Buscar

direito tributario 1

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O Direito Tributário estuda a disciplina normativa de atividades estatais cuja finalidade precípua é a captação de recursos (receita) para custeio do Estado. Por essa razão, as regras tributárias aproximam-se da fronteira com o Direito Financeiro, ramo do direito público voltado à análise do regime jurídico das receitas e das despesas do Estado.
Fonte: MAZZA, A. Manual de direito tributário. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2017. 
Partindo da análise do enunciado e do que foi estudado no tema sobre a definição de Direito Tributário, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. O Direito Tributário consiste em regrar as atividades fiscais, estabelecendo restrições ao poder de cobrar tributos, de modo que sejam protegidos os direitos do contribuinte.
b. O Direito Tributário é o ramo que regula o conjunto de normas jurídico-econômicas verificando o destino dos valores arrecadados como tributo dentro da máquina do Estado.
c. O Direito Tributário é compreendido como ramo autônomo do Direito porque integra o conjunto de proposições jurídico-normativas que correspondem à instituição e arrecadação de tributos. 
d. O Direito Tributário é a disciplina jurídica que regula três atividades estatais interligadas: a seleção do que será tributado; a cobrança de tributos; e a isenção do pagamento de tributo.
Feedback
Sua resposta está correta.
O Direito Tributário é um ramo autônomo do Direito e, como prescreve a doutrina, essa ramificação ocorre em razão de este possuir um conjunto de princípios e de normas próprias que orientam a sua atuação.
A resposta correta é: O Direito Tributário é compreendido como ramo autônomo do Direito porque integra o conjunto de proposições jurídico-normativas que correspondem à instituição e arrecadação de tributos..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Alexandre Mazza (2017, p. 42), “o Direito Tributário constitui um ramo jurídico do Direito Público integralmente construído em torno de um único instituto, que é o norte de toda a ação do direito tributário na sua missão de levar dinheiro do particular aos cofres do Estado”.
Fonte: MAZZA, A. Manual de direito tributário. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2017. 
Ante o exposto e considerando o que foi estudado no tema sobre a razão da arrecadação de tributos, assinale a opção correta. 
Escolha uma opção:
a. O tributo deve ser arrecadado pelos municípios para o fomento às pequenas empresas.
b. O tributo deve ser arrecadado pelo Estado como forma de este fornecer os serviços essenciais à coletividade, como saúde e educação. 
c. O tributo deve ser arrecadado pela União para que o país possa participar de missões oficiais em países em condição de vulnerabilidade.
d. O tributo deve ser arrecadado pelos municípios porque cabe somente a este ente federativo oferecer serviços relativos à saúde pública.
Feedback
Sua resposta está correta.
Compreende-se que a arrecadação de tributos pelo Estado é lícita no sentido de que é por meio desse recurso que este pode oferecer à coletividade os serviços essenciais e de sua responsabilidade, como saúde, educação, moradia, lazer e transporte.
A resposta correta é: O tributo deve ser arrecadado pelo Estado como forma de este fornecer os serviços essenciais à coletividade, como saúde e educação..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No contexto tributário brasileiro, para que o tributo se caracterize, necessário se faz que estejam presentes determinadas características, simultaneamente. Isto porque a ausência de uma dessas determinantes pode desnaturar o instituto.
Fonte: SABBAG, E. de M. Manual de Direito Tributário. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2017. 
Sabendo disso e levando em conta os estudos do tema sobre a cobrança do tributo, é correto afirmar que: 
Escolha uma opção:
a. é uma prestação pecuniária compulsória e cobrada somente a partir de atividade lícita.
b. é uma prestação pecuniária compulsória, instituída em lei e cobrada por meio de atividade administrativa plenamente vinculada. 
c. é uma prestação pecuniária voluntária, instituída em lei e cobrada somente em casos de atividade administrativa vinculada.
d. é uma prestação pecuniária compulsória, instituída em lei e cobrada por meio de atividade administrativa discricionária.
Feedback
Sua resposta está correta.
Conforme dispõe o art. 3º do CTN, o tributo é toda prestação pecuniária compulsória, realizada em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir. Além disso, este não pode constituir sanção de ato ilícito; é instituído em lei e cobrado por meio de atividade administrativa vinculada.
A resposta correta é: é uma prestação pecuniária compulsória, instituída em lei e cobrada por meio de atividade administrativa plenamente vinculada..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Segundo o que postula Alexandre Mazza (2017, p. 42), o “Direito Tributário é o ramo do direito público que estuda os princípios e normas disciplinadores do exercício das atividades de instituição, cobrança e fiscalização de tributos”, na relação Estado/contribuinte.
Fonte: MAZZA, A. Manual de direito tributário. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2017. 
Pensando nisso e levando em conta os estudos do tema sobre o Direito Tributário, analise as afirmativas a seguir. 
I. Conforme o Direito Tributário, ao Estado é conferidoo direito-dever de arrecadar tributos para que obtenha receitas e garanta o bem-estar social.
II. Compreende-se que o Direito Tributário seja classificado como ramo do Direito Público porque rege atividades estatais.
III. O Direito Tributário é o norteador do exercício das atividades de instituição, seleção, cobrança e destinação de tributos.
IV. O Direito Tributário constitui-se como o conjunto de normas e princípios reguladores da atividade financeira relativa à instituição e cobrança de tributos. 
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. II, III e IV.
b. I, apenas.
c. I, III e IV.
d. I, II e IV. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A afirmativa I está correta, pois o Direito Tributário, de fato, é ramo do Direito que tem o poder-dever de garantir as receitas de que o Estado necessita para cumprir a sua missão. A afirmativa II está correta, pois, de fato, o Direito Tributário é ramo do Direito Público. A afirmativa IV está correta porque traduz a razão de o Direito Tributário ser um ramo autônomo do Direito, pois possui normas e princípios próprios.
 
A resposta correta é: I, II e IV..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com o conceito de tributos, apresentado pelo Código Tributário Nacional, o “Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”.
Fonte: BRASIL. Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966. Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios. Brasília: DF, 1966. 
Analisando o entendimento majoritário da doutrina tributária brasileira e considerando o que foi estudado no texto-base, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. Conforme o art. 3º do Código Tributário Nacional, o tributo é uma prestação que somente pode ser instituída por decreto do Presidente da República.
b. Conforme o Código Tributário Nacional, o tributo é compulsório e deve ser pago em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir. 
c. Conforme o Código Tributário Nacional, a sanção por ato ilícito é comumente considerada um tipo de tributo.
d. Conforme o Código Tributário Nacional, o tributo somente pode ser cobrado mediante autorização das casas legislativas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Como prescreve o Código Tributário Nacional acerca da conceituação de tributo, este consiste em uma prestação compulsória e deve ser pago em moeda corrente do país ou valor em que se possa exprimir.
A resposta corretaé: Conforme o Código Tributário Nacional, o tributo é compulsório e deve ser pago em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir..

Continue navegando