Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Neidimar Camilo de Oliveira Barbosa (2985851)
	
		Disciplina:
	Fonética e Fonologia - Processo das Línguas Orais e Língua de Sinais (LBR03)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:651897) ( peso.:4,00)
	Prova:
	25445338
	Nota da Prova:
	4,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A fonética é uma das áreas estudadas pela linguagem. Ela se preocupa em analisar de forma detalhada os sons produzidos por uma língua. Essa área de estudo, a fonética, pode ser dividida em quatro partes, consideradas as principais áreas da fonética: fonética articulatória; fonética auditiva; fonética acústica; e fonética instrumental. Disserte sobre as duas primeiras áreas (fonética articulatória e fonética auditiva).
	Resposta Esperada:
Para compreendermos melhor o estudo da fonética é bom observar cada uma das suas principais áreas de estudo. São consideradas quatro as áreas específicas de estudo da fonética. Áreas estas que ajudam compreender melhor os sons que as línguas produzem, dentre elas destacaremos as duas primeiras na sequência. A primeira área é chamada de ?fonética articulatória?. Ela estuda o local em que os sons são produzidos no aparelho fonador, ou em outras palavras, no aspecto fisiológico e articulatório onde os sons são produzidos. A segunda área é chamada de ?fonética auditiva?. Esta estuda como os sons são percebidos e depois captados pelo aparelho auditivo e, consequentemente, interpretados pelo cérebro. É isto que torna possível o ser humano codificar os sons ouvidos, e assim os sons passam a ter sentido para nós, não sendo apenas ruídos.
	2.
	Quando estudamos a língua de sinais, percebemos que existe uma diferença importante entre sinais icônicos e sinais arbitrários. Ainda que os dois são designados sinais de Libras, eles possuem características distintas e específicas. É importante ressaltarmos que existe uma oposição entre arbitrariedade e iconicidade do signo linguístico das línguas de sinais e de sabermos diferenciá-los. Disserte sobre os Sinais Icônicos e os Sinais Arbitrários na Libras.
	Resposta Esperada:
Há uma grande diferença entre sinais icônicos e sinais arbitrários em Libras. Eles são opostos entre si. Os sinais icônicos são alguns sinais da Libras que fazem alusão à imagem do seu significado. Eles reproduzem a imagem do seu referente, ou seja, a pessoa ou objeto fotografado. Pode-se citar como exemplos: casa, árvore, calor, frio, borboleta, telefone etc. Os sinais arbitrários na Libras, nos quais não existe relação entre o som, o significante e o significado da palavra, ou conceito, são aqueles que mantêm nenhuma semelhança com o dado da realidade que representam. Uma das propriedades básicas de uma língua é a arbitrariedade existente entre significante e referente.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina