Buscar

Quais são as funções dos estômatos, tricomas e acúleos na epiderme das plantas? Os estômatos são responsáveis pela troca de gases e água entre o m...

Quais são as funções dos estômatos, tricomas e acúleos na epiderme das plantas?

Os estômatos são responsáveis pela troca de gases e água entre o meio interno do vegetal e o ambiente, sendo formados por duas células-guardas ou estomáticas, que apresentam cloroplastos e face côncava entre as quais estão a abertura, chamada de ostíolo ou fenda estomática. A abertura e fechamento dos estômatos são responsáveis por controlar a saída de água na forma de transpiração, nos vegetais.
Os tricomas são apêndices de origem epidérmica, classificados em glandulares e não-glandulares. Os primeiros, estão envolvidos na secreção de substâncias e podem ser encontrados, por exemplo, em algumas espécies de plantas carnívoras e em urticantes. Os não glandulares (ou pelos) apresentam como uma de suas atribuições a absorção de nutrientes e água, como é o caso dos encontrados na zona pilífera das raízes.
Os acúleos são estruturas de origem epidérmicas envolvidas na proteção de plantas contra predadores. Um exemplo clássico são os acúleos presentes nas roseiras, muitas vezes confundidos com espinhos.

Essa pergunta também está no material:

anatomia e fisiologia vegetal
195 pág.

Microbiologia AgráriasAgrárias

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os estômatos são responsáveis pela troca de gases e água entre o meio interno do vegetal e o ambiente, sendo formados por duas células-guardas ou estomáticas, que apresentam cloroplastos e face côncava entre as quais estão a abertura, chamada de ostíolo ou fenda estomática. A abertura e fechamento dos estômatos são responsáveis por controlar a saída de água na forma de transpiração, nos vegetais. Os tricomas são apêndices de origem epidérmica, classificados em glandulares e não-glandulares. Os primeiros, estão envolvidos na secreção de substâncias e podem ser encontrados, por exemplo, em algumas espécies de plantas carnívoras e em urticantes. Os não glandulares (ou pelos) apresentam como uma de suas atribuições a absorção de nutrientes e água, como é o caso dos encontrados na zona pilífera das raízes. Os acúleos são estruturas de origem epidérmicas envolvidas na proteção de plantas contra predadores. Um exemplo clássico são os acúleos presentes nas roseiras, muitas vezes confundidos com espinhos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais