Buscar

Trabalho de Educação Física - Jogos Olímpicos - Jonathas Alcântara

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO EDUCACIONAL CASIMIRO DE ABREU - CECAB
JOGOS OLÍMPICOS 
MANAUS/AM - 2020
CENTRO EDUCACIONAL CASIMIRO DE ABREU - CECAB
JOGOS OLÍMPICOS
Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial do (a) Professor (a) José Carlos na disciplina de Educação Física.
MANAUS/AM - 2020
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO................................................................................................Pág. 04
2-ORIGEM DAS OLIMPÍADAS...................................................................Pág. 05 à 06
3-OLIMPÍADAS (JOGOS OLÍMPICOS)..............................................................Pág. 07
4-ORGANIZAÇÃO E BANDEIRA...............................................................Pág. 07 à 08
5-CERIMÔNIAS OLÍMPICAS.....................................................................Pág. 08 à 09
6-ESPORTES (JOGOS DE VERÃO E JOGOS DE INVERNO)................Pág. 10 à 11
7-QUAIS SÃO OS ESPORTES OLÍMPICOS?..................................................Pág. 11
7.1-JOGOS OLÍMPICOS DE VERÃO........................................................Pág. 12 à 13
7.2-JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO............................................................Pág. 13
8-JOGOS PARAOLÍMPICOS.....................................................................Pág. 13 à 14
9-OLIMPISMO....................................................................................................Pág. 14
10- GRANDES HERÓIS OLÍMPICOS.......................................................Pág. 15 à 17
11-CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................Pág. 18
12-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................Pág. 19
1-INTRODUÇÃO
Inicialmente, considerado um evento grandioso, realizado a cada quatro anos desde sua criação, os Jogos Olímpicos simbolizam a unificação de diferentes raças, cores e etnias. Todos os povos unidos pela paixão ao esporte, este é o significado da bandeira símbolo dos jogos, criada pelo francês Pierre de Frédy, composta por cinco arcos entrelaçados, cada qual representando um continente.
Segundo a mitologia Grega, os Jogos Olímpicos surgiram na Grécia Antiga aproximadamente no ano de 2500 a.C., em homenagem à Zeus, através de seu filho Hércules, que plantou as folhas usadas na fabricação da coroa utilizadas pelos vencedores. Mas os primeiros registros encontrados sobre os jogos são de 776 a.C., onde atletas de diferentes cidades-estados da Grécia deixavam seus conflitos de lado, para a participarem das disputas.
Suas principais características históricas e importância para a humanidade, será alvo/tema primordial em minha pesquisa e dissertativa neste trabalho... 
2-ORIGEM DAS OLIMPÍADAS
Em cerca de 2500 a.C., os gregos realizavam festivais esportivos em honra a Zeus no santuário de Olímpia - o que originou o termo olimpíada. O evento era tão importante que interrompia até as guerras.
Os nomes dos vencedores das competições começam a ser registrados a partir de 776 a.C. Participavam apenas os cidadãos livres, disputando provas de atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (que incluía luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco).
Os vencedores recebiam uma coroa de louros. Mais tarde, os atletas se profissionalizam e passam a receber prêmios em dinheiro. As Olimpíadas perdem prestígio com o domínio romano na Grécia, no século II a.C. Em 392, o imperador Teodósio I converte-se ao cristianismo e proíbe todas as festas pagãs, inclusive as Olimpíadas.
Com a intenção de promover a amizade e integração entre os povos através de competições esportivas saudáveis os gregos criaram os jogos de Olímpia. Licurgo (rei de Esparta), Ífitos (rei da Élida) e Clístenes (rei da Pissa) formalizaram o tratado no templo de Hera.
O acordo previa que os jogos fossem realizados a cada quatro anos, nos meses de julho ou agosto, em Olímpia, nas encostas do Monte Kronion, com duração de cinco dias, sendo que este período seria considerado uma “trégua sagrada” em toda a Grécia. Os vencedores receberiam como prêmio uma folha de palmeira e uma coroa confeccionada com ramos de uma oliveira existente próximo ao altar de Zeus.
Os atletas competiam nus, e, apenas cidadãos livres que nunca tivessem cometido crime como, por exemplo, assassinato podiam participar. Paralelamente, as mulheres participavam de outra competição em homenagem à deusa Hera (irmã e esposa de Zeus), na qual usavam cabelos soltos e túnicas curtas.
Eram tão respeitados os jogos que Felipe, rei da Macedônia, chegou a pagar uma pesada multa por ter, certa vez, impedido a passagem de dois atletas que se dirigiam a Olímpia. Até a décima terceira competição a Corrida foi o único esporte praticado; o estádio de Olímpia tinha a forma de “U”, extensão de 200 metros e capacidade para 45 mil pessoas. No quinto século antes de Cristo já eram dez as modalidades esportivas disputadas: corrida, salto em distância, lançamento de dardo, pentatlo, arremesso de disco, pancrácio, boxe, luta, corrida de bigas e corrida de cavalo.
Mas as obras humanas costumam se desfigurar com o tempo e, assim, os vencedores dos jogos olímpicos passaram a ser disputados por várias cidades interessadas em se promoverem. Um atleta vitorioso recebia presentes dos seus compatriotas, como casa de moradia, pensão anual e até estátua na praça, mas se outra cidade acenasse com a oferta de mimos mais cativantes e atraentes ele simplesmente juntava o que tinha e se mudava para lá. Essas atitudes se tornaram um hábito escandaloso, ultrajando os princípios de ética e moral cultivados pelos gregos. Um senador ateniense chegou a desabafar: “Depois da peste e da fome a pior praga da Grécia é a raça de atletas”.
Os Jogos Olímpicos tiveram início em 776 a.C. e mesmo com a invasão romana em 456 a.C. eles foram realizados até no ano 394 desta era, quando foram proibidos pelo imperador romano Theodosius que, convertido ao cristianismo, decidiu combater a adoração aos deuses. Mas foi com a invasão romana que o espírito original dos jogos se descaracterizou e as competições, antes amistosas, se tornaram verdadeiros combates, com muitos mercenários transferindo seus passes ao final de cada temporada. Ao todo, na Antiguidade, foram realizadas 293 competições olímpicas.
Figura 01: Jogos Olímpicos – Uma herança grega
Fonte: google/imagem
3-OLIMPÍADAS (JOGOS OLÍMPICOS)
As Olimpíadas são um evento esportivo mundial no qual participam diversos países com a finalidade estimular a competição saudável entre os povos. Considerada um dos principais eventos em termos culturais, as olimpíadas acontecem a cada dois anos, sendo intercalados entre jogos olímpicos de verão e jogos olímpicos de inverno.
A cada edição, atletas e esportistas de todo o mundo participam dos jogos que são disputados em um país eleito para ser a sua sede, e tem a duração de três a quatro semanas.
Figura 02: Corridas de distâncias variadas são parte importante dos Jogos Olímpicos
Fonte: google/imagem
4-ORGANIZAÇÃO E BANDEIRA 
O Comitê Olímpico Internacional (COI), fundado em 1894, é o organizador dos jogos modernos. O COI decide quais esportes devem ser incluídos nas Olimpíadas e escolhe as cidades que vão sediar os jogos. Além do COI, cada país tem seu próprio comitê olímpico nacional — o do Brasil é o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Figura 03: Um atleta segura a bandeira olímpica junto aos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro. Em 2016, essa cidade brasileira sediou as Olimpíadas de Verão.
Fonte: google/imagem
A bandeira dos Jogos Olímpicos tem cinco anéis entrelaçados sobre um fundo branco. Os anéis representam as cinco partes do mundo unidas pelos jogos: América, Europa, Ásia, África e Oceania. Os anéis são azul, amarelo, preto, verde e vermelho. A escolha se deve às bandeiras nacionais: pelo menos uma dessas cores aparece na bandeira dos países participantes.
5-CERIMÔNIAS OLÍMPICAS 
Os Jogos Olímpicos começam com uma cerimônia de abertura. A equipe de cada país entra no Estádio
Olímpico vestindo o uniforme oficial. Um atleta carrega a bandeira nacional da equipe, caminhando à frente do grupo. A delegação da Grécia é sempre a primeira a entrar; a do país-sede é sempre a última. As outras nações entram em ordem alfabética.
Figura 04: Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, realizados em Sochi, na Rússia
Fonte: google/imagem
Durante a cerimônia de abertura, a bandeira olímpica é hasteada. Em seguida, uma pessoa importante do país-sede carrega a tocha olímpica para dentro do estádio e acende a pira olímpica. A tocha é acesa em Olímpia, na Grécia, cerca de cem dias antes do início dos jogos, sendo então carregada por uma série de corredores até o país-sede. A pira olímpica é mantida acesa até o fim das Olimpíadas.
Cerimônias de vitória acontecem ao longo dos jogos, ao fim de cada modalidade. Medalhas de ouro, de prata e de bronze são concedidas ao primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. As bandeiras dos países vencedores são hasteadas enquanto o hino nacional do medalhista de ouro é tocado.
A cerimônia de encerramento ocorre no final do evento e é menos formal que a cerimônia de abertura. A pira olímpica é apagada e a bandeira olímpica é arriada. Incluindo as cerimônias e as competições, os jogos duram dezesseis dias.
6-ESPORTES (JOGOS DE VERÃO E JOGOS DE INVERNO) 
Os Jogos de Verão e os Jogos de Inverno incluem esportes diferentes, adequados às distintas estações. Há modalidades individuais e coletivas, para homens e para mulheres. Algumas competições acontecem em espaços fechados; outras, ao ar livre.
Os Jogos de Verão incluem mais esportes que os Jogos de Inverno. Entre as competições mais populares nos Jogos de Verão estão a ginástica, a natação e o atletismo. Outras bastante apreciadas são futebol, basquete, boxe, ciclismo, mergulho, judô, vela, vôlei, polo aquático e halterofilismo.
Todos os esportes dos Jogos de Inverno são disputados na neve ou no gelo. Patinação no gelo e esqui estão entre os favoritos do público. A patinação inclui tanto competições artísticas quanto corridas de velocidade. O hóquei no gelo é uma modalidade em equipe popular. 
O biatlo combina esqui e tiro esportivo. Os Jogos de Inverno também incluem corridas de alta velocidade em trenós, como o bobsled. O Brasil participou pela primeira vez dos Jogos de Inverno em 1992, em Albertville, na França. Dentre os esportes em que as equipes masculinas e femininas brasileiras já competiram estão esqui, biatlo, bobsled e snowboard.
A lista de esportes olímpicos pode mudar. Às vezes, esportes novos que se tornam populares passam a integrar os jogos. No final do século XX, por exemplo, mountain bike e vôlei de praia entraram para os Jogos de Verão. O snowboard foi incluído nos Jogos de Inverno. Além disso, atletas femininas agora competem em esportes que antes eram considerados apenas masculinos. Dois exemplos são o halterofilismo e a luta olímpica
	
Figura 05/06/07/08/09: Arcos, símbolos dos Jogos Olímpicos/Modalidades em Jogos de Verão e Inverno
Fonte: google/imagem
7-QUAIS SÃO OS ESPORTES OLÍMPICOS?
Na lista abaixo, você pode conferir quais são os jogos olímpicos da Era moderna e as suas modalidades.
7.1-JOGOS OLÍMPICOS DE VERÃO
1. Atletismo
2. Badminton
3. Basquete
4. Basquete 3x3
5. Beisebol
6. Boxe
7. Canoagem
8. Ciclismo - modalidades: ciclismo BMX, ciclismo de estrada, ciclismo de pista, ciclismo mountain bike
9. Escalada
10. Esgrima
11. Futebol
12. Ginástica - modalidades: ginástica artística, ginástica de trampolim, ginástica rítmica
13. Golfe
14. Handebol
15. Hipismo - modalidades: hipismo adestramento, hipismo concurso completo, hipismo saltos de obstáculos
16. Hóquei
17. Judô
18. Karatê
19. Levantamento de peso
20. Luta livre
21. Nado artístico
22. Natação
23. Pentatlo moderno
24. Polo aquático
25. Remo
26. Rugby
27. Saltos ornamentais
28. Skate
29. Softbol
30. Surfe
31. Taekwondo
32. Tênis
33. Tênis de mesa
34. Tiro
35. Tiro com arco
36. Triatlo
37. Vela
38. Vôlei
39. Vôlei de praia
7.2-JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO
1. Biatlo
2. Bobleigh
3. Combinado nórdico
4. Curling
5. Esqui - modalidades: esqui alpino, esqui cross-country, esqui estilo livre
6. Hóquei no gelo
7. Luge
8. Patinação - modalidades: patinação artística, patinação de velocidade, patinação de velocidade em pista curta
9. Salto de esqui
10. Skeleton
11. Snowboarding
8-JOGOS PARAOLÍMPICOS
Os Jogos paraolímpicos, surgidos no ano de 1948, são jogos olímpicos com a participação de atletas deficientes físicos ou mentais.
Neste ano, foi disputada entre os sobreviventes deficientes da Segunda Guerra Mundial. Interessante notar que o logotipo do “Comitê Paraolímpico Internacional” (CPI) é formado por três cores: o vermelho, o azul e o verde, que simbolizam a mente, o corpo e o espírito respectivamente.
Vale ressaltar que foi em Roma, no ano de 1960 que aconteceram os primeiros jogos envolvendo deficientes físicos.
8.1-CURIOSIDADES SOBRE OS JOGOS OLÍMPICOS
· O local onde ocorreu a primeira Olimpíada foi no estádio “Panathenaic”, na cidade de Atenas.
· O lema das Olimpíadas é "Citius, Altius, Fortius" (mais rápido, mais alto, mais forte), criado pelo francês Louis Henri Didon (1840-1900).
· Até 1920, o cabo de guerra foi uma modalidade olímpica.
· A Motonáutica foi disputada nos Jogos Olímpicos de 1908 em Londres. Neste caso, foi a primeira e única vez da história dos Jogos Olímpicos que aparece uma modalidade a motor.
· Os Estados Unidos é o país que mais conquistou medalhas nas Olimpíadas.
9-OLIMPISMO
A cartilha “Olimpismo – sua origem e ideais”, que contém informações sobre os Jogos Olímpicos e outras competições, está à sua disposição.
É uma filosofia de vida que utiliza o esporte como instrumento para a promoção de paz, união, respeito por regras, adversários, diferenças culturais, étnicas e religiosas. Sua base é formada pela combinação entre esporte, cultura e meio ambiente. O objetivo é contribuir na construção de um mundo melhor, sem qualquer tipo de discriminação, encarando o esporte como um direito de todos. Tem como ideal a participação em massa, a educação, a integração cultural e a busca pela excelência através do esporte. Seus princípios são a amizade, a compreensão mútua, a igualdade, a solidariedade e o "fair play" (jogo limpo). Esses valores devem ser aplicados para além do esporte, para o dia a dia, para a vida.
10- GRANDES HERÓIS OLÍMPICOS
São inúmeros os atletas que se destacaram nos Jogos Olímpicos desde que eles surgiram modernamente em Atenas, em 1896, por iniciativa de Pierre de Coubertin.
Mas alguns deles, como a ginasta romena Nadia Comaneci, que, com apenas 13 anos de idade, ganhou cinco medalhas de ouro nos jogos olímpicos de Montreal, em 1976, são considerados pela crítica especializada como os grandes heróis da modalidade esportiva. Veja a lista.
Jesse Owens
O negro Jesse Owens participou dos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, Alemanha, onde se tornou conhecido mundialmente por ganhar quatro medalhas de ouro nos 100 e 200 metros rasos, no salto em distância e nos 4×100 metros. Quando Owens venceu a prova dos 200m ele fez uma saudação ao Comitê Olímpico Internacional e não ao ditador Adolph Hitler.
Abebe Bikila
O etíope Abebe Bikila, ex-pastor de ovelhas e capitão da Guarda Real do Imperador Hailé Selassié, foi o primeiro homem a vencer duas maratonas olímpicas e é considerado por muitos como o maior maratonista de todos os tempos. Em 1960, correndo descalço pelas ruas de Roma, chegou quatro minutos antes do segundo colocado e declarou que tinha fôlego para suportar mais dez quilômetros.
Nikolay Andrianov
O ginasta Nikolay Andrianov tem um lugar especial na história olímpica. Ele detém o recorde de medalhas – 15 no total, sendo que 12 em competições individuais. Nas Olimpíadas de 1976 em Montreal, ele ganhou cinco medalhas de ouro em vários aparelhos.
Sebastian Newbold Coe
Na sua carreira no atletismo disputou as provas de meio-fundo como os 800m e 1500m. Coe venceu a prova dos 1500 metros nas Olimpíadas de Moscou em, 1980, e de Los Angeles, em 1984. Também
estabeleceu ao longo da sua carreira 11 recordes mundiais.
Nadia Comaneci
A romena Nadia Elena Comaneci, com apenas 13 anos de idade, ganhou cinco medalhas de ouro nos jogos olímpicos de Montreal, em 1976, e foi a primeira atleta a receber nota dez (desempenho perfeito). Comaneci é hoje membro de diversas associações e federações, bem como ajuda diversas obras filantrópicas.
Cassius Clay
Cassius Marcellus Clay Jr. é para muitos o melhor pugilista de todos os tempos. Mas não ficou conhecido “apenas” por isto, mas também por suas posições políticas. Atingiu o auge da fama sob o nome de Muhammad Ali, mas começou a tornar-se conhecido ao sagrar-se campeão olímpico nos Jogos de Roma, em 1960, apenas com 18 anos e ainda usando seu nome de batismo.
Emil Zatopek
Zatopeck já havia participado da Olimpíada de Londres em1948, quando foi ouro nos 10.000 metros e prata nos 5.000 metros. Mas foi em Helsinque, 1952, aos 30 anos de idade, que ele conseguiu um dos maiores feitos do atletismo.
Sua façanha gloriosa começou no domingo com uma confortável vitória nos 10.000 metros, com o novo recorde olímpico de 29:17.0. Dois dias depois participava da eliminatória do 5.000 metros e na quinta-feira conquistou a medalha de ouro nesta prova com o tempo de 14:06.6. Três dias depois ele enfrentava a maratona em sua a estreia na distância. Como era “calouro”, Zatopek resolveu acompanhar os “especialistas” e acabou vencendo com o novo recorde olímpico de 2:23:04.
Larissa Latynina
A ucraniana Larissa Latynina participou de três Jogos Olímpicos (Melbourne 56, Roma 60 e Tóquio 64) representando a antiga União Soviética e neles conquistou um total de 18 medalhas olímpicas, sendo 9 de ouro, que a transformaram na maior campeã olímpica de todos os tempos.
Após os Jogos de Tóquio, em 1964, onde ganhou suas duas últimas medalhas de ouro, além de mais duas de bronze, Larissa retirou-se das competições olímpicas.
Mark Spitz
Mark Andrew Spitz é o segundo maior nadador olímpico de todos os tempos e recordista de medalhas de ouro numa mesma Olimpíada, ao conquistar sete vitórias na natação em diversas modalidades, quebrando sete vezes o recorde mundial destas provas, durante os Jogos Olímpicos de Munique, em 1972.
Carl Lewis
Willian Frederick Carlton Lewis ou simplesmente Carl Lewis ganhou 10 medalhas olímpicas, nove das quais de ouro, em Los Angeles, Seul, Barcelona e Atlanta, e 10 medalhas nos campeonatos mundiais de Atletismo, oito das quais de ouro, em uma carreira que se estendeu de 1979, quando ele alcançou uma posição na classificação mundial, até 1996, quando ele ganhou seu último título olímpico e se retirou das pistas.
Em Pequim 2008 a fera é o nadador norte-americano Michael Felps, que conquistou 7 medalhas de ouro, um feito que dificilmente será superado.
O brasileiro Cesar Cielo Filho nadou como nunca, bateu o recorde olímpico e ganhou o ouro nos 50 metros livres, a prova rápida do mundo na modalidade esportiva. Primeiro ouro do Brasil na modalidade em toda a história dos jogos olímpicos.
11-CONSIDERAÇÕES FINAIS
Jogos Olímpicos são um evento multiesportivo global com modalidades de verão e de inverno, em que milhares de atletas participam de várias competições. Atualmente os Jogos são realizados a cada dois anos, em anos pares, com os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno se alternando, embora ocorram a cada quatro anos no âmbito dos respectivos Jogos sazonais.
Os últimos anos, as Olimpíadas estão se tornando sinônimo de superlativo e explosão de gastos. Devido à pandemia de coronavírus em 2020, os Jogos no Japão foram adiados para o ano seguinte.
12-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Jogos Olímpicos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/jogos-olimpicos.htm. Acesso em 02 de setembro de 2020.
http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=76
http://www.reporternet.jor.br/grandes-herois-olimpicos/
https://www.todamateria.com.br/olimpiadas/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos
2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando