Buscar

Atividade Direito empres 24 09

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) Faça um breve comentário sobre as quatro fases do Direito Empresarial. 
Primeira fase (subjetiva) – o direito do comerciante; 2. Segunda fase (objetiva) – o direito do ato de comércio; 3. Terceira fase – A teoria da empresa; 4. A evolução do direito empresarial no Brasil.
2) Fale sucintamente sobre a evolução Direito Empresarial no Brasil. 
Com a chegada da família real no Brasil, sentiu a necessidade de estabelecer órgãos que cuidassem das atividades comerciais, Ato de Dom João VI, assinado em 28 de janeiro de 1808, seis dias após a chegada da Família Real portuguesa a Salvador, decretou a abertura dos portos brasileiros às nações amigas de Portugal, o que excluía a França, então em guerra contra Portugal. Antes da vigência da abertura dos portos toda mercadoria que era importada ou exportada pelo Brasil deveria obrigatoriamente ter como entreposto Portugal, onde era pesadamente taxada. No mesmo ano outros avanços legislativos e econômicos vieram à tona, como a criação do Banco do Brasil através do alvará de 12 de outubro de 1808 e a criação da Real Junta de Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação, que tinha como intuito fomentar a produção e comercio de insumos brasileiros. A principal função da Junta de Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação era organizar as frotas, fiscalizar o comércio e intervir nas falências, além de receber as contribuições para pagamento dos marinheiros da Índia, definir a capacidade e preço do frete dos navios e fiscalizar a carga e descarga de produtos nos navios, atuando como agente alfandegário.
3) Conceitue Direito Empresarial. 
Em resumo, sobre as relações entre particulares e cuida das atividades empresariais e do empresário, têm como objetivo justamente cuidar do exercício da atividade econômica organizada de fornecimento de bens ou serviços, que é a chamada empresa. Além disso, é importante ressaltar que o seu objeto de estudo é resolver os conflitos de interesses envolvendo empresários ou relacionados às empresas que eles exploram.
4) Quais são as fontes diretas do Direito Empresarial.
As fontes diretas ou primárias são as leis comerciais, destacando-se entre elas o Código Civil de 2002, Parte Especial, Livro I, que trata dos contratos mercantis e dos títulos de crédito, e no Livro II, do direito de empresa.
5) Cite e comente três princípios do Direito Empresarial. 
Inerência do Risco
Qualquer atividade empresarial possui inerente o risco.
Mesmo o empresário agindo licitamente, em conformidade com lei e suas obrigações, e não tomando nenhuma decisão incorreta e irregular, a empresa sempre estará sujeita a uma crise que poderá recair sobre ela.
Liberdade de competição
A livre concorrência está correlacionada com o princípio da livre iniciativa.
Quando se está diante de um mercado competitivo, os empresários que estejam atuantes com suas atividades, podem perfeitamente utilizar todos os recursos lícitos para que desenvolvam da melhor maneira possível sua atividade econômica. Desta feita, a concorrência permite que o mercado se mantenha com aqueles que são os mais capacitados para fornecer produtos e serviços diferenciados à clientela.
Liberdade de associação
Compreende a liberdade de associar-se e de não se associar, bem como o direito de retirada para os sócios que assim queiram.
Esse princípio é aplicado com a finalidade de proporcionar àqueles que buscam o mesmo objetivo de obter lucro, meios melhores de exploração de uma determinada atividade econômica.
6) Quem pode ser empresário?
A partir da vigência do Código Civil novo sempre que se estiver a falar em ‘empresário’ que, por definição é aquela pessoa natural que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços (art. 966), via de regra estaremos também falando da ‘sociedade empresária’ que nada mais é do que a pessoa jurídica empresária, como tal constituída e que também, para ser considerada sociedade regular há de obedecer àquelas mesmas obrigações perante o denominado registro do comércio.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando