se das noções de um todo social.
	 d)
	A partir das ações e dos movimentos dos grupos que representavam as minorias excluídas no interior da sociedade, tem-se que, para que estes obtivessem seu espaço, os grupos que se encontravam ocupando tradicionalmente os espaços de destaque precisariam deixar seus postos.
	3.
	Augusto Comte (1798-1857) é reconhecido como o responsável por fundar uma disciplina que a partir de então abordaria cientificamente as transformações que estavam em curso no interior da sociedade. Suas teorias constituíram o campo da Sociologia, porém ultrapassaram o campo dessa disciplina e influenciaram também outras áreas do conhecimento. Sobre as principais teorias de Comte, analise as sentenças a seguir:
I- Para o desenvolvimento pleno da sociedade, defendeu o processamento e a superação de três estados, respectivamente: o teológico, metafísico e o positivo.
II- O homem deveria aprender a utilizar a fé como fonte de inspiração a seus pensamentos e ações. Para tanto, propôs o positivismo como doutrina religiosa.
III- Defendeu o positivismo como corrente de pensamento, cujo foco deveria estar fundamentado nos pressupostos e métodos científicos.
IV- O positivismo defendia a indústria, o trabalho assalariado, o comércio livre e a democracia política.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	4.
	O renascimento cultural foi considerado um grande elemento de desenvolvimento da humanidade. Os avanços que a ciência começou a ter passaram a ter importância também na arte, por exemplo, com construções mais sofisticadas, desenhos mais realistas, representando melhor o corpo do ser humano. Que país da Europa foi considerado um destaque nesse desenvolvimento?
	 a)
	Itália.
	 b)
	Alemanha.
	 c)
	Inglaterra.
	 d)
	Espanha.
	5.
	A obra de Max Weber compõe teorias paradigmáticas. Seus estudos da Sociologia da religião tentaram compreender o universo de relações existentes entre as manifestações religiosas organizadas e a vida social. Ele contribuiu para a compreensão de uma tendência social à racionalização progressiva da sociedade moderna. Esse paradigma teórico de Weber se alinha com uma de suas teorias sociais. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Fundamentos teóricos contidos no Curso de Sociologia da Religião de Weber.
(    ) Consonância com a teoria da Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.
(    ) Abordagem sociológica de Weber sobre Suicídio e Sociedades em Crise.
(    ) Centralizado na Teoria do Capital de Max Weber e Frederich Engels.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	6.
	Dentre os sociólogos brasileiros se encontra Florestan Fernandes (1920-1995), que em seus estudos manifestou a preocupação de analisar os padrões, as estruturas e os fundamentos da organização social. Qual tese resultou dessa dimensão de análise?
	 a)
	A formação da sociedade brasileira é fortemente influenciada pela cultura do açúcar, que por sua vez atribuiu o caráter escravista à mesma.
	 b)
	A sociedade brasileira foi formada pela participação ativa das mais diversas camadas sociais e pela via democrática.
	 c)
	A sociedade é fortemente influenciada pela classe operária e tem-se que buscar alternativas à superação dessa condição.
	 d)
	A sociedade é fortemente marcada pela dominação burguesa e tem-se que buscar alternativas de emancipação diante dessa circunstância.
	7.
	A sociologia teve um novo rumo teórico e uma nova aproximação com a filosofia através do trabalho do escritor polonês Zygmunt Bauman. Ao explicar as relações humanas e sociais na modernidade e na época contemporânea, o autor identificou que estas relações foram alteradas significativamente, no sentido de que as relações que antes eram consideradas "sólidas" ou duradouras se transformaram em relações "líquidas" ou efêmeras. Que condições e reflexões esta maneria de pensar a realidade está nos sugerindo?
	 a)
	A mudança se deu do estado sólido para o líquido e refere-se ao fato de que os modos mais tradicionais e conservadores de relacionamentos foram sendo superados. Como consequência disto, as relações se tornaram mais brandas, duradouras e os indivíduos cada vez mais felizes.
	 b)
	Utilizando esta analogia e metáfora, o autor procura ilustrar que as relações humanas e amorosas passaram a ser definidas somente a partir do afeto entre os indivíduos e não mais pelos interesses financeiros das famílias.
	 c)
	A expressão utilizada pelo autor aponta para a capacidade de tolerância, flexibilidade, relativismo e maleabilidade que as relações humanas alcançaram a partir da implementação dos projetos de modernidade.
	 d)
	A analogia utilizada pelo autor se refere ao fato de que as relações humanas foram alteradas e modificadas no sentido de que eram próximas e duradouras, tornaram-se frágeis, flexíveis e distantes.
	8.
	A Idade Média, ou período medieval da história da Europa, ocorreu entre os séculos V e XV. Seu início se deu com a Queda do Império Romano do Ocidente e terminou durante a transição para a Idade Moderna. A Idade Média frequentemente é dividida em Alta e Baixa Idade Média, e protagonizou uma marca sinistra ao ser rotulada como "Idade das trevas". Nesse contexto historiográfico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(   ) A visão predominante na mentalidade medieval é o Teocentrismo (Deus é o centro de tudo).
(   ) Na mentalidade medieval, o homem éa mais perfeita das criaturas, um ser capaz de mudar o seu próprio destino.
(   ) Na mentalidade medieval, o ser humano era visto com certo desprezo, pois este era considerado um pecador.
(   ) Para a mentalidade medieval, tudo o que acontece na natureza deve ser explicado pela vontade de Deus (a ordem social, pestes, terremotos).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	9.
	Registros do Método Sociológico foi um livro que deu caráter científico à Sociologia. O autor escreveu esse livro de modo a sistematizar o método sociológico no ano de 1895. Quem é o autor desse livro?
	 a)
	Weber.
	 b)
	Marx.
	 c)
	Durkheim.
	 d)
	Comte.
	10.
	Dentre as mudanças que a modernidade impôs à sociedade do século XVIII e XIX, em especial às concepções e mentalidades, na qual se tem que o espaço ocupado pelas tradições sagradas foi gradualmente suplantado pelo espaço profano, ou seja, o conjunto de valores da sociedade que se caracterizava como sendo cristão católico, foi substituído pelos valores científicos e racionais. No que define e caracteriza estas duas concepções, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Espaço sagrado.
II- Espaço profano.
(    ) Neste espaço é que a ciência moderna dedicou sua maior preocupação e encontrou na arte e na literatura o terreno fértil para a difusão das críticas e das novas teorias.
(    ) Condiz com a representação do universo mítico religioso, que concerne à dimensão espiritual, ou melhor, do céu, de contemplação dos milagres e revelações divinas.
(    ) Manteve-se soberano em meio às mentalidades da época medieval, na qual o mundo encontrava-se dividido numa esfera sublunar, e outra celeste e divina.
(    ) Correspondia à dimensão de natureza material, a qual pertencem os atos e os fenômenos tidos como suspeitos e corruptíveis da existência humana.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - II - I - I.
	 b)
	I - I - II -II.
	 c)
	I - II - II - I.
	 d)
	II - I - II - I.
Prova finalizada com 8 acertos e 2 questões erradas.
Parte inferior do formulário