Buscar

Gestão e Docência no Ensino Médio e Profissionalizante - Exercício do Conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1 de 5
As Diretrizes Curriculares Nacionais são documentos legais para a organização do sistema escolar de forma genérica e de forma específica para cada modalidade de ensino, são normas obrigatórias para a educação básica, dando suas metas e objetivos. Tais diretrizes propõem uma nova formulação curricular, incluindo competências básicas, conteúdos e formas de tratamento dos conteúdos ligados aos princípios pedagógicos de identidade, diversidade e autonomia, e, também, os princípios de interdisciplinaridade e contextualização, adotados como estruturadores do currículo.
De acordo com os estudos realizados, marque V para verdadeiro ou F para falso as seguintes alternativas que definem algumas das finalidades das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
( ) A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
( ) A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo.
( ) O aprimoramento do educando como pessoa humana.
( ) A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática.
A - F, V, V, F.
B - V, F, F, V.
C - V, F, V, V.
D - V, V, F, V.
E - V, V, V, V.check_circleResposta correta
Questão 2 de 5
De acordo com o site do MEC, as avaliações da aprendizagem são coordenadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. O Inep é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação MEC, cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.
Analise os itens e identifique as assertivas correspondentes:
( 1 ) IDEB
( 2 ) Prova Brasil
( 3 ) ANA
( 4 ) Provinha Brasil
( ) Foi criado pelo INEP em 2007, em uma escala de zero a dez. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.
( ) é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo.
( ) A avaliação está direcionada para as unidades escolares e estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, produzirá indicadores que contribuam para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras.
( ) É aplicada censitariamente aos alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental público, nas redes estaduais, municipais e federais, de área rural e urbana, em escolas que tenham no mínimo 20 alunos matriculados na série avaliada.
Assinale a alternativa correta:
A - 1, 2, 3, 4.
B - 1, 4, 3, 2.check_circleResposta correta
C - 2, 1, 4, 3.
D - 3, 1, 4, 2.
E - 4, 3, 2, 1.
Questão 3 de 5
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.
O IDEB é um índice que cruza dados de repetência e evasão com resultados de exames de desempenho. Assinale a alternativa correta de acordo como é calculado o IDEB:
A - Leva em consideração as notas melhores notas deles na Prova Brasil.
B - Quanto mais tempo os alunos de uma escola levam para completar determinada etapa do ensino, e quanto mais altas são as notas deles na Prova Brasil, melhor será o IDEB dessa escola.
C - Quanto mais tempo os alunos levam para completar determinada etapa de ensino e mais evasão a escola tiver, melhor será o seu IDEB.
D - Quanto menos tempo os alunos de uma escola levam para completar determinada etapa do ensino, e quanto mais altas são as notas deles na Prova Brasil, melhor será o IDEB dessa escola.check_circleResposta correta
E - Quanto menos tempo os alunos de uma escola levam para completar determinada etapa do ensino, independente da nota na Prova Brasil, melhor será o IDEB dessa escola.
Questão 4 de 5
De acordo com o portal do MEC, a nova redação dos artigos 37, 39, 41 e 42 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) propõe que a educação profissional integre-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. Os cursos poderão ser organizados por eixos tecnológicos; assim, possibilitam a construção de diversos itinerários formativos – um aperfeiçoamento do aluno na área escolhida. A lei também dispõe sobre os tipos de curso que a educação profissional e tecnológica abrangerá: de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, técnica de nível médio e tecnológica de graduação e pós-graduação. As instituições de educação profissional também deverão oferecer, além de seus cursos regulares, cursos especiais, abertos à comunidade. Nesse caso, a matrícula não deve ser condicionada, necessariamente, ao nível de escolaridade, mas à capacidade de aproveitamento do aluno. A partir de sua aprovação, os objetivos dessa modalidade de educação passam a determinar que ela tem várias funções. Para tanto, a educação profissional, com o Decreto n. 2.208, de 1997, passou a ser dividida em três níveis. Analise e identifique corretamente esses níveis:
( 1 ) básico
( 2 ) Técnico
( 3 ) Tecnológico
( ) que dá formação superior, tanto graduação quanto pós-graduação;
( ) destinado a trabalhadores jovens e adultos, independente de escolaridade;
( ) para alunos jovens e adultos que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio de forma concomitante ou subsequente.
A - 1, 2, 3.
B - 1, 3, 2.
C - 2, 3, 1.
D - 3, 1, 2.check_circleResposta correta
E - 3, 2, 1.
Questão 5 de 5
A educação profissional se apresenta como uma alternativa de qualificação, porém, não necessariamente integrante da educação escolar. Essa modalidade de ensino passa a ser regulamentada pela reforma proposta pelo Decreto n. 2.208/97, no qual predominou o discurso da qualidade, competitividade, empregabilidade, da garantia de acesso e permanência dos sujeitos no mundo do trabalho.(Parágrafo 2º do Artigo 36, seção IV,capítulo II, e os Artigos 39 a 42, capítulo III).
De acordo com os estudos realizados na disciplina, identifique com F para falso ou V para verdadeiro, os objetivos da educação profissional:
( ) promover a transição entre a escola e o mundo do trabalho, com conhecimentos e habilidades gerais e específicas para o exercício de atividades produtivas;
( ) proporcionar a formação de profissionais aptos a exercerem atividades específicas no trabalho, com escolaridade correspondentes ao nível médio, superior e de pós-graduação;
( ) especializar, aperfeiçoar a atualizar o trabalhador em seus conhecimentos tecnológicos;
( ) qualificar e atualizar jovens e adultos trabalhadores com qualquer nível de escolaridade.
A - F, F, V, F.
B - F, V, V, F.
C - V, F, V, V.
D - V, V, F, V.
E - V, V, V, V.check_circleResposta correta

Continue navegando

Outros materiais