Buscar

TESTE 3 CIÊNCIAS SOCIAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CIÊNCIAS SOCIAIS
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	CCJ0213_A3_202003099031_V1
	
	
	
	
		Aluno: GILBERTO ALEX SOUZA PEREIRA
	Matr.: 202003099031
	Disc.: CIÊNCIAS SOCIAIS 
	2020.3 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		A privatização e desnacionalização das riquezas em inúmeros países são fenômenos em crescimento acelerado, verificando-se também índices elevados de violência e criminalidade. O poder do Estado está em questão, como decorrência do domínio do grande capital internacionalizado e das investidas da ideologia e da prática neoliberal. O texto faz uma referência explícita ao fenômeno denominado:
	
	
	
	globalização.
	
	
	iluminismo.
	
	
	moderação.
	
	
	contratualismo.
	
	
	absolutismo.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		São as seguintes as áreas do território marítimo estatal, EXCETO:
	
	
	
	Plataforma Continental (PC);
	
	
	Zona Econômica Exclusiva (ZEE);
	
	
	Zona Contígua (ZC);
	
	
	Zona Franca (ZF).
	
	
	Mar Territorial (MT);
	
Explicação: NOÇÃO DE TERRITÓRIO
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Em uma sociedade politicamente organizada a primeira noção que nos remete a esta forma de organização é o Estado. Esta sociedade organizada politicamente é baseada em alguns elementos essenciais; im desses elementos é o "conjunto de pessoas que se encontram na base geográfica de poder do Estado, sem que isso importe necessariamente na vida política do país". Esta conjunto de pessoas é definido como: 
	
	
	
	Nação.
	
	
	População.
	
	
	Território.
	
	
	Povo.
	
	
	Estado.
	
Explicação:
Os elementos constitutivos do Estado nunca se apresentam de forma isolada. Eles estão em comunicação interna, interagindo, dialogando e cooperando entre si, em sinergia, interpenetrando-se e complementando-se. O Estado é a instituição mais poderosa, complexa e dinâmica construída pelos seres humanos em sociedade, pela humanidade.  População : Conceito meramente demográfico: é o conjunto de pessoas que habitam o Estado, independentemente de serem ou não cidadãs. Povo : É o conjunto dos cidadãos do Estado. É um conceito jurídico, pois a definição de quem é ou não cidadão depende da Constituição do Estado. Assim, a resposta correta é: População.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		São as seguintes as áreas do território marítimo estatal, EXCETO:
	
	
	
	Zona Franca (ZF).
	
	
	Plataforma Continental (PC);
	
	
	Zona Econômica Exclusiva (ZEE);
	
	
	Zona Contígua (ZC);
	
	
	Mar Territorial (MT);
	
Explicação: Elementos territoriais estatais
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Com a formação do Estado Moderno, foram determinadas e delimitadas as fronteiras entre os Estados e, dentro deles, passou a vigorar um único poder soberano. Temos como elementos do Estado o território e seus limites, fronteiras geográficas, mar territorial, espaço aéreo e subsolo. O mar territorial é uma faixa de mar do litoral. Convenções Internacionais  1982  determinaram o limite de mar territorial em 12 milhas. A legislação brasileira estabeleceu a faixa de 200 milhas de mar territorial, esta faixa é denominada de:
	
	
	
	Mar de Jurisdição.
	
	
	Plataforma continental.
	
	
	Zona Econômica Exclusiva (ZEE)
	
	
	Mar territorial.
	
	
	Mar de cabotagem.
	
Explicação:
Mar territorial é a faixa marítima ao entorno da costa de um território, fazendo parte das águas territoriais, compreendendo o mar territorial e as águas internas. A Convenção de 1982 coube por introduzir a Zona Econômica Exclusiva ¿ ZEE, em que se situa para além do mar territorial, mas podendo se estender até 200 milhas marítimas.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		1. Desde sua origem, que remonta aos acordos de Paz de Vestfália, de 1648, que acabou com a Guerra dos 30 Anos, o Estado surge na forma absolutista, ou seja, buscou colocar nas mãos do monarca o poder característico da autoridade estatal, um poder de imperium, vale dizer, um direito absoluto do Rei sobre todos aqueles que se encontrassem no território do Estado. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I - O rei concentrava todos os poderes e poderia até criar leis sem aprovação da sociedade. PORQUE II ¿ No absolutismo o monarca era escolhido democraticamente por seus súditos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
Explicação: Noções a respeito do absolutismo
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A natureza jurídica do Estado é de pessoa de direito público, esta natureza deve a sua origem nos contratualistas, as quais estabeleciam a ideia de coletividade como uma unidade. O estado é uma unidade coletiva na associação, e esta unidade não é uma ficção, mas uma forma necessária de síntese de nossa consciência que forma a base de nossas instituições. Na concepção de Estado Moderno temos a conjunto de pessoas que se encontram na base geográfica de poder do Estado, sem que isso importe necessariamente possibilitar a vida política no País. A esse conjunto de pessoas denomina-se:
	
	
	
	População.
	
	
	Cidadãos.
	
	
	Pessoas jurídicas de direito privado.
	
	
	Povo.
	
	
	Nacionais.
	
Explicação:
Não há que se confundir o conceito de povo com o de população. Uma vez que este designa uma mera expressão numérica, demográfica ou econômica, a qual compreende o conjunto de pessoas que vivem no território de um Estado ou que estejam temporariamente nele.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A partir do Estado moderno, com grande influência da Revolução Francesa, um dos fundamentos mais importantes começou aser concebido e, pouco a pouco, em uma evolução histórica, foi lapidado. No Brasil, tal concepção esta descrita na Constituição Federal em seu Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:..., qual fundamento seria este?
	
	
	
	valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.
	
	
	Soberania.
	
	
	Cidadania.
	
	
	Dignidade da pessoa humana.
	
	
	pluralismo político.
	
Explicação:
O poder político de um Estado que se caracteriza pelo fato de ser supremo, e, não estando limitado por nenhum outro dentro de uma ordem interna e externa, se manifesta na ordem internacional em pé de igualdade com os poderes supremos de outros Estados. Esta poder político é a chamada Soberania; assim, a resposta correta é: Soberania.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando