Buscar

MANDADO INJUNÇÃO (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MANDADO 
DE
 INJUNÇÃO
Artigo 5° LXXI
	
	conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;
O que é Mandado de injunção?
 	
	mandado de injunção é a ação constitucional cível que objetiva tornar eficaz direito constitucional subjetivo não usufruído em face da ausência de norma infraconstitucional regulamentadora desse direito. 
Qual o seu objetivo?
	 Tornar viável os direitos garantidos pela Constituição Federal, dando soluções para que esses direitos sejam válidos mesmo que não existam leis ou normas que os regulamentem. A Constituição Federal determina direitos, deveres e normas a serem seguidas para que a nação mantenha a sua soberania e a sua organização social.
Qual sua origem? 
	Segundo alguns doutrinadores,esse Instituto foi inspirado, no writ of injunction, do modelo anglo-saxônico, o mandado de injunção adentrou a história constitucional brasileira pela primeira vez no artigo 5o, LXXI, da Constituição Federal da República Federativa do Brasil, de 1988.
	Seu surgimento está atrelado à busca de superação da síndrome de inefetividade, que assolava as normas constitucionais de aplicabilidade mediata, na medida em que se constatou que em virtude da inércia do legislador infraconstitucional, as normas contidas nas Constituições anteriores que demandavam legislação integrativa e regulamentadora, bem como as normas de natureza programática restavam inoperantes, não produzindo qualquer efeito prático
	Entre os autores que defendem ter sido o writ of injunction do direito anglo-americano principal fonte do mandado de injunção Há também aqueles que reconhecem no mandado de injunção uma derivação da ação de inconstitucionalidade por omissão portuguesa
LEGITIMAÇÃO 
	o sujeito ativo do remédio constitucional é qualquer pessoa que tenha sua garantia constitucional obstaculizada por falta de norma que a regulamente, podendo ser esta pessoa física ou jurídica.
	O sujeito passivo do mandado de injunção será a autoridade que impossibilitar o uso de direito, prerrogativa ou liberdade constitucional
COMPETÊNCIA 
	A competência para julgar e propor resoluções para situações onde o mandado de injunção é pedido é do Supremo Tribunal Federal (STF).
	Cabe às turmas do STF o julgamento dos mandados de injunção, além de propor formas para a resolução dos mesmos.
MANDADO DE INJUNÇÃO 
INDIVIDUAL E COLETTIVO
	
	O mandado de injunção individual pode ser requerido por qualquer pessoa física ou jurídica
	O mandado de injunção coletivo, por sua vez, foi regulamentado pela Lei nº 13.300/16
SENTENÇA 
EFEITOS DO MANDADO DE INJUNÇÃO
	corrente concretista geral: supre a lacuna legislativa existente e viabiliza o imediato exercício do direito previsto na Carta Magna; confere efeito erga omnes à decisão viabilizadora do exercício do direito assegurado pela Constituição, extrapolando, assim, o âmbito das partes, que compõem o processo
EFEITOS DO MANDADO DE INJUNÇÃO
	
	corrente concretista individual: supre a lacuna legislativa existente e viabiliza o imediato exercício do direito previsto na Carta Magna; estende os efeitos da decisão, apenas, às partes que figuram no processo. Destarte, o exercício do direito, previsto na Lei Maior, só é assegurado àqueles que impetraram o writ
EFEITOS DO MANDADO DE INJUNÇÃO
	
	corrente concretista individual intermediária: antes de suprir a lacuna existente e viabilizar a fruição do direito previsto na Constituição, o Poder Judiciário defere um prazo para o Poder legislativo aprovar o regramento cabível à espécie; estende os efeitos da decisão, apenas, às partes que figuram no processo
EFEITOS DO MANDADO DE INJUNÇÃO
	corrente não concretista: o Poder Judiciário não promove o regramento provisório do direito previsto na Constituição e obstado pela omissão legislativa. Conseguintemente, ao conceder a injunção, o Tribunal respectivo, apenas, confere ao Poder Legislativo a ciência da mora inconstitucional.
PROCEDIMENTO
 Da petição inicial
 	Art. 4º A petição inicial deverá preencher os requisitos estabelecidos pela lei processual e indicará, além do órgão impetrado, a pessoa jurídica que ele integra ou aquela a que está vinculado.
	§ 1o Quando não for transmitida por meio eletrônico, a petição inicial e os documentos que a instruem serão acompanhados de tantas vias quantos forem os impetrados.
	§ 2º Quando o documento necessário à prova do alegado encontrar-se em repartição ou estabelecimento público, em poder de autoridade ou de terceiro, havendo recusa em fornecê-lo por certidão, no original, ou em cópia autêntica, será ordenada, a pedido do impetrante, a exibição do documento no prazo de 10 (dez) dias, devendo, nesse caso, ser juntada cópia à segunda via da petição.
	§ 3º Se a recusa em fornecer o documento for do impetrado, a ordem será feita no próprio instrumento da notificação.
PROCEDIMENTO
 Notificação do impetrado e ciência a pessoa jurídica interessada
	Art. 5º Recebida a petição inicial, será ordenada:
	I - a notificação do impetrado sobre o conteúdo da petição inicial, devendo-lhe ser enviada a segunda via apresentada com as cópias dos documentos, a fim de que, no prazo de 10 (dez) dias, preste informações;
	II - a ciência do ajuizamento da ação ao órgão de representação judicial da pessoa jurídica interessada, devendo-lhe ser enviada cópia da petição inicial, para que, querendo, ingresse no feito.
PROCEDIMENTO
Manifestação do Ministério Público
	Art. 7º Findo o prazo para apresentação das informações, será ouvido o Ministério Público, que opinará em 10 (dez) dias, após o que, com ou sem parecer, os autos serão conclusos para decisão.
CONCLUSÃO 
	Ele, junto com os demais remédios constitucionais, tem a finalidade de garantir que o texto da Carta Magna tenha efeito direto e concreto na sociedade brasileira, não se tornando apenas um direito inexistente.
	O mandado de injunção existe justamente para garantir a superioridade e aplicabilidade real e soberana da Constituição Federal no Brasil, além de preservar o princípio da aplicabilidade dos direitos constitucionais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando