Buscar

Quais são os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social? Um dos fundamentos da vertente modernizadora, oriunda do movimento ...

Quais são os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social?

Um dos fundamentos da vertente modernizadora, oriunda do movimento de reconceituação do Serviço Social, corresponde à necessidade de tomada de consciência por parte do profissional de serviço social acerca de seu papel na sociedade de classes.
O processo de profissionalização do Serviço Social dissocia-se das atividades de implementação de políticas.
De acordo com a totalidade dos estudiosos do Serviço Social, a gênese dessa área de atuação na América Latina relaciona-se a iniciativas individuais de filantropos.
O Serviço Social surgiu no cenário histórico brasileiro como uma área cuja identidade é designada mediante uma perspectiva capitalista.

Essa pergunta também está no material:

No que concerne ao Serviço Social, temos várias
1 pág.

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social são baseados em diferentes correntes e movimentos que influenciaram sua formação ao longo do tempo. Alguns desses fundamentos incluem: 1. Movimento de Reconceituação do Serviço Social: Esse movimento, surgido na década de 1960, propôs uma reflexão crítica sobre o papel do assistente social na sociedade de classes. Ele defendia a necessidade de uma tomada de consciência por parte do profissional sobre sua atuação e sua relação com as desigualdades sociais. 2. Processo de profissionalização: O Serviço Social passou por um processo de profissionalização, no qual se dissociou das atividades de implementação de políticas. Isso significa que o assistente social não é apenas um executor de políticas sociais, mas também um profissional com conhecimentos teóricos e metodológicos específicos para intervir nas questões sociais. 3. Gênese na América Latina: A origem do Serviço Social na América Latina está relacionada a iniciativas individuais de filantropos, que buscavam atender às demandas sociais emergentes. Essas iniciativas foram se desenvolvendo e se organizando ao longo do tempo, dando origem à profissão de assistente social. 4. Identidade designada mediante uma perspectiva capitalista: No contexto brasileiro, o Serviço Social surgiu como uma área de atuação cuja identidade está relacionada a uma perspectiva capitalista. Isso significa que o assistente social atua na mediação entre as demandas sociais e as políticas públicas, considerando as relações de poder e as desigualdades presentes na sociedade. É importante ressaltar que esses são apenas alguns dos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social, e que existem outras correntes e abordagens que também contribuíram para a construção dessa área de conhecimento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais