Buscar

AVALIAÇÃO saúde mental (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(O GABARITO ESTÁ NO FINAL DA PROVA)
AVALIAÇÃO – SAÚDE MENTAL – 30/10/2020
Avaliação composta por 10 questões 
Inicio: 19:00 – Término: 23:00
1) Sobre os grupos como estratégia de intervenção psicossocial no campo da saúde mental para a promoção da saúde, é incorreto afirmar:
a) O trabalho com grupos na Atenção Básica, associado ao campo da saúde mental, pode superar o aspecto da normalização do cuidado a pacientes com sofrimento emocional significativo, quando a formação de grupos se dá por tipologia de sofrimento psíquico.
b) Na condução do grupo, deve-se buscar a diversidade grupal, reconhecendo e fazendo-se reconhecer os sujeitos como pertencentes a um território comum.
c) Ao considerar o grupo como lugar de abordagem, deve-se enfatizar o encontro entre os sujeitos singulares em permanente produção de si e do mundo.
d) A grupalidade pode produzir efeitos na vida social dos sujeitos entendendo os motivos do sofrimento para além da doença e produzindo novos suportes no território.
2) Assinale a alternativa que descreve corretamente o termo dissociação da consciência:
a) Estado patológico transitório no qual uma obnubilação da consciência (mais ou menos perceptível) é acompanhada de relativa conservação da atividade motora coordenada.
b) Estado patológico transitório semelhante ao estado crepuscular, caracterizado por uma atividade psicomotora coordenada, a qual, entretanto, permanece estranha à personalidade do sujeito acometido e não se integra a ela.
c) Designa a fragmentação ou a divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica comum do ser humano. Ocorre com certa frequência nos quadros histéricos.
d) Estado de consciência reduzida e estreitada e de atenção concentrada, que pode ser induzido por outra pessoa.
e) Fenômenos muito difundidos nas várias culturas em todo o mundo, vistos, na atualidade, como um recurso religioso e sociocultural que permite às pessoas, sobretudo às mulheres, lidar com as dificuldades da vida por meio de estratégias religiosas socialmente legitimadas.
3)Sobre as alterações das funções psíquicas elementares, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirmar abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) As alterações qualitativas do pensamento são as mais importantes em psicopatologia. Compreendem as alterações dos conceitos e do juízo.
( ) Segundo a estrutura, os delírios são classificados em simples (monotemáticos) ou complexos (pluritemáticos) e em não sistematizados ou sistematizados.
( ) A desorientação por redução do nível de consciência, também denominada desorientação torporosa ou confusa, é aquela na qual o indivíduo está desorientado por turvação da consciência. Tal turvação e o rebaixamento do nível de consciência produzem alteração da atenção, da concentração e, consequentemente, da capacidade de percepção e retenção dos estímulos ambientais. Isso impede que o indivíduo apreenda a realidade de forma clara e precisa e integre, assim, a cronologia dos fatos.
( ) No embotamento afetivo, o indivíduo, apesar de saber da importância afetiva que determinada experiência deveria ter para ele, não consegue sentir nada. O paciente torna-se hiporreativo, é um “tanto faz quanto tanto fez” para tudo na vida.
( ) O Estado Segundo designa a fragmentação ou a divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica comum do ser humano. Ocorre com certa frequência nos quadros histéricos.
a) V – F – V – F – V.
b) V – F – F – V – V.
c) F – F – V – F – V.
d) F – V – V – F – F.
e) 
4) Clima organizacional constitui o meio interno da organização, a atmosfera psicológica em cada organização. [...] refere-se especificamente às propriedades motivacionais do ambiente interno de uma organização, ou seja, aqueles aspectos internos da organização que levam à provocação de diferentes espécies de motivação nos seus participantes". (SOUZA, 2008, p.2).
Sobre clima organizacional é correto afirmar:
I- O clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes.
II – É desfavorável quando proporciona frustração das necessidades pessoais dos participantes.
III – A qualidade do ambiente organizacional é constituída por aquilo que é percebido ou experimentado pelos participantes da empresa e que influenciam em seu comportamento.
IV – A qualidade do clima organizacional não influencia na motivação e qualidade de vida das pessoas bem como não é fator a ser considerado nos relacionamentos interpessoais.
A sequência correta das proposições, de cima para baixo, é:
a) V – V – F – F.
b) V – V- V – F.
c)V – F- V – F.
d)V – F – F- V
5) Qual síndrome está diretamente relacionada à saúde mental do trabalhador?
a) Síndrome de Burnout.
b) Síndrome de Down.
c)Síndrome de Burninn.
d)Síndrome de Kepplin.
e) Síndrome de Steven Johnson.
6) Entre os aspectos cognitivos associados à vivência de enfermidades graves, destacam-se as distorções cognitivas, particularmente as que envolvem sentimento de impotência e culpa. Na abordagem cognitivo-comportamental, uma das técnicas mais efetivas para a identificação e modificação de pensamentos automáticos é a de:
A) questionamento socrático.
B) dessensibilização progressiva.
C) espelhamento.
D)aproximação sucessiva.
E) intenção paradoxal.
7) Na terapia cognitivo-comportamental, o manejo da ansiedade é uma intervenção que tem como objetivo ajudar a criança e/ou adolescente a reconceituar os seus problemas, aprendendo a lidar com as novas situações sem sentir-se em constante ameaça ou perigo. Qual a técnica utilizada para corrigir pensamentos antecipatórios catastróficos e expectativas negativas sobre acontecimentos futuros não realistas que contribuem para o agravamento de comportamentos disfuncionais?
a) Modelação.
b) Treino na imaginação.
c)Reestruturação cognitiva.
d)Manejo de recompensas.
e) Exposição e prevenção de respostas.
8) O termo "tratamentos baseados em evidências" significa:
a) que não há necessidade de comparar a intervenção com um grupo controle ou outro tratamento ativo.
b) tratamentos psicológicos a serem evitados em casos de transtornos psiquiátricos prevalentes.
c)práticas com uma orientação teórica específica.
d)intervenções terapêuticas que possuem evidência empírica de eficácia com crianças e adolescentes.
e) tratamentos com provável eficácia, ou seja, aqueles que excluíram a comparação com grupos sem tratamento ativo, como listas de espera, ou tratamentos que não foram replicados.
9) Para Freud, a arte era a expressão de desejos inconscientes, quer individuais de um artista, quer coletivos de uma sociedade ou mesmo de uma determinada época (Villari, 2000). 
Segundo essa perspectiva, assinale a alternativa INCORRETA sobre como ele aplicava a arte na teoria da psicanálise:
a) Como forma de exprimir o sentido daquilo que não é possível ser feito por intermédio de palavras ditas, faladas.
b) Como uma ferramenta para interpretar a produção artística e desvendar esses desejos, por exemplo, na cena de uma pintura, tal qual a psicanálise interpretava a cena de um sonho.
c)Se tratamos a literatura como forma de expressão de um inconsciente que se expressa pela escritura, não podemos considerar que a interpretação do que está escrito também é neutra: recebe a interferência do desejo consciente de quem lê – o consciente do leitor.
d)Um filme nos traz uma falsa lembrança, decorrente das cenas que foram apresentadas, fazendo-nos ter recordações de algo que de fato não vivemos. Na lembrança encobridora, uma lembrança de algo doloroso ou reprovável que foi vivido é substituída pela cena (de uma fantasia) de algo suportável para o ego.
e) Encontrou, na relação psicanálise-literatura, a atribuição de sentidos ao texto literário a partir de uma interpretação psicanalítica e o resgate de algo na literatura que possa nutrir a psicanálise.
10) como Freud entendia (Azevedo; Mello Netto, 2015) a pulsão de vida e a pulsão de morte, respectivamente?
a) Preservação do próprio indivíduo – tendência à eliminação da estimulaçãodo organismo.
b) Tendência à estimulação do organismo – preservação do próprio indivíduo.
c) Preservação da tensão orgânica e psíquica – redução da vida do indivíduo.
d)Preservação da tensão orgânica e psíquica – preservação do próprio indivíduo.
e) Tendência à eliminação da estimulação do organismo – preservação do próprio indivíduo.
Boa prova!!!
	
GABARITO
1-a
2-c
3-d
4-b
5-a
6-a
7-c
8-d
9-c
10-a

Continue navegando