Buscar

Prova de Fundamentos Histórico-Teórico e Metodológico do Serviço Social II - Avaliação Objetiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O Positivismo é uma corrente de pensamento que foi sistematizada por August Comte, no século XIX, e que tem como ideia principal a premissa de que a vida social é regida por leis que são similares às leis da natureza. Os precursores desta teoria recorrem aos mesmos procedimentos utilizados nas ciências naturais para a explicação dos fenômenos naturais para explicar também os fenômenos sociais portando, esta corrente teórica foi denominada?
A -
Fenomenologia
B -
Física Social
C -
Funcionalismo
D -
Marxismo
E -
Psicologia social
Quando falamos da prática profissional do Serviço Social e sua aproximação com a fenomenologia, logo compreendemos que existia uma preocupação por parte do Serviço Social em relação aos seus usuários. Ou seja, a preocupação com os homens que precisavam de uma atitude reflexiva, a partir de situações vividas.
Marque a alternativa que corresponde qual era a preocupação do Serviço Social, com relação as condições do homem:
A - Condições para o homem agir de forma presa e inconsciente.
B - Condições para o homem agir de forma sincronizada.
C - Condições para o homem agir de forma subordinada.
D - Condições para o homem agir, livre e conscientemente
E - Condições para o homem não agir de forma livre.
No período de 1972-1974, vigência do I PND-( I Plano Nacional de Desenvolvimento), Silva e Silva (2007, p. 32) afirmam que “a política social é definida em termos de integração social, significando articulação harmônica entre governo e setor privado; entre União e Estados, entre regiões desenvolvidas e regiões subdesenvolvidas [...]”
Diante desta articulação harmônica existente entre governo e setor privado, citado por Silva e Silva (2007, p. 32) podemos elencar alguns programas de impacto deste período.
É correto o que se afirmar em:
A -
PIS/PASEP- BNH- Bolsa família- FUNRURAL- PROTERRA- Centros Sociais Urbanos e CRUTACs.
B -
PIS/PASEP- BNH- MOBRAL- Bolsa Escola - PROTERRA- Centros Sociais Urbanos e CRUTACs
C -
PIS/PASEP- BNH- MOBRAL- FUNRURAL- Luz Fraterna- Centros Sociais Urbanos e CRUTACs.
D -
PIS/PASEP- BNH- MOBRAL- FUNRURAL- PROTERRA- Centros Sociais Urbanos e Vale gás
E -
PIS/PASEP- BNH- MOBRAL- FUNRURAL- PROTERRA- Centros Sociais Urbanos e CRUTACs.
Caminhos da profissão do Serviço Social - Simionatto (2004) destaca que em meados da década de 1960, o Serviço Social já desfrutava do status de profissão liberal inscrita na divisão social e técnica do trabalho com reconhecimento legal. É nesse período que surgem fortes questionamentos quanto às matrizes conservadoras subsidiárias do discurso e quanto à prática profissional. Estudos revelam que, com a crise do modelo desenvolvimentista, o período entre 1961 e 1964 no Brasil e América Latina caracteriza-se por profunda agitação política, ocasião em que segmentos da sociedade insatisfeitos reivindicam mudanças.
Em 1965 emerge o Movimento de Reconceituação como marco de questionamento dos referenciais teóricos e da prática profissional, atrelado às matrizes norte-americanas.
Sobre o Movimento de Reconceituação é correto o que se afirma em:
A - Caracterizava um processo de mudanças veladas inserido num cenário sociopolítico da América Latina, quando se buscava apenas mascarar a agitação política marcada pela Ditadura Militar.
B - É o momento da aceitação das propostas do Serviço Social Tradicional. Caracterizava-se, portanto, um processo de alienação num cenário sociopolítico da América Latina.
C - É o momento da mudança da denominação de Serviço Social Tradicional para Serviço Social da Atualidade.
D - É o momento de contestação das propostas do Serviço Social Tradicional. Caracterizava-se, portanto, um processo de crítica e ruptura inserido num cenário sociopolítico da América Latina, quando se buscava romper com as amarras imperialistas de exclusão, dependência e exploração.
E - Este movimento resulta em um retrocesso, pois muitas mudanças já ocorridas no exercício da profissão são anuladas com este modelo.
O Movimento de Reconceituação do Serviço Social representou um marco decisivo no processo de ruptura com as bases de atuação tradicionais em sua fase denominada “Intensão de Ruptura” e a possibilidade de uma revisão crítica das concepções até então influentes nesta profissão.
Marque a alternativa que traz as possibilidades que ocorreram após este movimento.
É correto o que se afirma em:
A - Esse movimento dificultou o encontro com a revolucionária corrente teórica do método do Materialismo Histórico Dialético.
B - Esse movimento nada mais foi do que um movimento político, sem nenhum benefício para a sociedade.
C - Esse movimento não trouxe possibilidades positivas, deixando os profissionais do serviço Social insatisfeitos.
D - Esse movimento, possibilitou um alargamento dos horizontes teóricos e de atuação da profissão, terreno fértil para mudanças e o encontro com a revolucionária corrente teórica do método do Materialismo Histórico Dialético.
E - Esse movimento, que ocorreu com a profissão na América Latina, não possibilitou um alargamento na visão do profissional que atuava na época .
No período de 1964 a 1968, o desenvolvimento do capitalismo caracterizou-se por intensa desmobilização dos movimentos organizados, impondo medidas importantes na transformação das relações de trabalho. Sob esse panorama social, político, cultural e econômico, pergunta-se: como situou-se a política social e, por extensão, o Serviço Social? Reporte aos seus estudos e materiais didáticos disponibilizados, aprecie as oções postas, e identifique a correta.
A - A política social não se colocou como uma estratégia para atenuar possíveis sequelas do desenvolvimento do capitalismo monopolista no Brasil; mas, sim, como uma ferramenta nas mãos da Igreja para o desenvolvimento da fé.
B - A política social se colocou como uma estratégia para atenuar possíveis sequelas do desenvolvimento do capitalismo monopolista no Brasil.
C - O Serviço Social esteve à disposição das políticas sociais simplesmente como ferramenta para o processo educativo e moral de toda a comunidade, visando à sua segregação.
D - Se colocou, como não seria diferente, como uma estratégia para incentivar os interesses do capitalismo monopolista no Brasil.
E - Tanto a política social, como o Serviço Social, foram ferramentas muito importantes que levaram à exclusão de uma parcela muito significativa da sociedade brasileira dos bens produzidos e disponibilizados.
Tomando como base os caminhos da política social do Estado de Bem-Estar nos anos 70, o Serviço Social busca redefinir suas práticas imprimindo cientificidade e eficiência técnica. Marque a alternativa que cita os Projetos que influenciaram para esse Projeto de Modernização.
É correto o que se afirma em:
A - Projeto de Desatualização do Serviço Social e culmina com o Projeto de Ruptura.
B - Projeto de Marcação do Serviço Social e culmina com o Projeto de Ruptura.
C - Projeto de Reatualização do Serviço Social e culmina com o Projeto de Aceitação da Realidade.
D - Projeto de Reatualização do Serviço Social e culmina com o Projeto de Ruptura.
E - Projeto de Temática do Serviço Social e culmina com o Projeto de Aceitação.
O filósofo Edmund Husserl ao longo de seus estudos fundou uma ciência, que para ele, é eidética, isto é, descritiva da realidade vivida, sendo o “estudo das essências” ou “estudo das significações”. Mas a qual ciência esta afirmação se refere?
Assinale a alternativa correta:
A - Antropologia.
B - Arqueologia.
C - Fenomenologia.
D - Psicologia.
E - Sociologia.
Para entendermos o que é fenomenologia, vertente de pensamento filosófico que se fez presente com grande contribuição para o desenvolvimento do Serviço Social primeiramente, é preciso saber o que é fenômeno.
Com relação a definição de fenômeno, todos os esforços apontam para:
A - É tudo o que o homem não vê.
B - É tudo que é invisível.
C - É tudo que é transcendente.
D - É tudo que se mostra no planeta terra.
E - É tudo que se mostra ou aparece, o que se torna visível.
O Neotomismo tem seus preceitos teóricos baseados na teoria Tomista de São Tomás de
Aquino, com uma atenção voltada para a pessoa humana, que tinha na existência uma dualidade: uma temporal, outra atemporal .Sobre esta dualidade marque a alternativa que traz o conceito de temporal e de atemporal.
É correto o que se afirma em :
A - Temporal = vida eterna e atemporal= terra.
B - Temporal diz respeito à alma, à transcendência que conduz a pessoa à vida eterna.; atemporal diz respeito às coisas terrenas do corpo e do material.
C - Temporal diz respeito a leitura e atemporal diz respeito a manipulação de objetos.
D - Temporal diz respeito às coisas terrenas do corpo e do material; atemporal diz respeito à alma, à transcendência que conduz a pessoa à vida eterna.
E - Temporal e atemporal tem o mesmo significado , portanto não existe dualidade.
A década de 70 foi marcada por dois momentos: o primeiro, a euforia do chamado “milagre econômico”; e o segundo, por uma crise. Foi palco de acelerado crescimento econômico, porém problemas inerentes ao modelo implantado, se consubstanciou no período de 1974 a 1978, no governo Geisel. O plano econômico apresentava crescentes dificuldades em sua efetivação, acentuando consideravelmente o quadro de carências do cidadão brasileiro em meados dos anos 70, depreendendo-se situar essa crise não só no plano econômico, mas principalmente no social e político.
Marque a alternativa que ilustra a insatisfação do cidadão brasileiro: 
A - crescimento dos movimentos governamentais, manifestações sindicais e de vários profissionais liberais.
B - crescimento dos movimentos populares, manifestações contra os sindicatos e manifestações profissionais liberais.
C - crescimento dos movimentos populares, manifestações sindicais e de vários profissionais liberais.
D - crescimento dos movimentos religiosos, manifestações sindicais e de vários profissionais autônomos.
E - crescimento dos movimentos religiosos, manifestações sindicais e de vários profissionais liberais.
Esse evento, segundo Silva e Silva (2007, p.98, apud Czapisck, 2009, p. 57) “representa o deslocamento da vertente modernizadora no Movimento de Reconceituação do Serviço Social no Brasil”.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente que evento é este:
A - Encontro de Araxá.
B - Encontro de Belo Horizonte.
C - Encontro de Minas Gerais.
D - Encontro de Sumaré.
E - Encontro de Teresópolis.
Em 1965 emerge um movimento em meio a profissão de Serviço Social, com questionamento dos referenciais teóricos, da prática profissional e de contestação das propostas do Serviço Social Tradicional. Caracterizou-se um processo de crítica e de ruptura, inserido num cenário sociopolítico da América Latina.
Quanto ao nome desse movimento, é correto afirmar que ficou conhecido como:
A - Movimento de Reconceituação.
B - Movimento de Redefinição.
C - Movimento de Resignação.
D - Movimento de Resiliência.
E - Movimento de Rompimento.
A trajetória e inserção do Serviço Social face ao momento de forte expansão do sistema capitalista, foi denominado desenvolvimentismo. Essa política era respaldada pelos governos de Juscelino Kubitschek e de Jânio Quadros, nos primórdios da década de 60. Essa perspectiva modernizadora e reformista, os atores sociais envolvidos respondiam aos interesses dominantes gestando nas massas subalternizadas, através do mecanismo do Desenvolvimento de Comunidade. A estratégia do Desenvolvimento de Comunidade obteve importante adesão dos técnicos, sobretudo do Assistente Social, no processo de expansão e fortalecimento da ideologia desenvolvimentista. Com base no enunciado acima citado, podemos considerar que o assistente social é:
A - O Assistente Social é tido como profissional apropriado para atender às demandas da comunidade. Foi envolvido no processo no sentido de mobilizar as massas ou comunidades em prol do desenvolvimento.
B - O profissional que defende a criação de uma nova sociedade voltada para o humanismo cristão.
C - O profissional que está envolvido na perspectiva da fenomenologia considerando que o Serviço Social se preocupa com o homem com o propósito de torná-lo mais crítico e reflexivo em relação à realidade em que está inserido.
D - O profissional que proporciona condições para o homem agir, livre e conscientemente, e que para tal necessita de uma atitude reflexiva, a partir de situações vividas, buscando novos modos de ser.
E - Os assistentes sociais tinham por obrigação em seu exercício profissional garantir a obediência aos “verdadeiros valores” da sociedade, a família, o trabalho e a religião.
A fenomenologia teve grande influência na filosofia contemporânea, estudou o universal, o que é conhecido por todos, o que é válido para todos os sujeitos. Segundo o criador da Teoria da Fenomenologia, o que eu conheço eu vivencio.
Quem foi o criador da Teoria da Fenomenologia:
A - Aristótoles.
B - Edmund Husser.
C - Luiz VX.
D - Papa João Paulo II.
E - Platão.
Sobre o Tomismo, teoria filosófica de São Tomás de Aquino (1225-1274) da escola medieval escolástica, em conformidade ao pensamento de Aristóteles defende que a filosofia é uma imprescindível teoria para resolver os problemas do mundo.
Com relação ao Tomismo, assinale a alternativa que corresponde o que ele discute:
A - O tomismo discute a vida depois da morte.
B - O tomismo discute o realismo e o nominalismo.
C - O tomismo discute os problemas do mundo.
D - O tomismo discute somente o realismo.
E - O tomismo não faz nenhuma discussão sobre o realismo e nominalismo.
Conforme Art.6º da Lei n. 8.662, de 7 de junho de 1993, atual lei em vigor que regulamenta a profissão do Serviço Social , cuja finalidade é a de disciplinar o exercício profissional. marque a alternativa que cita as denominações dos Conselhos da classe:
A - Conselhos Municipais de Serviço Social (CMUSS) e Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)
B - Conselhos Municipal de Assistentes Sociais (CMAS) e o Conselho Federal de Assistentes Sociais (CFAS)
C - Conselhos Regionais de Assistentes Sociais (CRAS) e o Conselho Estadual de Assistentes Sociais (CEAS)
D - Conselhos Regionais de Assistentes Sociais (CRAS) e o Conselho Federal de Assistentes Sociais (CFAS)
E - Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) e Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)
Em meio ao Regime Militar no país e na América Latina, o Serviço Social foi marcado em suas perspectivas e possibilidades de avanços críticos. O regime político desse período, foi fundado em uma doutrina que se atrelou ao antimarxismo, e ao pensamento católico de tendência conservadora.
Marque a alternativa que apresenta a doutrina desse regime político:
A - Doutrina da Igreja Evangélica.
B - Doutrina da Igreja Presbiteriana.
C - Doutrina de São Thomas de Aquino.
D - Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento.
E - Doutrina Internaciona

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais