Buscar

Apresentação TCC

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM PEDAGOGIA
INTERAÇÃO E AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
AMANDA KARINI MESQUITA
Wenceslau Braz – 2019
 
 LINHA DE PESQUISA E TEMA: 
Interação e Afetividade na Educação Infantil
JUSTIFICATIVA: 
A afetividade é um importante auxilio para a aprendizagem, e a relação professor/família/aluno é fundamental para que isso aconteça.
PROBLEMATIZAÇÃO
Como os jogos e brincadeiras tradicionais, podem nos mostrar estilos de vida, maneiras de pensar e demonstrar afetividade, sentir e falar, maneiras de brincar e interagir.
INTRODUÇÃO
	O tema deste estudo diz respeito à interação e afetividade na Educação Infantil, já que a ludicidade é um fator tão importante para o desenvolvimento da capacidade física, afetiva e mental do indivíduo e especialmente para as questões específicas de aprendizagem e interação.
	Na diversidade de objetivos que a atividade lúdica pode abranger se torna um fator importante nos dias de hoje, onde o esquema social, fruto da globalização, gera um acelerado aumento de oportunidades uma enorme concorrência e o surgimento de um grande número de novas profissões, em novas habilidades absorvidas no cotidiano das pessoas.
	Constata-se que normalmente utilizando o lúdico percebe que este dá prazer e, por isso, é bem recebido pelas crianças. Estas situações podem dar uma sensação de estar em oposição a uma situação séria, de aprendizado. 
Objetivos:
 
 Observar meios de desenvolvimento de criatividade e a imaginação; 
 Verificar como se dão dinâmicas em torno do cuidar de si e do próximo; 
 Vivenciar situações de socialização e interação ;
CONTEÚDOS
 Brincadeiras.
 Dramatização de histórias infantis.
 Expressão corporal com Músicas infantis; 
Metodologia e desenvolvimento:
 O método utilizado com as crianças de 3 à 4 anos, da Educação Infantil, foi jogos e brincadeiras tradicionais. Faz de conta: brincaram de casinha com panelinhas e bonecas, fazendo de conta que eram família, mamãe, papai, e bebê, fazendo comidinha, mamadeira e dando banho no bebê, lavando louça, limpando casa, interagindo assim uns com os outros. 
Foram usados como recursos humanos e materiais:, 
 O projeto foi aplicado: Três vezes por semana, durante um mês.
Os alunos foram avaliados globalmente durante o desenvolvimento do projeto, através da observação contínua no desenvolvimento de novos hábitos em relação a si e ao próximo através dos depoimentos e relatos diários. 
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A afetividade é importantíssima para o aprendizado, pois o afeto é considerado a energia necessária para que o cognitivo possa operar, e assim a criança consiga aprender.

Continue navegando