Buscar

Prova Final discursiva Aspectos Legais em Informática e Ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico: NELMA DE FÁTIMA PONTES FRANCO (2075448)
Disciplina: Aspectos Legais em Informática e Ética
Avaliação final (discursiva)- individual FLEX (cód.:650095) (peso.:4,00)
Prova: 23109514
1.O direito à honra não é algo novo no ordenamento jurídico. Desde muitos anos atrás já se buscava preservar a honra individual daquele que fora ferido moralmente. Historicamente, antes mesmo do código de Hamurabi e da Lei das XII Tábuas, já se falava sobre o direito à honra no Código de Ur-Nammu. Baseado em sua importância para a construção do direito, descreva os princípios da Lei de Talião segundo o código de HHamurabi.
R: Se observarmos a Lei de Talião veremos que ela é baseada no dito "olho por olho, dente por dente" e dentre os seus princípios destacam-se:
196°- Se alguém arranca o olho a um outro, se lhe deverá arrancar o olho.
197°- Se ele quebra o osso a um outro, se lhe deverá quebrar o osso. 
200°- Se alguém parte os dentes de um outro, de igual condição, deverá ter partido os seus dentes 
202°- Se alguém espancar outro mais elevado que ele, deverá ser espancado em público 60 vezes com o chicote de couro de boi. 
206°- Se alguém golpeia outro em uma rixa e lhe faz uma ferida, ele deverá jurar: "Eu não o golpeei de propósito", e pagar o médico 
209°- Se alguém atinge uma mulher livre e a faz abortar, deverá pagar 10 unidades de moeda pelo feto. 
210°- Se essa mulher morre se deverá matar o filho dele
2- João contratou os serviços da empresa motos &motos, a fim de realizar a retificação do motor de sua motocicleta. Ocorre que, após alguns dias da conclusão dos serviços percebeu que esta continuava apresentando defeitos, deixando-o muito insatisfeito com os serviços prestados. A fim de expor sua indignação publicou em uma rede social o seguinte comentário: “Aos amigos motoqueiros, jamais levem sua moto para consertar na oficina motos & motos, pois o serviço é um lixo”. Diante da situação exposta, qual o crime cometido por João e quais as consequências na esfera cível? Justifique sua resposta.
R: Ao, postar o referido comentário na rede social, João cometeu o crime de difamação, haja visto, que diversas pessoas tomaram conhecimento do fato, os quais, efetivamente, causaram danos à reputação e a boa fama da empresa. Como consequência, na esfera cível, a empresa ora prejudicada poderá ajuizar uma ação reparadora por danos morais, na qual, João poderá ser condenado a indenizar financeiramente a empresa pelo dano sofrido.