Buscar

PPP2 - GESTÃO DE PROJETOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Segundo o PMI (2013), quando considera-se o processo de controle de cronograma em gestão de projetos, entende-se que este deve ser realizado fazendo uso da chamada linha de base, ou seja, uma versão que tenha sido aprovada de um modelo de cronograma, onde descreve datas de início e término do projeto.
 
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A guide to the Project management body of knowledge (PMBOK Guide). Pennsylvania – EUA 5. ed. 2013.
 
A linha de base permite uma comparação do que foi previsto e o que posteriormente será executado, demostrando a performance do projeto. Assim, considerando as informações apresentadas anteriormente e os estudos do livro-texto sobre o controle de cronograma, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a (s) verdadeiras e F para a (s) falsa(s).
 
I. (  ) A versão do cronograma previsto deve estar estabelecida e aprovada antes do início da execução e controle das atividades.
II. (  ) A linha de base para comparação de dados deve considerar os dados reais do projeto.
III. (  ) O controle do cronograma do projeto deve ocorrer na fase de avaliação do projeto, ou seja na fase de finalização.
IV. (  ) O gestor de projetos deve observar e comparar os prazos e atividades.
 
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
		a) 
	V, F, V, F.
	
		b) 
	F, V, V, V.
	
		c) 
	F, V, F, V.
	
		d) 
	V, V, F, V.
	
		e) 
	F, F, V, F.
	Exibir Comentários
	Pergunta 2
	
	0.3 / 0.3 pontos
Leia o trecho a seguir.
 
"Existem muitas técnicas estatísticas que podem assistir o gerente de projetos na avaliação de riscos. São usadas árvores de decisão para avaliar planos de ação alternativos usando valores esperados. Variações estatísticas do valor presente líquido (NPV, do inglês net presente value) são utilizadas para avaliar riscos de fluxo de caixa em projetos. Correlações entre o fluxo de caixa de projetos anteriores e curvas S (curva de custo cumulativo do projeto – em linha de base – ao longo da vida do projeto) são usadas para avaliar os riscos de fluxo de caixa."
 
LARSON, E. W.; GRAY, C. F. Gerenciamento de Projetos: o processo gerencial. 6. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016. p. 180.
 
As variações nos custos dos projetos precisam ser controladas para evitar projetos com resultados negativos e prejuízos para a organização. Sendo assim, considerando as informações apresentadas e os estudos do livro-texto, analise as afirmativas a seguir em relação às previsões de variações de custos e orçamentos e à curva S.
 
I. A Curva S é uma representação gráfica de variações de índices nos custos e cronogramas dos projetos de fácil visualização pelo gestor.
II. É possível observar na Curva S o ciclo de vida, histórico e saúde financeira do projeto, bem como a sua tendência ao longo do tempo.
III. As análises de variações, por meio do gerenciamento do valor agregado, dispensam a necessidade de registros na documentação.
IV. Um desafio do gestor é prever o quanto os custos de um projeto podem variar ao longo do tempo.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
		a) 
	I e II.
	
		b) 
	I, II e IV.
	
		c) 
	III e IV.
	
		d) 
	II e III.
	
		e) 
	II, III e IV.
	Exibir Comentários
	Pergunta 3
	
	0.3 / 0.3 pontos
Segundo Newton (2010), as principais comunicações do dia a dia do gestor de projetos serão com a equipe de projeto. Sem esta comunicação, o projeto nem sequer sairá do papel. Com isso, à medida que a equipe prosseguir, o gestor de projetos tem de se comunicar com seus integrantes para explicar o que deve ser feito e direcionar o trabalho.
 
NEWTON, R. O Gestor de Projetos. 2. ed. Campinas: Editora Pearson, 2010. p.12.  
 
Com isso, apresenta-se a visão clara de gestão de cronograma e a importância da comunicação neste processo. Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos do livro-texto sobre gestão de cronogramas, a respeito da comunicação na gestão de projetos, é correto dizer que:
	
		a) 
	quando feito o uso de uma ferramenta eletrônica para o cronograma, é dispensável a comunicação sobre o gerenciamento do tempo.
	
		b) 
	após a definição do cronograma, o gestor conversa com sua equipe para execução e reports e com o cliente ao final do projeto, após a conclusão das entregas.
	
		c) 
	o gestor de projetos pode delegar a comunicação do projeto para os fornecedores, no caso da contratação de serviços terceirizados.
	
		d) 
	o gestor de projetos deve controlar a manutenção contínua da comunicação com os stakeholders do projeto, sejam eles clientes ou membros da equipe de projeto.
	
		e) 
	para se comunicar com o cliente, os membros da equipe devem se reportar ao gerente de projetos para que este converse com o cliente.
	Exibir Comentários
	Pergunta 4
	
	0.3 / 0.3 pontos
Analise a situação hipotética a seguir.
 
Imagine que você é gerente de projetos de uma fábrica de papel e foi designado para implementação de um software de controle da manufatura. Uma das suas responsabilidades é realizar o gerenciamento dos custos do projeto de forma eficiente.
 
Conforme o seu gerenciamento dos custos do projeto, considerando o que já foi realizado e o que está previsto, a análise demonstra que você terá um "estouro" dos custos no final da execução do projeto de implementação. Com isso, considerando a situação apresentada anteriormente e os estudos do livro-texto, dentre as ações que você pode executar para minimizar o problema, é uma escolha adequada:
	
		a) 
	reduzir o escopo do projeto.
	
		b) 
	fazer uma reunião com o patrocinador para definir qual trabalho que dever ser feito.
	
		c) 
	reduzir a qualidade das entregas.
	
		d) 
	eliminar os riscos nas estimativas e estimar novamente.
	
		e) 
	seguir com o projeto e mais adiante fazer uma solicitação de mudança dos custos.
	Exibir Comentários
	Pergunta 5
	
	0.3 / 0.3 pontos
Conforme Keelling (2010), muitas vezes, projetos não têm uma relação direta com o sucesso pelo fator tempo, pois algumas práticas de administração e ausência de planejamento resultam em grande atraso e demora na conclusão do projeto. Muitos projetos no exterior enfrentam dificuldades porque os gerentes de projetos enviados e os empreiteiros do projeto não compreendem a tempo os costumes e as atitudes locais. Levantamentos sobre fracassos de projetos na Arábia Saudita apresentaram que os atrasos eram frequentes tanto para contratos de curto, como para os de longo prazo em projetos na área de serviços públicos de água e esgoto.
 
KEELLING, R. Gestão de Projetos – Uma abordagem global. São José dos Campos: Editora Saraiva, 2010.
 
O gerenciamento do projeto considera as informações da equipe, com seus costumes e formas de trabalho, para a determinação do cronograma do projeto. Considerando as informações anteriores e os estudos do livro-texto sobre racionalização de tempo em gestão de projetos, é correto dizer que:
	
		a) 
	os cronogramas de projetos estão suscetíveis às características do local, empresa e pessoas, que podem ver o tempo e as prioridades de forma diferente.
	
		b) 
	o cronograma aprovado pelos stakeholders, mesmo em execução, pode ser alterado conforme as características do local.
	
		c) 
	o cronograma do projeto será definido pelo gerente de projetos e submetido para execução da equipe desconsiderando a participação das pessoas locais.
	
		d) 
	devem ser contratados gerentes regionais para evitar conflitos de entendimento dos costumes e características do país.
	
		e) 
	deve ser contratada mão de obra que seja do mesmo local que o gerente de projetos responsável pela condução do projeto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando