Buscar

Estrutura e Funções das Células Eucariontes

Prévia do material em texto

Citologia
As células são a menor unidade básica da vida, elas podem ser eucariontes e procariontes, a eucarionte são células animais e vegetais já as procariontes são vírus e bactérias e precisam de outras células para sobreviver, podendo ou não vir a prejudicar o ser a seguir estar representado uma celular eucarionte com todas as suas organelas as quais serão listadas as funções após a imagem.
Reticulo endoplasmático: O reticulo endoplasmático e responsável pela produção e transporte de diversas substâncias dentro da célula, participa da síntese de proteínas, que poderão ou não ser enviadas para o exterior das células.
Reticulo endoplasmático liso: O reticulo endoplasmático liso tem sua diferença na forma de seus túbulos que são mais cilíndricos e não apresentam ribossomos aderidos em suas paredes, ele participa na síntese de esteroides, fosfolipídios e outros lipídeos como o colesterol.
Complexo de golgiense: E um conjunto de bolsas membranosas achatadas que são chamadas de cisternas que são sobrepostas e tem função armazenar substâncias vindas do reticulo endoplasmático, transformando elas ou secretando por meio de vesículas.
Ribossomos: São pequenas partículas responsáveis pela produção de proteínas.
Centríolos: Os centríolos são organelas que ajudam na duplicação da célula no processo de mitose e meiose, e podem vim a se transformarem em flagelos ou cílios, e constituído de microtubos que se mantém unidos por meio de uma proteína adesiva. 
Lisossomos: São pequenas vesículas que contém enzimas digestórias da celular que ajudam na digestão.
Mitocôndria: Organela responsável pelo processo de respiração celular, processo em que ela consome açucares e gás oxigênio e libera energia, ela e composta por duas camadas uma lisa externa e uma interna cheia de dobras e pregas.
Membrana plasmática: Estrutura responsável pela proteção de impactos externos a célula e responsável por delimita estabelecendo fronteira com o meio intracelular. 
Citoplasma: Material semiliquido onde as organelas se encontram suspensas.
Núcleo: Delimitado pelo envoltório nuclear, e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares. O núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula, e armazenar as informações genéticas da célula.
DNA X RNA
DNA: O DNA ou ácido desoxirribonucleico é um tipo de ácido nucleico que possui destaque por armazenar a informação genética da grande maioria dos seres vivos. Essa molécula é formada por nucleotídeos e apresenta, geralmente, a forma de uma dupla-hélice os nucleotídeos são formados por cinco carbonos, uma base nitrogenada e um ou mais grupos fosfato.
As bases nitrogenadas possuem um ou dois anéis, que apresentam átomos de nitrogênio, e estão classificadas em dois grupos: as pirimidinas e purinas. As pirimidinas possuem apenas um anel de seis átomos, sendo ele composto de carbono e nitrogênio. Já as purinas possuem dois anéis: um anel de seis átomos fusionados a um anel com cinto átomos. Citosina (C) timina (T)  são pirimidinas, enquanto a adenina (A) e a guanina (G)são purinas.
O DNA é formado por duas cadeias de polinucleotídeos fita, que são constituídas por vários nucleotídeos. Os nucleotídeos são unidos uns aos outros por ligações denominadas fosfodiéster grupo fosfato ligando dois açúcares de dois nucleotídeos. Nessas ligações, um grupo fosfato conecta o carbono 3’ de um açúcar ao carbono 5’ do próximo açúcar essa junção dos nucleotídeos forma um padrão típico de repetição de unidade de açúcar-fosfato, que forma a cadeia principal. A essa cadeia principal estão ligadas as bases nitrogenadas

Continue navegando