Buscar

TESTE 2 CIÊNCIAS SOCIAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CIÊNCIAS SOCIAIS
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	CCJ0213_A2_202003099031_V1
	
	
	
	
		Aluno: GILBERTO ALEX SOUZA PEREIRA
	Matr.: 202003099031
	Disc.: CIÊNCIAS SOCIAIS 
	2020.3 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Uma das linhas teóricas sobre  a ideia central de Estado seria fruto de um pacto entre humanos. Para fortalecimento deste pacto, dentro do espaço teórico-filosófico, importantes conceitos são estudados, como: Soberania, Poder Político, Estado de natureza, Leis naturais e conceito de Estado Moderno. Que linha teórica se enquadra neste pacto entre humanos?
	
	
	
	Teoria da capacidade do Estado.
	
	
	Teoria do desaparecimento do Estado.
	
	
	Teoria Contratualista.
	
	
	Teoria da Função Social do Estado.
	
	
	Teoria Naturalista.
	
Explicação:
A sociedade como a conhecemos, com um Estado e suas leis.O contratualismo é a de que a origem do Estado está no contrato social. Para eles, toda sociedade passa por três etapas: estado de natureza;  contrato social  e estado civil organizado; -  O contrato social seria o momento em que os indivíduos firmariam um pacto, ou seja, delimitariam um conjunto de regras e normas sociais que todos deveriam respeitar e seguir para conviverem em sociedade. Assim, a respsota correte é: Teoria Contratualista.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O dinamismo das diversas associações humanas tem relação direta com a qualidade exclusiva da humanidade de ser gregário, ou seja, somente sobreviver a partir da troca simbólica entre seus pares junto a seu meio social. Muitos estudiosos elaboraram diversas teorias de cunho sociológico, antropológico e filosófico, que se manifestam em explicar o caráter associativo do ser humano. Uma destas teorias analisa o ser humano como ser naturalmente gregário e a cidade é o fim (telos), sendo a causa final da associação humana. Esta teoria é descrita como: 
	
	
	
	Teoria da desapropriação do Estado.
	
	
	Teoria da concepção do Estado.
	
	
	Teoria da função social do Estado.
	
	
	Teoria naturalista.
	
	
	Teoria contratualista.
	
Explicação:
Da afirmação de que o homem não consegue viver sozinho  deriva a conclusão de que se trata de um animal gregário, um verdadeiro zoon politikon (animal político), tal qual definido por Aristóteles na obra ¿Política¿, sobre a seguinte premissa: ¿é evidente que o Estado  é uma criação da natureza e que o homem é, por natureza, uma animal político¿; e complementa afirmando: ¿é evidente que o homem é um animal mais político do que as abelhas ou qualquer outro gregário. A natureza, como se afirma freqüentemente, não faz nada em vão, e o homem é o único animal que tem o dom da palavra.¿ Partindo desta forma gregária,  o ser eminentemente social, que necessita relacionar-ser constantemente com outros homens para poder se desenvolver - Uma das correntes de maior expressividade acerca da origem da vida social,  é a que afirma a formação natural da sociedade humana, defendendo que o ser humano possui um impulso natural à vida em sociedade, ou seja, que é inerente ao ser humano a necessidade de coexistir em proximidade e em conjunto com outros seres humanos. Assi, a resposta correta é: Teoria naturalista.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A nossa individualidade moral é um produto do Estado, pois, é ele que tende a assegurar a individualização mais completa que o estado social permita. Longe de ser tirano do indivíduo, ele é quem resgata o indivíduo da sociedade. O Estado deve funcionar como agente para garantir a organização moral da sociedade e deve ser o centro das organizações mentais de grupos secundários. Esta visão de Estado e Dominação é descrita por qual autor:
	
	
	
	Friedrich Hegel.
	
	
	Karl Marx.
	
	
	Max Weber.
	
	
	Émile Durkheim.
	
	
	Thomas Hobbes.
	
Explicação:
É importante esclarecer que Durkheim não concebeu propriamente uma teoria do Estado. Ele concebeu uma forma de Estado, que defendia a ideia que o indivíduo é produto da sociedade como um todo e sua existência só se torna real mediante a atuação deste mesmo Estado.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		parte do pressuposto da necessidade de se estabelecer um pacto legítimo, que lhes devolva a liberdade natural perdida com o surgimento das relações sociais. Isso porque, o ser humano é bom por natureza, mas a sociedade é que o degrada. Para o autor, toda a desgraça da humanidade começou no momento em que alguém cercou um pedaço de terra e disse: - É meu! E encontrou alguém tão ingênuo a ponto de acreditar nisso.
	
	
	
	Contratualismo de Rousseau
	
	
	Contratualismo de Hobbes
	
	
	Contratualismo de Platâo
	
	
	Contratualismo de Aristóteles
	
	
	Contratualismo de Locke
	
Explicação: Trata-se do contratualismo na versão de Jean Jacques Rousseau.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Poder, em ternos de ciência política, significa toda probabilidade de impor a própria vontade em uma relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade. Para Max Weber a existência do Estado se deve necessariamente a um conjunto de pessoas que se submetam à autoridade alegada pelos detentores do poder neste mesmo Estado. Para este mesmo sociólogo dominação é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem. Um tipo de dominação é aquela que se dá através das leis. Por ela, os indivíduos se submetem a um conjunto de regras formalmente elaboradas e aceita por todos os membros daquele grupo social. Esta dominação é conhecida como:
	
	
	
	Dominação por autoridade.
	
	
	Dominação legal.
	
	
	Dominação pela força.
	
	
	Dominação Tradicional.
	
	
	Dominação carismática.
	
Explicação:
Dominação legal (racional-legal)
É aquela que se dá através das leis. Por ela, os indivíduos se submetem a um conjunto de regras formalmente elaboradas e aceitas por todos os membros daquele grupo social.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Na concepção de Locke são direitos naturais anteriores a qualquer decisão política:
	
	
	
	Liberdade, propriedade e beligerância.
	
	
	Vida, liberdade e propriedade.
	
	
	Liberdade, gênero e beligerância.
	
	
	Vida, liberdade e gênero
	
	
	Propriedade, vida, nacionalidade e liberdade.
	
Explicação: Contratualismo em Locke
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O termo Política diz respeito ao funcionamento do Estado e ao exercício do poder. Quanto à sua origem, está correto afirmar que:
	
	
	
	foi criado por Maquiavel.
	
	
	resultou das disputas dinásticas na antiguidade.
	
	
	surgiu com a formação dos partidos políticos.
	
	
	tem sua origem na Revolução Francesa.
	
	
	deriva da palavra grega pólis.
	
Explicação: Origem histórica do termo
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Para Hobbes, o estado de natureza
	
	
	
	faz pessoas livres e responsáveis pelas próprias ações.
	
	
	é idêntico ao estado de guerra.
	
	
	é fruto de um contrato social.
	
	
	implica a ausência de liberdade para cada um fazer o que bem lhe aprouver.
	
	
	é um estado de paz, de harmonia e de assistência mútua.
	
Explicação: Noções de contrato social em Hobbes

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando