Buscar

o que é um estômato

Prévia do material em texto

Defina o que é um estômato, qual a sua função e como ocorre o seu processo de abertura e fechamento. Depois, explique como eles variam conforme a posição na epiderme e no ambiente.
 
Estômatos ou estomas são estruturas constituídas por um conjunto de células localizadas especialmente na epiderme inferior das folhas, porém, também são encontrados, em menor número, em pecíolos, em caules jovens e partes florais.  
 	São estruturas encontradas na epiderme vegetal que apresentam como função principal as trocas gasosas. ... Estes, por sua vez, são encontrados normalmente nas partes aéreas da planta, principalmente nas folhas, e estão relacionados principalmente com a entrada e a saída de gases, inclusive vapor de água.
A abertura e o fechamento do estômato são determinados por mudanças na células-guardas. A abertura acontece quando essas células tornam-se mais túrgidas, já o fechamento ocorre quando se tornam mais flácidas e murchas. Esse mecanismo de turgescência acontece graças a um movimento osmótico.
Ar, contendo dióxido de carbono e oxigênio entra na planta através destas aberturas e é utilizada em fotossíntese nas mesófilo células (parênquima células com cloroplastos ) e respiração, respectivamente.
Oxigênio produzido como um subproduto da fotossíntese difunde para fora para a atmosfera através destas mesmas aberturas. Além disso, o vapor de água é liberado para a atmosfera por esses poros em um processo chamado transpiração.
Três fatores ambientais influenciam a abertura dos estômatos: luz; CO2; e teor hídrico. Acredita-se que o ácido abscísico (hormônio vegetal) também esteja envolvido no fechamento dos estômatos. Além da presença do potássio, que contribui para o aumento de turgor das células-guardas.
 http://portal.virtual.ufpb.br/
 Em relação a metamorfose foliar, descreva as folhas modificadas que apresentam as funções de: atração de polinizadores; e fixação do vegetal a um suporte, com exemplos. Depois, explique qual a influência do meio na forma e função das folhas.
Algumas espécies, no entanto, apresentam folhas modificadas que realizam outras funções além da fotossíntese. 
As modificações foliares mais conhecidas são as brácteas, os catafilos, os cotilédones, os espinhos, os filódios e as gavinhas. Cada uma dessas modificações é essencial para a planta e realiza as mais variadas funções. Veja a seguir as características e importância dessas estruturas para o vegetal:
  Brácteas
As brácteas são folhas vistosas e atrativas que possuem como principal função atrair polinizadores. Muitas vezes essas folhas são confundidas com pétalas. Um exemplo de bráctea pode ser observado em plantas do gênero Bougainvillea (veja figura abaixo).
As partes rosas da Bougainvillea são brácteas, apesar de serem semelhantes a pétalas
 Catafilos
Os catafilos são folhas reduzidas encontradas, normalmente, protegendo a gema (broto), uma região formada por células meristemáticas. Essas folhas modificadas estão presentes, na maior parte dos casos, em momentos em que o clima não está favorável. Elas caem assim que as condições climáticas normalizam-se e possa ocorrer o desenvolvimento das gemas.
  Cotilédones
Os cotilédones são folhas embrionárias responsáveis pelo acúmulo ou transferência de nutrientes que serão utilizados pela planta no seu desenvolvimento inicial. Essa estrutura é extremamente importante para o início da vida de uma planta, uma vez que nessa etapa não existem folhas que garantam a realização da fotossíntese.
A presença de um ou dois cotilédones permite a classificação do vegetal em monocotiledônea (um cotilédone) e dicotiledônea (dois cotilédones). Observe abaixo o feijão, uma dicotiledônea:
 Espinhos
Os espinhos são estruturas pontiagudas e lignificadas que surgiram a partir da redução da superfície da folha. Sua função principal é proteger contra a perda excessiva de água, mas também exerce relativa proteção contra herbivoria. Um exemplo de planta com espinhos são as cactáceas.
Os cactos, encontrados em regiões de clima quente, são ricos em espinhos
 Filódios
Folhas extremamente reduzidas, os filódios possuem pecíolo achatado que realiza o papel da lâmina foliar, participando, inclusive, da fotossíntese. Os filódios podem ser observados, por exemplo, nas acácias.
  Folhas de plantas carnívoras
As folhas de plantas carnívoras apresentam modificações que garantem a captura de organismos. Essa forma complementar de adquirir compostos orgânicos é importante porque essas plantas vivem em solos relativamente pobres. Como exemplo de plantas carnívoras, podemos citar aquelas do gênero Drosera.
 Gavinhas
As gavinhas são folhas modificadas que lembram pequenas molas (veja figura abaixo). Essas estruturas possuem como principal função fixar a planta, enrolando-se sobre suportes. As gavinhas podem ser observadas, por exemplo, no chuchuzeiro e no maracujazeiro.
O principal papel da gavinha é garantir a sustentação da planta
Por Ma. Vanessa dos Santos

Continue navegando