Buscar

Cultura religiosa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
PUC Minas
Professor: Carlos Alberto Motta Cunha
Disciplina: Cultura Religiosa: Pessoa e Sociedade
AVALIAÇÃO 2
Alunas: Fernanda Ribeiro Nogueira
Fernando de Souza Fagundes
Franciele Almeida Brasil 
Período: 2º - Turno: Noite
Campus: São Gabriel
Belo Horizonte
2020
Levando em consideração o Decálogo e o conteúdo da Unidade I, como o Direito pode, em diálogo com a religião, contribuir para uma formação integral da pessoa?
O direito em diálogo com a religião,  consiste em uma disciplina da educação básica brasileira, onde seu objetivo principal é propor reflexões sobre fundamentos, costumes e valores das várias religiões existentes na sociedade, com isso, aprofundar o conhecimento das pessoas em relação as demais religiões, acabando assim com o pré conceito, o que ocorre ainda em grande quantidade nos dias atuais.  O objetivo do direito em diálogo com a religião, é o estudo das diferentes manifestações do sagrado no coletivo. Com finalidade de compreender o sagrado no coletivo, e consequentemente a  experiência religiosa do cotidiano que se contextualiza no universo cultural.
A disciplina tem um espaço integralizador da educação, na universidade, na verdade é um dos (poucos) espaços em relação ao tema que podem ser bem explorados. Discutir ou falar sobre religião são para os que estão abertos a um horizonte radicalmente novo, é conviver, intervir, desenvolver a capacidade de transformação. Embora a disciplina no direito mesmo sendo muito pouco difundida pelas escolas e universidades, tem sua importância infundada em seus próprios objetivos, através da libertação dos homens de seus limites, constituindo análise fundamental para o entendimento da raça humana. O estudo dessa cultura foi construído diante a necessidade histórica da quebra desses dogmas entre: fé, religião e ciência, sendo estes dois primeiros fenômenos transcendentes a natureza e a racionalidade, como bem explica o texto.
 Essas instituições de ensino têm papel primordial para constituição do indivíduo com a sociedade e com si mesmo, auxiliando na construção moral e ética. Esse paralelo na relação entre: ensino, diálogo com direito e tais tensões, pode ser ilustrado pela decisão do STF(Superior Tribunal Federal) em promover o ensino religioso nas escolas públicas de ensino fundamental, em 2017, que mesmo que se direcione no estudo teórico das manifestações do sagrado coletivo, pode ser gatilho valioso na humanização da dialética. como espaço integralizador da educação, na universidade, na verdade é um dos (poucos) espaços em relação ao tema que podem ser bem explorados.

Continue navegando