Buscar

Atividades Fundamentos ciencias sociais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		Weber, atento ao sentido da ações, desenvolveu tipos para compreender as ações de sujeitos e seus motivos. Ele definiu quatro tipos de ação descritas abaixo, exceto a opção...
	
	
	
	Ação Racional com relação a fins - "motivada por fins objetivos, ou seja, para atingir seus fins, o indivíduo planeja e executa seus planos utilizando-se dos meios que considera mais adequados para atingir seus objetivos".
	
	
	Ação social e cultural - motivada pela necessidade de difusão e cristalização da cultura e da sociabilidade.
	
	
	Ação Afetiva - orientada por uma conduta emocional. Sentimentos como raiva, ódio, paixão, desejo, ciúme.
	
	
	Ação Racional com relação a valores ¿ motivada por crenças em valores morais, religiosos, políticos etc
	
	
	Ação Tradicional - orientada por tradição, costumes arraigados que fazem com que os indivíduos ajam em função deles.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Para Weber a ação social, que envolve ações e reações, somente é estabelecida quando entramos em contato com o outro, afetando assim, seu comportamento. Neste caso, analise os exemplos e assinale a Única opção correta em relação a Fins:
	
	
	
	O comerciante não religioso que só vende a prazo para os clientes não religiosos, por acreditar que são mais honestos que os demais clientes religiosos.
	
	
	Promover e angariar fundos para doação e aplacar o frio dos necessitados e moradores de rua, em festa comemorativa do próprio aniversário em lugar do presente do aniversariante.
	
	
	O comerciante religioso que só facilita a venda a prazo para os seus pares, por acreditar que somente eles são honestos.
	
	
	Usar o mesmo transporte e itinerário para ir e voltar do trabalho, porque os seus pares e antepassados sempre utilizaram o mesmo.
	
	
	Promover e angariar fundos para doação e aplacar o frio dos necessitados e moradores de rua, em festa comemorativa do próprio aniversário e converter o lucro para se presentear.
	
Explicação:
 Ação social racional com relação a fins o que importa é o alcance dos objetivos e/ou resultados atingidos por seu agente. Este tipo de ação social visa obter de modo racional, um fim.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A tarefa primordial do sociólogo consiste em compreender os significados das condutas humanas, que são dotadas de um. Esta afirmação refere-se à:
	
	
	
	Sociologia positivista de Karl Marx
	
	
	Sociologia positivista de Émile Durkheim
	
	
	Sociologia compreensiva de Max Weber
	
	
	Sociologia positivista de Max Weber
	
	
	Sociologia compreensiva de Karl Marx
	
Explicação: Para Weber, o sociólogo deveria buscar entender o significado das ações sociais, que são as condutas humanas dotadas de um sentido.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		De acordo com o pensamento weberiano, é correto afirmar que:
	
	
	
	a sociologia compreensiva busca apreender o sentido da ação social e de seus nexos causais.
	
	
	os juízos de valor do pesquisador devem interferir no processo de investigação científica.
	
	
	a sociologia de Weber é um esforço de explicação das formas de exploração da sociedade.
	
	
	a sociologia compreensiva busca interpretar a alienação e a ideologia capitalista.
	
	
	o objetivo da sociologia é estabelecer leis gerais explicativas das relações de classe no capitalismo.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Como Max Weber conceituou a ideia de ¿ação social¿?
	
	
	
	Uma ação social é toda ação voltada para a remediação de problemas sociais.
	
	
	Uma ação social é toda ação tomada de forma coordenada e com outros sujeitos.
	
	
	Uma ação social é qualquer ação realizada por um sujeito em um meio social que possua um sentido determinado por seu autor
	
	
	Uma ação social é toda ação que se configura em meio coletivo e sempre com um sentido político
	
	
	Uma ação social é toda ação tomada de forma a obter compreensão de um grupo, para justificar os fins desta ação.
	
Explicação: O conceito de ¿ação social¿ é concebido por Weber como qualquer ação realizada por um sujeito em um meio social que possua um sentido determinado por seu autor. Em outras palavras, uma ação social constitui-se como ação que parte da intenção de seu autor em relação à resposta que deseja de seu interlocutor.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Para Weber a ação social, que envolve ações e reações, somente é estabelecida quando entramos em contato com o outro, afetando assim, seu comportamento. Neste caso, analise os exemplos e assinale a Única opção correta em relação a ação social afetiva:
	
	
	
	Mudança e adequação de hábito à dogma, como não fazer aborto porque a religião proíbe.
	
	
	Briga entre famílias, onde uma pessoa mata um membro de uma outra família, como vingança pela morte de um membro da primeira família causada anteriormente.
	
	
	O comerciante ateu que não vende a prazo para os cristãos, por não acreditar que os mesmos são mais honestos que os demais clientes.
	
	
	O casamento entre membros de famílias do mesmo grupo social, para manutenção do mesmo status no grupo. Visando o bem do membro do grupo que se casará.
	
	
	O comerciante de uma determinada religião que só vende a prazo para os membros de sua igreja, porque acredita que os membros de sua religião são mais honestos que os demais clientes não religiosos.
	
Explicação:
Para Weber Ação social afetiva ou emocional é motivada e gerada pelos sentimentos de seu agente em relação aos outros; logo a opção que exprime tal conduta é a de que um membro repete o comportamento por vingança a um sofrimento já provocado
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Para Weber, a Sociologia é uma ciência que procura compreender a ação social. Ação social é um comportamento humano, ou seja, uma atitude interior ou exterior voltada para ação ou abstenção. Esse comportamento só é ação social quando o ator atribui a sua conduta um significado ou sentido próprio, e esse sentido se relaciona com o comportamento de outras pessoas. Portanto, a ação social é um conceito fundamental na sociologia de Max Weber. NÃO constitui um tipo em ação social para o autor a ação social.
	
	
	
	Compreensiva.
	
	
	Tradicional.
	
	
	Racional com relação a fins.
	
	
	Afetiva.
	
	
	Racional com relação a valores.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A culinária baiana é a que mais demonstra a influência africana nos seus pratos típicos como acarajé, vatapá e moqueca. Estes pratos sao preparados com o azeite-de-dendê, extraído de uma palmeira africana trazida ao Brasil em tempos coloniais. Na Bahia existem duas maneiras de se preparar estes pratos "afros". Numa, mais simples, as comidas não levam muito tempero e são feita nos terreiros de candomblé para serem oferecidas aos orixás. Na outra maneira, empregada fora dos terreiros, as comidas são preparadas com muito tempero e são mais saborosas, sendo vendidas pelas baianas do acarajé e degustadas em restaurantes e residências. Conforme os conceitos de MAX WEBER E TIPOS DE AÇÃO SOCIAL PODEMOS DEFINIR QUE O TEXTO ACIMA FALA SOBRE UMA AÇÃO:
	
	
	
	predominatemente racional
	
	
	predominatemente institucional
	
	
	predominatemente emotiva cultural
	
	
	predominatemente carismática recreativa
	
	
	predominatemente tradicional
		1.
		O darwinismo social trabalhava a partir do princípio de que as sociedades se modificam e se desenvolvem de forma semelhante, segundo um mesmo modelo e que tais transformações representariam sempre a passagem de um estágio inferior para outro superior, em que o organismo social se mostraria mais evoluído, mais adaptado e mais complexo. A partir do enunciado acima, leia as frases abaixo e depois assinale a única verdadeira
	
	
	
	O darwinismo social justificava o lugar ocupado pelos bem sucedidos nos negócios
	
	
	O darwinismo social não justificava a luta pela sobrevivência
	
	
	O darwinismo social não dividia os seres entre raças superiores e inferiores
	
	
	O darwinismo social garantiria a sobrevivência de sociedades e indivíduos
mais fortes e mais evoluídos.
	
	
	O darwinismo social promovia a igualdade
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O que representa a Lei dos Três Estados?
	
	
	
	Ela representa uma análise que leva em conta as especificidades culturais das sociedades.
	
	
	Ela representa a evolução dos Três Estados em questão, que são o animista, o monoteísta e o politeísta.
	
	
	Ela representa a aplicação das ideias evolucionistas de Darwin às Sociedades.
	
	
	Ela se configura em uma filosofia da história na medida em que todos os homens de todos os tempos passariam por estes estágios num nível crescente de evolução.
	
	
	Ela representa a crença no poder da ciência de traduzir a realidade sob a forma de leis.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Augusto Comte é considerado o criador do termo sociologia e um dos fundadores de uma nova corrente de pensamento social, o Positivismo. Quais as correntes de pensamento que influenciaram o Positivismo de Comte?
	
	
	
	Evolucionismo, Fenomenologia, Pós-modernismo.
	
	
	Darwinismo social, Teologia, Criacionismo.
	
	
	Formalismo, Marxismo, Estruturalismo.
	
	
	Cientificismo, Evolucionismo, Organicismo.
	
	
	Individualismo, Estruturalismo, Cientificismo.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Qual dos seguintes estudiosos foi o criador da matriz filosófica chama Positivismo?
	
	
	
	Max Weber
	
	
	Karl Marx
	
	
	Maximilien Robespierre
	
	
	Augusto Comte
	
	
	Émile Durkheim
	
Explicação:
Auguste Comte é considerado o Pai da Sociologia, pois foi o fundador da teoria positivista, que traçou as bases do pensamento social científico.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Leia atentamente o texto abaixo: "OXALÁ é o detentor do poder procriador masculino. Todas as suas representações incluem o branco. É um elemento fundamental dos primórdios, massa de ar e massa de água, a protoforma e a formação de todo o tipo de criaturas no AIYE e no ORUN. Ao incorporar-se, assume duas formas: OXAGUIÃ jovem guerreiro, e OXALUFÃ, velho apoiado num bastão de prata (APAXORÓ). OXALÁ é alheio a toda a violência, disputas, brigas, gosta de ordem, da limpeza, da pureza. A sua cor é o branco e o seu dia é a sexta-feira. Os seus filhos devem vestir branco neste dia. Pertencem a OXALÁ os metais e outras substâncias brancas." Fonte: https://ocandomble.wordpress.com/os-orixas/oxala/. Segundo Comte e sua Lei dos Três Estados, à que Estado se refere o texto acima?
	
	
	
	Gasoso.
	
	
	Positivo.
	
	
	Teológico.
	
	
	Metafísico.
	
	
	Primitivo.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Junto com a Revolução Industrial ocorreu uma outra revolução que deu início a Sociologia. Qual foi essa revolução?
	
	
	
	A revolução chinesa
	
	
	A revolução Francesa
	
	
	A Revolução Americana
	
	
	O iluminismo
	
	
	O renascimento
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Como eram vistas as sociedades não europeias a partir do neocolonialismo - segundo a ideologia do darwinismo?
	
	
	
	Eram vistas como inferiores, com menosprezo.
	
	
	A visão emanada dos europeus confundia-se com a visão que tinham de si mesmos, de uma sociedade em desenvolvimento.
	
	
	Eram vistas como outra sociedade qualquer - detentora de virtudes e defeitos.
	
	
	A pergunta não tem pertinência, uma vez que em nenhum momento houve distinção entre as sociedades presentes no era neocolonialista.
	
	
	Eram vistas com respeito e tratadas com igualdade
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Os primeiros sociólogos procuravam entender o estado de organização da sociedade em formação, sendo o século XVIII muito importante para o surgimento dessa ciência profunda e complexa, a qual é estudada e analisada até os dias de hoje. Todas as transformações que ocorreram na época trouxeram consigo problemas para a vida em comunidade, daí surge a Sociologia e seus pesquisadores para esclarecerem e organizarem as mudanças ocorridas no meio social, juntamente com os processos que interligam os indivíduos em grupos, associações e insituições. O termo Sociologia foi criado por Auguste Comte(foto acima), em1838, que pretendia unificar a Psicologia, a Economia e a História, levando em consideração que todos esses assuntos giram em torno do homem e seu comportamento. Mas os fundamentos sociológicos só foram institucionalizados com Karl Marx, Émile Durkheim eMax Weber, pensadores renomados que se tornam base para nosso estudo. (http://www.sociologia.com.br/) Sobre os eventos históricos que determinaram o surgimento da sociologia é correto afirma que:
	
	
	
	É a partir da desagregação feudal e da consequente consolidação do trabalho servil que a sociologia passa a ter seus fundamentos estabelecidos.
	
	
	É somente a partir da Revolução Americana que a Sociologia passa a se constituir como ciência, consolidando-se nas universidades europeias e anglo-saxônicas.
	
	
	A partir da consolidação do modo de produção feudal a Sociologia passa a ter todos os fundamentos necessários para se organizar sistematicamente como ciência.
	
	
	Com a revolução Francesa e a Revolução Industrial a Europa passa por grandes transformações sociais, políticas e econômicas que determinam o surgimento da Sociologia.
	
	
	O renascimento Comercial e Urbano, assim, com a ascensão das monarquias absolutistas determinou o surgimento das ciências sociais.
		1
        Questão
	
	
	"As sociedades se perpetuam ensinando aos indivíduos de cada geração os padrões culturais referentes às posições que se espera que ocupem na sociedade" (LINTON, Ralph. O indivíduo, a cultura e a sociedade. In: CARDOSO, Fernando Henrique e IANNI, Octávio (Orgs.) Homem e sociedade. 9. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1975). Qual é conceito das ciências sociais empregado por Ralph Linton e destacado na citação acima?
		
	
	Socialismo.
	
	Cultura.
	
	Sociedade.
	 
	Socialização.
	
	Indivíduo.
	Respondido em 09/10/2020 07:30:01
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	Com base na perspectiva das ciências sociais, assinale a ÚNICA opção INCORRETA.
		
	 
	Por serem fenômenos puramente pessoais e subjetivos, as crenças, os valores e os ideais humanos não são assuntos de interesse científico destes estudiosos.
	
	A compreensão crítico-reflexiva da realidade social é uma importante consequência dos estudos científicos das ações humanas em sociedade.
	
	A interpretação é uma dimensão importante deste campo do conhecimento, pois as ações humanas são orientadas por crenças socialmente partilhadas.
	
	As mudanças cada vez mais rápidas dos padrões morais e culturais das sociedades contemporâneas são assuntos que interessam aos cientistas sociais.
	
	As ações dos homens em sociedade resultam de um longo processo de aprendizagem social denominada, por alguns estudiosos, como socialização.
	Respondido em 09/10/2020 07:30:54
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Qual é a área constitutiva das ciências sociais que estuda o universo sociocultural do homem, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais?
		
	
	Ciência Política.
	
	Psicologia.
	
	Antropologia.
	
	Filosofia.
	 
	Sociologia.
	Respondido em 09/10/2020 07:31:25
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Não é algo objetivo, antes resultam de valores, costumes e representações histórico culturais. De outro modo, indicam também a constante mudança dos acontecimentos analisados pelos cientistas, seja pelo seu dinamismo e sua transformação no tempo e no espaço, seja porque são também subjetivos, uma vez que partem de significações dadas socialmente. Tal proposição correta se relaciona:
Objeto de estudo das Ciências Físicas
	
	Objeto de estudos das Ciências Exatas
	 
	Objeto de estudo das Ciências Sociais.
	
	Objeto de estudos das Ciências Biológicas
	
	Objeto de estudos das Ciências Psicológicas.
 
	Respondido em 09/10/2020 07:32:03
	
Explicação:
 As relações que os homens estabelecem entre si vivendo em sociedade, não é algo objetivo, mas resultam de valores, costumes e representações histórico-culturais e se constituem em objeto específico de estudos das ciências Sociais.
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Sobre algumas das características do senso comum, podemos marcar como verdadeira apenas a seguinte opção:
		
	
	Não recebe influência de questões subjetivas;
	
	Alicerçado na pesquisa sistemática;
	 
	Subjetivo/intuitivo e Fundamentado na experiência de vida;
	
	Objetivo e imparcial;
	
	Testador de hipóteses;
	Respondido em 09/10/2020 07:32:51
	
Explicação:
O senso comum é um tipo de conhecimento empírico e intuitivo que é passado de geração em geração. Exemplo de afirmações de senso comum: "o Sol é menor do que a Terra". Nesse caso a observação empírica confunde nossos sentindos fazendo o Sol parecer menos em razão da distância em relação à Terra.
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	Assinale a única afirmativa INCORRETA. O homem se diferencia das demais espécies existentes porque:
		
	
	Necessita de aprendizado para adquirir a maior parte das suas formas de comportamento.
	 
	O pensamento humano é o único que demonstrou ser capaz de transformar a experiência vivida em um discurso com significado compreendido por seus descendentes.
	 
	Já nasce sabendo se comportar como os outros da sua espécie.
	
	É capaz de simbolizar, de armazenar significados, de separar, agrupar, classificar o mundo que o cerca segundo determinadas características.
	
	É capaz de sentir emoções e transformá-las em imagens.
	Respondido em 09/10/2020 07:33:36
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	Senso comum é um conjunto de opiniões, crenças, tradições e modos de viver que se desenvolvem em uma sociedade e faz parte da herança cultural de cada povo. São as tradições que passam de geração em geração e são aceitas como verdades, sem questionamentos. Sendo assim, não é exemplo de senso comum:
		
	 
	A vacina para hepatite B é eficaz.
	
	Colocar o dedo na tomada para ver se dá choque.
	
	Comer manga e tomar leite faz mal.
	
	Andar com pé de coelho na bolsa traz sorte.
	
	Chá de camomila acalma.
	Respondido em 09/10/2020 07:37:01
	
Explicação: Conhecimento de senso comum é aquele que passa de geração em geração e conhecimento científico é aquele que pode ser provado com pesquisa.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	O conhecimento que está baseado na compreensão do mundo através da aprendizagem acumulada de gerações anteriores, muitas vezes implica em juízos pessoais acerca das coisas dos valores. Também conhecido como conhecimento espontâneo. Este conhecimento é denominado de:
		
	
	Filosofico
	
	Religioso
	 
	Senso Comum
	
	Mitologico
	
	Científico
		1
        Questão
	
	
	"Nas Ciências Naturais os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados, objetivamente, dentro de condições de relativo controle em laboratório; nas Ciências Sociais os eventos estudados têm determinações complexas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, pois o laboratório é a sociedade". A partir deste fragmento de texto retirado do nosso livro didático, o que afirmar sobre a questão da "neutralidade e objetividade científica"?
		
	
	É alcançada facilmente por todo tipo de investigação científica.
	 
	É mais difícil de ser alcançada nas Ciências Sociais.
	
	É mais difícil de se conseguir nas Ciências Naturais.
	
	É impossível de ser alcançada nas Ciências Naturais.
	
	É inviabilizada pela subjetividade das Ciências Naturais.
	Respondido em 27/10/2020 15:18:38
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	As ciências sociais faz parte das ciências humanas e se difere das ciências naturais. Assinale a alternativa que não faz parte das ciências humanas, portanto da ciências socais:
 
 
		
	
	As percepções são variadas, porquanto históricas
 
	 
	Os fenômenos podem ser estudados e reporduzidos em condições controladas dentro de laboratórios
 
	
	Embora os fenômenos são são exatos, eles devem ser estudados sob o rigor de uma metodologia para obter respostas científica
	
	Estudam fenômenos bastante complexos
 
	
	Os fenomenos são apresentados de forma descritiva e não de forma experienciadas
 
	Respondido em 27/10/2020 15:16:32
	
Explicação:
os fenômenos sociais não podem ser reproduzidos e controlados em laboratórios, eles devem ser analisados no ambiente natural.
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	As Ciências Naturais produzem "leis científicas", isto é, argumentos que estabelecem uma relação causal única, universal e invariável entre dois fenômenos porque estudam "fatos simples", no sentido de que estuda fenômenos que são isoláveis, recorrentes e sincrônicos. A matéria prima das ciências naturais, portanto, é todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância sistêmica, já que podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório. Já as Ciências Sociais estudam:
		
	
	Eventos complexos que podem ser isolados e reproduzidos dentro de condições de controle, num laboratório.
	
	Fenômenos simples, cuja determinação é pouco variada.
	
	Fenômenos que são isoláveis, recorrentes e assincrônicos.
	 
	Fenômenos complexos, situados em múltiplos planos de causalidade.
	
	Eventos com determinações simples e que não mudam seu significado de acordo com o ator.
	Respondido em 27/10/2020 15:20:22
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	A partir de uma perspectiva antropológica e baseado nos princípios do relativismo cultural, DaMatta (2000), estabelece a distinção entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais. Partindo dessa perspectiva, assinale quais das afirmações abaixo sobre as diferenças entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais é correta: I - As ciências sociais trabalham com fenômenos que estão bem distantes de nós, pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que nos são estranhos e não nos pertencem integralmente. II - As ciências sociais trabalham com fenômenos isolados, pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que não podem ser entendidos, se não nos pertencerem integralmente. III - As ciências sociais trabalham com fenômenos que estão bem perto de nós, pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que nos pertencem integralmente.
		
	 
	Apenas a afirmação III está correta.
	
	Apenas a afirmação II está correta.
	
	As afirmações II e III estão corretas.
	
	As afirmações I e II estão corretas.
	
	Apenas a afirmação I está correta.
	Respondido em 27/10/2020 15:18:49
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Podemos afirmar que as ciências sociais se constituíram como um campo de conhecimento envolvendo saberes relativos às disciplinas:
		
	
	Antropologia, biologia e filosofia.
	
	Antropologia, filosofia e biologia.
	 
	Antropologia, ciência política e sociologia.
	
	Sociologia, antropologia e filosofia.
	
	Ciências naturais, ciência política e psicologia
	Respondido em 27/10/2020 15:19:15
	
Explicação: Antropologia, ciência política e sociologia
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	Para Wright Mills os indivíduos só podem compreender sua existência social percebendo-se parte de um contexto histórico-cultural determinado. Assim, é possível perceber que nossas ações influenciam e são influenciadas pela dinâmica da sociedade, o
que permite enxergar além da estrita esfera dos problemas individuais para os problemas sociais. A esta descrição ele denominou de:
		
	
	 Imaginação histórica
	
	Imaginação psicológicas
	
	Imaginação Cartesiana
	
	Imaginação política
	 
	Imaginação Sociológica
	Respondido em 27/10/2020 15:20:19
	
Explicação:
O sociólogo Wright Mills (1959) denominou de imaginação sociológica. Ela remete ao processo através do qual o indivíduo consegue estabelecer conexões entre sua experiência pessoal e a sociedade em que vive.
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	Como se chama, de acordo com a classificação de Wright Mills, o processo através do qual o indivíduo consegue estabelecer conexões entre sua experiência pessoal e a sociedade em que vive?
		
	
	Investigação sociológica
	
	Análise sociológica
	 
	Imaginação sociológica
	
	Prespectiva sociológica
	
	Filosofia sociológica
	Respondido em 27/10/2020 15:23:33
	
Explicação:
A imaginação sociológica remete ao processo através do qual o indivíduo consegue estabelecer conexões entre sua experiência pessoal e a sociedade em que vive. Isto significa dizer que os indivíduos só podem compreender sua existência social percebendo-se parte de um contexto histórico-cultural determinado.
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Segundo Cristina Costa ¿durante séculos, o homem pensou sobre si mesmo e sobre o mundo, adquiriu conhecimentos, estabeleceu interpretações ajustadas à vida cotidiana. Entretanto, o tipo de problemas que o levava a isso mudou sensivelmente conforme as culturas e o passar dos séculos.¿
Segundo as aulas ministradas e as contribuições da autora citada, avalie as questões abaixo e assinale a única alternativa INCORRETA:
		
	
	A Revolução Industrial pretendiam terminar com as barreiras que impediam o livre desenvolvimento da indústria e do comércio pelo mundo.
 
	
	O surgimento do capitalismo e das novas tecnologias abriram um largo espaço de atuação para o estudo sociológico.
	
	As atividades desenvolvidas pelas diversas áreas do saber se destinam a vida do ser humano, por isso a sociologia é uma ramo do saber que ser de instrumento valioso.
 
	 
	O aparecimento da sociologia significou que as questões concernentes às relações entre os homens deveriam ser apenas matéria religiosa e do senso comum: não podendo interessar também aos cientistas.
 
	
	O surgimento do capitalismo foi responsável por uma nova ordem econômica e por uma transformação radical nas diversas relações sociais.
		1
        Questão
	
	
	A visão que tende a colocar a cultura da Europa como a referência de cultura. Assim, julga que todas as culturas que não são europeias como sendo estranha e exóticas. Estamos nos referindo:
		
	 
	Etnocentrismo.
	 
	Eurocentrismo
	
	Relativismo cultural
	
	Alteridade
	
	Determinismo cultural
	Respondido em 29/10/2020 17:07:18
	
Explicação:
O eurocentrismo é a visão que tende a colocar a cultura da Europa como a referência de cultura. Assim, julga que todas as culturas que não são europeias como sendo estranha e exóticas
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	Sobre os temas diversidade cultural e multiculturalismo, assinale a alternativa FALSA.
		
	
	Culturalmente, com o vertiginoso avanço da tecnologia, da mídia, da informática e com a diluição de fronteiras geográficas, tem-se acelerado o intercâmbio cultural.
	
	O multiculturalismo é baseado na convivência de culturas diversas em uma mesma sociedade, buscando não hierarquizar as diferentes culturas coexistentes, reconhecendo a diferença como algo positivo.
	
	No mundo contemporâneo, a diversidade cultural assumiu grande relevância para a compreensão dos fenômenos sociais devido ao processo de globalização ocorrido a partir da década de 1980, quando a influência dos países mais ricos, em especial dos Estados Unidos, passou a se dar em escala mundial.
	 
	A igualdade de direitos é enfraquecida nos ambientes e nas sociedades multiculturais, pois, igualdade e diferenças são objetivos antagônicos.
	
	Valorizar as diferenças próprias de cada indivíduo ajuda a convivência social em uma sociedade ou ambiente cuja realidade é multicultural.
	Respondido em 29/10/2020 17:11:05
	
Explicação: A assertiva "E" é a que deve ser marcada (FALSA). "A igualdade de que se fala é igualdade perante a lei, é igualdade relativa aos direitos e deveres. As diferenças às quais o multiculturalismo se refere são diferenças de valores, de costumes etc., posto que se trata de indivíduos de etnias diferentes entre si". (MOURA, Solange Ferreira (org). "Livro didático de fundamentos das ciências sociais". Rio de Janeiro: Estácio, 2014, p. 44).
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Berlusconi acha que Ocidente deve "conquistar povos" (Agência Estado - 26/09/2001). Segundo o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, "o Ocidente deve ter consciência da supremacia de sua civilização e continuar a ocidentalizar e conquistar os povos".Referindo-se aos atentados a Nova York e Washington como "ataques contra nossa civilização, da qual reconhecemos a superioridade", ele afirmou que esta civilização, com suas descobertas e invenções "nos deu as instituições democráticas, o respeito aos direitos humanos, religiosos e políticos que não existe nos países islâmicos". Para o líder italiano, o Ocidente deve conquistar os povos como fez no passado. O texto acima é explicado pelo conceito de:
		
	
	Funcionalismo;
	
	Diversidade cultural;
	
	Relativismo cultural;
	
	Marxismo.
	 
	Etnocentrismo;
	Respondido em 29/10/2020 17:09:39
	
Explicação:
Etnocentrismo é a tendência do indivíduo de tomar os valores de sua cultura como centrais, hierarquizando valores e saberes.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Recentemente têm provocado reações algumas ¬declarações do presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Marco Feliciano (PSC-SP). Pastor evangélico, ele escreveu no Twitter que africanos são descendentes de um "ancestral amaldiçoado por Noé" e que sobre a África repousam maldições como paganismo, misérias, doenças e fome. A presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES), se manifestou a respeito. "São declarações e atitudes que instigam o preconceito, o racismo, a homofobia e a intolerância. Todas absolutamente incompatíveis e inadequadas para a finalidade do Legislativo", disse. (Publicado no Jornal do Senado, em 16 de abril de 2013). As declarações do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) expressam uma clara manifestação de repúdio a grupos sociais e a práticas culturais que diferem da sua própria. A partir da abordagem antropológica da cultura, esta conduta pode ser definida como:
		
	
	paranoica.
	
	xenófoba.
	 
	preconceituosa.
	 
	etnocêntrica.
	
	relativista.
	Respondido em 29/10/2020 17:11:06
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Além de um dia de lembranças e saudade, o dia de Finados pode ser também um dia de festa, pelo menos em outros países, onde o 02 de novembro é celebrado com música, fantasias, apresentações teatrais, caveiras bem simpáticas e muita alegria. O Día de Muertos (Dia dos Mortos) mais conhecido, é o mexicano e por ali a comemoração começou antes da chegada dos colonizadores espanhóis. Se pra gente o dia de finados acontece de maneira chuvosa, fria e triste, os mexicanos preferiram fazer diferente! Muito colorido, cheio de alegria e até um pouco irônica, a festa de finados é tratada como um dia especial, para homenagear nossos antepassados e nos manter mais próximos deles, de maneira amigável e saudosista! Com base na análise antropológica da cultura, assinale a única alternativa correta.
		
	
	Etnocentrismo corresponde ao trabalho descritivo que o antropólogo desenvolve no campo
	
	Os cientistas sociais estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas são determinantes das diferenças culturais.
	
	Alguns indivíduos não possuem
cultura porque não tiveram a oportunidade de frequentar a escola.
	
	A cultura é estática e cria padrões que permanecem inalterados ao longo do tempo.
	 
	A postura relativista da Antropologia permite compreender o modo de vida de povos diferentes dos nossos.
	Respondido em 29/10/2020 17:15:09
	
Explicação: segundo a postura relativista da Antropologia permite compreender o modo de vida de povos diferentes dos nossos.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	A construção do direito frente à diversidade das comunidades morais: Em novembro de 2002, 41 mulheres indígenas, representantes de povos dispersos pelo extenso território brasileiro, reuniram-se em Brasília, durante uma semana, para participar de uma Oficina de Capacitação e Discussão sobre Direitos Humanos, Gênero e Políticas Públicas. Fui incumbida, pela Fundação Nacional do Índio (Funai), de preparar uma cartilha, que serviria de base para a discussão, com os conceitos básicos relativos a gênero e direitos humanos, bem como de lhes explicar, durante a oficina, as categorias centrais do pensamento teórico ocidental sobre ambos os temas, para mais tarde recolher descrições dos problemas que as participantes indígenas e suas comunidades enfrentavam e relatar suas aspirações na forma de políticas públicas de seu interesse. O informe final, com uma proposta de ações afirmativas voltadas para mulheres indígenas, destinava-se ao registro das demandas ali apresentadas (Segato 2002). Um dos momentos mais ricos e complexos da discussão de conceitos ocorreu quando uma das participantes, a advogada indígena Lúcia Fernanda Belfort ¿ kaigang, perguntou sobre a possibilidade de se considerar o costume tradicional de um povo originário equivalente à lei, ou seja, sobre a possibilidade de se considerar o direito "tradicional", o costume, equivalente ao direito em seu sentido moderno e passível de substituição dentro da comunidade. Esta é, sem dúvida, uma grande pergunta, que encontra as respostas mais diversas na literatura sobre o tema. (Rita Laura Segato é professora do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília e pesquisadora do CNPq) As conexões do direito com a Antropologia são evidentes, visto que: (Assinale a alternativa correta)
		
	 
	O ser humano constitui objeto central dessas duas áreas do conhecimento, motivo pelo qual temas como igualdade e diferença são, ao mesmo tempo, jurídicos e antropológicos.
	
	O ser humano constitui objeto central apenas de uma dessas duas áreas do conhecimento, a Antropologia, motivo pelo qual temas como igualdade e diferença são, exclusivamente, antropológicos.
	
	O ser humano constitui objeto central apenas de uma área dessas duas áreas do conhecimento, o Direito, motivo pelo qual temas como igualdade e diferença são, exclusivamente, jurídicos.
	
	O ser humano não constitui objeto central de nenhuma dessas duas áreas do conhecimento, motivo pelo qual temas como igualdade e diferença não são, pela sua complexidade, nem jurídicos e nem antropológicos.
	Respondido em 29/10/2020 17:14:33
	
Explicação:
O ser humano constitui objeto central dessas duas áreas do conhecimento, motivo pelo qual temas como igualdade e diferença são, ao mesmo tempo, jurídicos e antropológicos.
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	O relativismo cultural apresenta como pressuposto que cada cultura se expressa de forma:
		
	
	Similar.
	
	Excludente.
	 
	Diferente.
	
	Superior .
	
	Estável.
	Respondido em 29/10/2020 17:14:52
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	"Quero propor duas ideias. A primeira delas é que a cultura é mais bem vista não como um complexo de padrões concretos de comportamento 'costumes, usos, tradições, feixes de hábitos', como tem sido o caso até agora, mas como um conjunto de mecanismos de controle 'planos, receitas, regras, instruções (o que os engenheiros de computação chamam de programas)" para governar o comportamento. A segunda ideia é que o homem é precisamente o animal mais desesperadamente dependente desses mecanismos de controle, extragenéticos, fora da pele, dos programas culturais para ordenar seu comportamento." Geertz, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. No que concerne ao conceito de cultura e tendo o texto acima apresentado como referência inicial, escolha a única opção correta.
		
	
	Os sistemas de linguagem classificam somente as palavras faladas e escritas no idioma corrente.
	
	Os sociólogos estudam a cultura examinando os sistemas simbólicos que exercem pouca ou nenhuma influência na organização da sociedade.
	
	A cultura e seus produtos são recursos que impedem ao homem fazer, explicar e entender corretamente as coisas e a vida em sociedade.
	 
	Os símbolos culturais são instrumentos de intermediação da adaptação humana ao meio ambiente, de interpretação das experiências e de organização da vida em grupo.
	
	As funções básicas dos sistemas de valores são somente organizar os conceitos e avaliar o valor moral e a adequação do comportamento de um indivíduo à sua sociedade
		1
        Questão
	
	
	John Locke, representante do pensamento liberal, indica como ponto principal para a criação da sociedade civil:
		
	 
	O contrato social;
	
	Os ricos e a acumulação de bens.
	
	O poder da nobreza;
	
	O trabalho proletário;
	 
	O poder da burguesia;
	Respondido em 30/10/2020 18:18:36
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	De acordo com a teoria de Max Weber acerca da Dominação Carismática, assinale as alternativas corretas.
I - Nesta dominação a autoridade é pessoal.
II - O poder de comando é exercido por um líder que comprove ter alguma qualidade extraordinária, tipo um profeta.
III - O líder é escolhidos por causa de suas qualificações técnicas especiais e competências para o cargo.
		
	
	Os itens I, II e III estão corretos 
	
	Os itens I e III estão corretos 
	 
	Os itens I e II estão corretos
	
	Os itens II e III estão corretos 
 
	
	Apenas o item I está correto
	Respondido em 30/10/2020 18:21:21
	
Explicação:
A Dominação carismática está baseada na autoridade de uma única pessoa. O poder de comando é exercido por um líder, um profeta, um herói ou um demagogo, que comprove possuir carisma em virtude de poderes mágicos, revelações, heroísmos, ou outros dons extraordinários. As pessoas que obedecem a tais líderes são discípulos ou seguidores que acreditam em suas qualidades extraordinárias, mas do que em regras estipuladas ou na dignidade de uma posição santificada pela tradição. Sob o domínio de um líder carismático, os funcionários são selecionados em termos de seu próprio carisma e sua devoção pessoal e não por causa de qualificações especiais, seu status ou dependência pessoal. Esses ¿funcionários discípulos¿ dificilmente constituem uma organização tudo depende do julgamento do líder que analisa caso por caso. Portanto nesta dominação os seguidores são, discípulos, ou mesmo fãs, mas não súditos. Súditos e seguidores estão relacionados a dominação tradicional.
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Norberto Bobbio, resumindo os aspectos mais relevantes do pensamento de John Locke (1632-1704), afirma: "Através dos princípios de um direito natural preexistente ao Estado, de um Estado baseado no consenso, de subordinação do poder executivo ao poder legislativo, de um poder limitado, de direito de resistência, Locke expôs as diretrizes fundamentais do Estado liberal." (Direito e Estado no pensamento de Kant, UNB, 1984, p. 41.)
O filósofo Jonh Locke é considerado um representante de qual escola de pensamento?
		
	 
	o contratualismo.
	
	o marxismo.
	
	o cristianismo.
	
	o fascismo.
	
	o positivismo.
	Respondido em 30/10/2020 18:19:18
	
Explicação:
John Locke é considerado, juntamente com Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau, como um filósofo do contratialismo
por defender que a origem das leis e do Estado está em um pacto entre os homens, um contrato social entre indivíduos livres e racionais.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Na formação do pensamento político contemporâneo tiveram destaque as teorias contratualistas, que postulavam a passagem de um Estado de Natureza a um Estado Civil mediante um Contrato Social. Entre os teóricos do contratualismo se destacaram:
		
	
	Locke, Marx e Hobbes.
	
	Locke, Maquiavel e Trotsky.
	
	Marx, Maquiavel e Trotsky.
	 
	Hobbes, Locke e Rousseau.
	
	Marx, Rousseau e Weber.
	Respondido em 30/10/2020 18:19:49
	
Explicação:
Os chamados contratualistas foram Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	O Dalai Lama exortou os tibetanos nesta sexta-feira a permanecerem unidos, dizendo a uma plateia reunida para a posse do novo líder do povo exilado que estes precisam evitar as divisões que prejudicaram outras religiões. O líder espiritual budista criticou a campanha de eleição do líder político, que degenerou para ofensas pessoais e eclipsou qualquer debate sobre como persuadir a China a conceder autonomia ao Tibete. "Se vocês realmente me consideram seu amigo, então por favor fiquem unidos, independentemente de sua região ou linha religiosa", disse ele para cerca de dois mil monges e devotos presentes no templo na cidade montanhosa indiana de Dharamsala, onde a comunidade exilada está sediada. http://www.dci.com.br/ . De acordo com a teoria dos tipos ideais de Max Weber podemos interpretar a Liderança de Dalai Lama como:
		
	
	racional-legal  e afetiva
	
	tradicional e dialética
	
	racional com relação a fins e carismática
	
	tradicional e racional-legal
	 
	tradicional e carismática
	Respondido em 30/10/2020 18:21:33
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	Karl Marx, em sua teoria, reflete sobre o papel do Estado na sociedade capitalista. Sobre a relação entre Estado e sociedade, para este autor, é correto afirmar que:
		
	
	O Estado defende, na sociedade capitalista, os interesses do proletariado e da classe média.
	
	O Estado tem por finalidade assegurar a felicidade dos cidadãos e garantir, também, a liberdade individual dos homens.
	
	O Estado visa atender, por meio da legislação, a vontade geral dos cidadãos, garantindo, assim, a harmonia social.
	 
	O Estado é um instrumento de dominação e representa, prioritariamente, os interesses dos setores hegemônicos das classes dominantes.
	
	A finalidade do Estado é o exercício da justiça entre os homens e, portanto, é um bem indispensável à sociedade.
	Respondido em 30/10/2020 18:24:45
	
Explicação:
A leitura de Marx sobre o Estado é que este é essencialmente classista, representante de uma classe e não da sociedade em sua totalidade como afirmavam os Contratualistas; cujo o Estado surge de um acordo coletivo, de um contrato social onde sua função é atender as necessidades coletivas. Marx discordaria dessa leitura e julga ser uma visão ideologizada que atente aos interesses das classes dominantes.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	"Manifestações param o Centro do Rio. O trânsito no centro do Rio parou mais uma vez na noite desta terça-feira por causa de três manifestações. Em uma delas, na altura do Sambódromo, garis da Comlurb protestaram contra as péssimas condições de trabalho. Outro ato reuniu manifestantes contra a imprensa e a criminalização dos protestos. Eles seguiram da Candelária à Cinelândia em passeata. JB online 25/02/2014 às 20h32 ".
Os fatos descritos na reportagem retratam uma situação que se tornou comum no país a partir de junho de 2013 e que mostram que, no Brasil, a sociedade civil quer ser ouvida pelo Estado. O tema da sociedade civil contraposta ao Estado parece na obra de um filósofo  que é considerado um dos criadores da doutrina filosófica de empirismo e um dos ideólogos do liberalismo.
Assinale a opção que indica o nome desse autor:
		
	
	Cesare Lombroso
	 
	John Locke
	
	Herbert Spencer
	
	Augusto Comte
	
	Charles Darwin
	Respondido em 30/10/2020 18:27:57
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Para Weber o poder é sempre uma probabilidade.
		
	
	Pois, o dominado é coagido a obedecer.
	
	Pois, as classes sociais impõem o seu ponto de vista;
	
	Pois, os grupos sociais desobedecem regularmente o governo
	 
	Pois, depende do outro para obedecer.
	
	Pois, sempre é uma imposição do outro.
	Respondido em 30/10/2020 18:28:54
	
Explicação:
A dominação pressupõe a adesão do agente à dominação.
		1
        Questão
	
	
	O darwinismo social trabalhava a partir do princípio de que as sociedades se modificam e se desenvolvem de forma semelhante, segundo um mesmo modelo e que tais transformações representariam sempre a passagem de um estágio inferior para outro superior, em que o organismo social se mostraria mais evoluído, mais adaptado e mais complexo. A partir do enunciado acima, leia as frases abaixo e depois assinale a única verdadeira
		
	
	O darwinismo social justificava o lugar ocupado pelos bem sucedidos nos negócios
	
	O darwinismo social não justificava a luta pela sobrevivência
	
	O darwinismo social não dividia os seres entre raças superiores e inferiores
	 
	O darwinismo social garantiria a sobrevivência de sociedades e indivíduos mais fortes e mais evoluídos.
	
	O darwinismo social promovia a igualdade
	Respondido em 18/11/2020 19:54:07
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	O que representa a Lei dos Três Estados?
		
	
	Ela representa uma análise que leva em conta as especificidades culturais das sociedades.
	
	Ela representa a evolução dos Três Estados em questão, que são o animista, o monoteísta e o politeísta.
	
	Ela representa a aplicação das ideias evolucionistas de Darwin às Sociedades.
	 
	Ela se configura em uma filosofia da história na medida em que todos os homens de todos os tempos passariam por estes estágios num nível crescente de evolução.
	 
	Ela representa a crença no poder da ciência de traduzir a realidade sob a forma de leis.
	Respondido em 18/11/2020 19:59:47
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Augusto Comte é considerado o criador do termo sociologia e um dos fundadores de uma nova corrente de pensamento social, o Positivismo. Quais as correntes de pensamento que influenciaram o Positivismo de Comte?
		
	
	Evolucionismo, Fenomenologia, Pós-modernismo.
	 
	Darwinismo social, Teologia, Criacionismo.
	
	Formalismo, Marxismo, Estruturalismo.
	 
	Cientificismo, Evolucionismo, Organicismo.
	
	Individualismo, Estruturalismo, Cientificismo.
	Respondido em 18/11/2020 20:01:49
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Qual dos seguintes estudiosos foi o criador da matriz filosófica chama Positivismo?
		
	
	Max Weber
	
	Karl Marx
	
	Maximilien Robespierre
	 
	Augusto Comte
	
	Émile Durkheim
	Respondido em 18/11/2020 20:02:01
	
Explicação:
Auguste Comte é considerado o Pai da Sociologia, pois foi o fundador da teoria positivista, que traçou as bases do pensamento social científico.
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Leia atentamente o texto abaixo: "OXALÁ é o detentor do poder procriador masculino. Todas as suas representações incluem o branco. É um elemento fundamental dos primórdios, massa de ar e massa de água, a protoforma e a formação de todo o tipo de criaturas no AIYE e no ORUN. Ao incorporar-se, assume duas formas: OXAGUIÃ jovem guerreiro, e OXALUFÃ, velho apoiado num bastão de prata (APAXORÓ). OXALÁ é alheio a toda a violência,
disputas, brigas, gosta de ordem, da limpeza, da pureza. A sua cor é o branco e o seu dia é a sexta-feira. Os seus filhos devem vestir branco neste dia. Pertencem a OXALÁ os metais e outras substâncias brancas." Fonte: https://ocandomble.wordpress.com/os-orixas/oxala/. Segundo Comte e sua Lei dos Três Estados, à que Estado se refere o texto acima?
		
	
	Gasoso.
	
	Positivo.
	 
	Teológico.
	
	Metafísico.
	
	Primitivo.
	Respondido em 18/11/2020 20:02:35
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	Junto com a Revolução Industrial ocorreu uma outra revolução que deu início a Sociologia. Qual foi essa revolução?
		
	
	A revolução chinesa
	 
	A revolução Francesa
	
	A Revolução Americana
	 
	O iluminismo
	
	O renascimento
	Respondido em 18/11/2020 20:03:18
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	Como eram vistas as sociedades não europeias a partir do neocolonialismo - segundo a ideologia do darwinismo?
		
	 
	Eram vistas como inferiores, com menosprezo.
	
	A visão emanada dos europeus confundia-se com a visão que tinham de si mesmos, de uma sociedade em desenvolvimento.
	
	Eram vistas como outra sociedade qualquer - detentora de virtudes e defeitos.
	
	A pergunta não tem pertinência, uma vez que em nenhum momento houve distinção entre as sociedades presentes no era neocolonialista.
	
	Eram vistas com respeito e tratadas com igualdade
	Respondido em 18/11/2020 20:05:56
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Os primeiros sociólogos procuravam entender o estado de organização da sociedade em formação, sendo o século XVIII muito importante para o surgimento dessa ciência profunda e complexa, a qual é estudada e analisada até os dias de hoje. Todas as transformações que ocorreram na época trouxeram consigo problemas para a vida em comunidade, daí surge a Sociologia e seus pesquisadores para esclarecerem e organizarem as mudanças ocorridas no meio social, juntamente com os processos que interligam os indivíduos em grupos, associações e insituições. O termo Sociologia foi criado por Auguste Comte(foto acima), em1838, que pretendia unificar a Psicologia, a Economia e a História, levando em consideração que todos esses assuntos giram em torno do homem e seu comportamento. Mas os fundamentos sociológicos só foram institucionalizados com Karl Marx, Émile Durkheim eMax Weber, pensadores renomados que se tornam base para nosso estudo. (http://www.sociologia.com.br/) Sobre os eventos históricos que determinaram o surgimento da sociologia é correto afirma que:
		
	
	É a partir da desagregação feudal e da consequente consolidação do trabalho servil que a sociologia passa a ter seus fundamentos estabelecidos.
	
	É somente a partir da Revolução Americana que a Sociologia passa a se constituir como ciência, consolidando-se nas universidades europeias e anglo-saxônicas.
	
	A partir da consolidação do modo de produção feudal a Sociologia passa a ter todos os fundamentos necessários para se organizar sistematicamente como ciência.
	 
	Com a revolução Francesa e a Revolução Industrial a Europa passa por grandes transformações sociais, políticas e econômicas que determinam o surgimento da Sociologia.
	
	O renascimento Comercial e Urbano, assim, com a ascensão das monarquias absolutistas determinou o surgimento das ciências sociais.
		1
        Questão
	
	
	Segundo a teoria de Èmile Durkheim, anomia seria:
		
	
	Maneiras de ser, agir e pensar de acordo com o que se considera normal em uma sociedade.
	 
	A ausência de regras sociais em situações extraordinárias como nas guerras.
	
	Uma conduta humana baseada em sentimentos irracionais e não planejados.
	
	A interdependência oriunda da divisão do trabalho social.
	 
	A ação do movimento estático e do movimento dinâmico de determinada sociedade.
	Respondido em 09/11/2020 21:23:22
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	(Adaptada do Vestibular UFU/2005): Sobre coesão social e anomia em Durkheim é correto afirmar que:
		
	
	O fortalecimento da coesão social está relacionado a um estado de anomia, isto é, em certa conformidade das consciências particulares com uma consciência coletiva.
	
	O fortalecimento da coesão social não está relacionado a um estado de anomia, visto que a anomia implica em laços estreitos de solidariedade.
	
	O fortalecimento da coesão social está relacionado a um estado de anomia, isto é, uma situação na qual as normas na sociedade são reforçadas.
	 
	O enfraquecimento da coesão social está relacionado a um estado de anomia, isto é, uma situação na qual as normas na sociedade são inexistentes ou perdem a eficácia.
	
	O enfraquecimento da coesão social ocorre porque a anomia implica no desenvolvimento da solidariedade orgânica.
	Respondido em 09/11/2020 21:24:10
	
Explicação:
Para Durkheim, a coesão social ou a sua ausência é resultado da tensão entre dois conceitos: o da solidariedade e da anomia. A solidariedade interna da sociedade, solidariedade agora qualificada como orgânica, funda-se sobretudo na interação de cada um na divisão do trabalho social. A anomia ¿ manifestação, de desregramento torna precária a vida e corta laços sociais.
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	A solidariedade orgânica é uma característica da sociedade industrial moderna, na qual prevalece a coesão pela:
		
	
	Tradições
	
	Consciência comum
	 
	Interdependência das funções
	
	Consciência coletiva
	
	Autoridade
	Respondido em 09/11/2020 21:21:56
	
Explicação:
Émile Durkheim ao definir solidariedade orgânica buscou caracterizar o tipo predominante das sociedades ¿complexas¿, ou seja, às sociedades capitalistas. Ele destaca que apesar da individualização dos sujeitos nestas sociedades a coesão existe justamente pela dependência dos individos nas funções epsecializadas exercidas por cada um dentro do grupo social.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	(Uncisal 2012) O modo de vestir determina a identidade de grupos sociais, simboliza o poder e comunica o status dos indivíduos. Seu caráter institucional assume grande importância à medida que inclui ou exclui indivíduos de categorias ou estratos sociais. Ele exemplifica bem aquilo que Durkheim afirmava ser o objeto de estudo dos sociólogos: uma representação coletiva que além de ser válida para todos os indivíduos que fazem parte de um determinado grupo, expressa a exterioridade e a coercitividade. Assinale nas opções a seguir aquela que apresenta o objeto de estudo da Sociologia segundo Durkheim.
		
	
	Estruturas políticas.
	
	Ações sociais.
	
	Expressões culturais.
	 
	Fatos sociais.
	 
	Relações sociais.
	Respondido em 09/11/2020 21:22:53
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	"A consciência coletiva não se baseia na consciência de indivíduos singulares ou de grupos específicos, mas está espalhada por toda a sociedade. Ela revelaria 'o tipo psíquico da sociedade', que não seria apenas o produto das consciências individuais, mas algo diferente, que se imporia aos indivíduos e perduraria através das gerações. A consciência coletiva é, em certo sentido, a forma moral vigente na sociedade. Ela aparece como um conjunto de regras fortes e estabelecidas que atribuem valor e delimitam os atos individuais. É a consciência coletiva que define o que, numa sociedade, é considerado imoral, reprovável ou criminoso". O texto em referência reflete o pensamento de:
		
	
	Karl Marx, em a Ideologia Alemã.
	
	Karl Mannheim, em Ideologia e Utopia.
	
	Max Weber, em A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.
	
	Jean-Jacques Rousseau, em o Contrato Social.
	 
	Émile Durkheim, em Da Divisão do Trabalho Social.
	Respondido em 09/11/2020 21:24:07
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	Qual a solidariedade que predominaria, de acordo com Durkheim, nas sociedades pré-capitalistas onde os indivíduos se identificavam
por meio da família, religião, tradição e costumes, permanecendo em geral independentes e autônomos em relação à divisão do trabalho social?
		
	 
	Orgânica.
	 
	Mecânica.
	
	Tribal.
	
	Patológica.
	
	Moderna.
	Respondido em 09/11/2020 21:27:48
	
Explicação:
De acordo com Durkheim, nas sociedades pré-capitalistas onde os indivíduos se identificavam por meio da família, religião, tradição e costumes, permanecendo em geral independentes e autônomos em relação à divisão do trabalho social apresentam a slidariedade mecânica
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	A diferença entre o casamento de amor e casamento arranjado é seguinte: vocês casam por paixão. Vocês estão pensando só em você e ele, nele. São duas pessoas. Mas na Índia, fomos criados diferentes, compara a dona de casa Mansha Daswani.Casamento indiano é um casamento entre duas famílias, explica o comerciante. ...Mas essa história de arranjar casamento não é coisa só do passado. Raiara nasceu na comunidade cigana de Sobral, interior do Ceará. Com apenas 4 anos, ela já tem noivo.É o filho de um primo meu, Wesley. É o costume da gente, comenta o pai da menina, Francisco Flávio Cavalcante Magalhães. (O Globo, 22/03/2010) Identifique o fato social narrado no texto:
		
	
	economia
	 
	casamento
	
	moda
	
	negócio
	
	crime
	Respondido em 09/11/2020 21:26:08
	
Explicação:
A primeira característica do fato social indica a força que estes exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independente de sua escolha e vontade. Essa força se manifesta, por exemplo, quando um indivíduo desenvolve ou adquire um idioma, quando é criado e se submete a um determinado tipo de formação familiar ou quando está subordinado a certo código de leis ou regras morais. Nessas circunstâncias, o ser humano experimenta a força da sociedade sobre si.
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Segundo Durkheim, caberia a sociologia estudar somente os "fatos sociais", e estes consistiriam em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção sobre este mesmo indivíduo. (http://www.brasilescola.com/sociologia/durkheim-fato-social.htm) A partir dos estudos teóricos realizados sobre o conceito de Fato Social, marque a única opção correta:
		
	
	o fato social possui como única característica a coercitividade social, que consiste em sua capacidade de se impor sobre as consciências individuais.
	
	a generalidade do fato social consiste em permitir uma grande margem de liberdade para as consciências individuais se manifestarem e o contradizerem, sem sofrerem sanções sociais
	 
	apesar da coercitividade do fato social, permanece uma certa margem de liberdade para as consciências individuais se manifestarem, mas haverá sanções para aqueles que não agirem de acordo com o fato.
	
	além da coercitividade, o fato social se caracteriza por permitir uma grande margem de liberdade para as consciências individuais se manifestarem e o contradizerem, sem sofrerem sanções sociais
	
	diante da força coercitiva do fato social, não há possibilidade das consciências individuais se manifestarem. Portanto, o fato social é processo estático e a imobilidade social é inevitável.
		1
        Questão
	
	
	Weber, atento ao sentido da ações, desenvolveu tipos para compreender as ações de sujeitos e seus motivos. Ele definiu quatro tipos de ação descritas abaixo, exceto a opção...
		
	
	Ação Racional com relação a fins - "motivada por fins objetivos, ou seja, para atingir seus fins, o indivíduo planeja e executa seus planos utilizando-se dos meios que considera mais adequados para atingir seus objetivos".
	 
	Ação social e cultural - motivada pela necessidade de difusão e cristalização da cultura e da sociabilidade.
	
	Ação Afetiva - orientada por uma conduta emocional. Sentimentos como raiva, ódio, paixão, desejo, ciúme.
	
	Ação Racional com relação a valores ¿ motivada por crenças em valores morais, religiosos, políticos etc
	
	Ação Tradicional - orientada por tradição, costumes arraigados que fazem com que os indivíduos ajam em função deles.
	Respondido em 18/11/2020 19:38:25
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	Para Weber a ação social, que envolve ações e reações, somente é estabelecida quando entramos em contato com o outro, afetando assim, seu comportamento. Neste caso, analise os exemplos e assinale a Única opção correta em relação a Fins:
		
	
	O comerciante não religioso que só vende a prazo para os clientes não religiosos, por acreditar que são mais honestos que os demais clientes religiosos.
	 
	Promover e angariar fundos para doação e aplacar o frio dos necessitados e moradores de rua, em festa comemorativa do próprio aniversário em lugar do presente do aniversariante.
	
	O comerciante religioso que só facilita a venda a prazo para os seus pares, por acreditar que somente eles são honestos.
	
	Usar o mesmo transporte e itinerário para ir e voltar do trabalho, porque os seus pares e antepassados sempre utilizaram o mesmo.
	 
	Promover e angariar fundos para doação e aplacar o frio dos necessitados e moradores de rua, em festa comemorativa do próprio aniversário e converter o lucro para se presentear.
	Respondido em 18/11/2020 19:41:12
	
Explicação:
 Ação social racional com relação a fins o que importa é o alcance dos objetivos e/ou resultados atingidos por seu agente. Este tipo de ação social visa obter de modo racional, um fim.
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	A tarefa primordial do sociólogo consiste em compreender os significados das condutas humanas, que são dotadas de um. Esta afirmação refere-se à:
		
	
	Sociologia positivista de Karl Marx
	
	Sociologia positivista de Émile Durkheim
	 
	Sociologia compreensiva de Max Weber
	
	Sociologia positivista de Max Weber
	
	Sociologia compreensiva de Karl Marx
	Respondido em 18/11/2020 19:42:36
	
Explicação: Para Weber, o sociólogo deveria buscar entender o significado das ações sociais, que são as condutas humanas dotadas de um sentido.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	De acordo com o pensamento weberiano, é correto afirmar que:
		
	 
	a sociologia compreensiva busca apreender o sentido da ação social e de seus nexos causais.
	
	os juízos de valor do pesquisador devem interferir no processo de investigação científica.
	
	a sociologia de Weber é um esforço de explicação das formas de exploração da sociedade.
	
	a sociologia compreensiva busca interpretar a alienação e a ideologia capitalista.
	
	o objetivo da sociologia é estabelecer leis gerais explicativas das relações de classe no capitalismo.
	Respondido em 18/11/2020 19:46:29
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Como Max Weber conceituou a ideia de ¿ação social¿?
		
	
	Uma ação social é toda ação voltada para a remediação de problemas sociais.
	
	Uma ação social é toda ação tomada de forma coordenada e com outros sujeitos.
	 
	Uma ação social é qualquer ação realizada por um sujeito em um meio social que possua um sentido determinado por seu autor
	
	Uma ação social é toda ação que se configura em meio coletivo e sempre com um sentido político
	 
	Uma ação social é toda ação tomada de forma a obter compreensão de um grupo, para justificar os fins desta ação.
	Respondido em 18/11/2020 19:46:41
	
Explicação: O conceito de ¿ação social¿ é concebido por Weber como qualquer ação realizada por um sujeito em um meio social que possua um sentido determinado por seu autor. Em outras palavras, uma ação social constitui-se como ação que parte da intenção de seu autor em relação à resposta que deseja de seu interlocutor.
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	Para Weber a ação social, que envolve ações e reações, somente é estabelecida quando entramos em contato com o outro, afetando assim, seu comportamento. Neste caso, analise os exemplos e assinale a Única opção correta em relação a ação
social afetiva:
		
	
	Mudança e adequação de hábito à dogma, como não fazer aborto porque a religião proíbe.
	 
	Briga entre famílias, onde uma pessoa mata um membro de uma outra família, como vingança pela morte de um membro da primeira família causada anteriormente.
	
	O comerciante ateu que não vende a prazo para os cristãos, por não acreditar que os mesmos são mais honestos que os demais clientes.
	
	O casamento entre membros de famílias do mesmo grupo social, para manutenção do mesmo status no grupo. Visando o bem do membro do grupo que se casará.
	
	O comerciante de uma determinada religião que só vende a prazo para os membros de sua igreja, porque acredita que os membros de sua religião são mais honestos que os demais clientes não religiosos.
	Respondido em 18/11/2020 19:51:13
	
Explicação:
Para Weber Ação social afetiva ou emocional é motivada e gerada pelos sentimentos de seu agente em relação aos outros; logo a opção que exprime tal conduta é a de que um membro repete o comportamento por vingança a um sofrimento já provocado
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	Para Weber, a Sociologia é uma ciência que procura compreender a ação social. Ação social é um comportamento humano, ou seja, uma atitude interior ou exterior voltada para ação ou abstenção. Esse comportamento só é ação social quando o ator atribui a sua conduta um significado ou sentido próprio, e esse sentido se relaciona com o comportamento de outras pessoas. Portanto, a ação social é um conceito fundamental na sociologia de Max Weber. NÃO constitui um tipo em ação social para o autor a ação social.
		
	 
	Compreensiva.
	
	Tradicional.
	
	Racional com relação a fins.
	
	Afetiva.
	
	Racional com relação a valores.
	Respondido em 18/11/2020 19:52:12
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	A culinária baiana é a que mais demonstra a influência africana nos seus pratos típicos como acarajé, vatapá e moqueca. Estes pratos sao preparados com o azeite-de-dendê, extraído de uma palmeira africana trazida ao Brasil em tempos coloniais. Na Bahia existem duas maneiras de se preparar estes pratos "afros". Numa, mais simples, as comidas não levam muito tempero e são feita nos terreiros de candomblé para serem oferecidas aos orixás. Na outra maneira, empregada fora dos terreiros, as comidas são preparadas com muito tempero e são mais saborosas, sendo vendidas pelas baianas do acarajé e degustadas em restaurantes e residências. Conforme os conceitos de MAX WEBER E TIPOS DE AÇÃO SOCIAL PODEMOS DEFINIR QUE O TEXTO ACIMA FALA SOBRE UMA AÇÃO:
		
	
	predominatemente racional
	
	predominatemente institucional
	
	predominatemente emotiva cultural
	
	predominatemente carismática recreativa
	 
	predominatemente tradicional
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Na produção científica é necessário que haja:
		
	
	Conhecimento, estudos, comprovações, valores míticos entre outras
	
	Método, observação sistemática da realidade, comprovação dos fatos, sacramentos e orações entre outras.
	 
	Método, observação sistemática da realidade, comprovação dos fatos, principio da objetividade entre outras
	
	Teoria, crenças,imparcialidade,transitoriedade,ideologias
	
	Método, senso comum, comprovação da realidade, empirismo, crenças, etnocentrismo entre outras.
	Respondido em 15/10/2020 18:07:38
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Ciências naturais e ciências sociais distinguem-se principalmente devido:
		
	
	Ao uso de técnicas de laboratório nas análises sociológicas.
	
	À dificuldade de se isolar os fatos socioculturais nas primeiras.
	 
	À forma como cada área trata o seu objeto de estudo.
	
	Ao fato do objeto de estudo das primeiras ser semelhante ao sujeito observador.
	
	A uma facilidade maior de isolamento de variáveis na segunda área.
	Respondido em 15/10/2020 18:06:32
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Quanto ao Choque de Civilizações, é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo pai era piloto na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que Embora amasse muito seu pai, ela Estava pronta a deixá-lo morrer, e a sacrificá-lo por seu país. Quando o presidente Bush citou suas palavras, elas foram entendidas como manifestação Normal de patriotismo americano. 
Vamos conduzir uma experiência mental simples e imaginar uma menina árabe maometana pateticamente lendo para as câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã não é necessário pensar muito sobre qual teria sido a nossa reação. ZIZEK. S. Bem-vindo ao deserto do real. São Paulo: Bom Tempo. 2003.
A situação imaginária proposta pelo autor explicita o desafio cultural da compreensão do conceito:
		
	
	e) conquista da autodeterminação
	 
	b) exercício da alteridade.
	
	c) expansão da democracia.
	
	a) prática da diplomacia.
	
	d) universalização do progresso.
	Respondido em 15/10/2020 18:08:52
	
	Explicação:
O autor propõe a reflexão do texto sobre o conceito de Alteridade. Um dos princípios fundamentais da alteridade é que o homem na sua vertente social tem uma relação de interação e dependência com o outro. As demais propostas de respostas não se enquadram na proposição manifestada na carta escrita pela menina maometano que origina o pedido de reflexão.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Um exemplo Dominação Racional-Legal segundo a teoria de Max Weber seria?
		
	 
	Um ditador totalitário
	 
	Um servidor público concursado
	
	Uma liderança demagógica
	
	Um pastor de uma igreja
	
	Um rei de linhagem nobre
	Respondido em 15/10/2020 18:14:37
	
	Explicação:
A Dominação Legal está baseada em um sistema de regras que são aplicadas juridicamente e administrativamente de acordo com princípios verificáveis, e válidos para todos os membros do grupo associado. Estas têm competência funcional e estão baseadas em regras racionalmente criadas. As pessoas que exercem o comando são reconhecidamente superiores, indicados ou eleitos através de processos legalmente sancionados e estão elas próprias, voltadas para a manutenção da ordem legal. As estruturas de dominação, neste caso, organizam-se por meio da burocracia.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	A denominação Segunda Revolução Industrial refere-se:
		
	
	A crise socialista de Cuba e União Soviética.
	
	A globalização e a crise dos países asiáticos
	
	A colonização da América espanhola.
	 
	A expansão imperialista na direção da Ásia e da África.
	 
	A expansão do proletariado e burguesia na Europa. .
	Respondido em 15/10/2020 18:14:05
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		6a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	O que o sociólogo francês Emile Durkheim colocou como condição para objetividade do método cientifico.
I. A necessidade que se mantenha certa distância do fenômeno a ser estudado.
II. É necessário que o pesquisador trate os fatos sociais como "coisa". 
III. O envolvimento com o objeto a ser pesquisado.
IV. A neutralidade em relação aos fatos sociais.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	As alternativas I, III e IV estão corretas.
	 
	As alternativas II, III e IV estão corretas;
	
	As alternativas III e IV estão corretas;
	
	As alternativas I e III estão corretas;
	 
	As alternativas I, II e IV estão corretas;
	Respondido em 15/10/2020 18:16:54
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Vemos, com frequência, nos noticiários, casos de homicídios praticados em decorrência de ciúmes entre casais. Na perspectiva de Max Weber, quando levado pelas emoções, o agente social está praticando uma ação:
		
	
	Racional em relação a valores.
	
	Solidária.
	
	Tradicional.
	
	Racional em relação a fins.
	 
	Afetiva.
	Respondido em 15/10/2020 18:21:49
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A ideologia marxista apresenta relação intrínseca com o capitalismo, assim podemos dizer como se dá o processo de alienação e qual a possibilidade da mudança de classe em nossa sociedade:
 
I. O capitalismo é fato e não tem como alterar essa realidade, mas o comportamento e o pensamento das classes em relação à alienação pode ser alterado.
II.  Compreendendo a dimensão do valor da força de trabalho e que os meios de produção podem ser alternados, assim, o proletariado tem a condição em suas mãos para transformar o processo de produção escravista em condição real de crescimento econômico e sem dúvida do âmbito social.
III. O capitalismo é fato, mas tem como alterar essa realidade, enquanto o comportamento e o pensamento das classes em relação à alienação não pode ser alterada.
IV. Compreendendo a dimensão do valor da força de trabalho e que os meios de produção não podem ser alternados,  o proletariado também não tem a condição em suas mãos para transformar o processo de produção escravista em condição real de crescimento econômico e de âmbito social.
 
Está  correta a opção:
		
	 
	I e II
	
	I e IV
	
	III e IV
	
	I e III
	
	II e III
	Respondido em 15/10/2020 18:26:15
	
	Explicação:
Karl Marx em sua obra Manuscritos econômico-filosóficos usou o termo Alienação para descrever a falta de contato e o estranhamento que o trabalhador tinha com o produto que produzia. Ela é descrita também como um momento onde os homens perdem-se a si mesmos e a seu trabalho no capitalismo.
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Você já deve ter ouvido muitas expressões como: "esse comportamento é típico de mulherzinha","isso é coisa de macho", ou ainda, "homens não podem chorar", "lugar de mulher é na cozinha", dentre outros. Como é denominado esta discriminação relacionada aos estereótipos construídos em torno do homem e mulher?
		
	 
	Preconceito de gênero.
	
	Discriminação racial.
	
	Violência sexual.
	
	Identidade de gênero.
	
	Repressão sexual .
	Respondido em 15/10/2020 18:24:04
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	1 - Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino Na década de 1960, a proposição de Simone de Beauvoir contribuiu para estruturar um movimento social que teve como marca
		
	
	e) estabelecimento de políticas governamentais para promover ações afirmativas
	
	b)pressão do Poder Legislativo para impedir a dupla jornada de trabalho
	
	d) oposição de grupos religiosos para impedir os casamento homoafetivos.
	
	a) ação do Poder Judiciário para criminalizar a violência sexual
	 
	c) organização de protestos púbicos para garantir a igualdade de gênero
	Respondido em 15/10/2020 18:24:52
	
	Explicação:
O gênero é um produto socio-cultural, construído dentro de um contexto histórico e cultural delimitado. Não se trata de uma condição natural ou biológica do indivíduo, mas é fruto das relações de poder dentro da sociedade.
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As Ciências Sociais, compreendem o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política. Quanto a antropologia, esta centraliza suas observações a partir:
		
	
	Do aparelho ideológico do Estado
	
	Das conceituações interacionistas de comunidades indígenas;
	
	Da sociabilidade e das relações de gênero;
	 
	Dos aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes grupos e comunidades;
	
	De questões políticas e sociais para a manutenção do poder;
	Respondido em 18/11/2020 20:17:52
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Os fenômenos simples podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados dentro de condições de relativo controle nas...
		
	
	ciências políticas
	
	ciências antropológicas.
	 
	ciências naturais.
	
	ciências sociais.
	
	ciências astronômicas.
	Respondido em 18/11/2020 20:15:45
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Michel Eyquem de Montaigne (1533-1592) compara, no texto abaixo, as guerras das sociedades Tupinambá com as chamadas guerras de religião dos franceses que, na segunda metade do século XVI, opunham católicos e protestantes.
"(...) não vejo nada de bárbaro ou selvagem no que dizem daqueles povos; e, na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra. (.) Não me parece excessivo julgar bárbaros tais atos de crueldade [o canibalismo] , mas que o fato de condenar tais defeitos não nos leve à cegueira acerca dos nossos. Estimo que é mais bárbaro comer um homem vivo do que o comer depois de morto; e é pior esquartejar um homem entre suplícios e tormentos e o queimar aos poucos, ou entregá-lo a cães e porcos, a pretexto de devoção e fé, como não somente o lemos mas vimos ocorrer entre vizinhos nossos conterrâneos; e isso em verdade é bem mais grave do que assar e comer um homem previamente executado. (.) Podemos portanto qualificar esses povos como bárbaros em dando apenas ouvidos à inteligência, mas nunca se compararmos a nós mesmos, que os excedemos em toda sorte de barbaridades." (MONTAIGNE: 1984).
De acordo com o texto pode-se afirmar que, para Montaigne,
		
	
	os indígenas são mais bárbaros do que os europeus, pois não conhecem a virtude cristã da piedade.
	
	a ideia de relativismo cultural baseia-se na hipótese da origem única do gênero humano e da sua religião.
	
	a ingenuidade dos indígenas equivale à racionalidade dos europeus, o que explica que os seus costumes são similares.
	 
	a diferença de costumes não constitui um critério válido para julgar as diferentes sociedades.
	
	a barbárie é um comportamento social que pressupõe a ausência de uma cultura civilizada e racional.
	Respondido em 18/11/2020 20:18:08
	
	Explicação:
Para Montaigne seria necessário relativizar a situação de cada sociedade, observando seus atos a partir de seu contexto sócio-cultural. Nesse sentido as guerras européias eram tão violentas quanto as guerras entre indígenas.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Na formação do pensamento político contemporâneo tiveram destaque as teorias contratualistas, que postulavam a passagem de um Estado de Natureza a um Estado Civil mediante um Contrato Social. Entre os teóricos do contratualismo se destacaram:
		
	 
	Hobbes, Locke e Rousseau.
	
	Locke, Maquiavel e Trotsky.
	
	Marx, Maquiavel e Trotsky.
	
	Marx, Rousseau e Weber.
	
	Locke, Marx e Hobbes.
	Respondido em 18/11/2020 20:19:29
	
	Explicação:
Os chamados contratualistas foram Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	(Fuvest-adaptado) identifique, entre as afirmativas a seguir, a que se refere a consequências da Revolução Industrial:
		
	
	manutenção da estrutura das grandes propriedades, com as terras comunais, e da garantia plena dos direitos dos arrendatários agrícolas.
	
	formação, nos grandes centros de produção, das associações de operários denominadas "trade unions", que promoveram a conciliação entre patrões e empregados.
	
	redução do processo de urbanização, aumento da população dos campos e sensível êxodo urbano.
	 
	maior divisão técnica do trabalho, utilização constante de máquinas e afirmação do capitalismo como modo de produção dominante.
	
	declínio do proletariado como classe na nova estrutura social, valorização das corporações e manufaturas.
	Respondido

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando