Buscar

CONTRATO DE LOCAÇÃO - modelo GENÉRICO - clientes LOCADORES

Prévia do material em texto

CONTRATO DE LOCAÇÃO
Que fazem entre si,
LOCADORES: _____________________________________________________________________, brasileiro(a), _____________________ (estado civil), ________________________(profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº._________________________, portador(a) da cédula de identidade nº. ____________________– ______/SC, com endereço residencial na Rua__________________________________, n° ________, no bairro ________________, na cidade de Foz do Iguaçu/PR – CEP: ___________________;
LOCATÓRIO: _____________________________________________________________________, brasileiro(a), _____________________ (estado civil), ________________________(profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº._________________________, portador(a) da cédula de identidade nº. ____________________– ______/SC, com endereço residencial na Rua__________________________________, n° ________, no bairro ________________, na cidade de ______________________________(SC), na cidade de Foz do Iguaçu/PR – CEP: ___________________.;
FIADOR: _____________________________________________________________________, brasileiro(a), _____________________ (estado civil), ________________________(profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº._________________________, portador(a) da cédula de identidade nº. ____________________– ______/SC, com endereço residencial na Rua__________________________________, n° ________, no bairro ________________, na cidade de Foz do Iguaçu/PR – CEP: ___________________;
na forma e condições abaixo que mutuamente aceitam, ratificam e outorgam por si, seus herdeiros e sucessores, a saber, na forma abaixo:
CLÁUSULA PRIMEIRA: OBJETO DE LOCAÇÃO
	O imóvel de propriedade dos LOCADORES, _______________________________________________________________, situado no município de Foz do Iguaçu/PR, com área de _____________ m2, com benfeitoria de uma edificação de alvenaria para uso comercial com área construída de ________________, cuja inscrição imobiliária esta cadastrada sob o n°. __________________________, localizado na Rua__________________________________, n° ________, no bairro ________________, na cidade de ______________________________(SC), na cidade de Foz do Iguaçu/PR – CEP: ___________________, que o LOCATÓRIO declara ter recebido nas condições descritas no Termo de Vistoria em anexo, parte integrante deste contrato, e se compromete a entregá-lo, finda a locação, nas condições em que o recebeu, e, no fim, de acordo com o que for constatado através da Vistoria de Desocupação.
CLÁUSULA SEGUNDA: PRAZO
	O prazo de locação é de ____(_____) anos, iniciando-se em ____/___/20___ e terminando de pleno direito no dia ____/___/20___, independentemente de notificação ou aviso judicial ou extrajudicial.
Parágrafo Primeiro: Findo o prazo acima ajustado, se o LOCATÁRIO continuar no imóvel por mais de 30 (trinta) dias, sem oposição dos LOCADORES, ficará a locação prorrogada por tempo indeterminado, nas mesmas bases contratuais, podendo qualquer uma das partes denunciar o contrato quando lhe convier, com no mínimo 30 (trinta) dias de antecedência antes da entrega das chaves. 
Parágrafo Segundo: Se o LOCATÁRIO, usando da faculdade que lhe conferem o artigo 4º da Lei nº 8245/91, devolver o imóvel locado antes do vencimento do prazo ajustado nesta cláusula, pagará aos LOCADORES a multa rescisória correspondente a 3 (três) meses do aluguel atualizado, que poderão ser cobrados em ação de execução. Se a devolução do imóvel ocorrer após o término do prazo contratual o(a) locatário(a) deverá comunicar por escrito os LOCADORES a sua intenção, com 30 dias de antecedência, sob pena, também, de pagar o valor correspondente a esse período de aluguel e acessórios, a título de multa.
Parágrafo Terceiro: Fica ainda facultado aos LOCADORES, exigir a remoção das benfeitorias introduzidas pelo LOCATÁRIO, às suas expensas, e a devolução do imóvel no estado que foi recebido no início da locação. 
CLÁUSULA TERCEIRA: ALUGUEL
	O aluguel mensal livremente convencionado, nesta data, é de R$ ________________ (______________ reais), mais impostos, taxas e contribuições de qualquer espécie que onere o imóvel locado e todos e quaisquer encargos que incidam sobre o aludido imóvel, e ainda, o seguro contra fogo em Companhia Seguradora de livre escolha do(a) locador(a), cujo valor anual será cobrado juntamente com o aluguel ou em separado, a critério exclusivo do(a) locador(a) ou seu administrador, sendo que o não pagamento desta obrigação ensejará na propositura da Ação de Despejo por Falta de Pagamento de encargos da locação, devendo o(a) locatário(a).
Parágrafo Primeiro: O aluguel e encargos da locação vencem no dia ___ (____) de cada mês vencido, e serão pagos através de slip/boleto bancário, e sendo cobrado qualquer valor pela prestação deste serviço por parte desta instituição, tal valor será repassado para ao LOCATÄRIO, juntamente com a taxa de expediente, o que fica, desde já, autorizado, para ser pago em qualquer agência bancária até o seu vencimento, ou da forma que os LOCADORES indicarem. Caso haja o extravio do slip/boleto bancário o aluguel e encargos deverão ser pagos diretamente no endereço dos LOCADORES. 
Parágrafo Segundo: O aluguel ora contratado sofrerá reajustamento a cada período de 12 (doze) meses, pelo variação do índice IGP-M ou outro índice que venha a substituí-lo ou, na hipótese de não ter substituto legal, por qualquer outro à escolha dos LOCADORES que reflita a inflação do período de reajuste. Fica estabelecido, desde já, que se for permitida por lei prazo menor de reajuste do que aqui foi ajustado, tal periodicidade passará a ser automaticamente considerada para os reajustes de aluguéis do presente contrato, independentemente de qualquer outra manifestação das partes ora contratantes. Caso haja liberação total para os períodos de reajuste dos aluguéis, caberá ao locador ou a administradora do imóvel, objeto deste contrato, determinar o novo período de reajuste, que fica, também, autorizado pelo LOCATÁRIO;
Parágrafo Terceiro: O LOCATÁRIO obriga-se a efetuar o pagamento do aluguel aqui ajustado, juntamente com os encargos sob sua responsabilidade, inclusive a fiança locatícia, se houver, ATÉ O VENCIMENTO, sob pena de responder pela multa de 10% (dez por cento), correção monetária contada diariamente pela variação do INPC, ou, na falta desta taxa, por outra qualquer existente no mercado financeiro destinada a corrigir monetária e diariamente os encargos de natureza financeira, honorários de advogado na base de 10% (dez por cento), aplicados sobre o montante do débito apurado, mais juros de mora de 1% (um por cento) ao mês, sem prejuízo das demais sanções aplicáveis à espécie em favor dos LOCADORES. 
Parágrafo Quarto: O recebimento de aluguéis, encargos, impostos, taxas e contribuições fora dos prazos convencionados, não importará em novação, alteração do pacto ou precedente, sendo tais casos caracterizados como mera liberalidade do(a) locador(a), não podendo o(a) locatário(a), nem seu(s) fiador(s), invocarem o evento para considerar modificada quaisquer de suas obrigações. 
Parágrafo Quinto: Não haverá qualquer concessão de carência ou prazo para pagamento após o vencimento, estando certo que as sanções para atraso de pagamento serão cobradas no dia útil imediatamente posterior ao vencimento do aluguel e encargos. Os LOCADORES ou seu administrador, não considerará como pagamento os depósitos de alugueis ou qualquer outra obrigação locatícia efetuados diretamente em suas contas bancárias, salvo os depósitos identificados com o nome completo do locatário, ficando caracterizado, portanto, inadimplência.
CLÁUSULA QUARTA: OUTROS ENCARGOS
O LOCATÁRIO pagará mensalmente, além do aluguel, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e as faturas de consumo de luz e de água que venham a incidir sobre o imóvel locado, os quais poderão ser cobrados do LOCATÁRIO em parcelas, juntamente com o aluguel. Quando tais pagamentos forem feitos pelos LOCADORES, o LOCATÁRIO ressarcirá os mesmos, mensalmente, juntamente com o aluguel na datado seu vencimento, os valores por eles pagos. 
Parágrafo Primeiro: Casos ditas despesas não sejam cobradas juntamente com o aluguel mensal, poderão os LOCADORES, solicitarem a apresentação das quitações no momento do pagamento do aluguel, e caso o LOCATÁRIO não apresente aos LOCADORES ou seu representante legal, poderão negar-se do recebimento do aluguel, sem prejuízo das penalidades impostas pelo atraso ou descumprimento de obrigações.
CLÁUSULA QUINTA: CASO FORTUITO 
Os LOCADORES não se responsabilizam de modo algum pelos prejuízos que o LOCATÁRIO venha a sofrer decorrentes de incêndio, tempestade, inundação, raio ou qualquer outro tipo de acidente, a não ser se decorrente de incêndio por problemas com a fiação do imóvel.
CLÁUSULA SEXTA: INTIMAÇÕES E ETC
O LOCATÁRIO é obrigado, sob pena de cometimento de infração contratual de NATUREZA GRAVE, a entregar aos LOCADORES, em tempo hábil para pagamentos sem multas, todas as intimações, avisos, recibos, lançamentos, etc., digam respeito ao imóvel locado ou à via em que ele se situa. No caso da não observância pelo LOCATÁRIO do disposto acima, ficará ele responsável pelo pagamento dos encargos de mora.
Parágrafo Primeiro: O LOCATÁRIO e fiador(es), por representante legal, ou por si, outorgam-se, irrevogáveis, mútua e reciprocamente, poderes para receber citações iniciais, intimações, de forma que a efetivação da diligência em qualquer um dos mencionados contratantes abrangerá aos demais, independentemente de qualquer outra formalidade, qualquer que seja, ficando, por conseguinte, completo o quadro citatório, o mesmo ocorrendo no que diz respeito às intimações, notificações e ciência de qualquer ato processual relativamente à locação do imóvel, objeto do presente contrato, inclusive mediante telex ou fac-simile, em se tratando de pessoa jurídica ou firma individual, nos termos do Art. 58 da Lei 8245/91.
CLÁUSULA SÉTIMA: 
	Fica desde já esclarecido que o recebimento do aluguel e/ou encargos referidos nas cláusulas 3ª e 5ª fora do prazo fixado constituirá ato de mera tolerância, do qual não se poderá inferir novação do ajustado.
CLÁUSULA OITAVA: DESTINAÇÃO DO IMÓVEL
	O LOCATÁRIO destina o imóvel locado exclusivamente para ________________________, não podendo modificar esta destinação em hipótese nenhuma, sem o prévio consentimento, por escrito, dos LOCADORES, nem poderá sublocar, emprestar, dar permissão de ocupação temporária, nem que seja em parte, o imóvel, objeto deste contrato, sem prévia anuência, também por escrito, dos LOCADORES.
Parágrafo Primeiro: Os LOCADORES não tem conhecimento da possibilidade ou não de ser instalado no imóvel qualquer tipo de comércio, ficando por conta exclusiva do LOCATÁRIO esta verificação junto às autoridades públicas, correndo, ainda por conta dele LOCATÁRIO, qualquer diligência, despesa, etc. com esta providência, bem como, com a eventual necessidade de mudança de destinação do imóvel ou outra qualquer providência necessária a adequação da situação do imóvel ao seu tipo de comércio. Caso o LOCATÁRIO não consiga ALVARÁ de localização para o seu tipo de comércio ou qualquer outra atividade, os LOCADORES não terão qualquer responsabilidade sobre tal fato, nem terá, o LOCATÁRIO, qualquer ressarcimento pelas obras por este feitas no imóvel, nem poderá pleitear a rescisão unilateral com base neste fato. 
Parágrafo segundo: Fica desde já autorizada pelos LOCADORES a colocação de letreiros na fachada do imóvel ora locado, correndo por conta do LOCATÁRIO todas as despesas daí decorrentes, manutenção, sem, contudo, alterar a fachada do prédio. Cabe também ao LOCATÁRIO, sem qualquer interferência ou responsabilidade dos LOCADORES, a obtenção de alvará de legalização. 
Parágrafo terceiro: O LOCATÁRIO é responsável pelo pagamento de qualquer despesa fiscal decorrente das obras que realizar no imóvel, inclusive multas, devendo cumprir todas as exigências legais, licenças, plantas, INSS, “mais valia”, etc. 
CLÁUSULA NONA:	 SUBLOCAÇÃO
	O LOCATÁRIO não poderá sublocar, emprestar, arrendar ou por qualquer título ceder o imóvel locado dos LOCADORES no todo ou em parte.
CLÁUSULA DÉCIMA: BENFEITORIAS
Nenhuma benfeitoria, obra ou modificação poderão ser feitas no imóvel, objeto deste contrato pelo LOCATÁRIO, sem prévio aviso e consentimento, por escrito, dos LOCADORES sob pena de imediata rescisão do presente contrato por descumprimento da presente cláusula contratual, hipótese em que se responsabilizará, ainda, por perdas e danos, custas judiciais e honorários do advogado que os LOCADORES contratarem para defesa de seus direitos. Caso os LOCADORES autorizem a feitura de obras ou modificações no imóvel, terá o direito de exigir que tudo seja reposto no estado anterior, antes da restituição das chaves, caso não esteja de acordo com o autorizado.
CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA: VISTORIA
O LOCATÓRIO declara que vistoriou o imóvel objeto do presente contrato, verificando todas os seus equipamentos, instalações, esgoto, pintura das paredes, esquadrias internas e externas, fechaduras, dobradiças e tudo mais nele existente, encontrando-os em excelente condições de habitabilidade, comprometendo-se a devolvê-lo, qualquer que seja o motivo, nestas mesmas condições, principalmente no que concerne à pintura do imóvel, que deverá ser feita na cor e marca em que o locatário LOCATÓRIO o recebeu; 
Parágrafo primeiro: Os LOCADORES fazem a entrega do imóvel a(o) LOCATÓRIO no estado em que se encontra;
Parágrafo segundo: O locatário poderá, entretanto, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, apresentar comprovadamente e por escrito, as ressalvas quanto ao estado do imóvel. Decorrido este prazo, considerar-se-á recebido o imóvel em perfeitas condições de uso e habitabilidade ou, ainda, se for o caso, no estado em que fora verificado em vistoria. 
Parágrafo terceiro: Os LOCADORES, por si, seus procuradores ou pessoa pelo mesmo designada podem, quando julgar necessário, vistoriar o imóvel desde que previamente combinado, nele penetrando, para o que ficam, desde já, autorizados pelo LOCATÁRIO, a fim de verificar se estão sendo, fielmente, cumpridas as obrigações assumidas neste contrato;
CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA: FIANÇA
Assinam o presente contrato como fiadores e principais pagadores, solidariamente responsáveis com os LOCATÁRIOS pelas obrigações decorrentes do presente contrato, o(a) Sr(a). _____________________________________________________________________, brasileiro(a), _____________________ (estado civil), ________________________(profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº._________________________, portador(a) da cédula de identidade nº. ____________________– ______/SC, com endereço residencial na Rua__________________________________, n° ________, no bairro ________________, na cidade de Foz do Iguaçu/PR – CEP: ___________________, o qual renuncia aos benefícios a que se referem os artigos 827, 835 e 838, I a III, do Código Civil, bem como aos previstos no art. 595 do Código de Processo Civil, cujas responsabilidades perdurarão até a rescisão concretizada e a conseqüente, entrega real, efetiva e final do imóvel locado;
Parágrafo primeiro: No caso de morte, ausência, interdição, incapacidade, insolvência do fiador, recuperação judicial ou falência declarada ou não judicialmente, ou, ainda, sua mudança para outra cidade, o LOCATÁRIO deverá, dentro do prazo de 15 (quinze) dias, substituí-lo por outra garantia comprovadamente idônea, sob pena de imediata rescisão do contrato de locação, nos conformes legais. O fiador está ciente e concorda, expressamente, desde já, que a obrigação assumida neste contrato persistirá até a efetiva entrega das chaves pelo locatário, ainda que ocorram eventuais prorrogações e o mesmo fique por prazo indeterminado, abrangendo, inclusive, todos os reajustes, aumentos ou revisionais do aluguel, ainda que ocorra subrrogação legal do locatário na pessoa de cônjuge, companheira ou familiar com ele residente
Parágrafo segundo: O fiador, devidamente qualificado no caput desta cláusula, declara sob as penas da Lei que seu estadocivil é solteiro e que não mantêm união estável ou civil, com qualquer pessoa, seja de qualquer sexo, respondendo civil e criminalmente pela falsa afirmação.
CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA: CONSERVAÇÃO DO IMÓVEL
O LOCATÓRIO obriga-se a zelar pela rigorosa conservação do imóvel, objeto deste contrato, de modo a mantê-lo em condições absolutas de limpeza, higiene e segurança, bem como conservar os seus equipamentos e instalações em perfeito estado de funcionamento, responsabilizando-se pela reparação imediata de qualquer estrago ou má conservação, causando por si, seus dependentes, prepostos, visitantes etc, a fim de restituí-lo, quando finda a locação ou rescindida por qualquer motivo, perfeitamente conservado e limpo, juntamente com todos os seus equipamentos e instalações, inclusive luz, gás (se houver), água e esgoto;
CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA: RESPONSABILIZAÇÃO 
	O LOCATÁRIO se obriga a respeitar e fazer pelos demais moradores o direito de vizinhança, e os regulamentos porventura existentes, evitando a prática de atos que possam perturbar a tranqüilidade, a moral e os bons costumes, devendo responder pelas multas eventualmente lhe aplicadas.
Parágrafo primeiro: O LOCATÁRIO, por si, seus procuradores, sucessores, representantes legais, serão responsabilizados por qualquer multa que, eventualmente, tenha dado causa, junto às autoridades públicas e condomínios, cujo regulamento interno e a convenção, caso venha a ter, se compromete a cumprir fielmente, especialmente quanto a animais domésticos ou não no interior das unidades, política de mudança e de vagas de garagem, fechamento de fachada de varanda, toldos, colocação de varais, esquadrias, etc., respondendo por todas penalidades impostas em decorrência das transgressões das referidas normas;
CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA: RESSARCIMENTO POR DANOS
	Quaisquer estragos ocasionados no imóvel e suas instalações, bem como as despesas a que os LOCADORES forem obrigados por eventuais modificações feitas no imóvel pelo LOCATÁRIO não ficam compreendidas na multa prevista na cláusula Décima Nona, mas serão pagos à parte pelo LOCATÁRIO. 
CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA: RESTITUIÇÃO DO IMÓVEL
	Findo o prazo da locação ora estabelecido, ou rescindida a locação por qualquer motivo, será o imóvel restituído aos LOCADORES, em condições de ser imediatamente habitado com as quitações de energia, água e imposto predial de responsabilidade do LOCATÁRIO.
Parágrafo Primeiro: Objetivamente o cumprimento do disposto no “caput” desta cláusula, o LOCATÁRIO obriga-se bem conservar o imóvel para entregá-lo em perfeito funcionamento e plenas condições de imediato uso e tudo de acordo com o Termo de Vistoria de Ocupação. 
Parágrafo Segundo: A entrega das chaves para vistoria, quando da desocupação do imóvel, não exonera o LOCATÁRIO das obrigações ora assumidas. 
Parágrafo Terceiro: Fica estabelecido que se for necessária à substituição de qualquer instalação ou acessório, esta substituição deverá ser feita por outra da mesma qualidade. O mesmo estabelecendo para a pintura que deverá ser feita nas mesmas cores e com materiais de qualidades, no mínimo, iguais àquelas já existentes no imóvel locado. 
Parágrafo Quarto: Quando o LOCATÁRIO receber o imóvel locado com pintura nova, ficará obrigado a devolvê-lo também com pintura nova, da mesma qualidade e com as mesmas características, seja qual for à duração da sua permanência no mesmo.
CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA: DESAPROPRIAÇÃO
	Na hipótese de ocorrer à desapropriação do imóvel locado, os LOCADORES serão responsáveis pelo ressarcimento dos danos suportados pelo LOCATÄRIO, bem como, ao ressarcimento do valor apurado como sendo de seu fundo comercial, a ser pago a partir da imissão de posse pelo poder expropriante, rescindindo-se de pleno direito a locação.
CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA: RESCISÃO DO CONTRATO
	O presente contrato rescindir-se-á de pleno direito, independentemente de notificação judicial, se o LOCATÁRIO deixar de pagar os aluguéis e demais encargos de locação, nos prazos fixados, bem como se ambas as partes infringirem qualquer cláusula ou condição prevista neste contrato.
Parágrafo primeiro: A infringência pelo(a) locatário(a) de qualquer cláusula deste contrato ou qualquer outra obrigação locatícia, o(a) sujeitará à competente ação de despejo, cumulada com multa de 3 (três) vezes o valor do aluguel vigente, ficando certo que as custas, inclusive pagamento de honorários de advogado correrão por conta exclusiva do LOCATÁRIO, sem prejuízo das demais sanções estipuladas no presente contrato;
Parágrafo segundo: Também ficará rescindido o presente contrato de pleno direito, independentemente de interpelação judicial ou extrajudicial, e sem direito para o LOCATÁRIO de haver qualquer indenização dos LOCADORES, no caso de sinistro ou qualquer caso fortuito ou de força maior que impeça o uso do imóvel a que este contrato se refere, total ou parcialmente.
CLÁUSULA DÉCIMA NONA: MULTA CONTRATUAL
	O não cumprimento de qualquer das cláusulas deste contrato importará na rescisão do mesmo, independentemente de interpelação judicial ficando o LOCATÄRIO infrator obrigado a pagar aos LOCADORES uma multa correspondente a 3 (três) meses do valor do aluguel vigente atualizado, cobrável executivamente, além de ressarci-los das perdas e danos.
CLÁUSULA VIGÉSIMA: VENDA DO IMÓVEL
	Se o imóvel locado for colocado à venda, o LOCATÁRIO desde já se obriga a permitir a visita dos interessados, no horário comercial, a ser previamente combinado.
CLÁUSULA VIGÉSIMA PRIMEIRA: FORO
	Para todas as questões resultantes deste instrumento, fica eleito o foro da cidade de Foz do Iguaçu, estado do Paraná, independentemente dos domicílios dos contratantes.
	E por estarem justas, contratadas, cientes e de acordo com as cláusulas e condições do presente contrato de locação, as partes assinam, na presença de duas testemunhas, 2 (duas) vias de igual teor.
			
						Foz do Iguaçu, ___ de __________ de ______.
LOCADORES: 
 ____________________________ _____________________________________
 
LOCATÁRIO: 
_________________________________________
TESTEMUNHAS: 
 ____________________________ _____________________________________
 CPF: CPF: 
6

Continue navegando