Buscar

O impacto Ambiental pelo uso da Técnologia Eng Mecanica

Prévia do material em texto

12
engenharia mecânica
Daniele Peisino e Vagno S Silva
O Impacto Ambiental do uso da tecnologia
Cachoeiro de Itapemirim ES
2019
Daniele peisino e vagno s silva
O Impacto Ambiental do uso da tecnologia
Estudo e solução dos impactos no meio ambiente
Trabalho acadêmico apresentado como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Matemática Instrumental, Cálculo Diferencial e Integral I, Probabilidade e Estatística, Ética, Política e Sociedade, Química Geral e Experimental. 
Orientador: Camila Fogaca de Oliveira, Daiany Cristiny Ramos, Mariana Silva Ribeiro de Oliveira, Jose Adir Lins Machado, Bruna Goncalves de Souza.
Cachoeiro de Itapemirim ES
2019
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	3
2	Conhecendo os elementos quimicos do e-lixo	4
2.1 Destinação adquada para residuos eletronicos 	4
2.2 Propriedades periódica do raio atômico e Eletronegatividade dos Elementos Químicos ......................................................................................................................5
2.3 Números de elétrons na camada de Valencia, Subnível Energético, Distribuição Eletrônica......................................................................................................................6
2.4 Refletindo sobre o principio responsabilidade e consumo consciente.................7
3 Estudando o consumo de energia elétrica em território nacional........................8
4 Analisando a reta de regressão............................................................................9
5 Consumo consciente de energia elétrica..............................................................10
8 CONCLUSÃO........................................................................................................12
REFERÊNCIAS..........................................................................................................13
INTRODUÇÃO
Cada dia mais o aumento de produtos eletrônicos crescem, e com eles a preocupação de alguns países do que fazer com todo o lixo eletrônico que na maioria das vezes são descartadas de maneira inadequada na natureza.
Estudamos os componentes do Cádmio e do Chumbo para entender suas propriedades periódicas e onde são usadas, sendo também apresentado a camada de Valencia de cada um deles.
Refletimos como é importante a preocupação com o meio ambiente e quando começou os estudos filosóficos sobre o descarte de lixo através de Hans Jonas.
Para finalizar apresentaremos com gráficos e cálculos o consumo de energia elétrica no território nacional. Cálculos que mostram de que forma podemos economizar energia elétrica nas residências, para um consumo mais consciente. 
Conhecendo os elementos químicos do e-lixo
Nessa era Digital, as mudanças tecnológicas crescem de maneira veloz, a cada dia é lançado algo novo, que supera o antigo que nem era tão antigo assim. Tornando-o obsoleto e que por muita das vezes a um preço acessível ao consumidor, fazendo com que este consumismo por novas tecnologias estimule o descarte desses produtos que na maioria das vezes perdem o seu valor. Contribuindo assim para o aumento de resíduos eletrônicos, muitas das vezes esses resíduos eletrônicos são constituídos por substancias nocivas à saúde e ao meio ambiente, em sua composição é encontrado metais pesados, gases e substancias cancerígenas. Uma das saídas encontrada para a solução deste problema é a reciclagem de resíduos sólidos eletrônicos, os componentes de placas eletrônicas por exemplo contém metais preciosos como ouro, cobre, prata, platina, algumas empresas recicladoras vem se tornando verdadeiros garimpos modernos, desde que usada a tecnologia correta para isso.
destinação adequada para resíduos eletrônicos
Em Frankfurt na Alemanha já existe uma usina de reciclagem de lixo eletrônico que gera emprego e traz um retorno lucrativo bastante considerável para quem investe neste segmento a qual pode e deve ser copiado por outros países, já que o Brasil é o líder na América Latina em produção de lixo eletrônico e a lei que trata esse assunto não funciona. Ou seja, é feito a separação daquilo que pode ser reutilizado em outros equipamentos, a parte que não tem como reaproveitar e feito esse processo de descarte:
· Separação automática dos resíduos de acordo com suas características físicas
· Separação e extração de gases e líquidos
· Desmontagem com o objetivo de extração de matérias recicláveis ou reutilizáveis
· Trituração e classificação;
· Seleção dos resíduos em função de propriedades físicas como Densidade, magnetismo, tamanho das frações, peso, etc.
· Tecnologia de reciclagem (tratamento térmico ou mecânico) dos metais, plásticos, vidros.
Os especialistas já citam por exemplo a implementação de um equipamento nessas maquinas que forneceria uma lista de todo material utilizado na fabricação deles. Seriam no caso pequenos transponder que poderiam ser instalados nos equipamentos contendo uma lista exata de todos os materiais que foram utilizados na sua fabricação, atuando como se fosse um histórico daquele equipamento, ou peça, e indicações sobre os métodos indicados de processamento dos mesmos, seria muito vantajoso para os fabricantes que poderiam identificar com maior precisão a rota traçada pelos equipamentos. De tal forma que oferece aos consumidores uma maior clareza e conscientização dos perigos de se descarta no meio ambiente tais ‘’’resíduos, haveria mais opções de reciclagem, reparos, e cuidados com seus equipamentos através de informações da internet. Dessa maneira, contribuiria para a implantação de um sistema de coleta seletiva e logística reversa no país. Dessa maneira, o fabricante poderia informar aos respectivos consumidores os perigos contidos em seus produtos e como deveriam ser tratados e onde poderiam descarta-los de maneira correta sem contaminar o meio ambiente e as pessoas. 
1.1 As propriedades períodicas raio atomico e eletronegatividade dos elementos quimicos
A tabela periódica foi elaborada com base nas propriedades periódica química e físicas dos elementos. Essas propriedades podem ser divididas em periódicas que se repete de período em período e aperiódicas que não se repete de período em período. Por sua vez o raio atômico é o nome que se dá para a medida de um átomo, é a distância do núcleo parte central do átomo até o elétron mais externo da última camada, ou seja de dentro para fora, num período o raio cresce da direita para esquerda e esses átomos com maior concentração na esquerda possuem carga nuclear maior. A eletronegatividade por sua vez é a propriedade periódica que apresenta a maior ou menor tendência em atrair elétrons para si gerando uma energia de ionização, ele possui caráter não metálico. O cádmio e o Chumbo são dois elementos químicos comumente encontrados nesses tipos de equipamento eletro eletrônico, os quais são descartados no meio ambiente de maneira errada.
O Cádmio por sua vez, é representado na tabela periódica, pelo símbolo Cd, ele é um elemento químico de número atômico 48 que possui (48 prótons e 48 elétrons) em sua estrutura e possui uma massa atômica ou (peso atômico) igual a 112,4u. À temperatura ambiente do cádmio encontra-se em estado solido, situado no grupo 12 da classificação periódica dos elementos. Possui um raio atômico de 1,71ª e uma eletronegatividade de 1,69. Ele é um metal de cor branco com um tom meio azulado é um excelente condutor de eletricidade e é um dos metais mais tóxicos apesar de ser um elemento químico de grande importância, e é facilmente encontrado em minas de zinco, sendo empregado principalmente na fabricação de pilhas, plásticos, e empregados em televisores, foi descoberto em 1817 por Friedrich Strohmeyer na Alemanha. Já o chumbo possui representado na tabela periódica pelo símbolo Pb é um elemento químico de número atômico 82 na tabela periódica que possui em sua estrutura (82 prótons e 82 elétrons) com massa atômica ou (peso atômico) de 207,2usituado no grupo 14 da classificação periódica dos elementos, o Chumbo é um metal pesado altamente toxico com um raio atômico de 1,75ª possui uma eletronegatividade de 2,33 é um metal macio, maleável péssimo condutor de eletricidade apresenta uma coloração branco azulado quando recentemente cortado, porem apresenta uma coloração acinzentado quando exposto ao ar e é comumente utilizado em revestimento de cabos elétricos, fusível, soldas, raio X e em baterias de ácido e em munições. 
 
número de elétrons nas camadas de valencia do cádmio e do chumbo, subnível mais energetico
Em química, Valencia é um número que indica a capacidade que um átomo de um elemento químico possui de combinar suas propriedades com outro, na qual é medida pelo número de elétrons que um átomo pode dar, receber ou até mesmo compartilhar de forma a constituir uma ligação química está relacionado com o número de espaço existente nas camadas do átomo, o cádmio por sua vez não possui camada de valência e possui configuração eletrônica d10s2 e geralmente forma íons M2+. Muitos de seus compostos são covalentes em proporções elevadas, que impossibilita a ocorrência de d-d sua distribuição eletrônica é dada da seguinte forma 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4 s2 3 d10 4 p6 5s2 4d10.
O Chumbo é um elemento do 6 período, grupo 14 e possui uma camada de valência de 4 elétrons e sua distribuição se configura da seguinte forma K2 L8 M18 N32 O18 P4 por possuir nenhuma condutividade elétrica e usados por muitas vezes como isolante de cabos elétricos 
Refletindo sobre o principio responsabilidade e consumo consciente 
O princípio de responsabilidade e do consumo consciente surgiu do filosofo alemão Hans Jonas que concentrou parte do seu trabalho na solução de problemas éticos sociais criados pelo surgimento de novas tecnologias, ele defende que a sobrevivência do planeta depende única e exclusivamente de nós mesmos. Atualmente esse conceito condiz com a realidade na medida em que nós pessoas comuns nos conscientizamos a respeito do lixo que nós mesmo criamos. Temos que ter mais respeito e amor ao meio ambiente, temos que ter consciência de que não é somente o governo e entidades privadas que devem se mobilizar e se conscientizar a respeito dos resíduos de lixo que criamos e sim nos mesmos, fazendo o descarte correto de pilhas e baterias de forma que o descarte indevido dele contamine os solos e a os rios, fazer o descarte de eletro eletrônico de forma segura e consciente, e não jogando dentro de rios e no meio de pastos e terrenos baldios como vemos com frequência em nosso país. Esse acumulo de lixo descartados de forma errada contribuí com a poluição de rios, dos oceanos, contribui para a extinção de animais marinhos, contribui com o aumento de queimadas nas florestas e consequentemente com o superaquecimento do planeta ocasionado assim o derretimento das calotas polares. Todas essas catástrofes como tsunami terremotos, tornados é o meio do qual o planeta na alerta de como estamos contribuindo para isso. 
Estudando o Consumo de energia elétrica em território nacional
Cálculo de r²:
Cálculo dos coeficientes a e b da reta y=ax+b:
As retas calculadas manualmente pelo método dos mínimos quadrados e a calculada pelo software excel correspondem, bem como os valores dos coeficientes!
4 ANALISANDO A RETA DE REGRESSÃO
O conjunto imagem, no contexto da situação-problema, é dado por: 
E o domínio é dado por: porque os dados foram medidos entre 2007 e 2017.
Desconsiderando o contexto da situação-problema, o domínio seria dado por: 
E a imagem seria dada por: pois, sem restrições, lógica ou função, qualquer valor real poderia ser encontrado, inclusive valores negativos para anos anteriores a 1970 (que seria a raiz da função em seu contexto original).
Caso o tempo aumente infinitamente, o consumo, dado pela função, também aumentará infinitamente. Aplicando a noção de limite na função temos:
=
A taxa de variação desta função é dada por:
 = 
 = 
 = 10,2
O consumo varia 10,2 Tera Watts-horas a cada ano que passa. 
5 CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA 
Analisando o custo de energia elétrica de um chuveiro elétrico.
Dados: Tensão: 127 v; Potência Nominal: 5500 w; Potência Intermediária: 4700W; Potência
Econômica: 2300 w 
O chuveiro, mensalmente consumira a seguinte energia em 30 dias, se deixado ligado 1 hora por dia na potencia nominal:
Na posição nominal, a potência do chuveiro é de 5.500 W. Assim, usando o mesmo por 1 hora ao dia, teremos no mês um consumo de:
E = P x ∆t
E = 5.500 x 1 = 5.500 Wh x 30 dias = 165.000 Wh ou 165 kWh
Na posição econômica, a potência do chuveiro é de 2.300 W. Assim, usando o mesmo por 1 hora ao dia, teremos no mês um consumo de:
E = P x ∆t
E = 2.300 x 1 = 2.300 Wh x 30 dias = 69.000 Wh ou 69 kWh
Assim, a economia é de:
(165 - 69) kWh x 0,798783 = R$ 76,68
Analisando o custo de energia elétrica de um ar condicionado split 12000 Btus
Dados: Tensão: 220 v; Potência: 1085 w
A potência do ar condicionado é de 1.085 W. Assim, usando o mesmo por 8 horas ao dia, teremos no mês um consumo de:
E = P x ∆t
E = 1.085 x 8 = 8.680 Wh x 30 dias = 260.400 Wh ou 260,40 kWh
260,40 x 0,798783 = R$ 208,00
6 CONCLUSÃO
Países se dedicam a estudar maneiras mais adequadas para fazer a reciclagem do lixo eletrônico de forma a conscientizar os consumidores dos perigos de um descarte inadequado. 
Foram apresentados elementos químicos que causam danos tóxicos ao meio ambiente quando descartada de maneira errada.
Os estudos do filosofo Hans Jonas defende que cada um deve ser responsável pelo seu lixo e que somos responsáveis pela degradação do nosso planeta.
Sendo assim, é de extrema importância analisarmos como estamos consumindo energia elétrica e de que forma podemos ajudar a natureza com a economia dela, com bases em estudos.
reFERÊNCIAS
Gabim, Gabriela Faria Barcelos. Cálculo diferencial e integral I. 1ª Edição. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2015.
Cizoto, Soleize Auxiliadora, Daniela Maria Cartoni. Ética, política e sociedade. 1ªEdição. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016.
Chiacchio, Rogério Siqueira, Junior Francisco Dias. Matemática instrumental. 1ªEdição. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016.
Usina de Reciclagem de Resíduos de equipamentos Eletroeletrônicos de Frankfurt - portalresiduossolidos.com disponível em <https://portalresiduossolidos.com/usina-de-reciclagem-de-residuos-de-equipamentos-eletroeletronicos-de-frankfurt/>, acesso em 12 de outubro de 2019.
Propriedades Periódicas. Quais são as Propriedades Periódicas? Disponível em <https://www.manualdaquimica.com/quimica-geral/propriedades-periodicas.htm>, acesso em 12 de outubro de 2019.
Y	
2007	2009	2011	2013	2015	2017	377	395	421	435	465	475	ANO
CONSUMO (TWH¹)

Continue navegando