Buscar

O PAPEL DO TUTOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O PAPEL DO TUTOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
O atual cenário tecnológico mudou a forma como nos comunicamos, abrindo inúmeras possibilidades para diversos setores da sociedade. Um desses nichos que mais se beneficiou com o avanço da comunicação justamente foi o ensino a distância. Ou seja, O ensino à distância é uma modalidade educacional que oferece um processo completo de aprendizado de maneira dinâmica e mediada através das novas tecnologias. Mesmo separados por tempo e espaço, os alunos e os tutores EAD conseguem fazer uma integração virtual pautada na interatividade e construir um ótimo ambiente de aprendizado. O tutor é fundamental em qualquer modelo EAD, pois é o mediador da aprendizagem e é com ele que o aluno conta para esclarecer dúvidas e auxiliá-lo em suas demandas pedagógicas. A EAD é um novo cenário da educação, no qual o papel do tutor é de extrema importância no contexto de aprendizagem, pois é de sua competência ajudar o aluno a aprender, criando condições para que o mesmo adquira informações e, sobretudo, o tutor deve desenvolver estratégias para que o aluno conheça e construa seu próprio conhecimento. O tutor deve ser capaz de aprender e ensinar ao mesmo tempo, de trabalhar em equipe, discutir as aulas e elaborar materiais que sejam estimulantes para a busca do conhecimento pelo aluno.
Há dois tipos de tutores no EAD: presencial e a distância. O tutor presencial permanece na cidade polo e tem como função principal ajudar os alunos na realização das tarefas, auxiliá-los na mediação com os professores e tutores a distância e assisti-los no uso dos equipamentos de informática. Já o tutor a distância permanece na cidade sede da instituição superior de ensino que oferece o curso e realiza exatamente as funções previstas no edital. 
O tutor é considerado o professor que ensina a distância. Ele se tornou um personagem recente na história da educação brasileira e foi institucionalizado não só na educação pública com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), mas também em instituições de ensino privadas e na Educação a Distância profissional e corporativa. Embora a tutoria ainda seja vista em alguns cursos como uma atividade que está abaixo da função docente, alguns autores a defendem a superação do termo para caracterizá-lo como o professor na Educação a Distância (EAD). O professor e autor Marcos Silva (2006) utiliza a expressão professorar, também encontrada no dicionário, com o sentido de trabalhar como professor para definir o exercício das atividades de tutoria. 
Dentre as funções principais atribuídas ao tutor está: Mediar à comunicação de conteúdos entre o professor e os alunos; Acompanhar as atividades discentes conforme o cronograma do curso; Apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes; Manter a regularidade de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e dar retorno às solicitações do aluno; Estabelecer contato permanente com os alunos e mediar suas atividades; Colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes; Participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela Instituição de Ensino; Elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos alunos e encaminhar à coordenação de tutoria; Participar do processo de avaliação da disciplina sob a orientação do professor responsável; Apoiar operacionalmente nos polos, especialmente na aplicação das atividades presencias e das avaliações. O tutor acaba executando diferentes papéis concomitantemente. 
Ele desempenha um papel administrativo e organizacional quando organiza a classe virtual, definindo o calendário e os objetivos do curso, dividindo os grupos e esclarecendo as expectativas dos alunos sobre a interação esperada nas atividades síncronas e assíncronas. Sua função também é acompanhar o aprendizado dos alunos e coordenar o tempo para o acesso ao material e a realização de atividades.
O tutor é visto como o orientador do aluno em EAD tendo como principal função a de acompanhar a vida acadêmica dos estudantes, apontando caminhos e encontrando soluções para determinados problemas. O tutor é o elemento de transição e ligação na relação entre professor e aluno. Ele atua como ponte e mediador nas relações aluno-professor conteudista, aluno professor supervisor e vice versa. Sendo assim, o tutor torna-se o protagonista desta ação educativa, por fazer o elo entre o aluno e o professor. Ou seja, ele é aquele que de maneira síncrona ou assíncrona, presencial ou à distância, garante uma qualidade na comunicação para o emprego do referido material dirigindo, acompanhando e avaliando a aprendizagem dos alunos durante todo o processo.
O papel do tutor como motivador e analista educativo, exigirá uma demonstração efetiva de competências, habilidades e atitudes. Tais requisitos serão fomentados pelos aprendizes virtuais, que esperam um feedback fascinante em suas participações, capaz de motivar e estimular a busca por novos saberes. Matias (2014), em seu artigo “A Arte da Sedução Pedagógica na Tutoria em Educação à Distância”, destaca que: “Para exercer o fascínio dos aprendizes e mantê-los atentos, motivados e orientados é necessário captar a atenção dos mesmos, demonstrando domínio das ferramentas de trabalho que irá utilizar na tutoria”. 
A interação caracterizada pela mediação tecnológica traz um desafio importante para os docentes no processo de educação à distância. Pois avaliar nestas condições não é tarefa fácil, uma vez que os envolvidos na discussão de uma determinada temática não estarão face a face. É certo que, como educadores, sabemos que não é fácil avaliar no ensino presencial, imagine promover uma avaliação eficaz no ensino à distância. Trata-se de um desafio apresentados aos professores e tutores que labutam na promoção do ensino-aprendizagem online. Neste sentido, estamos falando das ferramentas disponibilizadas aos envolvidos no ensino à distância, contidas na estrutura das plataformas virtuais, como exemplo a ferramenta “Fórum de discussão”. A sala de fórum de discussão representa uma sala de aula presencial, onde o professor/tutor reúne os alunos e lança um tema para debate/discussão, ofertando a cada participante a oportunidade de expor sua opinião sobre determinado assunto, estudado anteriormente nos conteúdos disponíveis.
Portanto, as discussões feitas nos fóruns são fundamentais para que o tutor possa analisar as participações e avaliar efetivamente a interação do aluno junto aos conteúdos estudados, isso de forma individual e coletiva. Esse tipo de avaliação poderá ser feita de forma qualitativa e quantitativa. Além disso, a participação do aluno no fórum indicará se ele é um discente ausente, passivo, debatedor e questionador.
Inserindo o teletrabalho no contexto da Ead, podemos afirmar que essa modalidade de trabalho, mediada pelas tecnologias de informação e comunicação, tem o poder de anular a reflexão e as telemáticas se transformam, pelos discursos dos teletrabalhadores, em uma forma de influenciar positivamente o resultado do seu trabalho.
Dentre as possibilidades que o teletrabalho traz, podemos destacar a flexibilização espaço-temporal, intensificação do ritmo e a necessidade de produtividade que de acordo Ferreira (200) “o teletrabalho redefine o tradicional entendimento sob espaço de trabalho”. Atualmente, as organizações estão se focando em novos valores, tais como, inovações, satisfação, responsabilidades, resultados e ambiente de trabalho familiar. A alternativa de teletrabalho complementa esses princípios e oferece flexibilidade aos patrões e empregados. Mas, o teletrabalho na educação, também pode apresentar um viés perverso, como se revela atualmente. A aparente sensação de liberdade e disposição de tempo é substituída pela sensação de trabalhar o tempo todo. Portanto, O teletrabalhador deve ficar atento à sua saúde física e emocional e adotar práticas de autocuidado, de observar e corrigir a postura diária, de realizar ajustes na estação de trabalho, de administrar o tempo dedicado ao trabalho e de realizar pausas programadasconforme determina a legislação vigente.
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA
FERREIRA JR, José C. Tele commuting: o paradigma de um novo estilo de trabalho. RAE Li ght, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 8-17, 20 00.
MATIAS Artigo apresentado como avaliação parcial no curso de Técnicas em Didática para EaD, promovido pelo ILB (Instituto Legislativo Brasileiro) do Senado Federal. Postado em 10/11/2014.
NEVES, Inajara Viana de Salles. Condições de trabalho do docente na rede privada na educação à distância em nível superior. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.
OLIVEIRA, S. G. de Indenizações por acidente do trabalho ou doença ocupacional. 7. ed. São Paulo: LTr, 2013, p.50.

Outros materiais